Adinkra

Adinkra Elisa Larkin Nascimento...

Resenhas - Adinkra

Wallace17 14/05/2023

Tecnologias semióticas de África
"Adinkra, são conjuntos de símbolos que representam ideias expressas em provérbios. O adinkra, dos povos Acã da África ocidental (notadamente os asante de Gana), é um entre vários sistemas de escrita africanos, fato que contraria a noção de que o conhecimento africano se resuma apenas à oralidade"."

Andikra: Sabedoria em símbolos africanos" apresenta uma visão da história, cultura, política e espiritualidade dos povos Akan, destacando a importância dos Adinkras como veículo de transmissão de conhecimento ancestral. A parceria entre Elisa Larkin Nascimento e Luiz Carlos Gá entrega um livro super bonito e com textos incríveis de: Nei Lopes, Renata Felinto e Anani Dzidzienyo.

Fiquei pensando que este livro poderia compor a minha grade curricular, quando estudei publicidade e propaganda, mas as ementas dos cursos ainda são eurocêntricas/estadunidenses. Estudar os adinkras pode ser uma proposta interessante de estudos semióticos. Alô docentes, se liguem no rolê!

O livro é dividido em três partes: a primeira explora a história e a geografia da região onde os Adinkra foram desenvolvidos, bem como as características culturais e filosóficas dos povos Akan. A segunda parte analisa em detalhes cada um dos Adinkra, explicando seu significado e contexto cultural, destaque para os designs das ilustrações da publicação. E por fim, a terceira parte examina o papel dos Adinkra na arte, na religião e na educação, mostrando como eles continuam a ser relevantes e inspirando múltiplas linguagens.

Enquanto pesquisador, minhas referências sobre o tema deram um salto, e agora tô mais ligado neste rolê. Também não poderia deixar de dizer que ler estes símbolos é "bem perigoso", porque a vontade de ir tatuar vários no corpo é braba!!! Advertência dada, apreciem sem moderação esse trabalho esplêndido, e de fundamental importância para qualquer pessoa interessada em simbolismo, filosofia e história africana. ?