Outras palavras: Seis vezes Caetano

Outras palavras: Seis vezes Caetano Chico Buarque

Resenhas -

@jaquepoesia 18/09/2023

Aqui Tom Cardoso dividiu sua reportagem sobre Caetano que por quase seis décadas encanta gerações em seis partes.
Na primeira parte "O santo-amarense" conhecemos mais sobre o artista dentro de seu núcleo familiar, seu interesse pelo cinema italiano, a descoberta de João Gilberto que viria a influência-lo.
Diferente dos jovens de sua época, Caetano não se deixou levar pelo rock'n'rool, para ele realmente revolucionário era a visão de João sobre a música popular brasileira e as suas invenções.
Ainda nesta primeira parte da obra, vemos o que Bethânia disse sobre o músico.

A segunda parte "O Polêmico" como o próprio título diz revela as inúmeras razões que fizeram com que Caetano fosse notado além de seu extraordinário talento. Bate-boca com críticos de música, desentendimento com jornalistas, os estranhamento com Chico e muito mais.
Em todo livro acompanhamos a história da música no Brasil, e especialmente está parte do livro falará muito sobre o tropicalismo, portanto se você além de fã de Caetano tem grande interesse sobre, leia #outraspalavras 📖

Na terceira e quarta parte, "O líder" e "O Vanguardista" vemos o quanto a irreverência e a identidade de Caetano foram ingredientes fundamentais para que o artista se tornasse um ícone.

O exílio em Londres, a paternidade, o divórcio, dia relação com a literatura, a amizade com Regina Casé e sua relação com outros artistas é contada na quinta parte do livro, intitulada "O Amante".

A sexta e última parte da reportagem "O político", fala de toda relação do músico com a política, suas alianças eleitorais do passado até seu apoio ao Lula nas eleições deste ano.

Luccas.Soares 03/05/2023

6 ensaios sobre a vida de Caetano, abordando sua persona polêmica, política, romântica, crítica...
Achei alguns momentos um tom muito especulativo, mas gostei que o livro é capaz de costurar declarações do próprio Caetano para compor os textos.
Não é um livro escrito numa linearidade temporal, apesar de que os ensaios em si geralmente sigam essa dinâmica. Recomendo para quem já tem certa noção da trajetória do artista, o que facilita para a linha do tempo mental do leitor poder posicionar os fatos em seus momentos específicos.

Vinícius 24/01/2023

PAULINHA NÃO APROVARIA
Instagram: @vinil23

Quando a polêmica em torno das biografias não-autorizadas tomou conta do debate público, na metade da última década, eu já tinha me resignado: jamais leria novas publicações sobre Caetano Veloso, já que sua esposa Paula Lavigne era uma das porta-vozes do movimento ?Procure Saber?, avesso a trabalhos de caráter biográfico.
Eis que, no segundo semestre de 2022, Tom Cardoso publicou ?Outras Palavras: seis vezes Caetano?, na esteira da comemoração dos 80 anos do astro. É um livro-reportagem até eficiente ao que se propõe: um perfil de Caetano Veloso dividido em seis partes: o santo-amarense, o polêmico, o líder, o vanguardista, o amante e o político. Figura complexa por natureza, o filho mais famoso de Dona Canô desperta paixões e ódios com muita facilidade. Suas opiniões e posicionamentos despertam amores confessos e ódios declarados. Todas as nuances revelam um artista inquieto, ferino, provocador e inteligente.
Não sei se Paulinha aprovaria o livro. Mas eu aprovei! rsrs
#CaetanoVeloso #TomCardoso #OutrasPalavrasSeisVezesCaetano #MúsicaBrasileira #livro #libro #book