2084

2084 James Powell

Resenhas - 2084

Naty @livrossaofilhos 03/12/2022

O título do livro já diz tudo, estamos no ano de 2084 e vivendo com os danos causados pelo aquecimento global. Todos os países sofreram com isso e o autor começa entrevistando pessoas de diversos países e cidades e mostrando tudo do que aconteceu.

Amazônia queimada, racionamento de água, lugares inundados, calor extremo e por aí vai. Tudo que os cientistas previram mil vezes pior, falando na comunidade científica em dado momento o autor fala das teorias da conspiração e de como a ciência foi "sumindo" e sendo perdida, por culpa dessas pessoas e de dinheiro, óbvio.

O livro todo eu passei me perguntando o motivo de certos grupos serem tão avessos e resistentes a salvar o planeta, já que moram aqui e ninguém come dinheiro, (pelo menos eu nunca soube de tal ato) do motivo que odeiam a ciência e os alertas que os cientistas e ativistas dão.

Ao ler também me lembrei de um documentário antigo chamado "Uma verdade inconveniente" que eu vi na escola que tinha o papel de alertar e sensibilizar as pessoas sobre as mudanças climáticas e no final do livro o autor se pergunta se ele tivesse colocado esse livro (2084) nas mãos das pessoas se faria diferença. E fecha com a seguinte frase:

"Há algo errado conosco. Temos a capacidade intelectual para inventar os meios de nossa destruição, mas não temos a capacidade de raciocínio para nos impedir de usá-los."

O livro é um alerta, pois mesmo sendo uma ficção não é impossível de acontecer. O autor me fez refletir bastante sobre consumo e sobre posicionamento político também, afinal somos seres políticos como disse Aristóteles.
Gugs_hbb 13/01/2024minha estante
Falou tudo. Acredito q seja exatamente essa mensagem q o livro

Gugs_hbb 13/01/2024minha estante
Queria passar.

mundo1 27/12/2023

Tristemente perfeito
BORA GALERINHA, ACORDAR OS NOSSOS LÍDERES PARA EVITAR O INEVITÁVEL AQUECIMENTO GLOBAL!!!!!!!!!!!!!!!
milena :) 27/12/2023minha estante
MEUDEUS ESSE PARECE SER MUITO INCRÍVEL

mundo1 27/12/2023minha estante
LEIA PQ É MT PREOCUPANTE E ASSUSTADOR

Rosieee 27/12/2023minha estante
PQP VOU TER QUE LER

Andre 21/04/2023

O livro apresenta reflexões sobre o futuro das mudanças climáticas e como elas poderão afetar a sociedade e a vida cotidiana. É uma leitura recomendada para quem se importa com o desenvolvimento sustentável do planeta.

Victor225 27/10/2023

Um livro essencial para todos
Primeiro gostaria de elogiar o jeito que o livro é escrito o olhar de pesquisadores e pessoas de um futuro distópico mas ainda não apocalíptico mas sim em um caminho para isso me trouxe um sentimento de realidade e uma carga gigantesca de "esses pensamentos ainda podem ser meus ou de meus filhos". O livro aborda diversos temas que eu nem imaginava que seriam afetados e tenho certeza que você também não.
Sinceramente esse livro me deixou com medo e acho que todos precisamos disso para nós mexermos, por mais que o ponto de retorno já tenha passado acredito que se entendermos que se não fizermos nada hoje antes do final do século a sociedade como conhecemos terá ruído. É importante entendermos isso para quando pensarmos "proteger a natureza ou melhor economia" lembremos dos impactos apresentados nesse livro.

Elizabeth.Figueire 10/07/2023

Uns dos melhores livros que já lir.
Os relatos são tão impressionante, como a gente deixou chegar a esse ponto. É tão difícil ver por anos o ser humano destruindo a terra por causa de dinheiro é de poder. Mesmo que seja uma suposição esse futuro parece que esta tao próximo da gente. Tomara que não seja tarde, que cada um faça sua parte para que esse futuro seja diferente.

silvia 30/09/2023

Uma ficção tão próxima à realidade
2084 é uma ficção sobre um possível futuro consequente ao aquecimento global. Esse livro nos mostra como seria o nosso planeta se não nos reinventamos ou fazermos nada pra evitar/reduzir esse fenômeno não tão natural assim.
O livro é escrito de uma forma que eu nunca havia lido antes, por meio de entrevistas. O entrevistador conversa com pessoas de diferentes países e áreas (ex: cientistas, pesquisadores, politicos, indígenas), o que nos dá diversas perspectivas sobre o assunto.
A leitura também é dívida em capítulos, cada qual é classificado por uma catástrofe, como: elevação do nível do mal, derretimento das calotas polares, saúde (novas doenças e aumento do índice de depressao e suicidio), desaparecimento de florestas e espécies, etc.
No último capítulo o autor nos da uma possível saída e traz consigo dados sobre o tema.
E por mais que o livro seja ficção, ele traz dados e informações muito atuais sobre todas as áreas do mundo, o que eu achei interessantíssimo, ademais acredito que todos deveriam lê-lo.

Felipe 22/12/2023

Um assunto preocupante e extremamente sério.
Esse livro pode chamar a atenção de alguns por conta do título: 2084. Num primeiro momento, pode pensar que ele remete a uma continuação do clássico de orwell: 1984, mas não. Ele trata de algo mais sério e que envolve todos os seres vivos: O aquecimento global.

Ele tem um certo viés ideológico e, infelizmente, senti que tencionou acusar alguns políticos especificos de culpados pelo aquecimento global, o que me fez reduzir a nota, por causa desse viés, já que todos os políticos culpados são de direita. Não creio que a culpa seja de um ou de outro, mas de toda a sociedade.

Tirando isso, tudo é válido. Inclusive a crítica política. De fato, estamos vivendo a mudança climática mais radical e rápida dos últimos 500 milhões de anos, e ela está sendo causada pelo ser humano, e não por um evento catastrófico. O que acho mais importante é que o livro não aponta apenas os problemas, mas soluções que podemos aplicar para retardar o aquecimento, e, a longuíssimo prazo, recuar. Já estamos num ponto inevitável, mas não é por isso que vamos desistir. É possivel corrigir, mas se isso não for feito já, vai ser tarde demais para nossa existência.

Caioflc_ 28/08/2023

"Foram aqueles que poderiam prevenir o aquecimento global mas permitiram que ele acontecesse"
Não tinha nenhuma expectativa com esse livro, mas a escrita de James fez um "mixer" de reflexões em mim.
O livro traz uma simulação do que pode ocorrer no ano de 2084 na Terra (nossa casa). Ao longo das páginas, ele viaja por vários países afetados pelo aquecimento global e seus desdobramentos e dialoga com especialistas, pesquisadores, povos nativos...etc... para tratar do assunto. Posso citar a Amazônia, a maior floresta tropical do mundo totalmente consumida pelo fogo, a cidade de Paris banhada pelo calor insuportável do sol. Uma coisa que eu não tinha noção sobre os efeitos do aquecimento global é as divergências entre as populações, ou seja, as guerras, os confrontos, mortes como por exemplo a racionalização da água (no livro é tratada como "ouro").
Na minha opinião, o livro é de fato uma previsão do que poder acontecer ou não. Eu gostei, mas em algumas partes a leitura ficou sem conexão. Fora isso, recomendo muito.
O autor é realmente especialista nessa área, se for pesquisar. Então, acaba sendo um livro verídico e confiável.

Alexandra 25/03/2023

Chacoalhão de realidade
Apesar de ser um livro de ficção sobre acontecimentos futuros, podemos vislumbrar de acontecimentos recentes dos estragos do aquecimento global e suas tragédias

Becca0 25/06/2023

Mais do que uma ficção, um alerta!
Muito mais do que uma ficção, é um alerta importantíssimo para algo que, há décadas, vem sendo negado como realidade não muito distante: o aquecimento global.

O livro é uma distopia baseada em evidências, e se passa fatídico ano de 2084 (uma belíssima referência ao livro 1984, de George Orwell), onde o aquecimento global é uma realidade que poderia ter sido evitada.
Diversos cientistas fictícios são entrevistados e nos contam sobre como o aquecimento global afetou seu país e sua nação em específico. Dessa forma, o autor discorre sobre as consequências do aquecimento global ao redor de todo o globo terrestre. Tem de tudo! Desde coisas mais simples e imagináveis, como a extinção de ursos polares e a elevação do nível do mar, ao mais assustador e imprevisível, como as guerras, a ascensão do fascismo e as restrições migratórias.

Uma coisa é fato: não importa onde você more, seu país sofrerá os efeitos do aquecimento global e não somente na sua geração, mas na de seus filhos, netos, bisnetos e sabe se lá quantas mais gerações futuras.

O futuro na Terra depende de nós hoje!

"Não se trata de 'se', mas de 'quando'. Nenhuma pessoa, em lugar nenhum, está a salvo do aquecimento global. A atmosfera que Shute imaginou transportando a mortal radiação atômica agora transporta o CO² em excesso e chega a todos os lugares. Esta deveria ter sido a lição para a geração de nossos avós: se deixarmos o aquecimento global acontecer, nenhum país escapará".

Vitor 30/07/2023

Excessivamente técnico?
Para uma ficção o livro é excessivamente técnico. O que deixa a leitura, em alguns momentos, cansativa e parecendo que estamos tendo uma aula.

A ideia, a premissa de nos levar numa viagem para o futuro, é interessante. Principalmente resultando no que o mundo se transformou por conta da ação do homem em não conter o aquecimento global.

A estratégia de fazer entrevistas ao longo dos capítulos é acertada, mas acaba se perdendo quando o autor se repete em muitos momentos. Assuntos já vistos de um lado, acabam sendo repetidos de novo?

No mais, a reflexão sobre o que pode vir é necessária. Como uma profecia, baseada no que vivemos hoje, o autor tece o que estar por vir. E se em 2084 acontecer o que acontece nas páginas? Estamos ferrados!

psam 30/10/2023

Aquecimento global, um tema mais que atual
O livro se passa no ano de 2084 onde eventos climáticos relacionados ao aquecimento global causaram sérios problemas para a humanidade em diversas áreas geográficas do planeta. O autor divide a obra em temas como seca, aumento do nível do mar e derretimento de geleiras onde personalidades detalham através de entrevistas a sucessão de fatos que culminaram na situação catastrófica daquele momento. Apesar de ser uma ficção, muitos dos eventos relatados no livro são reais e já estão acontecendo no presente.

Line 26/05/2023

Aquecimento global deveria estar em pauta mundialmente
Assustadoramente brilhante, como a descrição diz, uma ficção baseada em fatos reais. O aquecimento global, se não combatido a tempo, deixará o futuro da Terra em xeque. É triste ver o que os próximos anos podem trazer, mesmo que tenhamos a solução na palma da mão. Líderes negacionistas, medos infundados, descasos, tudo isso nós irá custar muito caro.

Enfim, leiam!!!