2084

2084 James Powell

Resenhas - 2084

spotify 20/01/2024

Clima, Geografia e Jornalismo
"2084" é bem a mistura dessas 3 coisas e muito mais, o livro que aborda de forma fictícia no entanto realística mostra o que o mundo vai se tornar se não dermos um bastas em alguns comportamentos que destróem nosso planeta, e o fato de ser NOSSO planeta, significa que também temos que cuidar deles.

O livro se passa no ano de 2084 e conta fatos que aconteceram e levaram a humanidade até esse ano, se passa num cenário parecido com um documentário, livro mostra entrevistas feitas pelo personagem a pessoas que ocupram certo cargos aquisitivos.

Chega a ser chocante saber onde iremos parar se não mudarmos nossos comportamentos, e o pior é que tudo depende também dos líderes políticos, principalmente deles! Esse livro não é tão conhecido, e o motivo é óbvio, o negacionismo e o medo pelo AQUECIMENTO GLOBAL o invisibilizam todos os dias.

PRECISAMOS AGIR!

Line 26/05/2023

Aquecimento global deveria estar em pauta mundialmente
Assustadoramente brilhante, como a descrição diz, uma ficção baseada em fatos reais. O aquecimento global, se não combatido a tempo, deixará o futuro da Terra em xeque. É triste ver o que os próximos anos podem trazer, mesmo que tenhamos a solução na palma da mão. Líderes negacionistas, medos infundados, descasos, tudo isso nós irá custar muito caro.

Enfim, leiam!!!

Jessyyy 26/09/2023

Eu amo ficção científica demaiss e eu amei a proposta do livro, o que ele nos passa, é muito , muito bom. O problema é que não me pegou, é cheio de termos técnicos, repetitivo, não era oq eu esperava, então enrolei muito para ler e não conseguia me concentrar na história.

analuuu. 01/01/2024

2084: "Não se trata de "se", mas de "quando".
"[...] É estranho: nós, humanos, nos orgulhamos de ser redigidos pela razão, mas com a nossa civilização em risco, escolhemos a ideologia e a ignorância.?

"2084" é um livro de ficção dividido em nove partes, que tratam desde os incêndios, a saúde do ser humano em um contexto onde o aquecimento global deteriorou a terra e tudo que se conhecia como normal, partindo de entrevistas com especialistas de diferentes áreas.

Confesso que a leitura em alguns momentos foi bem cansativa, ainda mais por conter termos bem técnicos, que se você não pesquisar o significado, pode não entender o que está sendo dito. Entretanto, a escrita é boa sim. Além disso, gosto bastante dessa pegada do livro se passar cem anos depois de "1984" de George Orwell.

"Há algo errado conosco. Temos a capacidade intelectual para inventar os meios de nossa destruição, mas não a capacidade de raciocínio para nos impedir de usá-los."

Conforme lia, me senti profundamente triste pois, acredito fielmente que o retrato feito por Powell ao demonstrar essa "ficção" não será apenas isso por muito tempo. Já podemos ver vislumbres dos episódios retratados atualmente! Tipo, VAMOS ACORDAR.

A obra bate a tecla em alguns pontos bem específicos para reforçar a ideia, prezando por um posicionamento político, o que eu achei interessante de ser elencado. Não basta uma mudança de hábitos, ela precisa ser no nosso pensamento também.

"Ao longo da história, foram a inação dos que poderiam ter agido, a indiferença de quem deveria ter juízo e o silêncio da voz da justiça quando esta era mais necessária que tornaram possível o triunfo do mal."

A leitura desse livro é muito, extremamente, total e completamente necessária! Vivemos uma década em que todos devem estar cientes das consequências do aquecimentos global e não fingir que o problema não existe e que não vai bater na nossa porta mais cedo ou mais tarde.

Por favor, nesse 2024, se possível, deem alguma atenção para essa obra. Não poderemos negligenciar nossos problemas e as consequências por muito tempo.

"O defeito fatal do Homo Sapiens pode ser o fato de nada fazermos até a ação ser absolutamente necessária; e então, muitas vezes, já é tarde demais."

Thay'OSF 02/02/2024

Eu simplesmente amei esse livro.
Esse livro é tão tecnicamente elaborado, com jargões da ciência ao longo de toda a obra que nos leva a ter dois pensamentos:

Primeiro: é uma previsão assustadora do futuro.

Segundo: a humanidade se mata por decisão.

Gian 17/05/2024

Um livro que fugiu completamente do que eu estava aguardando, esperava uma história voltada para um suspense envolvendo aquecimento global, uma pegada tipo "estado de alerta" ou "ponto de impacto" porém o livro se trata de uma "entrevista" com viés político (tema este que odeio), foi difícil de terminar, este foi o mais próximo que estive de abandonar!