O Negócio do Jair

O Negócio do Jair Juliana Dal Piva

Resenhas - O Negócio do Jair

1 | 2 | 3 | 4

Cynara.Maira 25/04/2024

No começo eu não curti muito o estilo, achei que existia uma tentativa um pouco forçada de usar trechos narrativos na história, mas depois com toda complexidade só fiquei admirada com a Juliana por ter investigado tão bem e ter conseguido tanto ao mesmo tempo em que explica da melhor maneira possível pra que todos possam entender. Uma reportagem muito bem construída, queria uma parte 2 no futuro kkkk, me fez pensar muito nas brechas do judiciário

Jullyan.Garcia 01/02/2024

É sobre a verdade...
Existe provas. É assim que eu falo com qualquer negacionista que me dirija a palavra... Eu realmente não sei como tanto absurdo acontece e a "justiça" não faz nada. Que leis são essas que só servem para os pobres? Enquanto isso, os ladrões da elite ficam livres e mais ricos. É UM ABSURDO!

Teu 10/10/2023

Excelente trabalho investigativo.
Juliana dal Piva é maravilhosa, o livro é claro e bem detalhado apontando fatos e provas recolhidas tanto pelo MP e pelo jornalismo.

O bônus é a demonstração de como funciona os bastidores de uma reportagem investigativa.

Leitura quase obrigatoria.

Tai 22/08/2023

Um livro triste?
O Negócio do Jair é sem dúvidas, um livro triste, pois mostra que, apesar de tantas provas e tantos depoimentos, a quadrilha Bolsonaro continua solta.

Mas é preciso também enaltecer a Juliana Dal Piva, uma jornalista sensacional que ficou anos investigando as rachadinhas e mostrou que a verdade é difícil de esconder.

A escrita dela também é maravilhosa.

ingridcampiteli 04/08/2023

Que AULA de jornalismo! sensacional e acho que todos que se interessam por política ou jornalismo deveria ler

Bi 09/06/2023

Eu sou suspeita pra falar porque sou completamente cadelinha de jornalismo investigativo, mas o livro é maravilhoso. A Ju escreve de um jeito super tranquilo, fácil de entender, apesar de todos os processos jurídicos e da quantidade enorme de personagens e suas funções que podem embaralhar um pouco o cérebro. Acho que é o tipo de livro que você muito mais lendo em casa, pesquisando e anotando com calma, mas n foi o meu caso.
É imensurável a importância desse livro na nossa situação atual. Ele é fruto de uma investigação minunciosa e perigosa que traz ao público em geral a verdade de um SENHOR esquema de corrupção que metade do país se recusa a enxergar até hoje. Além disso, esse tipo de literatura é muito inspirador, pelo menos eu como jornalista sempre fico animada e na sede de investigar e produzir algo assim.
O único contra, que infelizmente n tem mt a ser feito a respeito é o final, pois o livro acaba enquanto ainda escutamos sobre novos esquemas, pistas e provas que vão surgindo. Eu n duvido que daqui a alguns anos lance novas edições mais completas e atualizadas do livro.
Mas recomendo demais a leitura, vale lembrar tb que eles tb produziram um podcast dessa história. N ouvi ainda, mas com certeza, vou.

skuser02844 24/05/2023

Não é que dá para chamar de corrupto também.
Todos temos trabalhos tóxicos, complicados, que desgastam o nosso ser e nós fazem querer socar alguém na saída do expediente, porém eu aposto todas as minhas fichas que é um trabalho muito mais saudavel e agradavel do que precisar acompanhar a familia Bolsonaro na sua vida politica.

Juliana Dal Piva recusou qualquer isalubridade que a sua função pode lhe fornecer e decidiu ir no esgoto que é a história dessa familia e provar com inumeras fontes e fatos o quanto esses ditos honestos não passam de personagens muito do mal interpretado por pessoas completamente despresiveis.

Guerreira demais essa jornalista. Eu mesmo não conseguiria. Se lendo eu já fiquei caminhando pela casa gritando "Canalhas, mil vezes canalhas" eu me imagino descobrindo as coisas e nada acontecer com esses ditos honestos.

Cara escritora Juliana Dal Piva. Se quiser uma cerveja, eu te pago por todo esse tempo consumindo toda a radiação que o Bolsonaro emite. Fica aqui a minha solidariedade.

Informação: Tirando a radiação da familia Bolsonaro, a última vez que um país sofreu tanto com radiação foi Chernobyl. Tirando que Chernobyl tem mais chance de se recuperar do que o Brasil.

Neste livro acompanharemos Bolsonaro tendo um esquema de quadrilha envolvendo quase todos os membros da familia dele(Menos a Laura que não deu tempo de se eleger a deputada), envolvimento com milicianos, policiais corruptos, militares broxas e os maiores parasitas do Brasil, que são os próprios filhos dele.

Alguns momentos o livro irá se tornar mais técnico e a sua indignação pode dar uma baixada, muito complicado ficarmos indignados quando somos burros, mas talvez seja pelo meu nivel de conhecimento em legislação ser baseado no advogado Saul GoodMan e o demolidor da Marvel, mas não se engane é para ficar indignado ainda.

Então se prepare, jogue fora a sua camisa do Brasil, vá até a escola mais próxima e pegue o primeiro kit gay que achar e aproveite esse livro que além de provar que o Bolsonaro é corrupto, também vai provar o quanto o nosso sistema é podre, desfuncional e terrivelmente patriota!

Momentos ideia para se falar sobre o contéudo desse livro:

1) Quando sua tia-vó evangelica e racista falar que o Bolsonaro é a única pessoa honesta do Brasil.
2) Num almoço de domingo quando falarem que bandido bom é bandido morto.
3) Quando falarem que o Lula é bandido. (Dica de introdução do assunto: Tá, mas e o Bolsonaro? E os filhos dele.)
4) Quando seu primo usuário de droga e sua prima que nunca trabalhou começarem a falar sobre os perigos do comunismo.
5) Quando sua vó que usa o Kiwi como fonte de noticiais falar que é a favor da pena de morte para político corrupto.

"Se esse é ai é o cidadão de bem, imagina o cidadão de mal."

Luís Otávio 27/04/2023

Devido processo político
O livro é uma aula de como se contar uma boa história. Juliana Dal Piva é extremamente didática sobre como funciona a hipocrisia e os crimes do clã, mas isso qualquer pessoa com metade da capacidade cognitiva consegue perceber, apesar dos fãs do grupo.

O que surpreende é o amadorismo da cúpula do MP e de parte do judiciário para não se blindar contra o jogo político que obviamente tomaria conta do caso. A perda de prazos processuais, decisões não fundamentadas e a cegueira diante de certas evidências são exemplos de como os investigadores e o próprio judiciário trataram o caso como se fosse mais um, quando na verdade estava evidente que se tratava de uma família com um plano de poder, que sempre pilhou tudo o que o Estado lhes oferecia, acusando a oposição de agir como eles, na verdade, estavam agindo.

O nome do livro é "O negócio do Jair", mas também poderia ser "A burrice da acusação" ou "Como princípios básicos do Direito são importantes".

Tudo o que é narrado dá nojo, não somente pelo roubo ao Estado brasileiro, mas pela imagem conservadora, honesta e religiosa que a família tenta e consegue vender. São o que há de pior no país e, ainda hoje, por medo ou burrice de seus opositores seguem impunes. E contando. E sustentando a imagem de outsider.

"Ódio e nojo."

Fer Paimel 29/03/2023

A história do clã
Sempre bom rememorar todas as atrocidades dessa família que ainda ocupa espaços tão importantes na nossa democracia.
Meu desejo é que, em breve, apenas sejam figuras folclóricas da nossa política. E principalmente, que sejam irrepetíveis.
O livro em questão é muito bem escrito, mantendo você interessado na leitura do começo ao fim.
A autora foi e é umas das principais jornalista investigativas do caso dos Bolsonaro, tendo seu trabalho de levantamento de informações, a sua insistência e perseverança rendido um grande livro, cheio de fontes e fatos.
Adorei a leitura, não é um livro leve? mas vale a pena!! Juliana torna fatos e acontecimentos complexos de fácil compreensão, sendo uma habilidade que eu considero muito admirável!
Ótimo livro pra ter na estante e folhear quando precisar rebater algumas fake news kkkk

Fabiano.Pinheiro 07/03/2023

Assustador saber o quanto ainda tem gente que acredita nessa família. Trabalho merecedor de prêmio. Jornalismo de muita qualidade.

MArio.FranAa 27/01/2023

Uma leitura suave
É um livro muito gostoso de ler, ele flui como o dinheiro de rachadinha. É uma obra jornalística ímpar, que desnuda a familícia e seu papinho de bons moços.

ana clara 26/01/2023

nunca pergunte a uma mulher sua idade a um homem o quanto ele ganha e a micheque pq o queiroz depositou 89 mil em cheques pra ela

anandrad.e 18/01/2023

Só a ponta do iceberg...
Juliana Dal Piva "é terrível.", como diria o Queiroz. Excelente jornalista, não conhecia antes de conhecer esse livro. Ela consegue escrever de forma simples uma investigação de anos, que trata de um esquema complexo de mais de três décadas, que envolveu diversos órgãos, mas que para quem não está famirializado com o direito, como é o meu caso, fica fácil de entender. E no final do livro o leitor entende que essa pode ser uma série maior que game of thrones...
Excelente trabalho, Juliana, parabéns!

Walmor.Gomes 17/01/2023

Jornalismo investigativo
Não estou acostumado com esse gênero literário, bastante diferente das versões televisivas. É minucioso, pode ser muito interessante para jornalistas e fãs, no entanto achei cansativo, muito difícil de continuar. Ou seja, para leigos, não é um livro recomendável. Talvez a versão podcast seja mais atraente.

Sérgio 12/01/2023

A verdade sobre essa família miserável, nojenta e desprezível que se passa por gente de bem. Bolsonaro sempre foi o que é: um crápula, um lixo. Esse lixo conseguiu reunir milhões de pessoas como ele, sem caráter, sem bom senso, desumanos, e é esse tipo de gente que continua perturbando a paz e a ordem e envergonhando o Brasil. O "honesto" que nunca foi honesto viveu sempre às custas de negócios ilícitos.

1 | 2 | 3 | 4