Finale

Finale Stephanie Garber

Resenhas - Finale

Vitória 23/05/2024

Gostei
De modo geral gostei muito da trilogia? A história é maravilhosa, a escrita MUITO fluída e impecável.
Gostei muito que nesse último volume tiveram mais capítulos narrados pelo ponto de vista da Scarlett (que inclusive foram meus favoritos) mas fiquei com a sensação de que a autora se repetiu muito, apressou a história fazendo algumas partes ficarem sem sentido e os conflitos serem resolvidos em um passo de mágica.
Um ponto que me incomodou muito foi o Lenda ficar negando o livro inteiro que ama a Donatella e no último momento decidir que queria ficar com ela (enquanto ela passou o livro inteiro se ?humilhando? por ele)

Obs.: Scarlett e Julian tudo para mim

Malu_17 21/05/2024

Um balde de água fria
Esse livro foi uma baita decepção pra mim. Estou tão triste com o rumo que a história tomou. Eu adorei o primeiro livro e gostei do segundo, e não posso negar que sentirei falta de Scarlett e Julian, meu casal preferido, mas este último livro foi uma tortura, o que é bem decepcionante para uma finalização da triologia. Deu para notar que em Finale, a autora já não tinha mais o que desenvolver e a única coisa que fez foi enrolar o leitor. Nem mesmo os personagens que me apeguei nos outros livros foram suficientes pra sustentar a falta de conteúdo desse. As atitudes não eram condizentes com a personalidade que eles tinham e eu passava mais raiva a cada página lida. Sem falar nesse final super corrido, em que é resolvido em poucas páginas o que 90% da narrativa não tinha sido feito, péssimo! Dava facilmente pra ser uma duologia, teria sido mais proveitoso. De todo modo, no geral, foi uma boa experiência e agora posso partir para os livros de Evangelina e Jacks, que era meu objetivo desde o princípio.

Raíssa 21/05/2024

Finale
Acabei essa triologia e foi mágico viajar por todo Caraval e por Valenda. Scarlett e Tella são protagonistas muito fortes e amei ambos os pontos de vista.
Única parte que doeu em mim foi ver o Jacks sofrer coitadinho

Brunna 21/05/2024

Inebriante
Caraval me prendeu desde o primeiro livro. A história louca tem um quê de divertimento único. Muitas reviravoltas e personagens encantadores que levarei comigo para sempre.
As irmãs Dragnas são incríveis e foi um prazer me apaixonar por elas. A Donatella, em especial, me fez amar ela de um modo muito genuíno.
Os livros são ótimos e indico para qualquer um. Finale é ótimo e foi um encerramento belíssimo. Acho que eu só esperava um pouquinho mais no final sobre meu casal favorito (depois de tanto sofrer por eles ao longo da saga). Mas tudo bem. Não foi um cinco estrelas, mas com certeza favoritado.

Carlos Evandro 17/05/2024

Paguei pelos meus pecados
Foi uma tortura ler essa trilogia, porque tudo é tão confuso e mal construído que me deu a impressão de que tudo que li não passou de um sonho febril. Eu esqueci de muita coisa que aconteceu durante os 3 livros tamanho o desinteresse, mas o final ? de todos os 3 ? é bom. Pena que tenha no máximo 4 combates em toda a saga e dramas superficiais. Poderia ser melhor.

Sarah 17/05/2024

Perfeito em todos os detalhes
Confesso que eu não esperava que o ultimo livro da trilogia ia ser tão bom!
Extremamente explicativo em tudo, não deixa uma ponta solta, tudo é resolvido do jeito que tem que ser.
Os casais são lindos, apesar de eu gostar muito do principe de copas?. O Lenda não fica atrás nem um pouco.
Foi um livro facil de ler, a leitura fluía muito bem, que li em 2 dias.
Terminou com chave de ouro.
Perfeito, esse sim merece 5 estrelinhas ?

mica 15/05/2024

"não preciso de imortalidade. você é a minha eternidade."
Terminar essa trilogia é uma coisa que eu gostaria de nunca ter feito, porque queria que a sensação mágica de ler pela primeira vez permanecesse para sempre.

o terceiro livro conseguiu superar ainda mais minhas expectativas por ser ainda melhor do que os outros dois.
a autora entregou tudo e mais um pouco com o desenvolvimento dos personagens e a relação entre eles, além do desfecho perfeito para fechar com chave de ouro a história, amarrando todas as pontas soltas.
o ponto de vista intercalado entre as irmãs dragna deu um toque a mais de curiosidade, já que você fica querendo saber o que vai acontecer com a outra quando a visão muda.
a escrita, como sempre, permaneceu impecável, com muitas frases extremamente marcantes.

"finale" é a despedida de um mundo de fantasia que se tornou um dos meus favoritos.

bookslettie 13/05/2024

"Toda história tem quatro partes: o começo, o meio, o quase-final e o verdadeiro final." Na conclusão da trilogia mágica e encantadora de "Caraval", "Finale" nos traz respostas e um montante de reviravoltas. Com o desfecho de "Lendário", a revelação do Mestre-Lenda, o resgate da mãe das irmãs Dragna e a liberdade dos Arcanos das cartas, era impossível de o terceiro volume ter um enredo ruim.

Os dilemas morais dos personagens te sugam para dentro da história, você não consegue abandonar o livro. Este quase foi avaliado com cinco estrelas, o que desandou para mim foi o cutucão na ferida já cicatrizada que era o noivo de Scarlett, o Conde - na finalização dos volumes anteriores, tudo parecia estar resolvido e fechado. Não engoli muito o motivo da Stephanie em reabrir isso - e o fim da Estrela Caída.

Meus sinceros tributos ao núcleo dos personagens Tella, Legend e Jacks. Não considero os três um triângulo amoroso, longe disso, Jacks nunca foi uma opção para a Donatella devido as coisas que ele fez. Mas sinceramente? Ás vezes eu me via torcendo a favor. São personagens intrigantes e avassaladores.

"Finale" é um final digno para a trilogia, não achei apressado e sim muito adequado. A magia e a atmosfera envolvente não foi perdida e sim reacendida. Foram livros eletrizantes e encantadores, com certeza relerei no futuro.

Expresso aqui a minha ansiedade com a novela "Spectacular" desde já. Animada para rever esse povo todo que tanto amei.
gius 13/05/2024minha estante
amo demais esse universoo
vai ler a trilogia do jacks?

bookslettie 13/05/2024minha estante
eu li e não gostei nadinha :( tô pra postar as resenhas dela amanhã!

gius 14/05/2024minha estante
ai nao creio ?? o unico que nao atingiu minhas expectativas foi o terceiro, alem do plot de perda de memória que acho bem ultrapassado mas gosto tanto do jacks que engoli os livros aa

Yes0_0Im 12/05/2024

Esse livro me fez sentir muita coisa
Eu comecei esse livro com um baita pé atrás por causa do livro anterior e confesso que toda essa demora para ler foi porque eu estava tentando manter minha mente sem julgamento, só assim a leitura começou a andar, e cara, eu me arrependo de não ter lido com a mente aberta antes.

Esse livro te faz ficar com raiva das duas irmãs, do Lenda e do Jacks ao mesmo tempo que você ama eles (amar o Jacks é forte demais, gostar é melhor) e o Julian nunca me fez sentir raiva. A Scarlett teve umas ações bem babacas no início do livro, me deu ódio, porém eu continuo amando essa mulher. Já a Donatella... eu me resolvi com ela, ela ainda é burra muitas vezes, trouxa também, iludida nem se fala, mas eu não odeia tanto ela quanto odiava no livro anterior, eu até que gosto dela, ela evoluiu um pouco. O Lenda é e sempre será meu queridinho mesmo me fazendo passar raiva diversas vezes. O Julian nunca me fez sentir raiva, eu amo esse garoto desde sempre, não tenho o que reclamar dele, só posso dizer que ele é perfeito. Já o Jacks eu quero logo ler o livro dele, ele é um ótimo personagem e eu amo e odeio ele. E se um dia eu suspeitei que sempre tenho dó de personagem escroto, o final do livro só comprovou.

Esse livro é maravilhoso, só não foi 5 estrelas porque não supera o primeiro. Ele me fez sentir tanta coisa, tanta emoção, tantos sentimentos! Os personagens tiveram tanta evolução, mano, deu até orgulho de todos eles, até dos babacas. E o que mais teve nesse livro foi plot, a cada capítulo era um novo, eu ficava super chocada em todos. Além dos tapas na cara a cada parágrafo, marquei muita coisa.

Recomendo para todos a trilogia! Ansiosa para o livro extra.
leletð¦ 12/05/2024minha estante
eu li o 1 e o 2 e to meio assim de ler o 3 ainda....vale a pena mesmo amg?

Estela Fernandes 12/05/2024minha estante
tbm só não dei 5 estrelas pra esse pq o primeiro foi muito melhor

Yes0_0Im 12/05/2024minha estante
Vale muito a pena ler esse terceiro, ele é muito melhor do que o segundo

Yes0_0Im 12/05/2024minha estante
Siim, o primeiro é muito superior

paulaa 10/05/2024

Simplesmente perfeito
Eu amei "Caraval", assim como amei "Lendário". Achei esses livros incríveis, com histórias maravilhosas, grandes plot twists e escrita impecável. Mas "Finale"... esse livro foi simplesmente o melhor entre os 3!!! O q honestamente eu n achei q seria possível!

Eu n tenho palavras pra descrever o quão maravilhosa foi a experiência desse livro para mim. Eu chorei, me desesperei, sorri, ri e fiquei tão mas tão feliz. Teve uma hora q achei honestamente q a minha pressão caiu!

Essa foi uma das primeiras coleções q os 3 livros foram 5 estrelas! Estou impressionada com a escrita da Stephanie. E estou louca para ler "Era uma vez um coração partido"!

ste_aze.san 10/05/2024

Maravilhoso!!!
No início dessa trilogia eu fiquei me perguntando do que se tratava esse livro afinal...se alguém me dissesse que ele iria terminar do jeito que terminou eu ficaria sem acreditar, quando li o primeiro fiquei quase um ano pra começar finalmente o segundo, agora me arrependo de não ter lido antes, que obra prima!!!

O livro é ótimo, fiquei extremamente apaixonada nos personagens e nas histórias, amaria ver uma adaptação desse livro!!!