Tolstói & Tolstaia

Tolstói & Tolstaia Leon Tolstói

Resenhas -

Robson Barros 04/11/2023

Três novelas excelentes. A primeira, de TOLSTOI, e as duas seguintes, de TOLSTAIA, sua mulher, que as escreve como resposta ao marido, sua novela Sonata de Kreutzer de grande sucesso e polêmica à época da publicação. De fácil leitura e muito intensas.

kiki.marino 23/07/2023

Esta obra junta três estórias do casal Tolstoi &Tolstaia: a primeira escrita por ele :Sonata Krautzer, sobre um marido assassino e suas confissões/opiniões polêmicas sobre moralidade, o papel da mulher e casamento. Bom o que mais tinha vontade de ler era a "resposta" de Sofia Tolstaia a este,depois de ler seus diários ,achei uma mulher contraditória e fascinante, com talento pra música, pintura, e leitora de qualidade, não a toa ,também escreveu. Aqui somos apresentados a sua escrita em De quem é a culpa e Canção sem palavras, quase uma extensão dos seus diários, mas nota-se que ela ainda sim consegue desenvolver um ficção do ponto de vista feminino que toma distância da sua intimidade conturbada com o marido.
Um embate de palavras e filosofias espirituais.

Wellington 06/07/2023

Tolstói e Tolstáia – 9,0
Impossível falar dessa coletânea sem associá-la à vida do casal. Se por um lado foi relação turbulenta de 44 anos e 13 filhos, por outro gerou terreno fértil para grandes obras; enquanto ele escrevia seus garranchos, ela os transcrevia – e convenceu pessoalmente o tsar a poupar o marido da censura.

Sonata Kreutzer é o livro mais polêmico de Tolstói. O protagonista assassina a esposa por ciúme, enquanto o condenado rememora os motivos que vê para sua Queda. É feita uma análise ácida sobre a decadência dos costumes, o papel do homem e da mulher, por que a Igreja fracassou (ao menos para ele), quais seriam os melhores caminhos para a humanidade. O problema, além do “herói” ser matador de mulheres, é que o lugar de fala é idiossincrático, fruto de um mundo particular e atormentado. Tolstói viria a produzir obras mais convincentes de suas ideias.

Sabiamente, Tolstáia entra com a seguinte resposta: De Quem é a Culpa?. Aqui, ela crava seu lugar não como esposa, mas uma excelente autora por si mesma. Imagine toda a trama de Sonata Kreutzer, agora vista a partir do lugar da mulher; da camponesa jovem que se encanta por um príncipe de passado duvidoso, da mãe cujos filhos têm um pai distante.

A última obra, Canção Sem Palavras, é registro doloroso de uma fase difícil: o casal tinha perdido um filho de sete anos. Também há ciúmes, amores não correspondidos, críticas sociais.

Se eles diferem na observação das causas de todos os males e mostram pessimismo um contra o outro, Tolstói e Tolstáia concordam na espiritualidade. Religião, arte, música, poesia, natureza – tudo isso nos enriquece.

site: https://www.instagram.com/escritosdeicaro/

Romeu Felix 03/07/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Tolstói & Tolstaia: Três novelas" é uma coletânea de três obras do renomado autor russo Leon Tolstói, que se destacou como um dos grandes escritores da literatura mundial. Publicado pela editora Carambaia, o livro apresenta um compilado de narrativas marcadas pela profundidade psicológica, reflexões filosóficas e uma abordagem realista das questões humanas.

A coletânea reúne três novelas escritas por Tolstói ao longo de sua carreira literária: "A Sonata a Kreutzer", "O Diabo" e "Padre Sérgio". Cada uma dessas obras representa uma faceta única do talento do autor, explorando temas complexos e oferecendo uma visão única sobre a condição humana.

"A Sonata a Kreutzer" é a primeira novela presente na coletânea e é considerada uma das obras-primas de Tolstói. Ela narra a história de Pozdnyshev, um homem que comete um crime passional e reflete sobre o casamento, o amor, a moralidade e a sexualidade. Tolstói explora as complexidades das relações humanas, as convenções sociais e as contradições morais de forma magistral.

Em seguida, temos "O Diabo", uma narrativa que apresenta a história de um nobre russo que entra em um acordo com o diabo. Nessa obra, Tolstói aborda temas como a busca pela felicidade, a luta entre o bem e o mal e a natureza humana. Com sua prosa envolvente e perspicácia psicológica, o autor convida o leitor a refletir sobre a essência do homem e seus desejos mais profundos.

Por fim, a terceira novela, "Padre Sérgio", conta a história de um jovem nobre que abandona sua vida privilegiada para se tornar um padre e dedicar-se à vida religiosa. A obra retrata os conflitos internos de Padre Sérgio, suas lutas contra a vaidade e a busca por uma vida autêntica e significativa. Tolstói apresenta um retrato detalhado do personagem principal e explora questões de fé, redenção e propósito na vida.

Uma das características marcantes das obras de Tolstói é a sua habilidade em retratar as nuances da natureza humana e explorar as contradições e dilemas morais que permeiam a existência. Seus personagens são complexos e multifacetados, refletindo as diversas facetas da condição humana. Além disso, o autor é conhecido por sua escrita envolvente e introspectiva, que mergulha profundamente na psicologia de seus personagens.

A edição da Carambaia é digna de destaque, apresentando uma tradução cuidadosa e uma diagramação elegante. As 448 páginas do livro são acompanhadas por notas explicativas, que enriquecem a leitura e contextualizam aspectos importantes das obras de Tolstói. Além disso, a capa e o acabamento do livro são de alta qualidade, o que contribui para uma experiência de leitura prazerosa.

Em resumo, "Tolstói & Tolstaia: Três novelas" é uma coletânea essencial para os amantes da literatura clássica e admiradores do trabalho de Leon Tolstói. Com suas narrativas profundas e ricas em reflexões filosóficas, o autor russo oferece uma visão profunda e complexa da natureza humana. A edição da editora Carambaia valoriza o conteúdo, proporcionando uma leitura agradável e enriquecedora. Recomendo esse livro a todos que desejam se envolver em histórias marcantes e mergulhar nas reflexões de um dos maiores escritores da história.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Marina 30/05/2023

Estou encantada com essa edição da Carambaia!

Eu já tinha lido "Sonata Kreutzer", a novela do Tolstói que está presente no livro, mas achei que ela ficou mais rica com o posfácio do autor explicando as temáticas polêmicas e a novela que a mulher dele escreveu em resposta, a "De quem é a culpa". A terceira novela, também de autoria da Sófia Tolstaia, "Canções sem palavras" é mais uma história que discorre sobre um casamento infeliz, uma paixão fora do casamento e o peso dos valores morais da época em cima das mulheres. A música também é um personagem importante em todas as histórias, então elas estão muito conectadas e é interessante fazer relações entre elas.

Eu já li muitos livros de autores russos escritos no século XIX e achei refrescante ter um relato sobre a vida da mulher no Império Russo pelo ponto de vista de uma mulher. Fiquei um pouco chocada em saber, pelos textos do posfácio, que mesmo na Rússia esses textos da Tolstaia só foram publicados mais de 100 anos depois de escritos, em 1994 e 2010.

Muito recomendado, a leitura não é difícil, a edição é linda e os textos de apoio também acrescentam muito.

Raquel Marina 11/04/2023

Em Tolstói e Tolstaia temos a celebre e polêmica novela do consagrado autor. Mas temos também duas novelas de Tolstaia, sua esposa, que contrapõem as opiniões e pensamentos do autor. O segundo texto, "De quem é a culpa" é uma resposta direta a Sonata Kreutzer (com notas fazendo relação com o texto de Tolstói). Quando publicou a Sonata, Tolstói chocou a sociedade com as ideias sobre casamento e sexo contidas no texto. Foi considerado um ataque direto à sua esposa. Por isso, é tão interessante ler os textos nessa mesma edição e tentar compreender como o casal tinha ideias e ideais opostos.

Eu particularmente gostei muito dos textos da Tolstaia (que só relativamente recentemente começaram a ser editados).

Adriana1161 05/04/2023

Surpreendente
É como se fosse um diálogo entre Tolstói e sua esposa, Sófia, acerca de sue conturbado casamento.
São três histórias, uma escrita por Tolstói, a já publicada Sonata a Kreutzer, e duas escritas por Sófia, publicadas apenas recentemente, De quem é a culpa? e Canção sem palavras.
Falam sobre desigualdade sexual, perspectiva feminina sobre o matrimônio, violência contra a mulher.
Gostei bastante!

Sonata a Kreutzer
"Não havia vida doméstica regular, firme...havia uma salvação constante de perigos imaginários e reais"
"Eu não queria ser ridículo, queria ser terrível"

De quem é a culpa?
"todo o lado material da vida da dona de casa sempre traz sobriedade
temporária a qualquer fervor"

Canção sem palavras
"por sua alma viva, que não suportava grilhões e tinha vontade de
liberdade, vida, ar e felicidade..."

Personagens: um casal principal em cada história, vários outros personagens
Local: Moscou - segunda metade do século XIX
@driperini