Outras vidas que não a minha

Outras vidas que não a minha Emmanuel Carrère

Resenhas - Outras Vidas Que Não a Minha

arlete.augusto.1 23/07/2021

Diferente e interessante!
Este livro me surpreendeu, esperava uma história muito diferente. Com uma prosa direta, o autor narra histórias reais que vivenciou, mas sem ser diretamente ligado a elas, o que lhe dá uma posição confortável de analisar as tragédias de outras pessoas, ajudando-as, sim, no que for possível, mas sempre se sentindo grato por não ser com ele. Não que seja uma abordagem fria, mas é sem hipocrisia.
Em um período muito curto de tempo, foi testemunha de duas tragédias, a morte de uma criança, no tsunami em dezembro de 2004, e seis meses depois, a morte de sua cunhada, uma jovem mãe de três meninas, que morre aos 33 anos. Esses são provavelmente os maiores medos das pessoas: perder um filho, e morrer deixando seus filhos pequenos e seu marido. Além de refletir sobre a vida, a morte e a doença, o livro trata sobre a pobreza extrema e a justiça aplicada nos tribunais da França. Mas fala também de amor e de amizade.

Lucas 05/03/2018

No fogo do sofrimento
Admirável por sua capacidade de se colocar no lugar do outro, por sua capacidade de saber escrever tão bem (até mesmo questões técnicas judiciárias ficam interessantes!), por sua honestidade moral. E, principalmente, por saber reconhecer o amor - momentos que dão grandeza ao livro -, aquele amor que se transforma, se fortalece e se tempera no fogo do sofrimento.