Viagem ao Redor do Meu Quarto

Viagem ao Redor do Meu Quarto Xavier de Maistre

Resenhas - Viagem ao Redor do Meu Quarto

Dudabianzeno 24/03/2024

Surpreendente
Machado de Assis se inspirou muito nesse livro para a produção de memórias póstumas e não atoa, pois é um livro maravilhoso! Amo livros que são feitos na primeira pessoa onde o autor é sincero e contém ironia, reflexões e humor.

Esse livro é como um diário, o autor escreveu enquanto cumpria uma pena de 42 dias dentro de seu quarto (o livro tem 42 capítulos), e então ele descreveu o quarto e aproveitou para deixar umas reflexões também.

Gosto de saber como era a vida das pessoas comuns em épocas importantes na história, como a da revolução francesa (o livro se passa na mesma época) enfim, recomendo bastante!

Gabriella 20/11/2023

Surpreendida!!
Um livro curto mas muito surpreendente e interessante, adorei a leitura. Mesmo com uma linguagem mais prosaica, foi super leve :)

Zenaildo 29/10/2023

Viagem
Uma viagem inesquecível! Podemos sempre ficar preso(corpo) mas nossa alma sempre poderá encontrar conforto em nossos pensamentos.

Gabi Gonsales 05/10/2023

Uma grande viagem...
Essa leitura foi feita em conjunto com o meu namorado, e muitas vezes durante a história parávamos para refletir sobre os questionamentos levantados pelo escritor, e até os dias de hoje utilizamos metáforas e termos advindos dessa obra.
É uma leitura muito divertida e facilmente realizável, possui um humor sutil e suas críticas são pertinentes. Assim como as obras de Machado de Assis, que se inspirou no autor nesse livro.

Mateus.Silva 26/09/2023

Viagem ao redor do meu quarto
Achei ok. O livro não é ruim, e até traz algumas passagens interessantes, mas pra mim foi um pouco esquecível.

Lendo Apenas 10/09/2023

O livro apresenta a perspectiva de um homem que passa mais de um mês confinado em seu quarto. O autor, natural de Saboia, foi condenado a 42 dias de prisão por brigar com outro policial. Depois de passar esse tempo recluso numa pequena sala em Turim, Maistre decidiu escrever esta curta narrativa, uma espécie de relato autobiográfico metafórico.
Cada capítulo equivale a um dia preso, então em 42 capítulos acompanhamos sutilezas como descrições da mobília do quarto, do trajeto entre a cama e a mesa e até a convivência do personagem com a criada Joannetti e a cadela Rosina. Ao quebrar de uma vez por todas os clichês dos livros de viagens que geralmente oferecem descrições amplas de belos ambientes, Maistre traz uma nova dimensão aos objetos mais comuns do seu quarto. Em alguns trechos ele glorifica sua cadeira, analisa o espelho, fala sobre a importância de uma cama confortável e se vangloria de sua pequena biblioteca.
Porém, a grandeza do livro não está nas descrições cotidianas, mas nas reflexões filosóficas que nos é apresentada. A jornada pela sala não é apenas literal, mas também subjetiva. Maistre faz do quarto um espaço de contemplação, além de passear pelo mundo que vê pela janela.

Layanna 28/08/2023

Diferente
Não gostei muito, não é meu estilo de livro.

Li pois veio junto com memórias póstumas de Brás cubas.

Gigio 14/08/2023

Muito interessante
Um tenente francês é condenado a passar 42 dias confinado em seu quarto por ter participado de um duelo. Em seu retiro forçado, 'viaja' em seu quarto enquanto faz diversas reflexões sobre sua vida. É um livro pequeno mas muito rico. Levanta questões filosóficas, existenciais, autobiográficas e ficcionais enquanto nos apresenta os pontos de interesse de seu quarto.

Lety Valadares 17/07/2023

Viagem mesmo
Um tenente francês condenado a passar 42 dias confinado em um quarto escreve sobre cada dia. Ele faz várias reflexões sobre a vida. É um livro pequeno, mas achei difícil ler.

Raquelzinha 15/06/2023

Viagem curta para lugares distantes
Após ser forçado a ficar 42 dias dentro de casa em confinamento forçado, Xavier de Maistre, oficial militar e escritor francês do século XVIII, aproveita a oportunidade para sair em uma viagem dentro do próprio quarto.

Durante sua viagem, Maistre mistura ficção, pensamentos filosóficos, e elementos autobiograficos a depender do objeto de seu quarto que está observando e onde sua imaginação o está levando.

O autor nos leva por seus pensamentos e observações enquanto explora os detalhes desde sua cama, até sua escrivaninha, biblioteca ou espelho.

Confesso que demorei um pouco para me acostumar com a leitura por ser um pouco mais densa do que eu estou acostumada, porém refleti muito dentro das idéias do autor e com a ajuda dos textos de apoio contidos nesta edição me diverti muito com as referências que o autor fez.

MachadiAninha 08/05/2023

Interessante, mostra um pouco de onde Machado tirou inspiração para a construção de alguns dos seus narradores, como Bentinho. As longas descrições não me atraíram tanto, mas foi interessante verificar como um autor consegue nos prender em um único conto dentro de uma narrativa.

Reccanello 23/02/2023

Divertido!
Condenado a permanecer 40 dias no deserto de seu quarto, Xavier de Maistre transforma o que deveria ser uma punição num empreendimento: viajar pela imensidão de suas quatro paredes e relatar suas aventuras aos leitores. Escrevendo de forma livre, com a escrita fluindo conforme sua memória nos traz acontecimentos e reflexões que considera importante, Xavier nos mergulha em sua mente muitas vezes confusa, mas sempre irônica e divertida.

GabrielMacambira 17/02/2023

Punido com um confinamento disciplinar, em 1794, por se meter num duelo com um oficial, Xavier de Maistre, então um nobre militar da corte de Saboia, passou 42 dias isolado em seus aposentos. A experiência originou este prodigioso livro autobiográfico. No texto irônico e subversivo, o autor convida o leitor a uma viagem turística por seu quarto, com reflexões amorosas, filosóficas e políticas, entre descrições da mobília e da amizade com um mordomo e um cachorro, companhias no castigo.

motinhadokaneda 03/02/2023

Viagem ao redor do meu quarto
Gostei bastante, da pra ver claramente como que influenciou em Memórias Póstumas de Brás Cubas. As passagens que mais gostei foi do personagem falando da cachorrinha dele e dos quadros :)