Perto das trevas

Perto das trevas Alexandre Patricio de Almeida...

Resenhas - Perto das trevas

Edianara.Lino 31/05/2024

Livro maravilhoso, linguagem simples e de fácil entendimento. Gostei da maneira que foi disposto os capítulos e a visão ampla que se dispõe, em que se propõe a demonstrar que existe as psicanálises. Desta forma, independente da perspectiva que se venha a tomar todas passam por Freud, e se não o tem como base daí não é psicanálise, daí é outra coisa.

claraventura 15/08/2023

Essencial pra estudantes de psi
O livro inicia trazendo referências a freud e a psicanálise. No decorrer da leitura, o autor conta como conceito ?depressao? surgiu, as formas como a depressao é vista dentro da sociedade.
O que eu mais gostei é a leitura leve e boa. O livro não se torna chato ou cansativo.

Vinicius 29/03/2023

Um tema, diferentes visões
O que faria um leigo em psicanálise como eu ler um livro como este? Aqui coloco alguns pontos que considerei valiosos na minha experiência de leitura. Lá vem textão.

Primeiro, curioso que sou, adoro entender como diferentes abordagens enxergam um mesmo problema de forma bem distinta. Tenho lido sobre psicanálise nesses últimos tempos e acho muito interessante quando esta se debruça sobre uma obra, seja um livro, filme, etc., e formula possíveis cenários de interpretação (recentemente ouvi uma ótima análise do filme A baleia num podcast). Aqui temos justamente autores de diferentes correntes psicanalíticas buscando entender a depressão pelo relato autobiográfico de William Styron no livro Perto das Trevas.

Este é um livro acessível. Não quer dizer que em alguns momentos não dê um nó na cabeça ao tentar entender toda a subjetividade de alguns teóricos, mas nada que alguma busca de apoio no google não ajude.

Para mim, em especial, este livro trouxe muitos insights. Seja porque já conheci a depressão bem de perto, seja porque numa sociedade cada vez mais disfuncional como a nossa os pré-requisitos para que ela surja estejam cada vez mais disponíveis.

Acabei relendo o livro e fazendo anotações, mas se fosse colocar um resumo da visão de cada autor, a resenha viraria um outro livro kkk. Ainda assim, coloco alguns pontos que considerei relevantes (na minha tentativa de resumo do resumo) para os possíveis surgimentos da depressão.

- o luto pode gerar melancolia, principalmente o luto não vivido. Não só a perda de alguém, mas de uma posição ou um ideal (ao não atingir a expectativa do Outro/Superego, Freud)

- a negligência no desenvolvimento da criança pode gerar traumas (desmentido, Ferenczi)

- não saber internalizar a ambivalência dos cuidadores, entendendo que possuem objetos bons e ruins ao mesmo tempo (posição depressiva saudável, de Klein)

- falta da figura da mãe para fazer o reverie (transformando em simbólico os anseios físicos do bebê). Sem isso não há uma boa "digestão" de outras situações psíquicas (Bion)

- quando a criança não se apropria dos seus impulsos agressivos por não viver o ciclo de destruição/reparação de forma adequada, essa raiva contida (medo do mundo) pode sugar sua energia vital (Winnicott)

- a angústia ?surge a cada vez que o sujeito é, por menos sensivelmente que seja, deslocado de sua existência? (Lacan)

Por fim, os autores ainda contextualizam o transtorno para nossos dias, colocando a individualização, a lógica competitiva neoliberal e a falta de tempo/ disposição para os prazeres sutis (fascinação) como potencializadores desta que tende a se tornar a doença mais relevante no nosso século. Recomendo!