Os perigos do imperador

Os perigos do imperador Ruy Castro

Resenhas - Os Perigos do Imperador

Gian Paolo 11/04/2024

Surpreendente
Divertidissimo, me mostrou o quão pouco eu sei sobre d. Pedro II (infelizmente)! mais uma grata surpresa do prêmio jabuti

Aninha 08/03/2024

Gosto pessoal
A nível pessoal a história não me prendeu como esperava. A sinopse é curiosíssima, uma premissa boa, e que se reflete numa boa escrita, num bom narrar da história, com uma excelente capacidade de citar história e misturar com ficção, MAS que me faz saber q acabei o livro e mal lembrarei dele, não consigo explicar porque e é isso.

franrompk 04/02/2024

Me sentindo aqui docemente enganada depois da leitura. Com consciência, no entanto, de que pouco importa o que é factual e o que é ficcional. O romance se basta em si.
Aparentemente muito despretensioso, muito engraçadinho, é, na minha opinião, um romance histórico de linhagem nobre, um cult sem ser metido a besta.
Gostei do espelhamento entre as duas partes (Brasil e Estados Unidos), entre os dois jornalistas (Deoclecio e Kelly), mostrando que apesar de algumas diferenças, há muitas similaridades entre os aparentes opostos! Também muito encantada com a estratégia do narrador, que ao trazer para o romance gêneros diversos que nos expõem a imagem de d. Pedro II à luz de muitos pontos de vista, inclusive o dele mesmo, fazem de sua persona algo interessantíssimo, composto de muitas camadas.
Destaque, igualmente, para o trabalho com a língua, maravilhosamente recomposta segundo as auras do XIX.
Leitura divertidíssima que dá o que pensar depois de terminada! Jabuti merecido!

Bia 14/01/2024

Ficção e realidade
Livro muito interessante que mescla, entre seus capítulos, documentos históricos como cartas de D Pedro II, Princesa Isabel, artigos de jornal, etc e narrativas ficcionais que o autor, sabiamente usa para alinhavar a história e amarrar todos os pontos.
Para quem é fã de romances históricos como eu, este é um prato cheio!

Valéria Cristina 11/01/2024

Divertidíssimo! ?
Em um livro divertidíssimo, Ruy Castro cria um romance repleto de aventura.

A história transcorre durante a viagem do imperador D. Pedro II aos EUA para as comemorações do centenário da independência americana, em 1876.

Participam da narrativa o poeta Sousândrade, o jornalista James O?Kelly e outros que se vem às voltas com uma conspiração para matar o imperador em solo americano, urdida por brasileiros republicanos.

Ao compor fatos históricos e ficção, este livro nos revela um belo retrato do Brasil e dos EUA do século XIX. Vemos um Brasil monárquico, escravagista, exuberante , bem como os EUA republicanos, repleto de expoentes culturais e em franco desenvolvimento.

Outro destaque desse livro vencedor do Prêmio Jabuti 2023 é a possibilidade de conhecermos D. Pedro II: um monarca querido pelo povo, linguista, literato, possuidor de imensa cultura e extremamente acesso às pompas de sua posição. Apaixonante.

Ruy Castro é um jornalista, biógrafo e escritor brasileiro.

Cristiano 06/01/2024

Fofocas da côrte brasileira
Um livro interessante que revela alguns casos pouco conhecidos (e, provavelmente, abafados) sobre a realeza brasileira (inclusive alguns flertes e consumações extraconjugais). O autor, ainda, discorre sobre a tentativa de assassinato que D. Pedro II sofreu em sua visita aos Estados Unidos da América, bem como seu fascínio por inovações tecnológicas da época (como o telefone e a prensa).

Rogersique 23/12/2023

O melhor ficou para o final.
O título da resenha não é para o livro em si, mas para minha trajetória de leitura neste sendo. Esse livro foi o último que li nesse ano, dentre grandes títulos, e pra mim, foi o melhor.
Achei o livro incrível, não pela sua trama, mas pelo modo com o qual o autor escreveu e construiu o livro.
O mosaico de cartas, diários e reportagens de jornal, criou uma imersão incrível.
Não fiquei no livro para saber do final, afinal, sabia que D. Pedro II não morreu nos Estado Unidos, eu fiquei porque o livro é uma delícia.
Os capítulos que relatam a audiência pública de D. Pedro, quando ele encontra o jornalista americanos, por diversos pontos de vista, foi realmente incrível. As matérias dos pasquins são ótimas e engraçadas.
Não sei se D. Pedro II foi realmente assim, não sei o que é História ou ficção, e isso não me importa, o fato é que adorei o livro, adorei as personagens, adorei a construção e o ritmo e adorei visitar esse Brasil do passado, adorei até o jeito de Dom Pedro II, logo eu, um admirador da guilhotina francesa.

Lucas 15/12/2023

Magnífico. Há talvez um novo gênero literário em desenvolvimento, que mescla ficção e realidade em narrativas muito originais e ainda não classificadas pelas teorias da literatura. Este é um desses. As várias fontes não ficcionais conseguem conferir ao enredo a narrativa empolgante e cadenciada para prender a leitura e possibilitar que as lacunas sejam preenchidas pela ficção.

Ellairy 02/10/2023

Livro ótimo com capa sem graça
Muito bom, mesmo. Nunca tinha lido nada nesse estilo, mas sensacional. O livro não é feito de forma tradicional, é uma curadoria de textos, de jornais, diários, notas, etc, costurados com a escrita do autor, bem organizados, contando a história, com um ritmo bem legal.

Pra mim, se eu viesse a ler os documentos históricos soltos, eles não me diriam nada, mas da forma que foram apresentados, deu pra entender bem o contexto, e a escrita é bem tranquila.

E a melhor parte, lembrar que é uma história real com pontos de vista de figuras conhecidas (e outras não, mas tem uns malas bem engraçados).

Um detalhe que eu realmente não gostei: essa capa. Ela faz um desserviço ao livro. Sim, passa muito bem sobre o que é a história, mas em tempos de capas bonitas, ela só me desmotivou a ler, me deu a impressão que a qualidade do livro seria baixa. Além disso, esse título é muito fraco, precisei passar da metade do livro pra lembrar vagamente o nome dele.

MãeLiteratura 10/02/2023

Muito bom!
E se Dom Pedro II tivesse sido vítima de uma tentativa de assassinato em sua visita à Nova York? Já pensou nesta possibilidade?

Nesta trama, durante uma visita aos EUA nosso imperador quase perdeu a vida, vítima de uma emboscada de brasileiros que queria que a república assumisse o governo do país.

O mais instigante neste livro é tentar descobrir o que é real e o que é ficção.⁣
Uma delícia de livro! Só um talento como Ruy Castro poderia pensar numa trama desta. Uma mistura de ficção (o narrador) com fatos reais (cartas e diários dos personagens envolvidos na trama).

A ambientação é ótima, inclusive as curiosidades sobre o nosso imperador. Não é à toa que o autor é um dos nossos melhores biógrafos.

Ruy conta que o projeto do livro começou com um antigo caderno que encontrou em uma feira de antiguidades, comprado por apenas 5 reais. Para a sua surpresa era um original do poeta Sousa Andrade, brasileiro que morava nos EUA. Passados alguns anos, tem acesso ao material de um repórter que acompanhou a viagem de Dom Pedro aos EUA. ⁣
Com estas cartas, cadernos e diários, constrói um livro muito original e diferente! Um misto de romance e ficção histórica, que eu devorei. Amei esta combinação de temas.

Adorei a capa. Edição linda e caprichada. Revisão impecável.

O livro foi lançado no final do ano passado e foi a minha primeira leitura concluída neste ano.

Leiam! Eu adorei e recomendo muito!

site: https://www.maeliteratura.com/2023/02/resenha-os-perigos-do-imperador-um.html

@buenos_livros 22/08/2022

Os Perigos do Imperador - Ruy Castro ??
?O imperador d. Pedro 11 realmente esteve nos Estados Unidos em 1876, para as comemorações do Centenário da Independência americana. Foi a primeira etapa de uma longa excursão, que continuaria pela Europa, pelo Egito, pela Palestina e pela Ásia Menor, de que várias fotos ficariam famosas ? d. Pedro no deserto, em pelo de camelo, diante das pirâmides etc. Mas a escala americana mal chegou até nós. Mesmo sendo a visita do único monarca do continente à mais rica república das Américas, tornou-se, se tanto, uma nota de rodapé na história do Brasil. Nem os biógrafos do imperador lhe dão muita importância no conjunto de seus feitos.?
. 61/2022
. Os Perigos do Imperador (2022)
. Ruy Castro ??
. Ficção Histórica | 200p. | Livro
. @companhiadasletras
. Ruy Castro monta uma colcha de retalhos baseada em cartas, documentos históricos e cadernos garimpados entre quinquilharias e sebos. A história é focada na viagem empreendida por Dom Pedro II aos Estados Unidos pra a celebração do centenário da independência americana é uma conspiração republicana para assassina-lo durante a viagem. Difícil saber o que é real e os detalhes imaginados, mas a história convence e transforma os dias do Imperador em um quase thriller. Recomendado para os que se interessam por História e, assim como eu, conhecem pouco do Segundo Reinado.
. ????????