O grande blefe

O grande blefe Beatriz Costa Reis

Resenhas - O grande blefe

Camaradalopes07 07/02/2023

Legal!
O segundo livro foi uma leitura emocionante e cheio de aventuras que gostei bastante. Com bastante elementos e várias características únicas e em particular no sistema genético que mais me chamou atenção e de vários lugares brasileiro famoso.

Pollyana 24/08/2022

Resenha por Pollyana Trindade
No segundo volume de "A Carta do Caos", acompanhamos Marina em Brasília, se adaptando a casa do seu avô e a vida adulta.
Distante dos seus amigos e vivendo uma nova realidade, Marina tenta se manter o máximo ocupada possível para não pensar no passado, embora as vezes a saudade e os eventos que ocorreram surjam na sua mente.

Após um assassinato acontecer na sua empresa, segredos obscuros começam a ser revelados e Marina se vê novamente numa encruzilhada: seguir as regras ou escolher o certo.

💬 "Você não precisa fazer nada."

"A Carta do Caos" me surpreendeu não só pela estética futurística como também pelas críticas sociais presente na obra. Em "O Grande Blefe" a autora conseguiu a mesma façanha, adicionando ainda uma boa pitada de mistério, o que é um prato cheio para aqueles que adoram uma boa história de Investigação!

💬 "Ninguém devia fazer apostas que já começam perdidas."

Diferente do primeiro volume que tinha como foco o Madre D'Angelo (a escola interna que Marina estudava), no segundo a autora explorou vários lugares do Brasil, mostrando-nos o quão diferente está nosso país no futuro, não só nas tecnologias como propagandas em dispositivos de realidade aumentada e drones percorrendo todo o céu, como também por problemas como quedas de energia (abordadas também no primeiro volume), aumento de drogas, gangues, corrupção e vários outros.

Foi divertido acompanhar não só o amadurecimento da protagonista como também dos demais personagens.
Beatriz Costa Reais sabe mesclar muito bem o lado sério, repleto de adrenalina e aventura com questões corriqueiras como o primeiro amor, relacionamento tóxico, a dificuldade de se manter uma amizade a distância, as consequências de nossas ações e ainda os medos comuns que enfrentamos quando somos adultos.

💬 "Em algum momento, no entanto, o namoro passara a exigir esforço demais, porque o tema favorito de Gael era ele mesmo."

💬 "— Eu sempre achei que eu tinha mais sentimentos por você do que você tinha por mim."

Os momentos entre Marina e Marco (policial que faz um acordo com Marina, não direi o motivo, haha) foram bem agradáveis de se acompanhar.
O clima de cumplicidade me lembrou bastante da época em que a protagonista estava no Madre D'Angelo.
O relacionamento com seu irmão, Guilherme, foi um dos pontos que também ganharam mais destaque nesse volume e particularmente adorei!

💬 "Mesmo depois de anos separados, teve certeza de que o irmão era a única pessoa no mundo que a enxergava e a amava incondicionalmente."

site: https://www.instagram.com/thefawkes_/

Grazi 02/08/2022

O Grande Blefe
Para quem acompanha Marina desde "A Carta do Caos" vai perceber que ela continua a mesma, sempre muito observadora e inteligente.

Só que aqui, em "O Grande Blefe" a encontramos depois de passar por alguns perrengues e fazer algumas escolhas ruins que acabaram de um jeito ou de outro afetando seu futuro, decide aceitar uma proposta do avô e se vê tendo que recomeçar.

Depois de um bom tempo em um trabalho considerado por ela sem graça, Marina está entediada e sem saber para onde ir.

Porém, com a descoberta de alguns segredos de virar a cabeça e um assassinato misterioso, Marina decide que é hora de deixar essa vida para trás e seguir seus instintos!

Não vou de jeito nenhum ficar dando spoilers aqui, mas acredite em mim quando eu digo que a leitura vale super a pena! "O Grande Blefe" é um livro curtinho, gostoso de ler, que pode e deve ser lido em "um tiro só"!

Além disso, fica evidente o quanto a escrita da autora consegue se aprimorar e ficar ainda melhor de um livro para o outro. É óbvio que essa impressão vem principalmente do amadurecimento dos personagens.

Não é um livro perfeito e nem tem a pretensão de ser! Mas é sem dúvida um dos melhores livros que já li esse ano! Adorei "A Carta do Caos" e "O Grande Blefe" não me decepcionou de forma alguma!

Muito obrigada Beatriz por continuar acreditando no meu trabalho e compartilhar essa experiência comigo!

Super recomendado!!!

site: https://www.instagram.com/adoroumlivro/