Os Tapeceiros de Cabelo

Os Tapeceiros de Cabelo Andreas Eschbach

Resenhas - Os Tapeceiros de Cabelo

Cecysb 18/05/2024

Decepcionante
O livro tem muitas avaliações maravilhosas, mas não é tudo isso. Um livro que pode ser classificado como contos, porque possui várias histórias desconexas que não acrescentam em nada. O tema central é explicado somente ao final da história, e esse motivo que repercute tanto não é nada de mais.

bellaslivros 15/04/2024

Vai no cabeleireiro
Comprei esse livro numa promoção da editora morro branco, o escolhi pq achei o titulo interessante. Admito que esperava uma outra história, mas essa foi uma surpresa agradável e trouxe diversas reflexões sobre poder, controle e crenças.

Recomendo demais!

Gessyka.Loyola 27/02/2024

O trabalho de uma vida!
Eu realmente não dava nada por esse livro, comecei com a expectativa de que seria um romance mais histórico, mas é uma distopia (assim eu penso) muito boa.
No meio achei muito arrastado e confuso e me perguntava se o autor ia conseguir explicar toda essa doideira de "tapete de cabelo", e sim, ele explica e muito bem.
Gostei muito e não esperava pela explicação e o porquê de tudo isso. Leiam, tudo vai fazer sentido!!
JoAo366 28/02/2024minha estante
É muito bom esse livro. Meu top 1 de 2022

Gessyka.Loyola 28/02/2024minha estante
Eu adorei e me surpreendeu muito!

JoAo366 29/02/2024minha estante
Quando quiser, podemos falar sobre.
Só chamar

Thaynara 18/02/2024

Esse não é o tipo de gênero que normalmente leio, então muita coisa foi nova pra mim e confesso que fiquei confusa em algumas partes, mesmo a escrita do autor sendo ótima e prendendo bastante.

Ainda assim, curti bastante a história. Só achei meio besta a justificativa para o início dos tapetes de cabelos.

Hellohell 01/10/2023

Um título meio estranho mas q chamou muito a minha atenção
O livro conta sobre uma aldeia, onde os Tapeceiros de Cabelo, assim chamados por seu costume de criar tapeçarias com fios de cabelo, vivem em total isolamento. A religião desempenha um papel importantíssimo na vida dessas pessoas, moldando tudo, até mesmo a própria identidade.

Eu senti um paralelo muito grande com a religião e em como ela afeta o cotidiano, já que no livro, os Tapeceiros de Cabelo acreditam em uma divindade única e têm uma profunda ligação espiritual.

As tapeçarias, feitas de cabelos, têm uma importância sagrada. Já que elas funcionam como uma espécie de oferenda a esse deus.

O livro até começou com um ritmo bom, mas eu achei a história um pouco confusa em alguns momentos, o que fez o ritmo cair bastante.

Gi Alencar 29/08/2023

Confesso que esperava bem mais desse livro. Cada capítulo acompanha personagens diferentes mas que se relacionam com o passar da história. Acho que se fosse mais focada nos próprios tapeceiros de cabelo e no Imperador, seria mais interessante. Achei que a história acabou ficando meio ?solta? nesse estilo de livro, com o leitor não sabendo o final de diversos personagens.
Além disso, o mistério por trás dos tapetes de cabelo foi algo bem fraco, esperava uma reviravolta mais grandiosa

Luciana 30/06/2023

Esse livro ficaria melhor se tivesse focado na história do 10° e 11° imperadores, o último principalmente e dos tapeceiros.

Colocou muitos personagens com histórias picotadas para situar o universo e não soube fazer de forma fluída, parecem contos quase que independentes.

No final faltou também aquela escrita que empolga diante de uma revelação, no caso para quê os tapetes eram feitos.

No mais, tem boas reflexões sobre poder, alienação, fixação diante de verdades inventadas e algumas outras ao longo da trama.

livrosepixels 22/05/2023

Muito império pra pouca coisa
Primeiramente, devo dizer que esse livro não é dignatário de 5 estrelas como a maioria está avaliando aqui, pelo simples fato que, se fosse possível resumir o livro nas partes em que realmente fazem bastante sentido, daria um livro de no máximo umas 60 páginas.. Os demais capítulos são histórias relacionadas, mas facilmente descartáveis também, não influenciando na estrutura principal.

Dito isso, vamos adiante. A história começa mostrando como é a vida dos tapeceiros de cabelo, que dia após dia trançam os intricados fios para formar o que no final de uma vida resultará em um tapete. É o trabalho feito pelo pai, que foi feito pelo avô, pelo bisavô e assim consecutivamente. Perder um desses tapetes significa o fim da vida para muitos deles, já que passam a vida toda empenhados nisso. Para outros, questionar a função dos tapetes é quesito para morrer.

O primeiro capítulo do livro já nos dá um grande impacto, ao mostrar o qual enraizada está essa cultura, a ponto de que um pai tapeceiro só pode ter um filho homem, e caso tenha um segundo, precise matá-lo. Afinal, os tapetes são feito de cabelos longos, não curtos. Além disso, esse ofício só pode ser passado de um pai para um filho, não para dois ou mais.

Tem toda uma discussão religiosa entorno disso, tanto é que há pregadores a favor do imperador, e pessoas que fazem as simples pergunta de "por que fazemos isso?" são acusadas de heresia, apedrejadas, presas e na maioria das vezes, mortas. É uma sociedade tão arcaica e não evoluída, que o papel das mulheres na sociedade é apenas servir de esposas e concubinas aos homens tapeceiro. Tanto é que há um capítulo em que uma mulher, que nunca se casou nem foi concubina de ninguém, lamenta sua posição social de mera caixeiro-viajante, já que agora já não tem mais idade para algum homem se interessar por ela. Soa machista, sim, mas entendo que foi proposital para mostrar como ideias que não evoluem se tornam permanentes em sociedades que não evoluem.

A construção de mundo é rápida, mas interessante: há toda uma estrutura envolta, como os mercadores de tapetes, os marinheiros imperiais, entre outros. Cada capítulo do livro nos leva a conhecer um personagem diferente que, se conecta com a história, expande o universo, mas que não está diretamente ligada a trama principal, que é o mistério dos tapetes, para onde eles vão, para que servem, já que logo no começo ficamos sabendo que não há um único tapete de cabelo no salão imperial.

O que segura a narrativa até o fim, de fato, é este mistério sobre os tapetes, pois fora isso, a leitura às vezes caminha por lugares bem desinteressantes e cansativos. Após quase 200 páginas sem relevar muita coisa, aí sim chegamos aos capítulos finais que nos darão as respostas esperadas. E digo para vocês, não é uma solução "nossa, que incrível". É aceitável, mas fica aquela sensação de "tanto barulho para no fim ser só isso?"

O livro deixa-nos pensativos sobre temas como religião, evolução social, negacionismo, fanatismos religioso, entre outros. Tanto que se fosse avaliá-lo só por "opera espacial" daria uma nota bem baixa (pois esse livro tá bem longe do que é comumente chamado de opera espacial. Tem sim elementos disso, mas bem poucos). Mas, analisando toda a estrutura, ideias e conjecturas, acaba por se tornar uma obra mais apreciável e com nota melhor.

Ah, e o capítulo final se conecta diretamente com o primeiro, e achei estupendamente bom a forma como o autor mostra a mudança de realidade dessa sociedade. O final é muito, muito bom.

site: https://www.instagram.com/estantexbooks/
livrosepixels 22/05/2023minha estante
novamente, tenho que aprender a escrever resenhas mais curtas rsrsrs

Angélica Patriano 22/05/2023

Futurismo e naves.
Os Tapeceiros de Cabelo reune vários trechos sobre o contexto do universo e dos mundos sob domínio do Imperador.
O culto ao imperador é tão enraizado que a tradição da tapeçaria de cabelos é muito cruel.
Sempre temos revoltas nos mais distintos cenários da escrita, e aqui não diferente. Os revolucionários são so chamados Hereges, pois, pregam que não há mais império, que o Imperador está morto.
Nessa história, seguimos a rota dos tapetes de cabelo. Se eles nâo enfeitam o palácio do Imperador, para onde eles vão através do esquema tão elaborado dos marinheiros imperiais?

Recalque minha gente, a mesquinharia do recalque.

Uma boa leitura!

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 05/05/2023

Resenha: Os Tapeceiros de Cabelo | Andreas Eschbach
Os Tapeceiros de Cabelo é um livro de ficção científica escrito pelo autor Andreas Eschbach corresponde a Editora Morro Branco, traduzido pelo Petê Rissatti. Eu recebi o livro físico mais o marcador em parceria com a editora. Eu solicitei esse livro, escolhi ele por indicação da Mari do @sobreamorelivros ela já havia postado sobre o livro no bookstagram dela. Quando eu o escolhi só sabia sobre ele por indicação dela e o que ela escreveu no post.

"Você realmente não devia ter feito isso." p.115

O livro é sobre um mundo que tem no comando um Imperador, ele domina os mundos. Eles tem que fazer tapetes de cabelo para o Imperador durante a vida inteira eles também tem uma dívida, essa dívida só é cancelada quando passa para o filho, esse livro envolve política, religião e o significado da própria vida. Os tapeceiros fazem os tapetes nem sabem o motivo e continuam fazendo para o tal Imperador, é um tipo de obra que faz pensar muito. E se os rumores que o Imperador foi derrubado forem verdadeiros? O que será que acontece depois? Eis a questão!

"Ele queria tanto ter sido capaz de corresponder a esses dois sentimentos, mas não havia conseguido." p.85

Andreas Eschbach é um dos maiores e mais aclamados escritores de ficção científica da Alemanha segundo a biografia dele no livro e ele tem muita propriedade no assunto, minha leitura foi muito fluída e digo que esse livro traz muitas reflexões, mensagens e pensamentos sobre tudo que foi proposto e nos é dado nessa incrível ficção. É um livro curto para tanta coisa que ele aborda, realmente impressionante.

"A luz fora preservada e passada para a próxima geração. Mais do que isso ele não podia fazer." p.130

Portanto eu gostei muito dessa leitura, me surpreendeu muito e eu indico. Esse livro é de ficcção científica Alemã, e um booktuber que também gostou de ler essa obra foi o Gabs que fez um vlog de leitura no Youtube. Se você ficou curioso para ler digo que vale com certeza a leitura, você entrará nessa universo dos Tapeceiros de Cabelo e descobrirá, se aventurará além de refletir sobre a vida, a verdade e o universo dessa ótima obra.

"E tentou não pensar na noite que se aproximava. Aquela noite seria difícil." p.68

site: https://kemiroxtv.blogspot.com/2023/05/resenha-os-tapeceiros-de-cabelo-andreas.html

Wesley 29/04/2023

Uma história tecida com muito cuidado
Nesse livro temos várias histórias tecidas com tanto cuidado quando os Tapetes de Cabelo. Uma crítica inteligente a fé e religião cegas.

Uma das grandes surpresas desse ano.

Fanny 28/04/2023

Agradável surpresa
O livro conta várias pequenas histórias num mesmo universo que se entrelaçam dando vida a uma história maior. Como se as histórias fossem como os fios de cabelo tecidos um a um para formar os tapetes do Imperador. Tudo isso de uma forma muito bem feita.

Peguei sem saber de muita coisa e fiquei muito surpresa com a maestria. Agora fico na torcida para que a Morro Branco traga mais histórias do autor.

Mari Siqueira 24/04/2023

Uma das melhores leituras de 2023, Os Tapeceiros de Cabelos é uma poderosa crítica tecida cuidadosamente por Andreas Eschbach e que nos faz questionar os limites daquilo em que acreditamos.

Em um cenário futurista e interplanetário, uma tradição perdura: a de trançar tapetes com cabelo humano. Os homens da família dedicam toda a sua vida a esse fardo e morrem ao completar a tapeçaria. Os fios que compõem os tapetes são recolhidos de suas esposas, mantendo o sistema patriarcal em funcionamento.

As regras rígidas dessa sociedade são conhecidas há muito e ninguém ousa questionar o poder absoluto do Imperador. Os tapetes são uma oferenda a ele e o propósito da vida de cada um. Existe, no entanto, uma história que diz que o Imperador já não existe.

De forma brilhante e entrelaçando várias histórias, Os Tapeceiros de Cabelos nos faz refletir sobre a fé cega que nos faz repetir padrões sem nunca questionar os motivos que nos levam a seguí-los. Um deus supremo ao qual nunca se viu e que, aparentemente, já não existe mas continua ditando regras que interferem na existência das pessoas.

O final é irônico, impactante e extremamente significativo. Não me lembro de ter lido uma crítica tão inteligente à religião desde Douglas Adams em O Mochileiro das Galáxias. Espetacular, o tecido de dúvidas que Andreas Eschbach tece em nossas mentes poderia cobrir uma galáxia inteira. 🖤

site: http://instagram.com/sobreamorelivros

Vitoria 12/04/2023

?Nó a nó, dia após dia, uma vida inteira, sempre o mesmo??
Os tapeceiros de cabelo é um livro distópico contemporâneo extremamente exaltado em seu país de origem (Alemanha) e conta a história de diversos personagens que se interligam conforme o enredo.
É um livro muito interessante e reflexivo, explicita muitos casos de fundamentalismo religioso, culto ao líder e fé. A forma que o escritor estruturou o livro é muito curiosa, por vezes os capítulos parecem jogados mas tudo faz sentido no final.
Possui uma narrativa bem fluida e capítulos curtos, o universo é bem desenvolvido através das diversas personalidades (só tive dificuldade em lembrar cada nome, pois eram bem diferentes ??).
Em geral, gostei muito do livro, (parece um filme de Star Wars hahahaha), entendo que muitas pessoas não gostaram do final mas eu achei que foi condizente com a moral que o livro passa.
Recomendo!!

Rafael.Tadeu 08/04/2023

Fui sem saber o que esperar e recebi o inesperado mesmo

É um livro muito mais sobre construção de mundo do que sobre personagens.Te jogam numa galáxia e através de pequenas histórias,que as vzs se interligam e as vzs não,o autor te apresenta a construção desse império.

É um livro interessante que enquanto a leitura fiquei interessado em saber onde o livro iria mas nos momentos que eu largava o livro não sentia pressa em voltar a ler.