Tudo passa

Tudo passa Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho...

Resenhas - Tudo passa

Déia 03/01/2024

Nada é para sempre
Livro muito bom, com leitura fácil. Ele reporta a história de Henrique, um enfermeiro, que trabalhou em hospitais, presídio e asilo, sempre levando mensagens positivas e conforto para os que convivia. O livro nos mostra que tudo sempre passa, seja a dor ou a alegria, e devemos sempre aprender, ajudar e perdoar a todos que necessitam. Estamos neste mundo de passagem e somos responsáveis por nossas ações. Aqui estamos em constante aprendizado e devemos sempre levar amor ao próximo.

Bia Morais 03/04/2023

Tudo passa - opinião
Ótimo livro que nos faz pensar e refletir. Gostei muito de acompanhar a vida de Henrique e perceber a sua transformação por meio do trabalho.
A história nos mostra a resignação frente aos momentos difíceis e nos convida a repensar nossas atitudes.
Apenas achei os capítulos muito longos, prefiro quando são mais curtos.
Recomendo a leitura

Moitta 19/09/2022

Minhas notas do livro
Atente-se ao que eu vou lhe dizer: maldade é falta de bondade; pecado, de santidade; grosseria, de gentileza; desequilíbrio, de harmonia; escuro, de claridade. Enquanto não trocamos um pelo outro, o certo pelo errado, haverá sofrimento, porque quem faz o outro sofrer padecerá.

Quem lamenta o mal que fez em vez de fazer o bem que pode fazer perece e sente que seus males aumentam. Não eliminamos os erros cometidos lamentando-os e os maldizendo.

Henrique, ao fazer mal a outros, a primeira e pior vítima é a pessoa que faz, porque, antes de atingir o alvo de sua maldade, feriu a si mesma. Assim, o mal de fato é para quem o faz.

A morte do corpo físico não nos modifica. Modificamo-nos quando queremos.

Para crianças — explicou José Adão —, dizemos que há três palavrinhas mágicas, que são: desculpe-me, por favor e obrigado. De fato o são, porque com elas as crianças conseguem apaziguar a situação e receber muitas vezes o que querem. Nós, os adultos, temos também, e como são mágicas! São: “tudo passa!”. Tenho levado muito a sério essa magia.

Como sabemos se estamos certos? — realmente Henrique quis saber. — Quando sentimos mais prazer em dar do que receber, quando não nos apegamos às coisas materiais, quando almejamos as espirituais, quando compreendemos que ser bom é ser feliz e que ninguém é bom sem fazer o bem a outros.

Tristeza não paga dívidas, o fazemos com o trabalho no bem e para o bem.

A possessividade é um egoísmo disfarçado de amor.

Caro enfermeiro, em qualquer lugar que estejamos, seja este bom ou não, temos oportunidades de fazer o bem. Não se esqueça disso!

Senhora — aconselhou Henrique —, não podemos fugir dos problemas, da dor. O melhor é enfrentar, porque tudo passa, a vida continua.

Posso recomeçar! Deus sempre nos dá a oportunidade de um recomeço. Dará a você. Pense sempre: Posso recomeçar!

Passou a fazer isso: escutava os companheiros, depois pedia para falarem o que fizeram de bom e normalmente eles tinham também boas lembranças. De fato, devemos pensar nos nossos bons atos, não para ficarmos vaidosos, ou para nos gabar, mas para nos incentivar a fazer outras boas ações. Não devemos focar somente nos nossos erros, mas também nos nossos acertos.

Servir por amor remove os obstáculos que existem entre nós e Deus.

“Pedi e recebereis... O pedir, procurar, bater na porta são uma condição indispensável para assumir uma atitude de criar em nós uma energia favorável para que possamos receber, tornamo-nos receptivos e fazemos por merecer. Deus abre a porta a quem bate, faz encontrar os que procuram, dá àqueles que pedem, é a causa do efeito.”

“Quem ouve minhas palavras: pensar, planejar e querer fazer algo de bom e não realizar é ruína, fracasso. É maravilhoso quando as ideias se tornam atos bons. Se realizamos obras, estamos construindo nossa casa sobre a rocha. Planejar, querer fazer é prazeroso e necessário, mas, se ficarmos somente na vontade, é a casa sobre a areia, que até resiste em bons tempos, mas desaba em períodos difíceis.”

Claudia164 24/07/2022

Um dos últimos lançamentos dela foi Tudo passa. E a principal mensagem do livro e isso que tudo passa, pode ser um tempo maior do que você esperava mas passa ou não se como você queria mas passa. Em tudo passa conta a história de um enfermeiro que trabalhou em hospital, presídio e asilo, sempre com amor e carinho escutando os pacientes, mesmo nos momentos mas difícil da vida sempre esteve esperança que tudo estava certo e que iria passar. Recomendo como sempre recomendo livro da Vera Lucia junto com o Antônio Carlos.