O Louco Khalil Gibran

Resenhas - O Louco

David Copperfield 21/04/2024

Literatura árabe e filosofia
Um livro não muito fácil ler e entender, achei muito interessante e por gostar de culturas me Saltou os olhos essa leitura, trata se de um homem que descobriu que o diferença entre a razão e a loucura é mínima, apenas uma linha tênue separa os dois.
Muito interessante e confuso, porém tratam se de poemas, provérbios e contos fabulosos sobre um ponto de vista que é a concepção de fatos pela visão, compreensão e influência.

Li enquanto escutava um áudio livro me ajudou a não me perder nas pausas e quebras de expectativas nos principais poemas.
( Versão de 56 páginas) Não fui contemplado com a versão completa do livro, infelizmente.
Gostei da reflexão gerada pela história da "Cidade santa".

iarasiper 02/03/2024

Achei legal
Tem uma parte em português e outra em inglês e isso facilita quem quer aprender um novo idioma. sobre o livro em si: conto legais que vou sair contando pras pessoas com certeza! :)

Bruxinha.leitora 08/02/2024

Meu caminho não é o seu caminho, mas juntos caminhamos
Khalil trouxe muitas reflexões sobre moralidade e espiritualidade, em seus textos mostra-se como um homem de muita fé e convicções.

"Eu moro no meio de uma raça perfeita, eu sou o mais imperfeito"

"E, em minha loucura, encontrei tanto liberdade como segurança"

O livro é bilíngue (português/inglês) e de leitura rápida e oferece diversos ensinamentos. Eu o recomendo para pessoas que desejam explorar a espiritualidade e a moralidade.

Bia* 16/01/2024

Pequenos contos ou seriam parábolas? Achei a leitura bem interessante e reflexiva. O livro é curtinho e da pra ler num fôlego só.

Carolina.Perdigão 27/12/2023

O livro é composto por parábolas, todas elas carregadas de muita reflexão. Sugiro ler pausadamente para captar a riqueza que há por trás.

MachadiAninha 04/12/2023

Esse livro é todo o que eu esperava de uma obra de Gobran, principalmente quando se trata de uma escrita tão acolhedora como um abraço. ainda sim, lê-lo é sempre uma primeira vez, um contato ao início que é muito necessário.

Thams3 26/11/2023

Bem cristão.. não me pega muito não.
São vários contos - ou parábolas, pra falar sobre moralidade e espiritualidade num viés monoteísta. Eu particularmente, passo.

Laryssa165 03/07/2023

O Louco
Gostei, foi uma leitura interessante. Várias coisas fizeram sentido pra mim, e outras nem tanto. Mas vale a pena a experiência.

Ana Dido 05/06/2023

Parábolas singulares
"O Louco" é um livro bastante curto (± 50 páginas), que nos traz várias parábolas escritas por Khalil Gibran, um escritor e pintor libanês. São textos cheios de espiritualidade e eu diria até mesmo com morais. Alguns me agradaram mais. Destes, trarei uma análise pessoal abaixo. Portanto, se não quer conhecer o conteúdo do livro, pare de ler por aqui.

- Parábola "O Louco"
O interlocutor nos informa que suas máscaras foram roubadas por ladrões enquanto ele dormia.
"Homens e mulheres riram de mim e alguns correram para suas casas com medo de mim". > Quando abandonamos nossas máscaras sociais, muitos irão rir de nós por termos expostos nossas vulnerabilidades. Outros se esconderão porque não sabem lidar com elas.
"E, em minha loucura, encontrei tanto liberdade como segurança: a liberdade da solidão e a segurança de não ser compreendido, pois aquele que nos compreende escraviza alguma coisa em nós". > Quando loucos e despidos das máscaras, somos tão livres a ponto de nos sentirmos solitários em um mundo disfarçado de convenções e interesses. Ser compreendido de fato é ser escravizado pelo outro através das correntes do afeto.

- Parábola "Meu Amigo"
"Meu amigo, eu não sou o que pareço. Parecer é apenas uma roupa que eu uso - uma roupa tecida com cuidado que me protege de seus questionamentos e a você de minha negligência". > Penso que este texto trata sobre o desconhecimento das pessoas acerca do nosso verdadeiro eu. Nós escolhemos o que queremos mostrar de nós mesmos aos outros. Dificilmente revelamos ao mundo nossos pensamentos mais ocultos e desejos mais íntimos. O "eu" real só existe dentro de mim. O "eu" real nem sempre é agradável. As pessoas conhecem apenas versões de nós.
"O 'eu' em mim habita a casa do silêncio, e nela permanecerá para sempre, impenetrável, inacessível".
"E eu falo com você com sabedoria e cautela. No entanto, estou louco. Mas eu disfarço minha loucura. Gostaria de ficar sozinho com minha loucura. [...] Meu amigo, você não é meu amigo, mas como lhe farei compreender? Meu caminho não é o seu caminho, mas juntos caminhamos, de mãos dadas". > A verdade é que todos somos estranhos uns aos outros e, ainda assim, que respeitemos a loucura oculta em cada um.

- Parábola "Os Dois Eremitas"
Você não pode controlar o que as pessoas falam ou fazem, mas pode controlar o modo com que vai reagir às palavras e às atitudes.

- Parábola "O Astrônomo"
O interlocutor pergunta ao cego sábio qual o caminho de sabedoria ele seguia. "Disse ele: eu sou astrônomo. Então ele colocou sua mão sobre seu peito dizendo: eu observo todos esses sóis, luas e estrelas". > Existe um universo em cada um de nós, devemos, pois, ser astrônomos de nós mesmos, isto é, sermos observadores de nós mesmos. Isso me lembra o famoso aforismo "conhece-te a ti mesmo".

Magda Luz 26/02/2023

O Louco mais Sábio
Uma maravilha de poesia Louca que se faz sabia a desenrolar o dia a dia de forma que se pense e repense a cada instante.

Jadgy 30/12/2022

É uma leitura curta, bilíngue, mas em cada conto nos trás uma reflexão. É para ler degustando, paulatinamente.

Helio 19/12/2022

O Louco
? Numa reunião de nove loucos e uma pessoa sã, os loucos certamente julgarão que o que está com plena consciência é louco é que os que são os loucos, estão saudáveis?. Afinal todos somos loucos, e o que separa a razão da loucura, um tênue fio.

Loanfi 05/07/2022

Amei
É super gostoso de ler. Apesar de algumas coisas ainda não fazerem muito sentido pra mim gostei bastante. Tem um monte de frases interessantes e me identifiquei com várias. Fiquei com vontade de ler os outros livros dele