Escrever além da raça

Escrever além da raça bell hooks

Resenhas - Escrever Além da Raça

Leila267 31/03/2024

Bell hooks nos traz sempre muitos ensinamentos através das suas obras, esses livro tem uns textos muito bons, mas, em outros textos a leitura não foi tão fluida.
Não é um dos meus livros favoritos comparado com as outras obras da bell hooks, mas é um bom livro.

Messias 20/12/2023

Em geral, o livro é bom. Mas é impossível não compará-lo a outras obras de bell hooks, e aqui ele deixa a desejar. Tem alguns textos muito bons, outros nem tanto. Deixa a desejar nesse aspecto, porque há uma oscilação na qualidade dos textos, na minha opinião. Alguns são menos consistentes do ponto de vista argumentativo do que outros ensaios da autora. E uns poucos são muito focados na cultura estadunidense, bastante deslocados da nossa realidade; leitura válida para nos posicionarmos como quem olha de fora. No geral, é um bom livro. Mas está abaixo de outras obras da autora, por isso não foi possível fazer uma avaliação mais positiva.

Thais645 17/07/2023

Uma leitura desafiadora em vários aspectos, mas principalmente na visão crítica sobre raça e feminismo.

Ste 07/01/2023

"Muitos brancos desavisados que observam do lado de fora expressam com frequência a opinião de que as pessoas negras são muito obcecadas por raça e racismo. No entanto, o ponto de vista deles é meramente um reflexo do privilégio branco que lhes permite permanecer em negação quando se trata do impacto que a socialização racista maciça tem sobre o povo negro. Os brancos sem dúvida continuam no controle da mídia televisiva, que é de longe o porta-voz propagandístico mais acessível para a supremacia branca. E é ainda mais fácil para os brancos não esclarecidos permanecer ignorantes acerca das inúmeras maneiras em que o pensamento supremacista branco socializa pessoas negras ao fazê-la acreditar que a raça é o aspecto definidor mais importante da identidade negra. Logo, é quase impossível para as pessoas negras que internalizam essas crenças simplesmente ir além da raça."

De maneira profunda, surpreendente e de fácil compreensão, a autora bell hooks aborda em seu livro "Escrever além da raça", temas complexos associados ao racismo e as questões raciais vividas por pessoas negras. A autora ainda vai abordar temáticas que atravessam o conceito e os poderes de dominação da cultura supremacista branca imperialista capitalista machista, além de dialogar com o conceito de binarismo sob uma perspectiva analítica de indíviduos acerca e, por intermédio, de suas próprias realidades.

Este, com certeza, é um livro que merece ser lido por pessoas negras, mas não somente! Este é um livro que precisa ser lido também por pessoas brancas, a fim de desafiarmos os poderes institucionalizados em nossa sociedade da supremacia branca imperialista capitalista machista, com o objetivo de descolonizarmos nossa mente. Associando desta forma, a teoria com a prática para uma libertação da mente através da prática do amor.