Sangue Cruel

Sangue Cruel Namina Forna

Resenhas - Sangue Cruel

A.Paula.Sz 15/11/2022

O final desse livro me arrepiou inteirinha! Há quanto tempo um livro não tinha esse poder sobre mim? Caraca! Estou amando cada vez mais essa série, muito boa!

#ansiosa pela sequência, aliás, #desesperadamenteansiosa kkkkk
Dayanna 30/01/2023minha estante
Ainda vai lançar mais livros?

A.Paula.Sz 31/01/2023minha estante
Pelo q sei tem pelo menos mais um, e eu espero sinceramente q seja uma trilogia e não uma série kkkk

Bruna 11/02/2023

Deka libertou as Deusas e agora elas pretendem reinar sobre Otera, mas antes precisam recuperar suas forças. Só que os Jatu se rebelaram e não querem as douradas reinando, e dizem que há outro Deus, Indugu, que deve reinar. Deka recebe a missão de recuperar um objeto de poder importante para as deusas e impedir o sacerdote que vem espelhando mentiras sobre esse falso Deus. Porém, em meio a essa jornada ela começa a desenvolver outros poderes e percebe que talvez nem tudo que as "mães" disseram é verdade, e há muito mais coisas escondidas no passado de Otera. Agora, junto com seus amigos ela precisa descobrir o que realmente é verdade, quem ela é, e o que vão fazer a seguir.

Esse livro começou bem lento, repleto de novas informações, por isso a leitura se tornou arrastada. Preciso dizer que Deka me irritou bastante nesse começo, com atitudes imaturas e se achando a dona da razão em alguns momentos, porém já era algo de esperar, considerando a idade da protagonista e a tudo que foi submetida.
Chegando na metade do livro foi que a leitura entrou num bom ritmo, a trama começou a acelerar e se tornar intensa.
Como no livro anterior, vamos descobrindo as coisas juntamente com Deka, e só assim conseguimos entender o que realmente está acontecendo.
Confesso que não estava esperando todas essas reviravoltas, o que me agradou muito.
Toda a história é centrada em Deka, e no final entendemos porque ela é tão importante, e, apesar de me irritar no começo, ela evolui muito com o passar da história, e segue uma ótima protagonista.

Não sei porque mas eu realmente acreditava que era uma duologia, então o final foi surpreendente. Espero que a continuação saia logo pois quero ver o desfecho dessa trama.

Dani @oslivrosdadani 10/10/2022

Sangue cruel
O PODER E A MALDIÇÃO DO SANGUE.

Confesso que sempre inicio o segundo livro de uma séria de modo mais hesitante. Entretanto, Namina Forna inteligentemente conseguiu me manter atenta durante toda leitura, através da reafirmação e a vivacidade contidas no universo por ela criado.

Deka é uma alaki- uma quase mortal, cujo sangue dourado que corre em suas veias incialmente tido como uma maldição, revelou-se como a sua maior força. Após sofrer nas mãos daqueles que deveriam protegê-la, juntou-se ao exército com outras amulheres na tentativa de recuperar sua pureza aos olhos de seu povo, mas ao invés disso, foi enredada em uma trama terrível. Agora, como a ?Nuru? (a escolhida), ela enfrenta apostas crescentes em uma batalha, para remover do poder aqueles que perpetuaram o ato de colocar as mulheres em papéis subservientes e silenciadores.

Para um romance de acompanhamento, Sangue Cruel faz um trabalho satisfatoriamente decente em promover a construção de mundos e o desenvolvimento de personagens. Ele se passa seis meses após os eventos do primeiro livro, Sangue Dourado, e assim como no anterior está intricado em intrigas políticas, segredos, traições, mentiras e muita magia. Mas sem sobra de dúvidas o que mais me agrada neste universo criado por Forna, é o poder feminino nele alicerçado. E este não está figurado unicamente em Deka, mas também em outras personagens que dão sustentação a trama. A representatividade é outra marca dessa série. A pretitude exala das páginas, assim como questões sociais e de gênero que foram muito bem inseridas e discutidas durante toda a trama.

Com um enredo sinuoso que nos permitem visualizar e adentrar esse universo sombrio e mágio, o livro é repleto de ação e reviravoltas, o que me manteve ávida e me fez consumir a leitura sem pausa. Namina Forna tem um estilo de escrita muito hipnotizante e lírico. Assim que comecei a ler este segundo livro, senti como se estivesse voltando para casa.

Mal posso ESPERAR o lançamento do terceiro livro, porque PRECISO saber o que acontece a seguir.

Gatilho: menção de agressão sexual e estupro, xenofobia, abuso, misoginia e transtorno de estresse pós-traumático.

Nathy @peculiareslivros 28/05/2023

MARAVILHOSO
Certamente o que primeiro tenho a ressaltar e a quantidade de representatividades que encontramos no livro, com várias personagens LGBTQIAP+ e/ou não-brances, sendo a maioria prete, assim como a protagonista.

A segunda coisa que eu amei nesse livro (e nessa trilogia até então) são as reviravoltas, na qual a maior parte são surpreendentes e, quando de certa forma previsíveis, ainda assim não deixam de ser cativantes, por conta da fluidez do texto e das cenas eletrizantes! Inclusive o final desse livro… SOCORRO! PRECISO da conclusão dessa trilogia 🗣️

Em terceiro lugar, eu me apaixonei pelo grupo de amigos da Deka! Todes têm suas particularidades e momentos de picuinhas e provocações, mas quando a situação assim pedia, estavam todes dispostes a tudo uns peles outres! É aquele found family que a gente realmente ama, e com uma pitada de romance que te envolve e que te deixa com o coração quentinho!

Espero que todes por aqui que gostem de fantasias com personagens que amadurecem ao longo do tempo, tramas muito bem construídas e representatividades corram para iniciar essa leitura!

site: https://www.instagram.com/p/CoZ9pCQrzpj/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Elida 11/03/2023

Bem não é duologia
Pra vc iludido igual eu achando que é duologia, então... Não é. Mas ainda assim o livro é bom. Teve cenas assim que eu tava me segurando pra chorar, e outras que eu tava com o coração quentinho. E um mix de emoções. O primeiro plot não é dos maiores pq eu já esperava. O último é o melhor hahaha. Leiam galera esse série é maravilhosa

Mariana.Fioux 27/02/2023

A melhor fantasia que li nos últimos tempos
Eu fiquei obcecada com o primeiro livro. A autora consegue te prender o tempo todo, não revela todas as informações de primeira, além de te influenciar a acreditar em alguma coisa, mas não se concretiza durante o livro.
Outra coisa que ela faz com maestria (melhor que no primeiro livro) é incluir reviravoltas atrás de reviravoltas sem pesar e forçar a narrativa, em determinados momentos não conseguia respirar de tão tensa que estava.
Outra coisa que me agradou muito é a diversidade de pessoas, em todas as esferas e tratado de forma natural, sem questionamentos.
Eu com certeza amei esse livro e está no meu top 3 melhores fantasias da vida.

nayanebrito 27/12/2022

Boa sequência
Na sequência de Sangue Dourado, seis meses após os acontecimentos do primeiro livro, Deka assumiu seu lugar como Nuru, a escolhida das Douradas, ficando entre as quatro deusas que prometeram derrubar os sacerdotes e trazer paz à Otera. Só que, se este foi um passo em direção à paz em Otera, porque Deka sente que parece tudo tão errado? Os poderes divinos que possui a afastam cada vez mais de seus amigos, além das mulheres e meninas que estão sendo mortas em resposta a revolução que ela começou, incluindo os Primogênitos que parecem desdenhar de qualquer um que não seja alaki. Pior ainda, uma força sombria está trabalhando para se opor às deusas, e parece que apenas Deka e seus amigos podem detê-la. No entanto, como sabemos, nada é o que parece, e Deka será confrontada com o impossível.

Apesar de seus dons divinos, Deka é muito jovem e não possui experiência como líder. Desde as primeiras páginas do livro, é constantemente lembrada de todos os seus fracassos. Mulheres ? mesmo aquelas que não são irmãs de sangue ? estão sendo feridas e mortas, sobretudo diante de um exército que está sendo formado pelos jatu. Hemaira, a capital, permanece firmemente sob o controle dos jatu, apesar de tudo que Deka e os alaki jogam contra ela. E mesmo que a batalha mal tenha começado, Deka já está cansada e sonhando com um momento em que pode ser ela mesma em algum lugar distante com seus amigos. As memórias da tortura que sofreu ainda a atormentam, e sua posição como Nuru a separa de seus amigos. A chance de ir em uma missão com todos eles, que esperamos revelar como conquistar Hemaira, é quase um alívio.

Há muita ação nessa continuação, mas também muito crescimento interno de Deka. Não há dúvida de que a líder das Douradas está tendo dificuldades com sua posição, seja dentro do seu grupo de amigos, ou com os Alaki, ou com as Douradas. Trata-se de uma história sobre traição e confiança, conexões com amigos e família, e resiliência. O crescimento de Deka em um curto período de tempo é difícil pra ela (e para o leitor também). Existe algo sobre a escrita da autora que nos faz entrar na cabeça do personagem, e torna as alegrias e os desgostos bem vívidos e profundos.

Encontraremos muitos personagens do primeiro livro. A amizade de Britta e Deka continua sendo uma das minhas partes favoritas da história, além do Mãos Brancas que está crescendo como personagem. Também temos o relacionamento de Keita e Deka, que não é muito bem explorado, já que há tantas outras coisas acontecendo que os personagens mal conseguem respirar. Alguns pontos da trama são um pouco previsíveis, mas acabei gostando deles.

Posso dizer que continuo interessada com o desfecho da trilogia.

Resenha originalmente publicada no IG @livroincena

Max 16/06/2023

Lar é onde você está, garota boba.
Eu achei que a Namina Forna não podia me surpreender mais que no primeiro livro, mas eu estava errada.
O livro começa com um pulo temporal de 6 meses, não é muita coisa, apenas o suficiente pra gente ficar em dúvida sobre como a Deka passou o tempo em Abeya. A primeira cena do livro já é bem mais impactante que a do anterior, meio que definindo o clima que o livro vai ter.
Somos apresentados a alguns personagens novos como a Melanis, uma Primogênita, que devo dizer não é tão agradável assim.
O senso de lealdade continua lá, acho que depois dos acontecimentos desse livro é meio óbvio que as pessoas ao redor da Deka vão seguir ela aonde ela for.
Também a representatividade nesse livro é gigante, mas não acho que tenha sido de forma exagerada, muitas vezes a informação é só jogada em cima, mas achei aqui que foi feito de uma forma legal, tendo relação com como as Douradas tratavam as pessoas diferentes.
Namina conseguiu expandir ainda mais um universo que já era grande e fez isso de forma extraordinária, o tempo todo fiquei curiosa pra saber mais sobre os deuses, toda a divisão e como a hierarquia funcionava, vendo todo esse ciclo de superioridade. Gostei muito do jeito que ela descrevia as emoções usando cores, meio que brincando com sinestesia.
Mais uma vez, os capítulos finais surpreenderam. As últimas 100 páginas são cheias de revelações: Idugu, o Singular, o Angoro.
É definitivamente uma leitura que vale a pena e deve ser mais valorizada.

Mariana113 11/02/2023

Decepcionada
Confesso que me decepcionei muito com esse livro. Eu simplesmente amei o primeiro. Foi um dos melhores livros que já li na vida. E tudo isso foi por água a baixo com essa continuação.

É preciso um mundo muito bem construído para criar uma história que envolva deuses e que faça sentido.

A escrita da autora é muito boa e consegue ser fluida, mas eu não gostei mesmo dessa história. Acho que andou para uma linha que eu não esperava, e que havia muitas outras formas de continuar, trazendo mais daquela emoção de descoberta que eu senti tanto no primeiro livro.

Até me desanimou para ler o próximo, e estou muito triste com isso.

A única coisa boa foi ver a relação de família que os protagonistas criaram, e o encerramento de alguns ciclos.

Os poderes da Deka deixaram de ser coisas surpreendentes e se tornaram comuns em meio aos deuses. E achei todos eles uns idiotas.
lafisa.167 29/03/2023minha estante
se manca

Juliana 28/10/2023

Eu tô goststando demais de poder me envolver de novo com uma série de fantasia. Essa em especial tem me cativado porque acho que ela é bastante original, não tem aquela lógica que tenta imitar Europa medieval e ainda toca em questões sociais importante de uma forma bem sensível.

No segundo volume o universo fica muito mais complexo, li em mais tempo mas me senti muuuuuito presa com os novos elementos e complexidades que vão sendo inseridos. Tenho gostado demais e tô doida pra sair de 3o volume em português

Silas Jr 28/01/2024

PERFEITO
Esse segundo livro foi arrebatador e deixou um gancho perfeito para o terceiro livro. Não vi nada ainda sobre o terceiro, mas sei que quero para ontem. A todo momento a narrativa estava frenética, com poucos momentos de calmaria. Deka cresceu muito em sua personalidade e estar na mente dela é muito louco. Ela pensa de mais, adoro. Enfim, estou servido!

Sofia Santos 28/01/2023

Sangue cruel
Que reviravolta essa história , eu amei demais , e os plot que teve me deixou chocada , os segredos que foram descobertos e a evolução da Deka me impressionou muito , já estou ansiosa para as próximas histórias que virá, super recomendo

Kimberly.Aurora 24/02/2023

"Angoro, matadora de deuses" -MY GIRLL?4?
Antes de ler esse livro me falaram que tudo o que eu sabia sobre Sangue Dourado ia mudar, e realmente kkk mudou MUITO.
Não sabia mais qm eram os vilões, não sabia mais os motivos de nada, duvidava de tudo e só o que eu podia fazer era continuar lendo pra encontrar as respostas .
Eu amei a forma de que foram apresentados a questão das deusas, o fanatismo, o poder... Deka se mostrou uma mulher forte antes mesmo de desenvolver seus poderes divino, o desenvolvimento das amizades dela tbm gostei muito, a lealdade de cada uma e a disposição de fzr tudo uma pela outra. Admirei Deka do início ao fim.
Agora sobre a história em si, só dei 4 estrelas pq no início eu achei as descrições extensas e qnd Deka tinha alguma lembrança eu n conseguia entender, eu lia várias vzs mas n conseguia imaginar as cenas, assimilar o que tava lendo, ent isso me irritou enquanto lia pq eu só entendia msm qnd Deka explicava as visões para as outras alakis.
Tirando isso a história é MUITO boa, sobre uma mulher forte q antes só queria ser aceita pela sociedade em q vivia, mas dps descobre o quanto aql era um desejo pequeno, exatamente como a forma q os homens pensavam das mulheres. E assim, ela se torna uma das pessoas mais importantes daql época, deixando de duvidar de si, se tornando uma deusa ?

Yas 29/02/2024

O QUE ACONTECEU AQUI?
Eu não sei nem por onde eu começo essa resenha. Eu fiquei chocada tantas vezes com esse livro mas o final superou!!
É fantástico, caótico, um pouco confuso e surpreendente.
Fico no aguardo do 3° livro porque eu PRECISO!
O desenvolvimento da história, os personagens novos, os velhos, os de sempre, tá tudo incrível e além do esperado.
A amizade e a lealdade deles é muito linda.
Vou levar 1 semana pra absorver tudo isso que eu li.

Nayra 03/04/2024

Eu cai num esquema de pirâmide kkkkkk
A história é muito boa.
Porém quando comecei Sangue dourado, achei que era livro único. Antes de finalizar já tinha percebido que teria que ter continuação.
Comecei Sangue cruel acreditando que era uma duologia, e agora descubro que existe um terceiro que ainda não tem no Brasil.

Pelo menos é uma boa história, que faz valer a pena a leitura, e agora a espera pro terceiro (e espero que último kkkk).

A autora soube criar uma história envolvente e surpreendente. Foi uma grata surpresa esse ano.