Sangue Cruel

Sangue Cruel Namina Forna

Resenhas - Sangue Cruel

Nayra 03/04/2024

Eu cai num esquema de pirâmide kkkkkk
A história é muito boa.
Porém quando comecei Sangue dourado, achei que era livro único. Antes de finalizar já tinha percebido que teria que ter continuação.
Comecei Sangue cruel acreditando que era uma duologia, e agora descubro que existe um terceiro que ainda não tem no Brasil.

Pelo menos é uma boa história, que faz valer a pena a leitura, e agora a espera pro terceiro (e espero que último kkkk).

A autora soube criar uma história envolvente e surpreendente. Foi uma grata surpresa esse ano.

Yas 29/02/2024

O QUE ACONTECEU AQUI?
Eu não sei nem por onde eu começo essa resenha. Eu fiquei chocada tantas vezes com esse livro mas o final superou!!
É fantástico, caótico, um pouco confuso e surpreendente.
Fico no aguardo do 3° livro porque eu PRECISO!
O desenvolvimento da história, os personagens novos, os velhos, os de sempre, tá tudo incrível e além do esperado.
A amizade e a lealdade deles é muito linda.
Vou levar 1 semana pra absorver tudo isso que eu li.

lari 31/01/2024

O começo foi bem cansativo e frustrante, mas depois da metade fluiu igual água. Apesar da escrita não me prender muito, o enredo é viciante e desesperador para desenrolar, cada descoberta é muito bem construída então mesmo com o elemento de surpresa ainda assim não se torna apelativo.

Silas Jr 28/01/2024

PERFEITO
Esse segundo livro foi arrebatador e deixou um gancho perfeito para o terceiro livro. Não vi nada ainda sobre o terceiro, mas sei que quero para ontem. A todo momento a narrativa estava frenética, com poucos momentos de calmaria. Deka cresceu muito em sua personalidade e estar na mente dela é muito louco. Ela pensa de mais, adoro. Enfim, estou servido!

Mariana Siano 28/01/2024

Em “Sangue Cruel”, Nuru (Deka de Infurt) liberta a Primogênita alada, a Melanis, que ficou sob posse humana a mais de mil anos.

Nuru fazia sempre que as Mães (as Douradas) mandavam, porém, chegou um determinado dia, com um acontecimento, Deka começou a desconfiar das Mães e descobriu as mentiras que contavam para ela e revelou para seus companheiros e decidiu correr atrás da verdade, mesmo contra a vontade das Douradas.

---------------------------------------------------

Preciso do terceiro livro para ontem. Que que foi esses últimos capítulos??

Paulinhoamp 15/01/2024

Mundo Perfeitamente Imperfeito
Amei demais cada personagem dessa série, é um espetáculo de mundo, uma das fantasias que mais me prenderam no sentido de conhecer o mundo, personagens, poderes, como vivem, etc? No mesmo ?peso? que o Otera é uma fantasia, neste mundo conhecemos inúmeros problemas existente no nosso mundo, no nosso cotidiano, aonde infelizmente muitos se calam!
A série prende, me fez imaginar seu mundo, me ensinou muito também, todas as críticas sociais foram muito bem pontuadas sem deixar a história (fantasia) fora de nexo ou chata!

Enfim, 5 estrelas para NAMINA FORNA

Sophia 14/01/2024

Apesar da história ser muito interessante e ter muitas camadas, sinto que poderia ter acontecido muito mais rapidamente. A história se arrastou por muitas páginas e senti que muitas vezes as coisas acabavam se repetindo. Mesmo com seus defeitos segue sendo um livro muito bom com um universo extraordinário.

wanessa77 09/01/2024

Perfeito!
Com certeza esse livro tem o meu coração. Amo cada evolução que todos tiveram, como se tornaram mais fortes a cada coisa que passavam. E o mais importante, como eles se tornaram uma família. Como se tornaram o porto seguro uns dos outros, como se apoiaram e se fortaleceram juntos! Eles não seriam nada se não tivessem um ao outro. É incrível ver isso!

Amo como esse livro é inclusivo. Ele é tão bem escrito e a história... MEU DEUS, cada coisa de cair o uc da bunda. Quando você pensa que já sabe de tudo, PÁ! você não sabia de quase nada. Tantas reviravoltas, tantas perdas, tantas conquistas, tantas evoluções. eu simplesmente amo esse universo. amo a Namina Forna e essa sua obra prima. Não vejo a hora de ler o próximo!!

Juliana 28/10/2023

Eu tô goststando demais de poder me envolver de novo com uma série de fantasia. Essa em especial tem me cativado porque acho que ela é bastante original, não tem aquela lógica que tenta imitar Europa medieval e ainda toca em questões sociais importante de uma forma bem sensível.

No segundo volume o universo fica muito mais complexo, li em mais tempo mas me senti muuuuuito presa com os novos elementos e complexidades que vão sendo inseridos. Tenho gostado demais e tô doida pra sair de 3o volume em português

Jemilly 06/09/2023

Ainda bem que não foi como eu queria
Finalmente terminei a sequência de "Sangue Dourado" de Namina Forma. Depois do final do primeiro livro que achei bom, mas não colocou tanta expectativa para o segundo, já que como uma boa ansiosa eu imaginei tudo que poderia acontecer e não gostei do rumo que imaginei (risos), mas felizmente a autora não seguiu minha mente e "Sangue Cruel" me surpreendeu positivamente em vários momentos.

"Viver para sempre! (...) Viver na vitória!"

Depois de todas as revelações de Deka no final do livro 1, a sequência vem trazendo novas descobertas para nossa menina, não apenas sobre o que ela é ou pode fazer, mas toda a História por trás do aprisionamento das deusas e o que levou a cultura de Otera se transforma nessa que é hoje.

Resumindo sem spoiler, eu gostei bastante das lutas nesse livro mais do que no anterior, e vários momentos mais descritivos e não tão apressados, principalmente pelo fato que no primeiro livro existia uma passagem de tempo que impedia da gente conseguir se apegar a personagens e acreditar na evolução do poder da Deka, já que do nada aparecia ela já tendo aprendido a fazer uma coisa mirabolante (risos).

O ponto negativo é que tirando Deka mão consegui me conectar tanto com outros personagens secundários, tirando Britta e Keita poucos foram desenvolvidos, e até esses dois ficou deixando a desejar, o romance não me cativou tanto, tipo, ele existe ali, mas não vi um enredo entre Deka e Keita além de conversas de autoajuda.

"... como podemos criar uma sociedade com igualdade se metade da população achar que a outra é inferior?"

O universo no geral é bem criativo e com bom desenrolar, é muito interessante esse embate entre gêneros masculino e feminino, e pessoas de gênero neutro ali sem serem abraçados pelos dois lados, e ainda essa construção sutil de personagens trans, que dá para captar mesmo que nem sempre esteja escrito com todas as palavras.

"... isso é tudo o que sempre quis para mim, para as mulheres de Otera: a possibilidade de determinar nosso próprio caminho da maneira como a maioria dos homens pode."

Enfim, o final de Sangue Cruel me entregou mais expectativa para a continuação, eu realmente espero que continue a me surpreender. Espero que leiam e gostei. Boa leitura.

site: http://www.clubedofarol.com/2023/05/resenha-sangue-cruel-sangue-dourado-2.html

Tati 25/06/2023

Sequência cansativa
Do primeiro para o segundo livro a sequência fica muito chata. Deka e seus amigos tem novos desafios mas a insegurança da guerreira e seus pensamentos são enfadonhos. Claro que a beleza da proposta permanece, tem muitos assuntos importantes sendo abordados, mas do primeiro pro segundo caiu em qualidade.

calixxverse 23/06/2023

Uma sequência digna de dreamworks: melhor que o primeiro!
"? Ah, meu coração ? sussurra. ? Posso sentir a sua dor, e você tem que se permitir senti-la também. Sei que você não gosta de se sentir fraca, mas a dor é como o oceano. Ele recua e flui, e te pega de surpresa. Você não pode controlar o oceano, meu amor, não importa o quanto tente. Você só o segue para onde ele leva."

Poucas coisas são capazes de terem sequências ainda melhores que o primeiro livro: qualquer um dos filmes da Dreamworks, Ordem Paranormal, Percy Jackson e, claro, Sangue Dourado quando Sangue Cruel veio ao mundo. Porque, se eu pensava que não poderia ser ainda mais surpreendida do que fui no primeiro livro, posso afirmar com total certeza agora que estive redondamente enganada.

Sangue Cruel mantém o mesmo ritmo de ser desenvolvido com total carinho e maestria da parte de Namina, que faz questão de se atentar aos detalhes de uma história tão envolvente assim é tão significativa, com toda a representatividade que temos acesso, com protagonismo negro pelas mais diversas partes, personagens LGBTQIA+, e sobre esse ponto em específico, devo dizer: eu nunca me apeguei tanto a maneira como um autor desenvolve personagens da comunidade com tanto carinho quanto Namina.

Apesar da história ter outros focos e ser baseada no ambiente em que é, ainda assim, todas as representatividades colocadas na trama surgem de maneira mais do que meramente natural, mas sim de forma carinhosa e calorosa, sempre tendo um bom recebimento pelas partes envolvidas. Claro, os personagens ainda escondem cicatrizes de todo o sofrimento vivenciado noutros momentos, mas o utilizam para crescer e se desenvolver de verdade, que é algo que aprecio do começo ao fim.

Sinceramente, não tenho ideia do que farei quando o último livro lançar no ano que vem, mas posso garantir que continuarei a repassar a mensagem de the gilded ones como se estivesse recrutando integrantes para o meu esquema de piramide desse mundo literário.

Max 16/06/2023

Lar é onde você está, garota boba.
Eu achei que a Namina Forna não podia me surpreender mais que no primeiro livro, mas eu estava errada.
O livro começa com um pulo temporal de 6 meses, não é muita coisa, apenas o suficiente pra gente ficar em dúvida sobre como a Deka passou o tempo em Abeya. A primeira cena do livro já é bem mais impactante que a do anterior, meio que definindo o clima que o livro vai ter.
Somos apresentados a alguns personagens novos como a Melanis, uma Primogênita, que devo dizer não é tão agradável assim.
O senso de lealdade continua lá, acho que depois dos acontecimentos desse livro é meio óbvio que as pessoas ao redor da Deka vão seguir ela aonde ela for.
Também a representatividade nesse livro é gigante, mas não acho que tenha sido de forma exagerada, muitas vezes a informação é só jogada em cima, mas achei aqui que foi feito de uma forma legal, tendo relação com como as Douradas tratavam as pessoas diferentes.
Namina conseguiu expandir ainda mais um universo que já era grande e fez isso de forma extraordinária, o tempo todo fiquei curiosa pra saber mais sobre os deuses, toda a divisão e como a hierarquia funcionava, vendo todo esse ciclo de superioridade. Gostei muito do jeito que ela descrevia as emoções usando cores, meio que brincando com sinestesia.
Mais uma vez, os capítulos finais surpreenderam. As últimas 100 páginas são cheias de revelações: Idugu, o Singular, o Angoro.
É definitivamente uma leitura que vale a pena e deve ser mais valorizada.

Isaururinha 12/06/2023

Q livro senhoras e senhores
Li esse livro já tem um tempinho, mas eu tinha esquecido de fazer a resenha kakakakak
Bom, sendo o segundo livro de uma trilogia q eu ja tinha amado o primeiro, eu esperei q eu fosse gostar muito, e eu estava muito certa.
Primeiramente precisamos falar sobre esse universo perfeito criado pela autora, sério, é tão complexo e ao mesmo tempo tão amarradinha q da até gosto de ler.
Em segundo lugar, os personagens, sério, eu amo todos eles! A Deka e um ícone, e a britta e uma das minhas personagens favoritas da vida, sério, acho ela um amor de pessoa.
O único ponto q me incomoda um pouco, e que as vezes a narrativa fica um pouco confusa, mas se vc se esforçar, vc consegue entender.
Bom, foi isso, esperem q vcs gostem do livro ?