Uma Jornada Sem Fim

Uma Jornada Sem Fim R. J. Palacio

Resenhas - Uma Jornada Sem Fim

ANDER CELES 21/05/2023

Poderia ser legal, se os personagens fossem carismáticos
Já li os dois livros principais de "Extraordinário" e, principalmente do primeiro, amei. O segundo achei legal, ainda assim com muita reflexão, boas mensagens, etc. Quando vi a proposta deste livro da R. J. Palacio, fiquei curioso, porque, como nos primeiros livros e naqueles do Universo Extraordinário, a autora trabalha essa questão de fazer a gente se emocionar e refletir sobre questões da vida, pensei que esse livro também traria algo nesse sentido. Mas não tem. Nada.

A premissa da história é interessante, mas o desenvolvimento não é bom. É moroso, é arrastado, não tem acontecimentos que chamam a atenção, que se destacam...são algumas conversas, alguns anda e anda... aí eles chegam onde precisam chegar, nada dá certo...sei lá, achei um livro sem propósito, sabe? As histórias não precisam terminar "final feliz", mas precisam ter um propósito para acontecerem.

O final do livro, os últimos dois capítulos, principalmente o último, foram capítulos legais, porque aconteciam coisas e tínhamos algumas respostas. Mas respostas cujas perguntas nem foram fio condutor na história, o que é uma pena, porque poderia ter sido melhor.

Enfim, não trouxe uma história interessante de aventura, fantasia, ficção, nem trouxe uma história com a magia narrativa de que faz de "Extraordinário" uma experiência tão legal.

Gramatura Alta 22/07/2022

Omundo está cheio de mistérios. Em 1860, aos doze anos, Silas Bird sabe bem disso: um raio lhe deixou com uma cicatriz de árvore nas costas, e seu melhor amigo, Mittenwool, é um fantasma. Órfão de mãe, o garoto passa os dias fascinado com os projetos e as histórias do pai, um sapateiro e pioneiro da fotografia, com quem mora nos arredores de uma pacata cidadezinha.

Até que, certa madrugada, três forasteiros trazem uma estranha proposta para o pai, que se vê intimado a partir com os criminosos e manda o filho esperá-lo em casa. Assustado e impotente, Silas é deixado para trás e se desespera com a ideia de estar sozinho no mundo.

Porém, ao encontrar um misterioso pônei preto de rosto branco, o garoto sente em seu coração o que precisa fazer. O animal parece saber para onde ir, e assim eles dão início a uma perigosa jornada pelas florestas, ravinas e pântanos do Oeste americano ― repletos de fantasmas e caubóis ― que vai conectar Silas ao próprio passado e futuro e ensiná-lo que, na verdade, nunca estamos sós.

Eu comecei a ler UMA JORNADA SEM FIM com a expectativa de ser um livro mais infanto-juvenil, leve, descompromissado. Eu estava completamente enganado. É uma leitura adulta, violenta, muito violenta, pesada, triste, com várias mensagens sobre abnegação e superação, sobre o amor incondicional entre um filho e um pai, mas também sobre o amor entre amigos e a conquista de uma família. É uma história que me impactou profundamente, tanto que finalizei o livro em apenas algumas horas, não conseguia parar até descobrir qual o destino de Silas e Mittenwool, bem como dos personagens que eles conhecem durante a jornada que realizam juntos.

Silas é uma criança de doze anos que passou a ter o pai como professor depois que abandonou a escola. O motivo: ele conversava com Mittenwool, o fantasma de um adolescente de dezesseis anos, e passou a ser chacota entre os colegas. O pai não acreditava que Mittenwool realmente existia, mas respeitava a crença do filho. Para sorte e felicidade de Silas, seu pai era um homem letrado, cientista, conhecedor de várias matérias e, assim, Silas ganhou uma educação melhor do que a convencional. Mas ele aprendeu a manter a existência de Mittenwool apenas entre seu pai e ele, afinal todas as outras pessoas não compreendiam e duvidavam.

Mittenwool apareceu para Silas quando este ainda era um bebe, pouco depois da morte da mãe de Silas durante o parto. E desde então, os dois não se separaram, salvo algumas ausências de Mittenwool, que o mesmo não sabia explicar, ou não queria. Silas, apesar da idade, e graças ao pai, tem conhecimento de muitos assuntos, menos a experiência de vida e de relacionamentos. Seu principal medo é a floresta próxima de onde mora. Ela é cheia de vozes, de presenças que assustam Silas porque ele não as compreende.

Quando os misteriosos homens aparecem para levar o pai de Silas, trazem junto um estranho pônei, que serviria para levar Silas junto. Mas o pai não deixa, e Silas fica para trás. Quando o pônei retorna, sozinho, Silas pensa que é uma mensagem para seguir o pai, para salvá-lo, e decide seguir o rastro dele e atravessar a floresta. Para vencer seus medos, ele conta com a presença constante de Mittenwool.

Mittenwool tem a função de ser a consciência de Silas, ele desempenha um papel protetor e aconselhador, como um irmão mais velho. Mittenwool consegue interagir com o mundo material e usa essa habilidade para proteger Silas. E ele fará qualquer coisa para isso. Na jornada que os dois empregam pela floresta, conhecem outros personagens, como o Delegado Federal Enoch Farmer, o Xerife Chalfont e o Inspetor Lindoso. Todos eles são desenvolvidos dentro da trama, possuem importância relevante e ajudam a decidir o final. Mas mais do que isso, todos eles são homens brutos, marcados pelo tipo de vida que existia na época, mas são “quebrados” por Silas e se tornam personagens apaixonantes, que se transformam no decorrer da história. Alguns trechos em particular, como um no final entre Silas e o Xerife Chalfont, são de uma sensibilidade e uma emoção tão grandes que fica difícil controlar as lágrimas.

Acho que essa é uma das principais características de UMA JORNADA SEM FIM: sensibilidade. O livro não tem apenas uma história para contar, ele cria personagens e se importa principalmente com eles, personagens que realmente se tornam importantes para quem lê. Silas, Mittenwool, Farmer, Chalfont, Lindoso, todos eles ganham uma importância profunda, possuem personalidades e comportamentos diferentes. Mas não só os humanos, o pônei é fundamental para toda a história. Na verdade, sem o pônei, a história simplesmente não aconteceria. E terminaria de uma forma trágica. Ele é todo de uma cor, menos o focinho, todo branco, como uma caveira. Ele é diferente, misterioso, e se torna companhia para Silas por toda a sua vida.

Existem alguns mistérios em UMA JORNADA SEM FIM. Quem era mãe de Silas, qual o passado do pai se Silas, por que Mittenwool permanece como presença constante e quem ele foi em vida, e mais alguns que não posso comentar porque aparecem no decorrer da trama e estragaria sua leitura. Mas todos são explicados, e um deles, principalmente um deles, me esmagou o coração. Também queria escrever mais sobre o Delegado Farmer, o Xerife Chalfont e o pai de Silas, mas como os mistérios, qualquer coisa que eu revelasse, tiraria o seu prazer da descoberta. O conselho que dou é, quando cada um deles aparecer, aproveite ao máximo o que é apresentado, e se prepare, porque todos eles possuem uma dose de surpresa.

R. J. Palacio apresenta uma escrita mais envolvente e dinâmica do que em seu maior sucesso, EXTRAORDINÁRIO. Eu cheguei a considerar que ela seria autora de um livro apenas, uma vez que ela multiplicou a obra através da visão de outros personagens e outros pontos de vista. Isso é muito comum, comercialmente comum. Felizmente eu estava totalmente errado. UMA JORNADA SEM FIM é tão bom quanto EXTRAORDINÁRIO. Em algumas partes, pelo menos para mim, até melhor. É uma história diferente, que não tem medo de ser violenta quando precisa, uma aventura que eu amaria ver no cinema. E não duvido que isso aconteça em um futuro breve.

UMA JORNADA SEM FIM tem um final positivo, não se preocupe, mas é melancólico e tem sua carga de tristeza. E esse último sentimento se deve a diversos fatores, sendo o principal, a inevitabilidade da vida, do crescimento, do amadurecimento e de quem deixamos pelo caminho, algumas pessoas por escolha, outras não. A única certeza que dou, é que a leitura vale cada páginas, cada palavra, e tenho certeza de que você, como eu, colocará este livro como um dos melhores de sua vida, bem como Silas e Mittenwool como dois dos personagens que nunca esquecerá.

site: http://gramaturaalta.com.br/2022/07/22/uma-jornada-sem-fim-a-grande-surpresa-deste-ano/
Carolina165 08/09/2022minha estante
Excelente resenha ????

Val 03/09/2022

Jornada sem fim
Livro incrível!!! Me prendeu do começo ao final.
Os personagens principais da história é um garoto de 11 anos e seu melhor amigo, um fantasma. Certa noite três homens chegam em sua moradia e falam que precisam levar o pai do garoto. Ele vai, e o menino desconfia de algo. Pega um pônei que os homens haviam deixado para trás e procura por seu pai. No caminho diversas coisas acontecem? Mas não vou te contar! Leia a descubra, recomendo.

@somaisumparagrafo 01/08/2022

@somaisumparagrafo
R.J. Palacio, autora de ?Extraordinário?, recentemente lançou ?Uma jornada sem fim?, e hoje estou aqui para elencar alguns pontos maravilhosos dessa história para deixá-lo ansioso por essa leitura. Vem conferir!

?Protagonista peculiar e apaixonante
Silas tem doze anos, é órfão de mãe, sobreviveu a um raio, seu melhor amigo é um fantasma e seu pai é o cara que ele mais admira na vida. Esse jovenzinho mirrado para idade é um ser de luz, possui a espiritualidade aflorada e deixa o leitor apaixonado pela sua personalidade valente, empática, um tanto quanto ingênua e por seu coração de ouro.

?Mittenwool, o fantasminha camarada
A cada virar de páginas, acompanhamos a linda relação de companheirismo entre Silas e Mittenwool, onde este último é uma constante na vida do protagonista, uma espécie de irmão mais velho, sempre oferecendo sua amizade, palavras de orientação, carinho e conforto. Aos poucos, as peças vão se encaixando e compreendemos por completo a ligação entre ambos.

?Uma jornada sobre o amor
Silas vê seu amado pai sendo levado por um grupo de bandidos e decide se embrenhar pelas matas da floresta para salvar sua única família. Dá-se início a uma jornada permeada de reflexões sobre vida, morte e sobretudo, amor. É sobre aquele tipo de amor que nunca morre, que move montanhas, que não abandona, que salva, cura e oferece recomeços.

?Conexão entre as pessoas ? elas vivas, ou mortas
Com leveza a autora abordou questões sobre espiritualidade e as conexões que possuímos com quem não está mais entre a gente. É sobre compreender a vida e o que nos prende a ela, mesmo depois de mortos.

Para finalizar, posso dizer que a autora conseguiu desenvolver um enredo tocante, sensível e comovente, com sua narrativa singela e poética acertou meu coração em cheio e o deixou completamente encantado. Foi uma leitura que falou por demais com a minha alma, sobretudo em relação às relações humanas e a espiritualidade.

?Aprendi que é a isso que nos agarramos para sempre. Ao amor. Ele transcende ele guia. Ele segue. O amor é uma jornada sem fim.?

Italo Bernardo | @wesleyliterario 07/09/2022

Tudo de melhor
"O coração é um lugar misterioso. Podemos viajar milhares de quilômetros, passar por terras estranhas, e ainda assim nunca encontrar algo tão indecifrável quanto o amor."

Vivendo sem grandes regalias, mas feliz ao lado de seu pai, Silas Bird vê tudo isso acabar quando em uma fatídica noite três estranhos levam seu pai para longe. Sem ter o que fazer, o menino de apenas 12 anos decide seguir seu coração e ir atrás de seu pai na tentativa de salvá-lo. Montando no pônei que apareceu "magicamente", Silas Bird embarca na companhia de Mittenwool, uma pessoa que apenas ele vê, numa jornada que mudará para sempre sua trajetória.

Mais uma história fascinante da Palácio! Me encantei por tudo nesse enredo, a autora tem uma sensibilidade ao criar seus personagens que trazem a ingenuidade de suas idades e veem as coisas por outras perspectivas, é sempre mágico ler os escritos dela.

A relação entre Silas e seu pai é profunda e extremamente bonita, sem palavras para expressar o quanto vê-lo fazer de tudo para encontrar seu amado pai me tocou, ele não tinha qualquer recurso ou pista, mas escolheu seguir e acreditar no seu coração. É emocionante acompanhar essa trajetória de aventura, amadurecimento, reflexões e ensinamentos.

A ambientação nos anos 1800 nos traz diversos dados históricos deixando a narrativa mais rica, isso me surpreendeu positivamente, pois adoro quando temos a união entre a ficção e história. Curto bastante narrativas com viagens, florestas, perigos, mudanças de cenários, então é claro que iria amar esses traços do enredo.

Mittenwool e Silas tem uma bela amizade, mesmo que ele seja o único que consegue enxergá-lo, ambos estabeleçeram uma relação de intimidade, confiança e cuidado que aquece nosso coração, sobretudo por Silas ser uma criança tão sozinha. Para além disso, esse garoto vai construindo amizades ao passo que se depara com novos desafio ao longo da narrativa.

Mostrando que nunca estamos só e que sempre existirá algo que une a todos nós, "Uma Jornada Sem Fim" é um livro para guardar no coração. Com lindas mensagens sobre amor, a incerteza da vida, amizade, confiança, esse enredo consegue emocionar e entreter com cenas ternas e momentos de ação. Todo mundo deveria ler.
Carolina165 08/09/2022minha estante
Ótima resenha ????

resenhashorizon 29/07/2022

uma aventura de criança
achei esse livro fofíssimo. já esperava uma coisa mais ou menos assim, por causa de extraordinário, mas gostei bem mais desse do que do outro.

todos os personagens fizeram eu me apegar, eu fiquei presa com a escrita e curiosa com a história, e até chorei algumas lágrimas no final ?

frases muito fofas também

Matheus 21/09/2022

Vamos para onde as coisas selvagens crescem
Mesmo quando não se lembravam dos próprios nomes, sempre se lembravam daqueles que amavam. Aprendi que é a isso que nos agarramos para sempre. Ao amor.

Thaís @thanoslivros 03/08/2022

O amor transcende
Singela e linda, uma história que aborda sobre como o amor e a amizade são eternos.
Narrativa fluida, o que torna a leitura prazerosa e rápida.

Yasmin.Acsa 25/11/2022

Acredito que o nome do livro não se refira a uma jornada que nunca termina por ser infinita, mas sim por não ter seu fim determinado; até porque: o que realmente vem depois da morte? Seremos fantasmas vagando por aí sem rumo? Ou partiremos em paz sem deixar resquícios da nossa existência na Terra?

Quando algo é esquecido no tempo não há provas de que este existiu, assim como não tem nada provando o contrário. E assim flui o tão famoso "ciclo da vida" sem sequer que percebamos, deixando coisas para trás como se fossem brisas passageiras. Mesmo quando encontradas, viram um tesouro sem dono a deriva do mar esperando a próxima onda até que afunde na escuridão. De qualquer forma, o tempo não para, sempre haverá uma história nova, um recomeço novo, uma vida nova, sem que seja necessário reparar no que foi perdido.

Esse livro traz essa mensagem de uma forma sutil, como algo que, simplesmente, faz parte de seu universo (e do nosso também).

Ele também nos mostra que o que realmente importa no final de tudo é o amor; não se refere somente ao amor romântico, mas sim a todos os laços que criamos em vida. Afinal, quando a única coisa que sobrar for o nosso espírito, não lembraremos de nada além de quem realmente somos/fomos nas profundezas de nossa alma.

[Pequeno Spoiler]: Na história vemos vários fantasmas moribundos vagando sem rumo que mal sabiam o próprio nome, mas se lembravam das pessoas que amavam, buscando desesperadamente por elas.

A jornada da Silas se resume, de início, a procurar o seu pai. Realmente é uma premissa bem simples e com uma narração leve (talvez por ser apresentada por uma criança). Mas é exatamente isso que a torna uma história "extraordinária" e riquíssima em pesquisa e em referências históricas, embora seja "apenas um livro infanto-juvenil".

Gabriela 24/12/2022

"O amor é uma jornada sem fim".
Estou sem palavras para descrever esse livro. É tão sensível, tão especial. E que final. Quando comecei a ler não queria mais largar. É simplesmente lindo, lindo e lindo. Sabia que não iria me arrepender, já que é da mesma autora de Extraordinário. Se tornou um dos meus favoritos. Acho que as pessoas que o lêem, saem um pouco mais humanas.

Victor Marcos 23/03/2023

Leitura leve e tocante. ?? o coração é um lugar misterioso. Podemos viajar milhares de quilômetros, passar por terras estranhas, e ainda assim nunca encontrar algo tão indecifrável com o amor.? ?Aprendi que é a isso que nos agarramos para sempre. Ao amor. Ele transcende. Ele guia. Ele segue. O amor é uma jornada sem fim.? Páginas 142 e 296.

paloma 30/08/2022

"O amor é uma jornada sem fim."
terminei de ler o livro ontem e até agora não tenho palavras pra dizer o quão incrível essa história é.

no início achei que ia ser só mais uma história, mas me enganei. é um livro bem profundo, que fala sobre amizade, família e como o amor transcede. o livro é cheio de mistérios, os diálogos são incríveis, os personagens são tão bem construídos.

o final foi tão emocionante, a jornada do silas é tão linda e triste, que não tem como não se emocionar. a r.j palacio entregou tudo e mais um pouco nesse livro, pq vc pensa que é só mais uma narrativa infantojuvenil mas ela trata de assuntos tão delicados, que me fez questionar sobre algumas coisas.

leiam, vcs não vão se arrepender. sem dúvida nenhuma é umas das minhas melhores leitura desse ano, e com certeza vou marcar como favorito!!

Ana 08/11/2022

R. J. Palacio é mundialmente conhecida por seu livro Extraordinário, que foi adptado para as telas de cinema em 2017 com Jacob Tremblay no papel de Auggie Pullman. Depois disso, o sucesso da história do menininho que nos ensina muito sobre empatia e amor só cresceu, dando mais visibilidade, também, para sua autora. Ela escreveu outros livros derivados do mesmo universo, como Auggie & Eu, 365 Dias Extraordinários e até mesmo Pássaro Branco, um romance em quadrinhos maravilhoso que narra a história da avó de Julian, um dos personagens de Extraordinário, durante a Segunda Guerra Mundial.

Dessa vez, Palacio lançou uma história com personagens totalmente desconhecidos, em uma época bem diferente da nossa, mas sem deixar sua essência de lado: o protagonista de Uma Jornada Sem Fim é uma criança e o livro, na minha opinião, também é voltado para o público infantojuvenil, mesmo com o tom misterioso que carrega. Aqui, acompanhamos Silas Bird, um menino de 12 anos, órfão de mãe, cujo melhor amigo, Mittenwool, é um fantasma.

Silas e seu pai vivem sozinhos em uma casa humilde em uma cidadezinha do interior. O Pai, além de sapateiro, manda muito bem na fotografia, mas utilizando processos bem diferentes dos que conhecemos hoje. Estamos falando de meados de 1860, época em que as tecnologias eram muitíssimo limitadas. Para vocês terem ideia, a primeira fotografia de que se tem registro foi tirada em 1826 pelo francês Joseph Niépce, poucas décadas antes dos acontecimentos de Uma Jornada Sem Fim. Por causa desse conhecimento na área da fotografia, que pode ser aplicada na arte de imprimir dinheiro, o Pai foi sequestrado em uma madrugada, deixando um Silas desesperado para trás.

Apesar de ter sido orientado pelo Pai a ficar em casa, Silas sentia em seu coração que devia procurá-lo. E convenhamos, não devemos ignorar nunca um pedido do nosso coração, né? Essa certeza só aumentou quando um enigmático pônei preto de rosto branco apareceu para ajudá-lo, parecendo saber exatamente para onde ir. A partir daí, Silas desbrava as perigosas paisagens do Centro-Oeste americano na companhia de um contrariado Mittenwool. Embora sua maior vontade fosse simplesmente alcançar o Pai, Silas acaba encontrando muito mais coisas pelo caminho, algumas inimagináveis.

Eu gosto muito da forma como R. J. Palacio retrata assuntos mais sérios visando um público mais jovem. Desde o começo ficou muito claro para mim que Silas, na verdade, tinha uma mediunidade muito bem desenvolvida. Além de ver, ele podia ouvir e falar com os espíritos. É possível que, quando mais novinho, fosse difícil para ele diferenciar as pessoas reais, em carne em osso, dos fantasmas. Prova disso é Mittenwool, que o acompanha desde bebezinho: Silas não entendia porque só ele conseguia notar a presença do amigo, e sofreu muito quando compreendeu que essa característica o tornava diferente das outras pessoas.

Poder se comunicar com os espíritos foi o que salvou Silas, principalmente durante essa jornada. Não posso dizer exatamente o papel deles, mas acredito que foram eles que guiaram o personagem. E eu acredito que, de uma forma ou de outra, mesmo depois de partirem, as pessoas que amamos ou que estão ligadas a nós de alguma forma também estão por aqui guiando nossos passos, cuidado de nós. Para mim, essa é a principal mensagem que R. J. Palacio quis passar com esse livro.

Eu tive apenas uma questão com essa história: expectativa. É muito bonita, o livro também é muito bonito com sua diagramação diferenciada e as fotografias antigas na abertura dos capítulos, mas a verdade é que eu esperava me emocionar demais e esse sentimento não foi correspondido. É claro que é emocionante, afinal, estamos falando sobre a jornada de uma criança de 12 anos, mas eu queria ter sido tocada de uma forma mais profunda. Acho que queria algo que me fizesse chorar, me fizesse pensar naquilo por muito tempo, e não foi assim que eu me senti. E aí volta aquela questão do público alvo: acho que se a autora tivesse se aprofundado mais, tornado a história mais dramática, talvez não pudesse ser indicada para crianças com a mesma faixa etária do protagonista.

Ainda assim, gostei muto de Uma Jornada Sem Fim, não só pela narrativa encantadora, mas por ser uma forma de mostrar que o amor transpõe barreiras espiriturais.

site: https://www.roendolivros.com.br/

Pedro 19/12/2022

O livro é maravilhoso
Não esperava um final tão emocionante... E o livro em si é muito bom,li em 3 dias, nã vou falar mais do que isso se não vou dar spoilers então só deixo a minha recomendação.