Iatrogenia

Iatrogenia Wilson José Couto

Resenhas - Iatrogenia

Simone 29/11/2022

Mais que um simples erro
O livro conta a história de dois amigos (Paulo e Fábio) que entraram para a faculdade de medicina e se especializaram em anestesiologia, como todo recém formado, buscam pela estabilidade financeira e crescimento de carreira.

Contudo, várias intempéries surgirão do decorrer de suas vidas e um erro (Iatrogenia) mudará o caminho de todos.

Mas além da Iatrogenia o autor abordou os temas de dependência química/álcool e codependência emocional.
Carreiras lindas, vidas lindas e promissoras, mas que diante da ganância e traição levaram a fim inesperado. E será que foi só isso? No meu ponto de vista, não!

Outros problemas ligados a psiqué envolveram toda a trama...mas isso vou deixar para ser lido e refletido para os próximos leitores. ;)

DrAlu 27/10/2022

Me senti na obrigação de ler este livro, pois conheço pessoalmente o autor, Dr Wilson Couto, excelente cirurgião do torax. Foi meu professor na faculdade de Medicina.
Mas a leitura me surpreendeu muito... Esperava um livro que apenas contasse causos e experiências de vida médica. Mas a surpresa ao desenrolar da história mudou minha opinião...
Já estou ansioso pelos próximos títulos...
Muito sucesso ao meu ilustre professor!!! Orgulho em ter sido seu aluno!!!

Rfgaugustin 05/09/2022

Você gosta de thriller médico?

Bora falar de #iatrogenia de @wilson.j.couto publicado pela @editoraviseu

Narrado em terceira pessoa, o thriller se inicia com um anestesista e uma cirurgiã plástica se preparando para um julgamento no qual são acusados de erro médico.

Em seguida voltamos no tempo e descobrimos como eles se conheceram e qual foi a história que levou ao tal julgamento.

No decorrer da história temas como abuso de substâncias, traição e suicídio são trazidos à tona para depois entendermos qual foi o erro médico, quem foi o paciente e como tudo aconteceu.

A grande questão é: será que foi um erro?

Só lendo para saber ?

Eu demorei a me conectar com a narrativa, principalmente no início, durante a rotina deles enquanto estudantes, mas depois que se tornam profissionais fiquei mais presa na história.

É bacana perceber como os personagens são indivíduos normais que erram, se magoam, acertam, se vingam, se ressentem, etc, o que torna a história mais verossímil e interessante.

Se vc gosta de thriller médico, vale a leitura

Bianca 24/08/2022

Interessante
"Iatrogenia refere-se a um estado de doença, efeitos adversos ou complicações causadas por ou resultantes do tratamento médico", algo que vem a ocorrer nesse suspense médico escrito por @wilson.j.couto.

Paulo um anestesista e Elisa uma medica cirurgia se tornam responsáveis pela morte de uma paciente por um acidente que ocorre na sala de cirurgia.

O livro narra em sua maior parte a trajetória dos médicos na faculdade do que no acidente em si, mostrando outros personagens como Fabio que se formou com eles tornando também um grande amigo de Paulo.

Logo após se formarem decidem seguir a especialidade da Anestesiologia em São Paulo cumprindo a residência em um hospital pertencente a universidade local. Ali conhecem novas pessoas e suas vidas não somente profissionais mas pessoais se iniciam de verdade. Intrigas, falsidade, vícios, amor e muito trabalho cruzam a vida dos dois amigos e uma serie de acontecimentos os leva a uma tragédia irreversível e para Paulo tudo piora meses depois com o acidente de trabalho, que dessa vez veio a envolver Elisa.

O livro é bem fluido e a leitura corre bem, a narração é bem detalhada, algo que não gosto muito em livros mas não chegou a ser massante ou incomodo, principalmente levando em consideração que é um livro pequeno de 178 páginas. Conta muito sobre a rotina dos estudantes de medicina e quebra também alguns estereótipos que criamos sobre esses.

Recomendo bastante o livro principalmente pela quantidade de reviravoltas que ele dá. O final realmente me surpreendeu, eu achava que tudo estava resolvido mas nem tudo é o que parece e me deixou de boca aberta.

bookslynne 14/08/2022

A história é tão boa que li em um dia?

O livro se inicia com Paulo e Elisa indo se encontrar com um advogado, pois os dois, q são médicos, estão sendo processados.

Depois do encontro a história volta um pouco no tempo e nos deparamos com Paulo conhecendo Fábio na faculdade e se tornando grandes amigos.

O livro é muito bom, a escrita do autor incrível, mesmo se tratando de médicos, os termos usados são simples e o autor explica de forma bem clara os termos mais ?complicados?.

Super recomendo a leitura.

Jamily 05/08/2022

Sensacional
O livro é muito bem escrito, a leitura fuiu bem, achei os personagens bem construidos... Embora tenha varios termos médicos, o autor deixou tudo muito bem detalhado e explicativo o que deixou tudo muito mais facíl para entender! Vale a pena ler, gostei bastante. ?

Bela Calli 26/07/2022

Iatrogenia é um termo que se refere a qualquer dano provocado no paciente pela má prática médica. É também o nome desse suspense que se inicia com dois médicos prestes a enfrentar um julgamento.

Percebemos, no começo, que Paulo e Elisa estão passando, pela primeira vez, por um processo na justiça. Não há informações sobre o erro, o que aconteceu e muito menos quem é a vítima. E é esse mistério que cerca o livro que capturou a minha atenção.

Logo, a história toma um rumo diferente. Conheceremos um pouco da história de Paulo, um dos médicos acusados, logo em sua admissão na faculdade de medicina. No primeiro ano de faculdade, ele conhece Fábio, outro calouro que viria a se tornar um

grande amigo. Juntos, formaram uma república, a "Embriagada". Confesso que nessa parte, a irresponsabilidade de Paulo me incomodou um pouco. Fábio, por sua vez, me conquistou desde o princípio; ele é dedicado, muito inteligente e esforçado. Apesar de serem bem diferentes, a amizade que surgiu entre os dois é um dos pontos mais importantes do livro e, com certeza, o que mais gostei.

A narrativa é bem suave e, por vezes, conversa diretamente com o leitor. Trata-se de uma leitura rápida e fluída, mas que toma seu tempo para construir os fatos que levaram àquele erro fatal. Como mencionei, há uma retrospectiva que abrange desde o início da faculdade de medicina até o fatídico evento, e gostei dessa dinâmica, pois permitiu um afeiçoamento maior aos personagens, tanto que, no final, já gostava muito de Paulo e até o compreendia.

"É difícil julgar as pessoas pelas aparências. Ninguém está na cabeça e no coração dos outros para entender certas atitudes ou os sofrimentos reais das pessoas." (Iatrogenia, pag. 81)

Apesar do estilo objetivo, o autor se atenta bastante aos detalhes. Particularmente, acho a descrição dos cenários muito bem feita; não há excessos, e o leitor conseguirá imaginar e se situar com precisão ? o que, creio, ser um ponto forte. O que gostaria apenas de ressaltar aqui, por consideração aos meus leitores, é que talvez você encontre um gatilho entre as páginas. Há uma cena de suicídio um tanto explícita, então caso seja sensível para temas assim, recomendo seguir com cautela.

Outro ponto que gostaria de ressaltar é que, apesar de conter termos médicos ? o que é natural, claro ?, tudo é perfeitamente explicado de forma que leigos possam compreender e também aprender com a leitura. Desde os primeiros anos da faculdade de medicina e até o processo de admissão nas residências, o autor explica com simplicidade e paciência. Confesso que aprendi coisas novas e expandi minha perspectiva enquanto lia, o que penso ser uma das qualidades mais legais da literatura.

Mas, não pense que "Iatrogenia" trata apenas de assuntos médicos, pois nós acompanhamos a vida particular desses personagens de perto. Nesse aspecto, posso dizer que os personagens aqui retratados são humanos, com falhas e acertos. E creio que o coração do livro seja isso: os aspectos pessoais e íntimos de cada um e, principalmente, como os erros da vida, assim como na medicina, podem ser decisivos.

"No momento da dor, não somos médicos, advogados, cultos, ricos ou pobres. Somos apenas humanos, fragilizados e em busca de algum sinal mínimo de esperança." (Iatrogenia, pag. 136)

Quando descobri o que de fato aconteceu, não soube bem o que pensar. Quero dizer, àquela altura, eu também senti uma ânsia por justiça divina... e ainda que, em partes, achasse justo aquele desfecho, também me senti um pouco mal pela confirmação daquele ato extremo (menos para o Silvio. Achei seu final bem feito!).

A parte do julgamento, entretanto, se fez bem rápida... acho que não faria mal acrescentar mais algumas páginas para construir uma tensão ainda maior. De qualquer forma, gostei de como os personagens se portaram nas últimas páginas do livro, em especial Paulo.

Em geral, "Iatrogenia" foi uma agradável surpresa. A história me prendeu do início ao fim, e a leitura foi bem prazerosa. Foi a primeira vez que li um suspense médico e, graças à obra de Wilson José Couto, tive um primeiro contato muito agradável. Para quem deseja se aventurar no gênero, recomendo, sim, que comece por este aqui... tenho certeza que se surpreenderá!

Filósofo dos Livros 21/07/2022

FERIDAS QUE A MEDICINA NÃO CURA
O livro em questão se chama “Iatrogenia: Um erro fatal”, mas poderia muito bem se intitular de “Feridas que a Medicina não cura”. A obra foi escrita pelo autor brasileiro Wilson José Couto que é médico, cirurgião torácico e professor doutor de medicina (especialista em simulação clínica).

Inicialmente, o livro nos revela que dois médicos estão sofrendo um processo por terem cometido uma falha na sala de operação. O autor não nos dá nenhuma pista a respeito do erro cometido. Apenas, vemos a aflição de Elisa e Paulo que conversarão com um advogado sobre o caso.

Embora, o autor faça um mistério ao problema que gera o título da obra, passamos a ter alguns detalhes a respeito das características dos médicos, do advogado e de algumas pessoas que fazem parte do ambiente.

Em seguida, temos uma volta ao passado. Deparamo-nos com o jovem estudante que conhece Fabio e outros jovens estudantes. Elisa aparece um pouco depois na trama. A partir daí, o autor vai delineando a vida dos personagens. Temos fatos como dificuldades de estudos e problemas que médicos enfrentam ao se formarem.

Todos nós sabemos que o estudo da Medicina é trabalhoso e difícil, mas confesso que tinha a ilusão que ao se formarem, a realidade ficaria mais fácil. O autor nos retira dessa fantasia.

Os personagens da trama são pessoas normais passíveis de erros. Percebemos que não existe ninguém perfeito na história. Todos passam por dificuldades. Alguns se lidam bem com os problemas, enquanto outros nem sempre dão respostas adequadas. Afirmo que o autor criou personagens com uma vulnerabilidade bem construída, portanto pessoas bem realistas.

Apesar de não experimentarmos os problemas dos médicos e outras pessoas envolvidas na trama, ocorre uma espécie de identificação. Experimentamos a sensação de desafios nos estudos e na vida profissional. O autor, por meio dessas pessoas, nos conduz a um caminho de reflexão sobre a vida humana. Com isso, passamos a nos perguntar sobre o que fazer diante dos conflitos da vida. Percebemos que devemos tomar cuidado com nossas decisões e observar melhor aqueles que amamos.

A obra de Wilson José Couto não se restringe a erros médicos somente, mas fala dos erros cometidos na vida e como evitá-los. Iatrogenia é aquele livro que fala diretamente ao leitor sobre as angústias e dores humanas, especialmente sobre dores que, talvez, a medicina não cure.

A descoberta do erro médico de Elisa e Paulo é um dos mistérios a serem desvendados. Além disso, a obra nos traz outras surpresas que não posso mencionar. Convido o leitor a lerem esse livro de escrita polida e detalhada que nos permite mergulhar na alma das pessoas e ter um processo de identificação.

O termo identificação é uma palavra-chave dentro da obra. Ao nos identificarmos com os sentimentos e ações dos personagens, passamos a nos compreender e pensar melhor em formas de agir. Não somos obrigados a repetir os erros das pessoas citadas nas páginas dessa obra.

Como grande lição do livro, trago a citação:
“É difícil julgar as pessoas pelas aparências. Ninguém está na cabeça e no coração dos outros para entender certas atitudes ou os sofrimentos reais das pessoas” (pág. 81).

Então, o que acharam do livro? Perceberam o quanto essa obra é rica e pode nos ajudar a sermos pessoas melhores tanto nos relacionamentos de amizade, familiares e profissionais? Aguardo sua resposta nos comentários!

site: https://www.instagram.com/filosofodoslivros1975/

AmadoThriller 24/06/2022

Adorei!!
O livro é muito bem escrito, a leitura flui rápido e me prendeu totalmente. Apesar de conter vários termos médicos, todos são explicados de forma bem fácil para qualquer leigo no assunto entender. A história de vida dos personagens é toda apresentada antes no decorrer do livro até chegar no fatídico dia em que o erro médico acontece, a essa altura eu já tinha tido um misto de sentimentos por alguns personagens, no começo quase peguei ranço do Paulo, mas com o decorrer da história me identifiquei com ele em alguns pensamentos e entendi as atitudes tomadas por ele. Claro que senti muita raiva do Silvio e da Fernanda, e? talvez eu tenha tb achado justo o final do Silvio, mas um pouco extremo o de Fernanda. Adorei o Fábio e não posso dizer como me senti para não dar spoiler, mas eu ficaria como o Paulo! Elisa tb parecia uma ótima pessoa, enfim, amei a maioria dos personagens, bem construídos e bem apresentados. Só achei que o final se desenrolou muito rápido, queria que o julgamento tivesse sido um pouco antes e tivesse um pouco mais da vida deles depois, mas o desfecho foi legal e me surpreendeu em algumas escolhas dos personagens como o Paulo. Gostei muito do livro, li em 2 dias, recomendo!