A coragem de não agradar

Fumitake Koga

Resenhas -

yazzy 18/01/2022

wow
Esse livro é especial. Diria até um tanto rebelde. Difícil de digerir mas quando entendido, te faz olhar o mundo com outros olhos.

recebi essa indicação de Min Yoongi, um rapper de uma banda que eu gosto, e digo que foi uma das melhores recomendações que recebi, não ganhando de a biblioteca da meia noite apenas.

estou feliz de poder ter tido uma experiência agradável, no meu tempo com esse livro.

ele já tem destino, clarear a vida de outra pessoa que irá recebê-lo.

muito obrigada.
B 03/05/2022minha estante

Ilana 18/09/2022

A coragem de não agradar
Esse é um livro que liberta, colocando as coisas nos seus devidos lugares em grau de importância, te fará viver de forma mais leve e verdadeira

yuka 01/04/2021

Esse livro mudou radicalmente a forma como eu penso e explica de maneira simples a psicologia de Alfred Adler.

Li por indicação da minha psicóloga, e recomendo principalmente pra quem, como eu, é tímido e fica ansioso em situações sociais.

Entretanto, ainda tenho algumas dúvidas em relação a Adler. Se alguém aí manjar de psicologia e puder me ajudar, ficarei muito agradecida. ?
Eva Brandac 26/11/2021minha estante
Estou tendo uma experiência incrível com este livro tbm

André 20/08/2021

Um livro muito apegado à teoria
Pontos que gostei no livro:

O formato do livro todo é um diálogo entre o jovem e o filósofo, o que nos coloca no papel do jovem (que está aprendendo) e coloca os ensinamentos do livro ou o autor no lugar do filósofo (quem ensina). Isso torna o livro bastante didático e legal de ler.

Pontos não tão legais assim:

O jovem é uma pessoa muito explosiva, em vários momentos faz afirmações do tipo "você está completamente errado", "isso é um absurdo", "você é um hipócrita".

Em alguns momentos achei que o livro narraria uma briga entre os dois

O filósofo faz afirmações fortes sobre a psicologia adleriana (aquele tipo de afirmação que precisa ser explicada depois), mas não explica. E assim como eu, o jovem também ficou confuso

O livro é muito apegado à sua teoria que diz que as pessoas fazem as coisas não por causa do que viveram em seu passado, mas porque possuem propósitos para o futuro, o que os leva a tomar aquela decisão.

Adler nega a existência do trauma. Exemplo: uma criança que sofria bulling na escola não se torna um adulto que desconfia de todo mundo porque sofria bulling, mas porque já tinha a tendência a desconfiar de todo mundo, e acaba encontrando no bulling o motivo para justificar esse seu propósito (mas em nenhum momento mostra como surgem os propósitos).

Adler também nega a teoria de causa e efeito, dizendo que isso leva ao determinismo o que torna a vida de todo mundo previsível com base no seu passado.

A coisa mais absurda que li foi algo assim: "se uma dona de casa é responsável por limpar toda a louça enquanto o marido fica no sofá e as crianças brincando, ela não deve obrigá-los a fazer as tarefas domésticas, cada um decide o que tem que fazer. Talvez ela esteja irritada com tudo isso e crie um clima hostil enquanto faz as tarefas. Se ela criar um clima amigável nesses momentos (como por exemplo, cantar durante as atividades), talvez os outros ajudem ela."

Não acho isso um absurdo pelo ar machista da informação (acho que ele diria a mesma coisa se fosse um homem fazendo as tarefas domésticas), mas sim pelo apego à teoria e abdicação da vida real.

Escr 05/06/2024

Mesmise não
A coragem de uma forma, que todos deveriam saber.
Abre os olhos para não ser moldado por outros.
Aprender a ser você a pessoa única que cada um tem.

França 27/03/2023

Rico e especial
Jung e Freud não tem a mesma fama que Adler, o psicólogo que criou a teoria base desse livro. Só isso já seria motivo suficiente pra fazer a leitura, mas esse livro é especial por outros motivos. O foco não é a história (manjada há muito tempo por livros como O Monge e O Executivo por exemplo), nem a escrita (simplória e quase infantil), mas sim os ensinamentos e discussões travados no diálogo enorme. Mesmo que não concorde com várias perspectivas, achei ótimo conhecer pontos de vista que nunca havia nem sequer considerado e não sabia que existiam na filosofia e psicologia. Livro realmente rico e que faz você terminar sem ser a mesma pessoa que começou.

Ana Pereira 20/01/2023

“Quando for desafiado para uma briga e sentir que é uma luta pelo poder, saia do conflito o mais rápido possível. Não responda a ação do outro com uma reação.”

Este livro é um diálogo entre um filósofo e um estudante. O estudante representa nós, leitores. O filósofo vai respondendo todos os questionamentos do estudante por meio da teoria de Adler, que acredita na mudança, como se aceitar, como sentir a felicidade e como doar-se. Se você mudar seu estilo de vida, tanto sua maneira de interagir com o mundo quanto seu comportamento terão que mudar.

erica424 13/12/2022

Tapas na cara?
Poderia começar dizendo sobre cada capítulo e escrevendo frases que marquei no livro (várias partes?), mas deixar uma resenha bem óbvia porque esse livro é assim: simples de entender? o que me fez dar umas reviradas no olhar.

Conclui esse livro com a certeza de que, a escrita é muito simples e qualquer um pode entender o que o autor quer retratar. Por ser simples de entender você acaba levando vários tapas de realidade.

?É simplesmente isso??? as respostas para perguntas tão complicadas no nosso dia a dia são respondidas tão perfeitamente que você acaba a se questionar se a vida realmente é confusa ou se você que faz parecer confusa. A resposta para a felicidade é certeira, buscas de anos pela humanidade sendo respondidas em dois capítulos? me fez sentir-me tola?

Trauma existe?
Felicidade está aonde?
O livro mostra o lado que você nunca pensou sobre. Apenas LEIAM.

eaiale 26/12/2022

obrigada a Zezé, que não está mais entre nós.
um livro totalmente fácil de ler, fácil de compreender e até mesmo um pouco duro de aceitar as filosofias. vai de contradição ao que você está acostumado, às vezes te dar uns tapas na cara, te faz refletir e pensar no que você esta vivendo, aqui é agora.
não é fácil ter coragem para ser feliz, não é fácil ter coragem para NÃO agradar.

a lição que tirei desse livro é: viva. viver é fácil, você que complica.
faça o que tiver vontade e não se prenda ao que os outros vão pensar. o que eles vão pensar diz respeito a eles. viva pra você e por você!

Ari 31/01/2023

Uma forma de pensar que me surpreendeu
Primeiramente : LEIA ESTE LIVRO. Se está em dúvida, se ninguém nunca te indicou, eu te digo com toda certeza : leia. Ele é ótimo para sair da zona de conforto. Deparei-me com pensamentos que não faziam parte da minha vida e agora transformaram completamente meu modo de pensar em relação a certas coisas. Confesso que acho que não entendi 100% do livro ( talvez uma segunda leitura futuramente me faça compreender melhor ), mas consegui absorver diversos aprendizados revolucionários. Nunca parei para pensar na vida da perspectiva que é abordada neste livro. Não pense duas vezes antes de ler, apenas leia e tire suas próprias conclusões. Obs : um fato que fez a leitura se tornar bem leve : o livro todo é um diálogo de um filósofo com um jovem. É o jovem questionando e contra-argumentando e o filósofo ensinando através do diálogo.

Jackie 24/05/2021

Aprendizado
Não é possível dar ao outro se você não é capaz de da a si mesmo. Precisamos nos libertar do ego que diz que o mundo gira em torno de nós mesmos, precisamos nos libertar da ideia que o outro pode nos afetar ao ponto de determinar quem somos e quem queremos ser. Somos os únicos responsável por nós mesmo e pelo o que acontece na nossa vida. Mas culpamos os outros (o governo, a sociedade, a religião, a cultura, inveja, demônio) por nossos fracasso. Não assumimos as rédeas da nossa própria vida e nos limitamos a uma vida fracassada sem contentamento,felicidade e amor genuíno.

Richelle 27/11/2023

Este livro trouxe diversos ensinamentos, reflexões, pensamentos e dogmas que devem ser repensados e reavaliados para se ter uma vida melhor sem que se deixe levar pelas opiniões dos outros.

Laís 26/06/2021

Um bom livro
Em muitas vezes achei a leitura cansativa,
Durante a leitura, o livro proporciona um certo aprendizado de novas visões do mundo, mas é difícil associar tudo de uma só vez. O melhor momento do livro é quando o filósofo fala que todo problema em nossa vida é e está relacionado diretamente com as nossas relações interpessoais, o que nos leva a uma série de discussões sobre o tema.

marianascariot 27/05/2023

Vale a pena a leitura!
A Coragem de não Agradar foi um livro que demorei muito tempo para conseguir ler. Mas acho que é isso mesmo. Acho que a leitura demorada é capaz de trazer boas reflexões sobre o que estamos lendo.
É um livro muito bom. Trouxe muitas reflexões boas e necessárias.