Querido Lula

Querido Lula Maud Chirio

Resenhas - Querido Lula

Grailson 05/11/2023

O livro basicamente, é um compilado de cartas escritas ao ex/atual presidente Lula durante o período de cárcere do mesmo.
Não é um livro pensado a quem seja oposição do presidente, definitivamente é um livro feito para seus apoiadores.
Os registros são emocionantes e é incrível ver como a figura política do Lula atingiu e atinge de modo tão profundo diferentes grupos de pessoas, impactando a vida de cada um que deixa seu recado ao presidente.
Com certeza, é uma leitura que emociona e vale a pena. Dificilmente fará alguma oposição mudar as opiniões distorcidas sobre Luis Inácio, mas com certeza, reforça o vínculo de quem o apoia e intensifica a esperança de força para nossa democracia.

Obaminhalagel 23/08/2023

Eu diria que é um livro pensado em apoiadores do presidente
O livro não é sobre política, mas sobre o amor das pessoas pelo presidente lula, e eu acredito que pessoas da oposição nao vao aprender nada ou muito pouco com a leitura. Mas recomendo muito

Faragao 07/08/2023

Chorei com todas as cartas
Que compilado de cartas maravilhoso!
Nesse livro, temos algumas cartas que foram enviadas à Lula em 2018/19, quando estava na prisão.
São cartas extremamente pessoais e íntimas, de brasileiros que de alguma forma foram marcados pelo governo Lula e quiserem acalentar seus dias na prisão através de palavras.
Temos diversos perfis de remetentes, de doutores a pessoas que não terminaram o ensino fundamental.
Adorei ler cada uma das cartas, me emocionei com todas.

Julius 18/07/2023

QUERIDO LULA
A presente obra se trata de um acervo de cartas com relatos de pessoas reais, vidas reais, retiradas da miséria e pobreza seja pela insegurança alimentar ou falta de inclusão social em que se encontravam e através de políticas públicas puderam revolucionar suas vidas.

Aqui temos a síntese de um verdadeiro Estado Democrático, um Estado em que fornece uma base, pavimenta um caminho para que a sociedade possa trilhar e a partir dele andar com as próprias pernas.

O que torna ainda mais interessante esses relatos é as personagens que os compõem. Aqui temos a representatividade de mulheres na sua maioria negra, temos membros da comunidade LGBTQIA+, temos pessoas analfabetas, resumindo temos o povo que compõem o nosso Brasil.

Leitura necessária para conscientização social.

Michelle 15/06/2023

Interessante a temática, mas o livro ficou cansativo.
O conteúdo, que são as cartas no geral é ótimo, mas a forma de organizar tornou a leitura maçante.

Braba Bandini 22/05/2023

Muito bem organizado e emocionante
A história da qual vi passar diante meus olhos.

Relembrar todo o processo que nos levou àqueles quatro anos terríveis, os detalhes já esquecidos (e que por isso previamente justificam a existência desse livro)... mas também relembrar que realmente há força no tempo, no distanciamento histórico, para a reordenação dos fatos e, que há de se ter paciência na busca pela justiça. O Lula já sabia disso...

Apesar desta história ser contada em versões variadas de acordo com a vivência dos remetentes, a identificação é inevitável. Estivemos todos sob o mesmo teto. É muito emocionante e ao mesmo tempo reconfortante nos perceber como nação em níveis tão específicos: na dor, e claro, no apoio mútuo, muitas vezes silencioso. A prova de que o Lula tornou-se imaterial... uma ideia que vive em milhões.

Gostei da experiência em ler cartas verídicas (não é o tipo de leitura que faço). A organização das cartas trouxe um sentido para a leitura, de forma emocionante e, ao meu ver, crescente, que não ficou cansativo e chegou a uma boa finalização.

Carolina953 15/02/2023

Eu me emocionei várias vezes. Desde a transcrição fiel das cartas até o conteúdo de cada uma. O jeito simples da comunicação de quem queria o bem de Lula a todo custo, a gratidão, a esperança e até mesmo a desesperança.

Carol.Fedre 14/02/2023

Gigante
Me emocionei e senti todo o amor que colocaram nas cartas. Lula é maior que ele mesmo, ele é uma ideia, uma esperança, ele é a história sendo escrita! Gigante! ?

Gustavo.Borba 13/02/2023

Querido presidente
#LivrosQueLi

Querido Lula: Cartas a um presidente na prisão, organizado por Maud Chirio. Ed. Boitempo, 2022: 240 pgs. Às vezes me pego pensando na solidão de não saber como outras pessoas consideram aquele que é um de meus Mestres Sofo. Durante sua prisão injusta, Lula recebeu milhares de cartas, cujo trabalho de preservação pelo Instituto Lula deu luz a um livro, organizado pela pesquisadora da história brasileira Maud Chirio, francesa. Os relatos são emocionantes, em que pessoas de todos os perfis sociais expressam seus sentimentos de raiva pela injustiça, de pesar pela perda da liberdade, de solidariedade e compaixão pela perseguição, além de desejarem força e garra ao ilustre injustiçado. Também não faltou o relato pessoal de como a vida de inúmeras pessoas e suas famílias mudaram a partir das políticas públicas implementadas durante seus mandatos, coisa que nunca havia acontecido ? um governante pensar ações específicas para elas. Enfim, é um documento histórico que demonstra como as pessoas sentiram e viveram os impactos que os governos de Lula causaram em suas histórias. É um relato que demonstra que não estou sozinho e que muita gente reconhece e é grata pelo que Lula demonstrou ser possível o Estado brasileiro fazer e garantir para o bem estar de seu povo. Emocionante ver as pessoas assinando com o nome do presidente, fazendo vivas as suas palavras no dia de sua prisão: ?se me prenderem, continuarei agindo através de vocês; serão milhões de Lulas?. Assinado: Gustavo Lula da Silva.

#livros #ler #lendo #livro #euamolivros #euamoler #estantedelivros #leiamais #leitura #leituras #livrosemaislivros #lido #resenhadelivros #indicacaodelivros #lendolivro #lendoagora #literaturabrasileira #historia

Gomes109 25/01/2023

Querido Lula
Luiz Inácio Lula da Silva! ???

Gente de verdade. Vidas de verdade. Sentimentos únicos. As cartas evidenciam a conexão do povo com Lula e as histórias de cada uma emocionam demais e de alguma forma nos faz sentir conectados. Ótimo também pra nos fazer vê outras realidades e de como o governo de Lula impactou positivamente na vida das pessoas. Achei legal que algumas das cartas os autores teceram críticas respeitosas a Lula, pois nem Cristo agradou a todos. Ah, tem imagens de algumas cartas e objetos enviados pra Lula no período da prisão. Achei fantástico.

25/01/2023

Matheus1102 24/01/2023

Cartas a um Presidente na prisão!
De início, pensei que seria um livro maçante por se tratar de cartas escritas de diversos modos e jeitos, mas o livro me surpreendeu muito! Fiquei pasmo como a "Ideia Lula" é gigante lá fora e aqui dentro também! O Lula se tornou o maior político da história do Brasil! O cara é demais, não tem como julgar! ??????

Maiara 06/01/2023

O livro reune algumas das 25 mil cartas que o Presidente Lula recebeu durante o período da sua prisão política. Essa que foi causada pela ambição de um juíz parcial e incompetente em conjunto com o show midiático das emissoras de TV e jornais.
Ler essas cartas é um afago no coração por saber que a história nunca se apaga. Que as histórias contadas aqui só foram possíveis porque LULA vive e conhece o povo!

?Somos sublimes porque sonhamos para além da miséria que nos dão como destino.?

??vi o pobre descortinar seus horizontes, pegando um avião e descobrindo que o mundo a ele também pertencia.?

??acreditar em gente e ver pessoas ao invés de números, é, pra mim, um motivo enorme de orgulho. É como se a minha existência me ultrapassasse.?

Alan Alves 26/12/2022

Para entender a política e preciso entender de afetos e para entender Lula é preciso entender de gente e de relações. Excelente compilado, e aqui está a mais bela prova de porque Lula foi o melhor presidente do país e porque felizmente, ganhou mais uma eleição agora em 2022. A história de Lula se confunde com a do Brasil e com a história de milhões de brasileiros.

Thayssa.Tannuri 19/12/2022

Impossível não se emocionar com cada carta, cada história... Histórias tão comuns, como tantas iguais, e talvez por isso mesmo tão emocionantes: é muita gente sofrendo em um país onde até agora só um líder tentou mudar essas histórias e caminhos. E conseguiu. E é odiado por tantos por isso.

Dila 06/11/2022

Emocionante
Quantas cartas potentes! Relatos preciosíssimos, emocionantes, chorei com alguns deles. Deu saudade do Brasil com um presidente, de fato. Que bom que Lula tá voltando e mais relatos como esses virão! #lulapresidente