John Belushi is Dead

John Belushi is Dead Kathy Charles

Resenhas - John Belushi is Dead

Nathalia 28/03/2011

Hilda e seu amigo Benji moram em Los Angeles. Compartilham um interesse pela morte. As férias são dedicadas a correr atrás de locais onde grandes e não-tão-grande estrelas tenham dado seu último suspiro. Um dia, vão parar num prédio decadente em que, há muitomuito tempo, um ator da era do cinema mudo se matou¹. Quem ocupa o apartamento atualmente é Hank, um senhor idoso com mania de perseguição e não muito adorável. Uma conexão entre ele e Hilda é estabelecida, mesmo que instável. Ela leva filmes antigos para assistirem juntos. Ela tenta entender os problemas do cara. Ou finge que tenta - porque em algum ponto Hank começa a querer revelar um segredo de seu passado, e Hilda não quer realmente saber o que é. Ela sente que provavelmente não é algo muito legal.

(Aliás, o clima vovô-e-adolescente-numa-relação-estranha me lembrou de uma das histórias do Stephen King em Quatro Estações, Aluno Inteligente. Só que o que acontece entre Todd e Kurt é tipo vovô-e-adolescente-numa-relação-estranha - versão gone wrong.)

Entra na história o vizinho de Hank, Jake, roteirista de dezenove (!) anos que se sustenta fazendo pequenos reparos em scripts - sua especialidade é em... cenas de sexo - e, claro, seu nome nunca aparece nos créditos dos filmes. Mas um dia ele chega lá.

Hilda começa a se interessar mais na vida do que na morte, enquanto Benji cada vez mais obcecado pelo outro lado. Um verão de mudanças?

Um livro tão esquisito. Tanta morte - não em prática, mas fatos sobre mortes de celebridades sendo frequentemente expostos. Hilda sente que, se gente como John Lennon já se foi então a morte não pode ser algo tão ruim. Os famosos morrem também, e isso de alguma forma tranquiliza a protagonista. Seus pais morreram num acidente de carro. Mas a Jayne Mansfield também. Um lado de Hollywood não muito positivo. Mórbido. Benji aparentemente é a pessoa mais ferrada ali, mas o Jake nos dá o aviso: "todo mundo tem alguma coisa a esconder".

Não virou meu livro favorito, mas me deixou muito ansiosa pelos próximos escritos da Kathy Charles - John Belushi é seu primeiro livro (foi lançado primeiramente na Austrália - a Kathy é de lá - sob o título Hollywood Ending).

¹No livro, esse ator se chama Bernie Bernall - e é fictício. Mas foi inspirado em alguém que realmente existiu, Lou Tellegen, que se apunhalou com uma tesoura sete vezes. Quando os repórteres pediram que a ex-esposa de Lou comentasse sua morte, ela respondeu: "Por que isso me interessaria?"

originalmente publicado em: http://track3kid.blogspot.com