Aqui. Neste lugar

Aqui. Neste lugar Maria José Silveira

Resenhas - Aqui. Neste lugar

Luisa647 29/01/2024

Cansativo
Gosto muito dessa autora, Maria José Silveira, li os demais livros dela, a sua escrita, que envolve ficção com realidade, tem funcionado muito bem, porém, acredito que ela exagerou no realismo fantástico na obra "Aqui.Neste Lugar." Para mim, ficou muito confuso e sem coerência. Mas não deixa de ser um excelente registro histórico de nosso Brasil.

Debora 28/09/2023

Uma fantasia folclórica
Fantasia não é minha praia, mas esta fantasia folclórica me cativou.
Uma guerra está pra acontece Aqui. Neste lugar.
O rei de um reino próspero e rico - El Dorado - tem uma ambição profunda: "roubar" o segredo dos Primeiros Povos. É no entorno desta disputa que o livro se organiza, com um lado e outro buscando aliados pra essa batalha

Andrea170 24/06/2023

Asas ao imaginário folclórico
Leitura leve, divertida e gostosa. Um pouco diferente, porém interessante, nos leva a conhecer o folclore nativo e a pensar no respeito à natureza.

_bbrcam 20/06/2023

Eu já sabia que não era pra mim, mas fui me aventurar
Você acaba bem envolvido na história e devo dizer que é muito bem escrita, mas muitas vezes me senti como quem fica assistindo ao pai trocando de canal na tv e no final não consegue ver nada. acho que o discurso que ela usa é genial, porque tem muitas cenas que me deixariam chocada sendo trabalhadas de forma bem inteligente. uma leitura bacana, principalmente pra quem gosta de folclore

madujorge 19/05/2023minha estante
Concordo demais sobre as pontas soltas! Tô aqui batendo cabeça pensando no desmemoriado e no povo da chuva

Rittes 06/03/2023

Macunaíma para as novas gerações
Juro que eu queria ter gostado desse livro! A expectativa era grande, talvez, por isso mesmo, a decepção tenha sido também enorme. Não há dúvida de que Maria José Silveira domina a cultura brasileira, em particular os mitos indígenas. Também não há dúvida que admira Mário de Andrade e sua obra máxima. O problema é que o livro não parece conter uma história e sim um amontoado de situações que formam um confuso mosaico, fragmentado e, em muitos momentos, difícil de se acompanhar. Claro que existe uma história, mas que poderia ser contada em 50 páginas e não mais de 200! É rasa. Para as gerações mais novas, a fragmentação e as imagens criadas podem ser suficientes, principalmente para quem não leu nada parecido. Até a opção da autora por não usar vírgulas em muitas passagens pode ser remetida à linguagem da Internet. Muitos podem dizer que minha crítica é antiquada, coisa de velho, mas uma literatura feita em homenagem a um dos ícones do Brasil poderia ser bem melhor. Não me convenceu e nem agradou.

Jean 27/02/2023

Em um mundo pré-colonialista, seres mágicos de nosso folclore interagem de forma comensalista, os humanos das florestas se beneficiam desde que não haja um abuso de sua parte. O ponto de partida é a aliança do povo de El Dourado com os Homens sem Cor que decidem invadir a terra do Primeiro Povo. O Primeiro povo por ser uma comunidade pacífica não possui um exército, assim as guerreiras sem um seio, as amazonas Icamibas, são as responsáveis por defendê-los. Com muitas reviravoltas, intrigas e magia, um Brasil antes do colonialismo se estende a nós.
"A natureza é generosa em sua constante doação, mas sabe se vingar quando usurpada."
A leitura é bem fácil, capítulos pequenos, em pouco tempo conseguimos terminar o livro. Ele mistura um pouco do infantil apresentando alguns personagens de nosso folclore de forma mais inocente, mas também mostra horrores que aconteciam com os povos antigos. Achei o final com muitas pontas soltas, mas vale a pena pois conseguimos conhecer um pouco mais de nosso mitos, além das falas dos personagens ser escrita de forma coloquial, achei uma forma incrível de mostrar nosso regionalismo e quebra um pouco a forma culta de ser escrita.

Ninja 26/01/2023

Fantasia, povos originários e Macunaíma com muito bom gosto
A escrita de Maria José é diferente mas me agrada bastante! Neste livro, assim como em seu outro incrível livro "Maria Altamira", ela nos faz viajar nos diferentes ambientes e situações completamente diferentes, mas muito bem construídas. Gostei muito da mistura do fantástico com elementos dos povos indígenas brasileiros, com sua cultura, algumas lendas, alimentos e outras expressões tão importantes de povos originários detentores de uma cultura tão rica. É possível dizer facilmente que é uma obra original, mesmo contendo muitos elementos do livro Macunaíma (o qual fiquei com bastante vontade de ler). Com certeza lerei mais livros dessa grande autora e ficaria feliz se Aqui Neste Lugar tivesse uma continuação!

Kecia.Viana 05/09/2022

Macu Naima! ??
Cheio de referências ao folclore brasileiro.

Maria José tem uma escrita diferente tudo que já li. Ela me encanta!

Leila 21/08/2022

Livro delicinha de ler, relembrar nosso lindo folclore, revisitar personagens da infância como o Saci e o Curupira. Livro para nos instigar a ler Macunaíma pq afinal temos dois personagens impagáveis, o Macú e o Naíma, rsrs.
Livro nosso, todo nosso e de uma autora mais nossa ainda, que está aí escrevendo e desnudando nosso Brasil, engajada em mostrar de forma lúdica (nesse livro em específico) o que estamos fazendo de errado com o nosso país.
Aqui. Neste Lugar. nos pega pela mão e nos leva através da mata, lagos e rios, através de personagens imaginários e porque não ?reais? num passeio pela Mãe Natureza, essa que a todo instante nos dá sinais de socorro e também tem mostrado sua fúria com tanto descaso. A natureza que salva, mas também a natureza que mata homens.
Uma obra para ser feliz, mas ser feliz refletindo...repensando nosso papel no mundo.
Uma obra para resgatar nosso Eu criança...mas ser o EU de hoje responsável por tudo ao nosso redor.
Maria José da Silveira é uma fofa e eu fiquei muito feliz em descobrir essa autora querida esse ano, simbora que quero ler mais livros dela. #ficaadica aqui do maravilhoso Maria Altamira ❤️ meu primeiro contato com sua obra.