O Projeto

O Projeto Courtney Summers

Resenhas - O Projeto

Mia Fernandes 07/06/2024

Projeto unidade
"Você é Lo. Você é minha irmã. Sofreu um acidente."

As personagens deste livro tiveram um cota de sofrimento e tragédia familiar bem forte. Bea, aos 18 anos, se depara com o acidente de carro que mataram seus pais e deixou sua irmã, entre a vida e a morte. Desamparada, sofrendo, numa noite no hospital, lhe disseram que sua irmã não passaria daquele dia. Então, ela fora rezar e aí aconteceu o milagre: Lev apareceu e curou a sua irmã.

Lev com o Projeto Unidade é como se fosse o Enviado de Deus, para colocar seu rebanho nos trilhos. Para isso, a pessoa tinha que deixar seu passado e seus pecados para trás. Abraçar a causa e assim ,ela estará salvando não só a si mesma quando a sua família, do inferno.

"O que o Projeto Unidade oferece às pessoas, nos termos mais simples, é alimento para quem tem fome, água para quem tem sede, roupas e abrigo para quem precisa e família para quem sente falta. Tudo que pede em troca é que a pessoa seja parte e sustente os princípios de uma revolução que passa adiante".

Quando Lo, vai se recuperando, se pergunta pela irmã. O acidente deixou sequelas tanto fisicamente, quando mentalmente. Ela não sabe quem é, e agora ela está sozinha, em busca de Bea.

Em busca da sua irmã dentro da Unidade, ela começa a entrar na no Projeto. Mas, será mesmo que Bea está ali de refém, e deixou a sua irmã pra trás?

"Quando penso em Bea, penso em uma garota feita de refém pela dor e pelas pessoas que se aproveitaram dela. Mas onde fica o limite entre o que as circunstâncias fazem de você e o que você escolhe ser?"

"As pessoas vêem suas redenções como uma lousa em branco em todos os aspectos da vida. Ninguém que vem até nos é obrigado a deixar nada pra trás que já não esteja disposto a deixar."

O projeto vemos, que é uma seita, que se aproveita da dor das pessoas que a buscam. Inicialmente, parece que vem pra curar aquela dor, promover conforto. Porém, ela vai te alienando, te afastando da sua família e dos seus amigos. Entrar é fácil, mas sair, vai ser precisar muito mais que reza forte.

Tanto Bea quanto Lo, sofreram desde a morte abrupta dos pais. A busca pelo amor, aceitação, carinho, algo que afaste o sofrimento levou Bea ao projeto.

Xoxo
Mia Fernandes

Dani 06/06/2024

Breves comentários sobre
Aqui temos a história de duas irmãs. Uma delas sofre um acidente de carro e a outra acaba entrando em um culto depois de um suposto milagre, desde então as duas seguem separadas. Então temos capítulos alternados que mostram a visão da mais nova que começa a investigar o culto para saber o que aconteceu com a irmã; e a visão da irmã mais velha mostrando os motivos dela no passado.

yasmin 27/02/2024

O Projeto
"A irmã estava lá, como um sinal, como a mãe dela disse uma vez: uma promessa.

Elas vão se ver de novo."

A história gira em torno de Lo, uma sobrevivente de um acidente que matou seus pais e levou embora sua irmã para o Projeto, uma organização liderada por Lev Warren que se diz um porta voz de Deus. Lo tem raiva do Projeto pois acredita que roubaram sua irmã, e tenta a todo custo descobrir o que realmente acontece lá dentro. Com essa premissa eu estava esperando um ar de mistério sobre o Projeto ser ou não um culto, sobre ter ou não coisas podres entre os membros mas o que recebi foram 300 páginas de enrolação: as ultimas 100 paginas revelam tudo sobre a história. As outras 300? a Lo vivendo entre membros do Projeto que só falam falam falam e nao dizem nada. A história da Lo deveria ser um drama triste até por que ela viveu um inferno, mas tudo é tão repetitivo que comecei a achar a Lo uma chata (que inclusive toma decisões que não acreditei que realmente era ela que estava fazendo de tão sem sentido) , eu ficava mais interessada nos capítulos do passado da Beatriz (irmã de Lo). A autora não coloca nenhuma pista sobre nada ao longo do livro ou seja não tem suspense, você só começa a desconfiar do que tá acontecendo lá pras últimas 100 páginas onde tudo é revelado. Eu terminei a história e fiquei assim ???? perda de tempo. Uma pena pois a premissa é muito boa.

jessica 05/02/2024

Uma leitura bem lenta e maçante, as coisas simplesmente não acontecem, nada sai do lugar, poderia ter menos 100 páginas que não faria diferença

livrariadehermes 02/12/2023

Por que estadunidense gosta tanto de seita?
Sobrinhos, a fase amo ler voltou e com isso, mais um livro insano entra para o hall de resenhas da titia aqui. O Projeto é um thriller psicológico que flerta muito com a dúvida. Ninguém é confiável, nem mesmo a a protagonista, Lo. Trazendo a pauta da religião que deixa aquele gostinho: será que Lev é realmente enviado por Deus ou ele é apenas um maluco manipulador? Com reviravoltas e um suspense de tirar o fôlego, o livro escrito por Courtney Summers é fantástico, chocante e questionador. Vale muito a pena a leitura.

Maiara.Monari 19/11/2023

O projeto
Enrolou enrolou.. e nada. A história não desenrola. No final começa a embalar e cadê o plot? Zero...

Filho Do Vento 25/10/2023

Bom livro mas com um final preguiçoso
Bom livro com um com uma boa história e diga-se de passagem até bem realista tendo em vista o proveito que as pessoas tiram da fé alheia para o próprio bem. O livro te deixa na expectativa por um bom desfecho e é exatamente nessa agora que ele peca aliás, como muitos bons livros acabam fazendo pois, entrega um final com uma resolução que parece ter sido feita as pressas. Ele da sim destino aos personagens mas faz isso parecer sem importância pq em apenas 2 páginas tudo é resolvido o que por sua vez acaba com toda a carga dramática que o livro construiu no seu desenrolar.

Guilherme107 30/08/2023

Resenha: O projeto
Sinceramente n quero lembrar dessa leitura então serei sucinto. O projeto foi ruim, mal desenvolvido, personagens ruins, histórias ruins. Eu realmente não sei o que estava esperando de Summers, mas definitivamente era melhor do que isso

y2kdre 28/08/2023

Uma perda de tempo!
Quando eu iniciei a leitura desse tinha esperança de ter um super plot, mas foi decepcionante. A autora tinha a faca e o queijo na mão pra fazer um mega plot, mas no final era a ideia que todo mundo já esperava: o culto não é o que parece. Tem vários furos de roteiro, o modo que os capítulos se desenvolvem não são nada satisfatórios, são bem confusos, na verdade. Até os 30% a leitura tava fluindo e tava ficando interessante, mas o desenvolvimento foi PÉSSIMO.
Enfim, queria ter de volta o tempo que gastei lendo essa bomba.

cephalus 28/07/2023

Seitas
A história é complexa e muito bem feita. A dupla narrativa é muito bem elaborada e se conversar e valoriza a história.
A narrativa da Lo é meio óbvia mas é muito bem trabalhada. A corrupção que ela sofre por conta da fraga esperança que ela tem de encontrar a irmã é lentamente agravada e desesperadora.
Apesar da história não ser um terror/suspense no começo na trajetória final, o suspense avança de uma forma drástica e envolvente.
Todas as camadas mentais abordadas durante essa obra é fantástico e maravilhoso.
O maior problema é provavelmente o tempo passado entre o último acontecimento e o epílogo do livro, deixa muitas coisas em aberto e isso é muito frustrante.

edisik 24/06/2023

Até onde podemos ser enganados por promessas de redenção e amor a Deus dadas por pessoas que se acham enviados de Deus. Livro bem construido. Como sou Agnóstico acredito que acontece muito esse tipo de crime.

emailsicantsend 27/05/2023

Elas ainda vão se ver de novo.
Um lindo livro sobre a história de duas irmãs, uma história sobre identidade. sobre fé, e principalmente, sobre amor. a construção da personagem Lo é perfeita, toda sua jornada em busca de sua irmã me impactou do início ao fim. achei um final um pouco corrido, então dei 4.5. mas é um livro realmente muito bom, porém para poucos, já que muitos podem não entender suas camadas e complexidades como por exemplo: a manipulação da seita de Lev, o sentimento de estar perdido e de não pertencimento, é necessário fazer uma leitura mais sensível desse livro. eu gostei muito e com certeza vou favoritar, histórias sobre família sempre mexem muito comigo, essa não foi diferente. ?

ps: Courtney Summers você vai pagar minha próxima sessão na terapia.

YisraelC 01/05/2023

Nunca tinha lido nada com esse tipo de trama antes, mas é um assunto já muito falado, inclusive já vi em séries e alguns filmes.

Gostei, mas achei que algumas coisas ficaram vagas, poderiam ter sido melhor abordadas. É interessante ver o quanto uma pessoa consegue ser manipuladora e controladora e como isso pode afetar outras. Me fez refletir muito sobre coisas que já passei.