Dez mitos sobre Israel Ilan Pappé

Resenhas - Dez Mitos Sobre Israel

Carla Verçoza 18/05/2024

O livro auxilia na desconstrução de falácias sobre a questão Palestina, ótima obra para entender um pouco melhor sobre o conflito Israel/Palestina.

"A limpeza étnica da Palestina em 1948 e a tentativa de apagar sua memória são parte integrante de um mesmo ato de eliminação. Como aponta Wolfe, o colonialismo de povoamento não é um evento, mas uma estrutura, e, portanto, as tentativas de eliminação já ocorriam antes de 1948 e continuam a ocorrer nos dias de hoje."

"Sendo assim, a Palestina não era um território vazio. Ela era parte de um mundo mediterrâneo oriental rico e fértil que, no século XIX, passou por processos de modernização e nacionalização. Ela não era um deserto esperando pelo florescimento, mas um país pastoral prestes a ingressar no século XX como uma sociedade moderna, com todos os prós e contras próprios dessa transformação. Sua colonização pelo movimento sionista fez desse processo um desastre para a maioria dos nativos que lá viviam."

"Daquele momento em diante, a Bíblia se tornou uma justificativa e um mapa para a colonização da Palestina pelos sionistas. Historicamente, a Bíblia foi conveniente para o sionismo desde seu surgimento até a criação de Israel em 1948. Ela desempenhou um papel importante para a narrativa israelense dominante- tanto para propósitos domésticos como externos-, segundo a qual Israel era a mesma terra prometida a Abraão por Deus na Bíblia. De acordo com essa narrativa, "Israel" existiu até o ano 70, quando os romanos a demoliram e exilaram sua população."

ClAcia6 04/05/2024

? A história está no centro de todos os conflitos. Uma compreensão verdadeira e não tendenciosa do passado oferece a possibilidade de paz.?

LariReis 29/04/2024

Leitura básica para entender o realidade!
Ilan Pappe fala do passado, do presente (até 2017) e do futuro do conflito entre Israel e Palestina e é uma leitura básica para quem realmente quer entender o que ocorre por lá e porque a ?solução? de dois Estados não faz sentido, não é uma proposta real.

Gildson 27/03/2024

Leitura essencial
Nesse período que testemunhamos um brutal genocídio da população palestina na Faixa de Gaza, torna-se essencial compreendermos as reais razões desse conflito.
Este livro vai desmistificar, em dez pontos, toda uma narrativa que desumaniza os povos árabes, quando em realidade eles são vítimas de uma cruel e prolongada operação de colonização.

Moni 23/03/2024

Um compilado completo e necessário
Um dia, eu postei em uma rede social criticando quem achava que Israel não era colônia de povoamento. Um cara me respondeu que ?não tem como população indígena fazer colônia de povoamento?. Esse livro provou que é possível sim, porque o movimento sionista não é um movimento indígena.

Esse livro traz pesquisas de suma importância que desbancam mitos e falácias sobre Israel que as pessoas usam até hoje pra justificar massacres, especialmente na situação atual. Em retrospecto, ficou claro que o cara que respondeu a minha postagem nunca pegou num livro e possivelmente é cristão.

A escrita do livro é clara e explica perfeitamente bem o que realmente são as políticas aplicadas por Israel e por que a situação não é o que a mídia diz que é.

Eu agradeço muito por esse livro existir e facilitar a compreensão do genocídio feito por Israel, até para quem não possui tanto conhecimento. Recomendo muito para quem quiser se aprofundar no conteúdo e compreender de um pesquisador que veio da região e apresenta uma perspectiva completamente diferente do que está na crença comum.

liaramoss 09/02/2024

Importantíssimo.
Livro indispensável não só pra quem tem interesse na história Palestina ou na questão Palestina, mas para todo mundo entender melhor a realidade X as falácias vendidas pela mídia e por Israel desde o começo desde conflito.

O autor conta sobre o surgimento da Palestina e o surgimento do que seria o "Estado de Israel", mostrando que o povo palestino sempre esteve onde estão e onde DEVERIAM PERMANECER e Israel é um suposto país que nasceu as custas do sofrimento de todo um povo. Importantíssimo o autor ser israelense e reconhecer ambos os lados, mostrar os fatos, os mitos, os diferentes pensamentos que perpetuam até hoje por diferentes líderes mundiais. É uma leitura essencial, sem dúvidas.

olivkholin 27/01/2024

Quando procuro obras de não-ficção que tratam sobre acontecimentos históricos, políticos e sociais, o que exige fatos e mais fatos, referências e mais referências, quase sempre me perco completamente nas várias notas de rodapé que, para mim, são como um ciclo sem fim e, muita das vezes, não me levam a lugar nenhum. Então é interessante quando o autor sabe utilizá-las para direcionar o leitor para uma fonte de conhecimentos e informações mais amplas. Dez mitos sobre Israel, é um livro bem escrito e objetivo, e isso foi um ponto muito positivo para mim, que não compreendo totalmente o conflito israelo-palestino. Ilan Pappé apresenta os mitos sobre uma perspectiva de contra argumentação e questionamento da veracidade desses mitos (considerados e difundidos como uma verdade absoluta...)

"Israel, como Estado colonialista de povoamento, tem por tendência implícita o desejo de ocultar seus atos de eliminação, sobretudo em tempos nos quais o colonialismo é visto com maus olhos, e mais ainda para um país que alardeia ser “a única democracia no Oriente Médio” e um “Estado judeu e democrático”."

O fato é, que no cenário atual, Dez mitos sobre Israel é uma obra indispensável para quem busca compreender esse conflito. Recomendo muito a leitura.

Marcus 17/01/2024

Recomendadíssimo
Leitura obrigatória para quem quer entender a questão Palestina.
Leitura fácil sem deixar de se aprofundar e citar todas as fontes necessárias.

Ana 14/01/2024

Dez mitos sobre Israel
Comecei esse livro pra tentar entender um pouco mais do que rola entre Israel e Palestina.
É um livro bom, com muitas referências e documentos que buscam provar o ponto de vista do autor sobre este conflito, que dura a muitos, muitos e muitos anos.
Ele cumpre seu propósito de desmentir mitos sobre a relação entre Palestina e Israel. Mas acho importante salientar que, como o próprio autor disse no início do livro, ele não é imparcial.
Mas no geral é bom e acho que foi uma leitura que trouxe mais conhecimento sobre este conflito e tbm trouxe um lado que a grande mídia não traz.

Vanessa.Coimbra 31/12/2023

Esse é um livro de não-ficção que fala sobre a questão palestina e de 10 mitos criados para justificar a colonização, apartheid e extermínio do povo palestino. É uma narrativa fluida e com um aparato crítico de qualidade e diversificado.

Eliette 30/12/2023

Dez mitos sobre Israel
Leitura muito didática e objetiva pra quer entender um pouco o conflito na Faixa de Gaza sem ser pela visão subestimada pela mídia ocidental imperialista.
Linha do tempo impecável...
Referências muito bem embasadas tecnicamente!
Leia Palestina.

thepolicx 06/12/2023

A Palestina sempre foi a terra entre o rio e o mar. Ainda é
Ilan Pappe escreve a frase acima na conclusão do livro. E ela foi um dos inúmeros trechos que me marcaram muito durante a leitura desse livro.
Dez Mitos Sobre Israel é um ótimo livro para quem tem poucos conhecimentos sobre o conflito, mas que busca compreender o que está se desenrolando na região. E não há palavras mais bonitas ou menos violentas pra descrever o que aconteceu e ainda acontece ao povo palestino: genocídio. limpeza étnica. apartheid. colonização.
Tive uma professora da universidade que sempre nos dizia que o século 19 não tinha acabado; apenas vivemos uma versão diferente dele com palavras mais bonitas e aceitáveis para os mesmos processos.
Não consigo evitar ligar isso ao "estado" de Israel. Um projeto colonial produto de anos de perseguição judaica na Europa, financiado e aprovado pelos perseguidores, que acreditavam que poderiam resolver a "questão judia" confinando judeus a um país. Um grupo minúsculo dentro da comunidade judaica (sionistas), que não representanta em nada os judeus do mundo, que faz uma leitura errônea de escrituras sagradas e vê nelas a liberdade e aprovação para a prática de violências absurdas contra pessoas que sempre viveram na terra palestina.
Indico muito o livro, mesmo que ele não sirva complementarmente como única referência sobre o assunto, mas ajuda a refutar muitos conceitos que passeiam livres pelas mídias que acessamos.

Elena 29/11/2023

Leitura imprescindível
Um livro de extrema importância! fui atrás de entender do conflito israel x hamas após a repercussão midiática. Que bom que a editora deixou grátis. Acho que não preciso falar muito, o autor traz fatos, fontes, uma escrita clara e bem organizada. É uma leitura que se faz muito necessária, muito esclarecedora ao passo de também ser assustadora. Eu não fazia ideia de nada sobre a história da Palestina e perceber que esse povo sofre as maiores barbáries há tanto tempo é desolador. Que através da leitura e da informação, se consiga trazer mais mais visibilidade à causa e quem sabe assim os palestinos tenham justiça!
is free palestine until palestine is free??

isa.dantas 23/11/2023

Começo agradecendo à editora Tabla por liberar esse livro gratuitamente no mês de outubro. É um livro muito importante e diria até didático para quem quer começar a entender a questão Israel e Palestina, no qual Ilan Pappe, um historiador israelense, vai desmontando cada 'mito' criado sobre Israel. Gostaria que muitas pessoas tivessem acesso a ele. Espero ler outras coisas de Pappe e de autores palestinos. Que a Palestina seja livre!
Taissa 28/11/2023minha estante
Poxa, que pena! Eu perdi!