Humanos exemplares

Humanos exemplares Juliana Leite

Resenhas - Humanos exemplares

1 | 2 | 3 | 4

gabriela nagel 01/05/2024

Leitura dificílima, mas muito valiosa, com uma temática raramente trazida aos romances.
Quem somos nós quando os nossos já não são mais?

Maria 16/04/2024

Metaforicamente poético, sarcástico e profundo
O livro começa metafórico e poético, tratando de forma aparentemente leve de temas densos? mas do meio pra o fim se mostra muito muito profundo ao tratar do ?envelhecimento? como um todo? a autora pegou pesado, de um forma peculiar ? metáforas sarcásticas? ela expôs de forma crua nuances nunca imaginadas por mim sobre esse tema de ?desaparecer?? no fim da leitura eu estava pesada e chocada, refletido o que nunca havia habitado meus pensamentos até o momento
Cecilia Climério 28/04/2024minha estante
adorei sua perspectiva

Alê | @alexandrejjr 20/05/2024minha estante
Que bom ler sobre a tua experiência, Carolina! Isso quer dizer que a literatura da Juliana Leite cumpriu o seu papel: te causou desconforto, mas não no sentido de te prejudicar e sim de te proporcionar novas perspectivas que te tiram desse "conforto" sobre temas que talvez a gente tenha concepções limitadas ou que desconhecemos as mais variadas vertentes de reflexão.

Giully 03/04/2024

Um livro que nos insere na vida de alguém que vive há tanto tempo que até mesmo as coisas novas não são assim tão desconhecidas. somos inseridos no dia a dia de uma senhora de 101 anos e somos transportados para vários momentos diferentes de sua vida, provando o gosto acentuado do passado, que nunca deixa de ser algo, tendo em vista que é eternizado nos sentimentos da personagem, claro como o dia; não os fatos, mas as sensações.
a mudança de narradores ao longo texto não funcionou pra mim, achei muito confuso e despropositado. em um parágrafo temos um narrador em terceira pessoa e no próximo já temos a própria personagem nos contando sobre os acontecimentos de sua vida. fora isso, acredito que seja uma história que vale a pena ser lida, nos oferece uma perspectiva sobre a vida, as pessoas que nos acompanham e o que somos no final da conta.

Camillo2 29/03/2024

A vida solitária de uma mulher idosa
Um livro melancólico, que aborda a vida de uma idosa que vive sozinha, após a morte de seu marido e com sua filha mudando de país, é uma leitura triste, que tem elementos da ditadura militar, enquanto mostra os relacionamentos e amizades que a protagonista teve ao longo de sua vida, é uma leitura que vale a pena, principalmente por abordar um tema que não é nem um pouco falado, a solidão da pessoa idosa, recomendo super.

Aline 25/02/2024

A benção aos mais velhos
Impossível não rememorar seus avós ou mesmo seus pais ao ler este livro, uma linda benção aos mais velhos.
A autora trata, de forma poética e cheia de múltiplos significados, da finitude da vida, e de como as vidas findas vão deixando suas marcas em outras pessoas.
De forma belíssima e tocante, nos mostra a sabedoria e a paciência dos mais velhos, que, em sua solidão, se valem da memória, do passado, das lembranças ainda presentes em si, para lidar com o fato de que estão muito perto da passagem.
E nesse momento, sozinhos, sentindo o desaparecimento tão próximo, se sentem abraçados e cuidados pela ancestralidade, que nunca deixou de estar ali, no seu coração.
Natália, narradora do livro, é uma centenária, mãe de uma filha que mora longe, e que já viu os queridos todos partirem.
Uma história linda de todos nós, de todos os nossos, seres humanos comuns, humanos exemplares.

"Quem sabe seria esse o humano exemplar, livre, já apto a não ver ali, no osso original, somente um homem ou uma mulher, e sim o broto de uma terceira humanidade cujo nome ainda não surgiu".

PS: A benção, vô, meu humano exemplar que partiu há tanto tempo, e nunca me deixou.

Priscila.Mastranto 09/01/2024

Uma bela forma de retratar a vida...
Humanos Exemplares encanta e surpreende pela forma como a autora da vida a personagens comuns e em situações comuns. A autora consegue retratar a velhice de uma forma delicada e emocionante. É um livro que emociona mas não entristece, sendo que podemos nos reconhecer na protagonista em algumas partes da sua vida, de acordo com a idade que temos e o conhecimento que possuímos. É uma história de uma pessoa real contada de uma forma peculiar e linda. Adorei iniciar meu 2024 com essa leitura.

Rê Lima 04/01/2024

Confesso a vocês que o livro não me conquistou. Achei as reflexões muito válidas, principalmente em relação ao envelhecimento e como ele é visto de fora e por dentro e como as pessoas acham que deveria ser envelhecer e como realmente é. O problema para mim foi a forma que a autora escolheu para narrar. Fiquei confusa com a alternância entre a narrativa em primeira e em terceira pessoa e com personagens que surgem e somem, como a Sarah, por exemplo, e me deixaram com a sensação de que eu perdi alguma coisa, não sei.

GiArgia.Gschwendtner 27/12/2023

Uma reflexão sobre a humanidade
Talvez o tempo que esse livro venha inspirar é de uma profunda reflexão sobre a humanidade. Sobre nossa forma de vida, as experiências, a história que contamos. É uma leitura que precisei persistir porque não foi fluída, mas ao mesmo tempo queria saber onde tudo aquilo poderia acabar.

É interessante, principalmente, para quem gosta de observar a construção de narrativas e diálogos como eu.

jessicalimao 24/12/2023

Muito bom, só não entendi nada
Esse livro me prometeu muito e até não achei ruim não, mas...meio q fiquei desapontada. O texto foi desenvolvido de uma maneira instigante, mas eu senti tantas pontas soltas q....é isso. A minha resenha ficou q nem o livro

Lurdes 24/12/2023

Ler Humanos Exemplares mexeu muito comigo.

A protagonista Natalia já chegou aos 100 anos e vive sozinha, cada vez mais sozinha, conforme os parentes e amigos vão morrendo.
Seu marido e grande companheiro Vicente já se foi.
A única filha mora em outro continente, com sua companheira, há muitos anos.
A melhor amiga Sarah também já se foi e, neste contexto, o que mais ela deseja é que alguém bata à sua porta pra fazer uma visitinha.

Natália é absolutamente encantadora. Ela era professora de redação, considerada até um pouquinho fofoqueira por adorar contar estórias de conhecidos para os alunos, para ilustrar formas de narrativas além de preparar paneladas de macarrão com molho para confraternizar com alunos e com os colegas professores.
Vicente era professor de Geografia e, também, bastante criativo. Costumava redesenhar o mapa mundi, junto com os alunos, eliminando fronteiras políticas e culturais, levando em conta apenas aspectos geográficos.
Um novo mundo utópico, livre de disputas territoriais, guerras e preconceitos. Este seu comportamento anárquico fez com que ele fosse duramente perseguido durante a ditadura militar, onde muitos de seus amigos foram presos, desapareceram ou foram mortos. Por meses Vicente fica escondido na casa de amigos para não ser preso.
Natália também precisa ficar reclusa nesta época e o paralelo com a reclusão atual pontua a narrativa.
O livro foi escrito no período da pandemia e, embora ela não seja citada explicitamente, fica claro que Natália não pode sair de casa por conta da ameaça externa.

Mas não pensem que o livro é sobre dores, doenças e morte.
É sobre vida, sobre afetos, sobre lembranças.
O afeto marcou a vida de Natália, e os "queridos", como ela chama os amigos, colegas e familiares, eram Exemplares Humanos de primeira categoria e ela sonha que no futuro tenhamos mais Humanos Exemplares, em um mundo mais harmonioso e justo.

Algumas passagens são pura poesia como o período que antecede e culmina com a morte de Vicente. Eles até tentam se preparar para o momento, quando sentem que a morte é iminente, e fazem isto juntos, com uma leveza inesperada. Outras passagens mesclam aflição e muito humor, como a da cuidadora que tenta controlar sua vida, mas não resiste às artimanhas de Natália, incluindo suas estripulias com um vibrador. Sim. Velhos sentem desejo e prazer. Um livro lindo, que nos toca profundamente e que não cansarei de recomendar.

Luciana 21/12/2023

Livro é bem lento e a narrativa como foi feita não ajudou, eu pelo menos não me apeguei a personagem e muito menos consegui uma imersão satisfatória na história. Óbvio que se trata de uma senhora e muito provavelmente a autora quis passar justamente esse ritmo de vida e pensamentos. De qualquer forma, penso que poderia ter sido melhor construída a história e menos embelezada também, já que tratar tudo de forma tão poética deu uma sensação de irrealidade. Para mim não funcionou.

Janaina @revisora.janainastaciarini 14/12/2023

Muito bom livro
Comecei a ler para participar de uma discussão que ocorreria no fim do mês de setembro. Não consegui terminar a tempo porque há muitas passagens que são beeeem cansativas. No entanto, o livro como um todo é muito bom. Retrata um período importante da história do Brasil que é necessário conhecer.

Paola.Grossl 06/12/2023

Mais um do LM
Depois de uma roda de conversa com o clube de leitura sempre melhora, mas nem assim consegui me afeiçoar com esse livro. Achei cansativo e enrolado, tem seus pontos positivos mas para m.im não funcionou.

1 | 2 | 3 | 4