Tristão e Isolda

Tristão e Isolda Helena Gomes

Resenhas - Tristão e Isolda

Mariana 06/06/2013

Um menestrel e uma rainha
Nada mais que Romeu e Julieta na Irlanda! Realmente encantador. Esse conto nos proporciona voltar no tempo, reviver as batalhas e as guerras da época medieval, nos encantar com as místicas/reais criaturas como gigantes, fadas,dragões,reis, princesas,etc, sem citar o puro e verdadeiro amor da loura Isolda e Tam! E apesar de ser uma lenda irlandesa, não passar de um folclore, eu realmente acredito que isso aconteceu, e Tristão e Isolda, nos mostra naquela época, o que deveríamos valorizar hoje, o amor verdadeiro, puro e ingênuo nascido de repente, que em meio a luta de reis em busca do maior poder, de uma forma, conseguem se libertar e ficar juntos em um lugar onde um menestrel e uma rainha poderão ser eternamente livres e felizes. Me emocionei do começo ao fim! Boa Leitura.

Gustavo 24/04/2013

Triste.

A autora conta-nos esta história fácil e resumidamente. Isso poderia ser tido como positivo, porém não é a maneira como penso.
Helena Gomes nos entrega a história "de mão beijada" e, assim, cria um texto bastante escasso de detalhes. O mito de Tristão e Isolda é bom, mas não gostei do modo como a autora o desenvolveu. O final 'quase' salva a obra.
É também inegável que a trama é atraente, fácil e rápida de ler, o que ajuda um pouco na opinião que poderíamos ter do livro.
Diversos autores, como Bernard Cornwell, já fizeram adaptações melhores de mitos da Idade das Trevas, portanto não recomendo a leitura desta obra em especial; "foi mal".
Obs: sim, 'triste' refere-se ao modo como a história é desenvolvida e ao desfecho em si.

Maggie 06/02/2013

Uma boa adaptação
Muitas são as adaptações dos clássicos para o público juvenil que matam a história, este não é o caso deste livro. Gostei muito do texto apresentado por Helena Gomes! Vale a leitura para os adolescentes ou quase adolescentes ávidos por uma boa história de amor...

Marcelo Jr 06/01/2013

A fragilidade de se amar.
Adorei este livro, ganhei da escola, quando comecei a ler, entrei no clima épico da historia, vivendo junto ao personagem e suas as aventuras. Um romance que seu veio do nada, construindo se cade vez mais por cada proibição ou cada desafio que os interrompe de viver este grande amor, um herói tão Forte, esperto e grandioso como o jovem Tristão foi tão frágil em relação ao seu grande amor Isolda, adorei como esta historia foi construída, com cada detalhes, com a essência que tem de contos de fadas, se ver um grande amor que enfrentou muitos obstáculos e enfrentou tragedias.e terminou num grande é feliz final , possível somente num mundo realizado por contos de fadas. Amei de verdade.

Simonne 03/12/2012

Tristão e Isolda - Helena Gomes
Resumo:

Esta é uma das mais belas histórias de amor e aventura de todos os tempos. Suas origens se perdem no tempo e remontam às narrativas orais dos povos celtas. A história desse amor intenso e proibido entrou definitivamente para a literatura quando, no século XII, foi escrita em forma de poesia. Diversos autores a trataram: Thomas, Béroul, Gottfried de Estrasburgo, Bédier, entre outros. Helena Gomes nos apresenta aqui sua versão criteriosa, contemporânea e instigante, feita a partir dos textos originais.

A nossa primeira dica de leitura, já começando os trabalhos em 2012, é a adaptação de Helena Gomes (com ilustrações de Renato Alarcão) do romance Tristão e Isolda. Mantendo-se fiel ao texto original, encontramos dois jovens de reinos inimigos que se apaixonam, por ironia do destino, após a doce princesa Isolda salvar o príncipe Tristão dos braços da morte, pensando ser ele apenas um menestrel, e não o grande inimigo do seu reino. Por segurança, pelo fato de ter usado magia sem autorização de sua mãe - a temível feiticeira Isolda - preferiu escondê-lo na floresta, criando a oportunidade de uma convivência livre das conveniências do reino. E, a partir daí, os laços foram nascendo, dando início a uma das mais belas histórias de amor já conhecida. Mas, o que a diferencia das outras versões?

Logo em sua apresentação, a escritora faz um apanhado histórico sobre as origens da narrativa dos dois amantes, bem como a origem dos contos celtas, a cultura daquele povo (mesmo que breve e sem pretensão de ser fiel aos fatos históricos, nos dá uma ideia sobre como as coisas se davam) e nos garante um bom estudo acerca do que envolve não só a teoria literária, mas também a todo um repertório de conhecimentos que envolve qualquer criação.

Todo o projeto é muito bem elaborado. Desde as ilustrações, o papel utilizado, a forma como a história foi dividida, os resgates e cortes, e mesmo as explicações dadas na apresentação, nos deixam cientes de todo o cuidado que envolveu a obra.

Alguns trechos, extremamente importantes para a compreensão do estudo realizado, apontam o trovadorismo como explicação para as várias versões adquiridas ao longo do tempo: "... Tristão e Isolda vem de uma tradição de se contar histórias oralmente, através de poetas e músicos, como os trovadores, numa época em que eram raras as pessoas que sabiam ler e escrever. Isto explica porque se encontram tantas versões da história".

A partir do conhecimento sobre a cultura dos celtas, as guerras, as invasões e tudo que aparece na narrativa, é possível perceber a intertextualidade com a lenda do Rei Arthur e seus cavaleiros da Távola Redonda, até mesmo porque Tristão foi colocado como um deles.

Ponto bastante interessante é que a autora deixa bem claro as modificações apresentadas na sua adaptação, apontando as inserções necessárias e todas as informações que precisaram ser mantidas para a apresentação do enredo e as personalidades dos personagens (apontado como grande diferencial). Sempre com uma linguagem envolvente, prática, e repleta de aventuras - o que confirma o direcionamento ao público juvenil - o leitor é instigado a seguir adiante, a fim de tentar descobrir o que está por vir.

Envolvente e com uma leitura que flui facilmente, a obra nos leva por caminhos de aventuras e romance de maneira muito suave. E, embora a linguagem esteja voltada ao público infanto-juvenil, com certeza encanta e envolve até mesmo os mais rigorosos, justamente por trazer elementos que remontam a estudos mais apurados.

Abaixo, o link de uma entrevista com a autora, que nos ajuda a compreender um pouco mais o processo de criação/produção.

Entrevista com Helena Gomes

Boa leitura!
À bientôt.

Resenha também publicada em:
www.lilianpoesiablogs.blogspot.com

Publicada anteriormente em outro perfil meu, cujo e-mail foi desativado.

karen koli 29/11/2012

uma linda historia de amor
tristao e isolda,demonstra o amor puro em sua essencia,sao varias historias,que comovem,mostram o que realmente significa a palavra sacrificio...

kessy 17/11/2012

uma emocionante história de amor que por muitas vezes leva a pensar em como um final feliz é possível... te colocando nas mais radicais situações vividas por Tristão e Isolda, que na minha opinião é o casal mas desventurado de todos os tempos...

Alessandra 11/10/2012

Um bom livro para se ler, uma história de amor linda, mas com um final trágico.

Victhor Fabiano 23/09/2012

Extasiado
Incrível obra, incrível livro; apaixonado por cada palavra desse romance. E um grande viva à Helena Gomes por esse trabalho encantador!

Livia 24/08/2012

Awesome
Eu ganhei esse livro da escola, e no começo não fiquei com muita vontade de ler, mais depois de comecei a ler não me arrependi nem por um segundo. O livro conta uma história fascinante que prender o leitor em seu mundo mágico, você fica com raiva, dó, felicidade e vontade de chorar. Tem uma escrita fácil de ser entendida e surpreendente.

And 16/06/2012

Sir Tristam e Princesa Isolda
Muito bom o livro, uma narrativa intrigante e que deixa você com o desejo de quero mais a cada página lida.
Na leitura, você sente a emoção dos personagens, e como você realmente pudesse vivenciar o que está lendo. O final é surpreendente, porém triste. Um amor eterno e proibido, em alguns aspectos lembra até as histórias comoa do filme A Outra, e o clássico da literatura Romeu e Julieta.

Prosasuzana 02/03/2012

Esse foi o livro que marcou a minha vida. O livro mais bonito que á li. Julguei pelo nome e capa como todo mundo na escola fez. Mas depois do conselho da minha professora de português eu comecei a ler o livro. Por mais que a história atravessou décadas, teimei em pensar que seria como qualquer outro romance, com o final feliz para sempre e etc. Mas eu estava errada e quanto mais eu lia, mais eu ansiava para virar as páginas. Li ele todo em dois dias! E mesmo achando ridículo da minha parte, não hesitei ao ver meus olhos transbordando de emoção, no fim. Esse livro acendeu meus sonhos, aumentou meu prazer pela leitura. Eu não consigo explicar a quão bonita a história é. Só posso dizer que todos deviam ler.
Vanessa 25/02/2014minha estante
Marcou a minha vida também. Livro ótimo, fácil leitura, e com um valor enorme, por ser uma história antiga, mas que traz muito bom conteúdo, de romance e guerras.