Positividade Tóxica

Positividade Tóxica Svend Brinkmann

Resenhas - Positividade Tóxica

Berga 95 03/02/2024

Bobajada
Esperava uma crítica aos livros de autoajuda/autodesenvolvimento, mas o livro repete a mesma fórmula. Quebrar os capítulos em 7 passos parecia uma ironia para criticar o formato dos livros de autoajuda, mas na verdade os capítulos começam repetindo o que foi falado, trazem a crítica e acabam com uma regra pra viver melhor, baseado na individualidade e no estoicismo. Estoicismo que frequentemente é citado por coachs e qualquer livro padrão de autodesenvolvimento.

Fora pontos controversos discutidos em uma única perspectiva, como olhar pro passado e presente, sem pensar tanto no futuro e suprimir as emoções.

Carla.Parreira 16/01/2024

Positividade Tóxica (Svend Brinkmann). Melhores trechos: "...Nem tudo é possível. Nem tudo se transforma em felicidade positiva. No entanto, há outros aspectos da vida pelos quais vale a pena lutar, como dignidade e senso de realidade. A questão é que você deve ousar enfrentar a negatividade. Você pode ser capaz de promover algumas mudanças positivas, mas, em linhas gerais, os aspectos negativos da vida estão aqui para ficar. Aceite isso. Todavia, devemos ter permissão para reclamar e criticar. Se formos bitolados, positivos e otimistas o tempo todo, corremos o risco de o choque ser ainda maior quando as coisas derem errado. Concentrar-se no negativo o prepara para a adversidade futura... Em resumo, meu ponto de vista é bastante pragmático: nada é sempre 100% bom... Você vai obter conforto do fato de que existe uma alternativa à busca eterna pela positividade, o autodesenvolvimento e a autenticidade, uma alternativa que enfatiza que as melhores coisas sobre os seres humanos são nosso senso de dever, nossa paz de espírito e nossa dignidade..."

João Carlos 09/12/2023

Pílulas de negatividade
Veja pelo lado positivo... Você realmente deseja isso? Então alcançará... Se houver esforço e boa vontade, dará certo...

Esse punhado simplista de lugares-comuns são como receitas de bolo em que algum - ou alguns; quando não a maior parte - dos ingredientes ou utensílios necessários para a execução da massa são omitidos pelo remetente da mensagem. A promessa de um bolo quentinho e saboroso, ao cabo, resulta numa massa embatumada e indigesta. E, no entanto, as estantes de livrarias - digitais e físicas -, os feeds de rede social, assim como produções audiovisuais estão repletas dessas mensagens boas de consumir e difícil de reproduzir (quando não impossível).

Expor e contrapor a oferta de receitas desse tipo - seja por psicólogos positivos, autores de livros de autoajuda, colches e que tais - é o combustível que impulsiona Svend Brinkmann em seu breve livro. E, para tanto, o psicólogo dinamarquês se vale - o que faz a leitura vez por outra soar propositadamente contraditória - do formato de manuais de autoajuda.

O ponto alto do texto é sua comunicação clara e suas breves incursões na história do pensamento positivo - especialmente na Psicologia - que o autor expõe a fim de criticá-lo em seguida. O ponto fraco, porém, está também aí: a linguagem clara é guiada, especialmente, pelo formato que o autor toma emprestado dos livros que critica (ele oferece a nós leitores um punhado de passos para se livrar dos preceitos gerais do pensamento positivo); a ligeireza do livro também faz das incursões históricas e das aberturas de discussões em nível epistemológico algo como apenas uma menção distante, algo rarefeito no corpo do texto.

Há ainda a tentativa do autor em amarrar todo o seu argumento com a filosofia desenvolvida pelos estoicos - alguns filósofos pré-socráticos. Ao longo do livro a tentativa fica esquemática demais, rasa demais e a inserção de um posfácio com um resumo do pensamento dos principais expoentes dessa escola de pensamento soa deslocado e até mesmo chato.

@jaquepoesia 18/09/2023

Já parou pra pensar em como a busca por autodesenvolvimento pode afetar negativamente sua vida? Parece até loucura dizer isso, mas o fato é que cultura moderna gira em torno de nos tornar ou nos fazer desejar ser a nossa melhor versão, muitas vezes ignorando o fato de que somos humanos.
Neste livro do filósofo e psicólogo dinamarquês Svend Brinkmann, somos levados(as) a refletir a importância de não ceder ao otimismo compulsivo imposto pela sociedade.
Aqui Svend através de sete passos (essa coisa dos passos é referência proposital aos livros de autoajuda) nos mostra boas e sensatas razões pelas quais devemos questionar certos conselhos/orientações, terapia, coaching e tantas outras maneiras e técnicas que prometem nos fazer evoluir como pessoas em um passe de mágica.

Muitas pautas deste livro me fizeram refletir e de fato me trouxeram valiosas lições, vou destacar algumas delas:

Se assim como eu você ignora a maioria dos gurus/coaches e demais mentores de estilo de vida, e já se perguntou como seria ler um livro que falasse em oposição a essas técnicas de desenvolvimento pessoal, então creio que irá gostar dessa obra!
Mas atenção! Este não é um livro para criticar estes profissionais e sim certos métodos que a longo prazo podem causar outros problemas.
Ex: Dizer sim para tudo! Embora essa seja a dica de um famoso coaching é muito mais saudável para nós avaliar as circunstâncias e saber dizer não!

Certas técnicas e terapias podem até ajudar algumas pessoas de certas maneiras, mas nunca as livrarão da inquietação que é parte da natureza humana. Sem contar que muitos desses métodos de felicidade não estão ao alcance de todos, sendo quase sempre algo revelado apenas a pessoas específicas de certa classe social.

• NESSA OBRA CONTÉM DOSES DE FILOSOFIA!
Logo no início (ainda na introdução) vemos que o propósito de Svend com a obra é justamente oferecer uma alternativa, não de encontrar a si mesmo mas sim de viver em paz consigo!

Sarah Vitarelli 10/08/2023

Primeira leitura sobre positividade tóxica
O conceito em si do livro é bom, porém a forma como o tema é abordado parece tentar coagir de maneira drástica e exarcebada. Talvez para uma primeira leitura da temática haja um certo assombro de início. Uma leitura densa, longa e não muito cativante. Esperava bem mais.

William 09/06/2023

Gostei talvez porque...
Me identifico muito com esse lado realista das coisas. Esse negócio de achar tudo lindo e maravilhoso soa falso, artificial e autenticidade é algo que valorizo muito.

Você não é obrigado a achar que tudo vai dar certo, que as coisas estão sempre melhorando, fazer um esforço descomunal para agradar e ver as coisas com bons olhos.

Uma dose de pessimismo é bem vinda, afinal de contas, quando não se espera muito de nada, você pode se surpreender.

Viviane Fontes 03/05/2023

Positividade Tóxica
Um livro que me gerou curiosidade no início, mas finalizei arrastada. Vale a pena ler, só que não considero essencial.

Feh 06/04/2023

Fora da curva
O autor apresenta uma visão totalmente diferente sobre positividade que acredito que todos deveriam conhecer. Ele vai contra as boas práticas difundidas na sociedade como normais e crítica abertamente tudo o que vemos em livros denominados de auto ajuda e a moda do coach. Apesar de achar o final bem cansativo e tedioso por sentir que tudo estava sendo repetido, achei genial e concordei com muitas coisas. Recomendo a leitura!

Escritora Li 23/02/2023

Não siga a dica deles mas siga as minhas
Não siga a dica deles mas siga as minhas desse livro. Basicamente é isso. O discurso cinzento, pesado e pessimista não me empolgou. Mas algumas críticas são válidas sim.

Uma delas é que nem tudo depende de você. Alguns livros de estilo autoajuda trazem uma abordagem de que "se vc quiser mesmo" muda tudo.

Tente abrir uma empresa no Brasil. Você vai lidar com mil fatores que podem levar ao insucesso e não basta "querer com força"! Você está imerso no sistema, no cenário. Ou seja a vida real não é um caminho que só depende de você como alguns mantras "positivos" tentam passar.

Nisso concordo com o autor!

Re 04/02/2023

Positividade nem sempre faz bem...
"Se você olha para dentro por tempo suficiente ? se passa muito tempo contemplando como se sente e
usando a terapia para se encontrar ?, fica deprimido ao perceber que, na verdade, não há nada lá dentro. Se, como se afirma constantemente, o sentido da vida é encontrado dentro do indivíduo, não encontrar nada torna a vida sem sentido. Ao passar muito tempo olhando para o próprio umbigo, você corre o risco de terminar decepcionado."

Tempos atrás sofri entrando na onda de "escutar meu eu interior", "a resposta está dentro de você", "pense positivo", "tudo depende de você". Entrei numa zona de conflitos comigo mesma porque não encontrava tais respostas, crises de ansiedade, a vida só piorava, então o problema só poderia ser eu mesma. Já perto dos 30 comecei a entrar em crise. Comecei a questionar a vida, "passei pelo vale", chorei, tive raiva, fiquei inconformada, depois apatia, aceitação... Até que por fim liguei o botão do fod@-se, não esperei mais por motivações, comecei a me conformar com a ideia de que algumas coisas eu deveria deixar pra trás. Que a vida não era tão bela quanto o Instagram propagava. Nessa época, acompanhar Pondé começou a me fazer muito mais sentido, um choque de realidade que eu precisava.
Ironicamente foi exatamente nesse ponto que minha vida começou a melhorar, que comecei a perceber que a grama do vizinho não era tão verde assim, que eu simplesmente deveria fazer algumas coisas porque tinha que fazer e não ficar esperando por motivação, que por trás de toda a onda de positividade existiam pessoas se aproveitando da ansiedade e frustrações dos outros, pra poder lucrar com isso.
Hoje esse livro me confirma exatamente esse caminho que passei. Espero que as pessoas acordem pra essa realidade.

Roberta.Rozin 12/01/2023

Interessante
Me fez pensar e questionar sobre muitos pontos de vista.
Leria novamente.
Sair da caixinha, repensar e mudar faz bem.

Renato.Germanny 04/12/2022

O "eu" egoísta.
O escritor usa bem no início um linguajar um pouco refinado, mas que vai se "desmontando" no meio do caminho. Tirando essa parte achei a leitura boa, uma parte do que aprendi irei colocar em prática é algo que precisamos ler e saber sobre o mundo acelerado, o Eu egoísta e o sentimento desenfreado pelo sucesso, são coisas que podem destruir qualquer um se for em excesso.

Um dos pontos negativos no livro é aparentemente o autor parece não ter voz, ele parede tá repetindo algum diálogo chato já falado por muitos, seria como uma opinião não firme por questão de não vim dele, apenas parece que ele recopiou e resumiu um grande texto para o leitor, deixando muitos pontos abertos e um pouco questionáveis em tudo.

Não senti o autor falando na obra, mas no demais foi bom

Boa leitura.

Elvis.Meneses 18/11/2022

Sem futuro.
Esse livro é igual aquele seu parente ou familiar intrometido, palpiteiro, bem de vida que ao saber que você esta procurando melhorar de vida, logo vem mostra o lado negativo e depois do sermão da uma solução, decide é escolhe o que é melhor pra você.

O livro afirma que você não deve ler auto ajuda e desenvolvimento pessoal vai usar de falacia pra te convencer, e diz você "tem que" só ler romance e estoicismo, na pratica é trocar 6 por meia duzia, é como se você tivesse que correr uma maratona só com uma perna cansado decide trocar para outra, o ideal é ler tudo, é necessário buscar a verdade onde quer que ela esteja sem distinção, tudo tem seu lado positivo e negativo onde não a separação faz parte de um todo, a limite e proporção a isso, o que o livro faz é mostrar um pequeno pedaço negativo e ignorar o positivo, é desonesto ignora as milhares de pessoas que tem resultado, superficial por não buscar ir a fundo na condição humana.

Albino 06/11/2022

Um dedicado livro de (anti)autoajuda
O livro não é de leitura e entendimento fácil, mas é de necessária leitura.
Traz um voz, quase isolada, mas que penetra na mente arguta e inquieta.
Busca "dar uma leitura moderna" do estoicismo, passando por muitos pontos áridos e sem aliviar as pressões do mundo.
Ler este livro, talvez, possa te isolar um pouco deste mundo, mas quem disse que isso não pode ser bom?