Contos de Fadas & Poemas Vorazes

Resenhas - Contos de fadas & poemas vorazes para alimentar a alma

1 | 2 | 3 | 4

Suh Oliveira 05/09/2022

Necessário
Um livro lindo e necessário.
Porque a princesa deve ser meiga, ingênua e dependente? Porque a vilã tem que ser sempre egoísta e malvada?
Porque o dragão tem que ser morto?
Porque o herói não pode ter medo?

Por mais princesas corajosas e donas do próprio destino, por dragões amigos e por heróis que se permitem errar e que tenham uma vida sem depender de se casar com a princesa.

Evy 20/01/2023

"Todos temos estrondos e estórias dentro do nosso corpo feito de estrelas".
"Amei como a autora pegou os contos de fadas e ARRUMOU TODOS ELES" foi o que disse a filha de 13 anos de Sophie Anderson, autora de A Fabulosa Casa com Pernas ao terminar este livro da Nikita Gill, presente de sua mãe. E resumiu nas melhores palavras exatamente o que senti ao terminar de ler esse livro. Contos de Fadas & Poemas Vorazes é um livro extremamente empoderador e que traz um olhar real e moderno aos contos de fadas! Extremamente necessário!

Essa nova roupagem que reavivou a poesia através dos conhecidos #instapoets, e que aprendi a amar com Rupi Kaur, emprega uma voz moderna e muito necessária nesse gênero literário. E nessa releitura maravilhosa dos Contos de Fadas e poemas clássicos, Nikita Gill é uma voz poderosa que desmonta clichês antiquados.

Através de poemas vorazes, criativos e algumas fábulas mágicas e fascinantes, Nikitta traz nova perspectiva para os clássicos que se transformam em linhas de empoderamento, feminismo, autoestima, mas que também traz relações tóxicas e situações sombrias para reflexão da dualidade da vida que não é plena em sua totalidade.

Além das escrita que marca, a autora ainda ilustra suas palavras e sentimentos em desenhos simplesmente maravilhosos e feitos a mão! Mais uma vez vou chover no molhado dizendo que a edição da Darkside está simplesmente maravilhosa, porque é a mais pura verdade! Tudo casa perfeitamente para uma obra cheia de magia e poesia que vai encantar, trazer reflexões importantes e revelar um novo olhar para histórias tão enraizadas em nossas mentes e almas.

Um livro cheio de simbolismos, significados importantes, sensibilidade e novas perspectivas! Que seu coração e alma possa estar aberto a esta leitura.
Super recomendo!

Tine 05/06/2023

Boas reflexões
Todos os textos desse livro são contos, baseados, em maioria, nos famosos contos de fadas, mas trazem reflexões sobre a atualidade.

Morgana 23/08/2022

#resenhauniversodeutopia
Conto de fadas & poemas vorazes é o lançamento mais esperado de todos os tempos pelos leitores que são apaixonados pelo mundo mágico.

Numa proposta diferente, Nikita Gill, nos apresenta os contos de fadas como nunca vimos antes, desconstruindo paradigmas de forma fascinante.

Em formato de poemas, a escritora traz uma nova perspectiva que nos leva a refletir sobre o processo de criação de tais histórias e do mundo ao nosso redor. Sobre como nada sendo perfeito se encaixa magicamente neste processo chamado vida.

Retrata sobre aspectos de histórias contadas embaladas para dormir, mas também nos convida a um processo terapêutico em que a/o protagonista são os que desfrutam das suas palavras.

O nosso final feliz começa na gente mesmo e isso fica tão claro quando paramos para ler este livro tão empoderador.

Num trabalho impecável com ilustrações de tirar o fôlego a Darkside entrega mais um título digno de qualquer colecionador.

?Era uma vez? uma princesa que matou seu
próprio dragão e amou a si mesma de todo coração?

sailortrizte 07/02/2023

bem fofis, introduz o feminismo em vários contos de princesas e fadas, deu uma modernizada também, show

viterario 06/11/2022

18 POST-ITS
De forma geral é um livro bastante criativo e com bastantes trechos interessantes, principalmente na sua forma de contar. Com lindas ilustrações numa edição ainda mais incrível, vemos o óbvio escancarado as vezes em palavras bonitas as vezes em feias e outras nem tão óbvio. O livro é legal, porém é bastante repetitivo, ao ponto de se cansar de ver aquele mesmo tema, com as mesmas mensagens porém com palavras e contos diferentes

Gabi Martins 02/02/2023

Encantador
Acho que, como todo livro de poemas, nem todos agradam. Mas alguns me tomaram muito e achei de uma beleza e sensibilidade especiais. Foram os das páginas 25, 50, 62, 69, 73, 98, 111, 129, 143 e 162.

yasmine 23/07/2022

Nunca fui de ler poemas, mas recontos de fadas me chamou a atenção. É um livro delicioso, muito rápido de ler, emocionante e empoderador. Trata de temas que podem ser sensíveis para algumas pessoas.

Tai 15/11/2022

Confesso que a poesia feminista é um dos meus gêneros literários favoritos e expectativa para essa leitura era alta. Graças a Nikita foi suprida, ela dá ao ?era uma vez? uma voz moderna e necessária, traz reflexões precisas e abriga o melhor do intelecto humano.

betarudolf 19/12/2022

eu achei o livro bom, porem nao acho que seja meu estilo de livro, achei cansativo demais, mas pra quem gosta de poesias é muito legal

Toniolo 19/12/2022

Contos de fadas
Fui sem esperança e recebi dois tapa na cara que livro maravilhoso os poemas são curtos mas são muito bons

_victic 03/02/2023

Para alguém que não é muito fã de livros de poema, poesia e pá, até que eu gostei. Nesse livro a autora escreve outros pontos de vistas dos contos de fadas como: cinderela, bela adormecida e tals, através de poemas e contos de 1 ou 2 páginas. A escrita é um pouco pesada então a leitura fica cansativa, eu acho que se não fosse em formato de poema eu teria aproveitado muito mais a experiência.

Camille.Pezzino 04/01/2023

RESENHA #225: A ALMA DOS CONTOS
Contos de fadas, em sua origem, não são histórias fofas ou delicadas, na verdade, seu teor coincide com a ideia do sobrenatural e do sombrio, os quais atormentavam os indivíduos do passado, longe de qualquer proposta científica. Os poemas elaborados por Nikita Gill mantêm, essencialmente, a narrativa dessas histórias extraordinárias que, pouco a pouco, foram desbravando os séculos e continuam a nos encantar ou aterrorizar até hoje.

Contos de fadas & poemas vorazes para alimentar a alma tem o que é principal para essas narrativas, mas, ao meu ver, também peca ao reproduzir essas tramas, já que Gill remodula as histórias tanto no que tange ao conceito delas quanto na forma. Assim, é um livro interessante àqueles que querem desbravar o mundo dos contos de fadas de forma mais crua, porém ainda peca em retratar partes essenciais dessas histórias, pois, ao reformular alguns pontos, a criticidade original se perde em troca de uma nova crítica, nem sempre bem alocada no texto.

Antes de tudo, é necessário considerar que o modelo de prosa intercalada com poesia não é uma novidade nas tramas de contos de fadas, como ocorre com Chapeuzinho Vermelho, de Perrault, além de ser essencial, ao considerar que essas narrativas tem origem oral e algumas eram cantadas e/ou declamadas. Também não é uma novidade, como ela parece apresentar, que essas histórias falem sobre os receios do feminino, desde o medo dos homens até o receio entre mulheres criado pela estrutura patriarcal. O que é novidade – em relação aos contos de fadas originais do eixo europeu mais famoso, mas não as adaptações subsequentes – é deslocar o papel feminino da princesa para o do aventureiro. Essa mudança de perspectiva é contemporânea e ganhou muita força nos últimos anos, principalmente por estar associada diretamente a mudança do papel social da mulher durante e após a Primeira Guerra Mundial.

Essa é uma obra que trata, sobretudo, da subversão e da mudança de papéis dos personagens, também adapta as próprias linhas narrativas para que caibam nas críticas que a escritora as aloca, o que me agrada, embora nem sempre acerte, ao meu ver. Também pontua o feminismo, sem deixar de lado problemas do movimento social; e os mais variados problemas da sociedade.

QUER SABER MAIS? ACESSE EM: https://gctinteiro.com.br/resenha-225-a-alma-dos-contos/

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-225-a-alma-dos-contos/

1 | 2 | 3 | 4