Cerco animal

Cerco animal Vanessa Londoño

Resenhas - Cerco animal

Cultural 17/02/2024

Violência física, & Foucaultiana
Os vazios se envolvem, as angústias se encontram e os desejos são abandonados aqui, onde ao adentrar nesta leitura toda a esperança deve ser abandonada, sua forma se torna bastante deformada. E a vida deve continuar. É em clima de aflição e de opressão que vemos tramas sobre pessoas, suas histórias, seus conflitos e desesperos. A maneira que é descrito em linhas de escrita-criativa em temática cadavérica. Não pelo choque, mas por um quê "autópsico" ala Foucaultiano por forças em massas, em repressão, em abandono e tornar-se um lindo pesadelo com necessidade de existir.

@retratodaleitora 14/09/2022

A violência na América Latina
"Percebi que havia desenvolvido uma dupla profundidade em meu olhar. Uma dupla profundidade impúbere e feminina que me transformava, que colocava meu rosto à deriva, que colocava a identidade da minha face sob conjecturas e jogava a mitologia pessoal do meu rosto em uma contradição."?
Cerco Animal, da colombiana Vanessa Londoño, publicado pela @editora.peabiru, foi uma grande surpresa.?
Entrando na leitura sem saber quase nada sobre o livro, fui imediatamente arrebatada pela escrita milimetricamente arranjada. Depois foi a vez de dar de cara com uma trama violenta, crua, impactante e potente.?
Aqui os personagens se veem de cara com situações aterradoras, com a violência, tortura, desamparo.?
A triste realidade da América Latina.?
Tudo isso enquanto descobrem quem são, qual o papel deles ali. É desolador acompanhar tudo isso. O livro é mesmo bem gráfico e pode incomodar pessoas de estômago fraco. Mas eu recomendo MUITO a quem se interessar pela leitura, pois vale muito!?
Escrita brilhante, fragmentada; personagens diferentes, únicos; trama belamente construída e desenvolvida. É de tirar o fôlego. ?
Leiam!

Toni 16/07/2022

Leituras de 2022 | Cortesia da editora

Cerco animal [2021]
Vanessa Londoño (Colômbia, 1985-)
Peabiru, 2022, 100 pág.
Trad. René Duarte

Cerco animal é o primeiro romance da colombiana Vanessa Londoño e, apesar de sua brevidade, não é uma leitura fácil ou de digestão tranquila. Espalhadas por quatro capítulos não-lineares, suas personagens habitam uma cidade fictícia perto do mar do Caribe, norte da Colômbia, e transitam entre a violência observada no presente e a brutalidade que atravessa suas próprias lembranças, tão tangíveis quanto a chuva que traz à tona corpos mutilados. Frutos do consórcio insidioso entre estado de exceção e esquecimento, as existências que sobrevivem e se narram neste romance estão condenadas a um precário devir latinoamericano. Nas palavras da própria escritora, “elas sitiam um centro que está sempre a expulsá-las, [...] porque os estados latinoamericanos estão permanentemente expulsando corpos que não importam para eles."

Uma jovem cuja língua fora cortada por milicianos, uma mulher que teve ambas as mãos decepadas, uma mãe indígena condenada à tortura e morte por ter ousado usar sapatos, um filho, entre tantos filhos e filhas, explorado sexualmente: vivências que fazem eco a casos e pessoas reais da história da América Latina (pois de diferentes países, ainda que majoritariamente da Colômbia) e testemunham as consequências de um edifício social fundado sobre estruturas autoritárias (racistas, coloniais, misóginas, patriarcais). Essa leitura talvez justifique, em certa medida, a construção do romance. Apesar de cada capítulo dar voz a diferentes personagens, essas vozes são quase diáfanas quando tentamos capturá-las e encerrá-las em identidades bem definidas: estas existem, mas à medida que ganham corpo através do risco narrativo, também se fantasmagorizam como desmemória de todos nós, povos despossuídos.

“Cerco animal” foi a primeira publicação da Peabiru, que já conta com um segundo livro em seu catálogo: o “Pra te comer melhor”, da Giovanna Rivero (Bolívia). Se você ainda não conhece a editora, fica a dica para segui-la aqui no IG.