Fantasmas

Fantasmas Raina Telgemeier

Resenhas - Fantasmas

Oda @bibliotecadeumacacheada 27/06/2022

Aaah gente, que amor de HQ, fazia tanto tempo que eu não lia uma, que quando peguei essa li em menos de uma hora.

Com desenhos maravilhosos e escrita fluída, a autora aborda sobre o luto, amor e família, impossível não se emocionar e apaixonar por esse livro. É uma história fofa, que nos mostra que devemos aproveitar cada minuto de vida, fiquei impressionada com tamanha força de Maya, que mesmo doente se preocupava com a irmã mais velha.
Essa foi minha primeira experiência com a escrita da autora e gostei bastante, já vou providenciar o livro "Coragem" para ler também.
Alice.Dalacqua 19/03/2023minha estante
Achei a HQ ótima muito bom o final não me agradou muito mas livro deixa a gente de coração quentinho

kaarine 21/04/2023

Lindo, perfeito, amei, quero ler de novo
Sempre me interesso por livros que contém o dia de los muertos, acho muito alegre e sempre tem algo a acrescentar que fico sabendo, essa hq é a coisa mais linda do mundo, divertida e ao mesmo tempo melancólica, mas é muito bem ilustrada e colorida, juro, da vontade de guardar num altar, leiam
Delma Gama 21/04/2023minha estante
Quando falam desse dia lembro do filme Viva a vida é uma festa, muito bom

kaarine 21/04/2023minha estante
me lembra também

Lay Carvalho 13/09/2023

A aventura de duas irmãs em uma cidade cheia de fantasmas.
As irmãs vão enfrentar os desafios da vida em família e descobrir que, muitas vezes precisamos encarar nossos maiores medos por aqueles que amamos.

Queria Estar Lendo 01/12/2023

Resenha: Fantasmas
Escolhi Fantasmas pra ler porque precisava de uma história curtinha e essa HQ se encaixava perfeitamente nisso. Encontrei nela um abraço quentinho e um amor de trama que fala sobre morte e vida de maneira muito natural e atenciosa.

Fantasmas fala sobre Catrina e sua família, que estão de mudança para uma cidade praiana da Califórnia. A irmãzinha de Catrina, Maya, tem uma condição de saúde crítica, e a brisa do mar pode ajudar com o tratamento.

Ao chegar lá, elas descobrem que a cidade tem toda uma tradição com o Día de Los Muertos, da cultura mexicana. Um dia para celebrar e honrar os mortos porque, aparentemente, o véu entre a vida e a morte é muito fino por ali.

Catrina fica aterrorizada com a ideia, mas Maya se anima em entender mais sobre tudo - principalmente sobre a morte.

Fantasmas é uma leitura curtinha e querida que faz muito uso de cor, expressões e principalmente de leveza para contar essa história.

Falar sobre morte, luto, medo, são temas pesados que muita gente (eu inclusa) ainda não conseguem lidar completamente. E é muito legal encontrar histórias que tratem disso tudo de maneira tão leve. Através da tradição mexicana, e também da jornada das suas personagens, a autora nos apresenta uma trama simples que coloca medos a serem confrontados com gentileza.

Toda a questão da Maya com a morte, e o terror que a Catrina tem dos mortos, é reflexo da situação que elas vivem. A doença de Maya é crítica e pode se agravar a qualquer momento; a situação de "pode ser o fim dela" é constante, mas não é isso que move a história. É a vontade de viver.

Fantasmas honra os mortos da maneira que a comemoração da cultura mexicana também faz. Traz curiosidades sobre as crenças e o jeito com que o dia dos mortos é vivido; e ainda insere o elemento "fantástico" (ou nem tão fantástico, para quem acredita) de maneira natural.

Eu me emocionei nos momentos mais bonitos da história, e senti tudo que as personagens estavam sentindo. Ou seja: a história falou comigo e funcionou tão bem quanto eu poderia querer.

A edição da Intrínseca é muito bonitinha, com uma ótima tradução de Giu Alonso. As cores estão muito vivas, diagramação confortável. Quando percebi, já estava terminando a leitura da HQ e queria mais. E com certeza vou procurar mais da autora!

Fantasmas é aquele tipo de leitura que passa rápido e deixa emoções fortes com você. Ao mesmo tempo, também deixa uma leveza. Porque encarar a vida (e a morte) é sobre isso.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2023/11/resenha-fantasmas-raina-telgemeier.html

Thwmaze. 21/12/2023

Achei uma HQ linda, adorei como é retratada a questão de irmãos, sou irmã mais nova e sei do que falo kkkkk, mas a forma que o luto, que a família é mostrada é simplesmente linda.

Julyð 10/09/2023

Eu amei muito essa Hq, fala sobre luto, amizade, irmandade e principalmente sobre lidar com a dor do outro
Como vocês sabem eu gosto de admirar as hqs e a arte dessa é impecável, fofinha e infantil mas muito trabalhada
Quero muito ler mais coisas dessa autora pq roubou meu coração total!!!
Melhor ainda foi q eu paguei 10 reais nessa hq q eu tava querendo a séculos!!! eu te amo bienal

Taci 26/11/2023

Cat e Maya ?
Tão fofinho e bonito. Sinto que a autora tem esse dom de trazer muitos sentimentos com uma história tão simples, porém cativante.
Recentemente li Castelo de Areia da autora Daniele Costa e tem um trecho do livro que diz "Às vezes precisamos nos colocar em situações vulneráveis para que finalmente possamos nos tornar verdadeiramente fortes." e acho que resume bem o que a Cat teve que passar, amei a ternura entre as irmãs, tudo muito fofo e arte bem legal. ??

Andreza359 24/05/2024

Indico pra todos.
Indico a essa graphic novel pra todos, história muito bem escrita e o traço muito lindo. Me tirou da resseca literária, simplesmente perfeito.

Thaís @thanoslivros 27/05/2022

Fofo
Que gostosinha essa história. Confesso que achei que teria um final não tão bacana e fiquei receosa por um tempo, mas foi bem satisfatório.
Interessante a abordagem sobre a fibrose cística.

Gabyh 28/08/2023

Que HQ maravilhosa
Comprei essa belezinha na promoção e li em uma única sentada. Que leitura fofa, leve e saborosa, repleta de cultura, mudanças e ensinamentos!

HQ é uma coisa quase impossível de você desgostar. O traço da autora é lindo, as cores são muito bonitas e você lê essa obra prima em um estralo! A obra aborda a cultura da Bahía de la Luna, um lugar na Califórnia, que preserva a cultura do Día de los Muertos, e é claro que isso só em lembrou do filme "Viva: a vida é uma festa". Quem viu esse filme e tá com saudades de algo do tipo PRECISA ler essa HQ!

A abordagem de toda a história sobre a morte sempre à espreita da Maya, irmã mais nova da Catrina (protagonista), é algo que te deixa bem apreensivo, mas que ela encara com muito mais calma que sua irmã. Enquanto Catrina teme o sobrenatural, Maya quer conversar com um fantasma (porque sim, eles existem) para saber como é o pós-vida, e essa contradição enrte ambas vai gerar uma grande história e medo e amor.

Definitivamente o final me deixa apreensiva KKKKKKKK. Sei lá, quando se termina uma história com um final fechado, independentemente de ir para um caminho bom ou ruim, a gente sente que se encerra ali e pronto, mas com um final que não te dá isso de bandeja você fica bem apreensivo com o futuro.

"Fantasmas" é uma ótima leitura para quem está sem tempo. Fluido, bonito, retrata assuntos importantíssimos, apresenta uma cultura lindíssima e um outro olhar para o morrer e ressalta o quanto o amor pode ser importante.

Pitaiazul 18/12/2022

Cultural e divertido
Comecei essa leitura para saber se seria algo divertido de minha irmã mais nova de 10 anos ler. Me surpreendi com a conclusão de que foi algo divertido para mim mesma.
"Fantasmas" conta a história de duas irmãs que precisam se mudar e passam por um período de adaptação bastante incomum a uma cidade recheada de fantasmas. Além de trazer o elemento mágico, "Fantasmas" ainda aborda em seus detalhes parte da cultura latina, em especial do Dia de los muertos mexicano.
A relação entre as irmãs vai sendo desenvolvida e a própria concepção de mundo da irmã mais velha vai sendo modificada com base na mudança feita, e essas são as partes mais divertidas de se notar no decorrer da história. O livro mostra ainda um ponto de vista característico e lindo sobre o passar da vida e a chegada da morte e como lidar com o próprio luto.
É uma ótima recomendação para jovens e adultos.

Carous 09/03/2023

Li este quadrinho como parte da minha meta de 2022 de ler mais histórias neste formato.

A maioria que conheço/tenho contato (o que quero dizer é: meu pai compra e tem estantes cheias) são de super heróis e isso não me interessa nem um pouco.

Nunca ouvi falar dessa quadrinista, mas aparentemente ela é bem famosa e tem outras HQs publicadas, inclusive no Brasil. Depois vou atrás disso.
No entanto, o assunto do livro me interessou - mais a parte do Dia de Las Muertos.

O traço é lindo, ainda com as cores desta festa mexicana, não tinha como essa HQ não ser maravilhosa, visualmente encantadora e atraente.

A mensagem da história é bonita, e gostei que mostra como a doença de Maya afeta a ela, sua irmã e sua família. Até a mudança de cidade não foi vista como um sacrifício.

No entanto, senti um pouco de pena da irmã de Maya. A história foca nas irmãs, mas a garota claramente precisava que seus pais prestassem um pouco mais de atenção nela e conversassem sobre morte. Só isso que senti falta no quadrinho mesmo: os adultos tranquilizando uma adolescente que tem pavor da morte e de perder a irmã

Clara 12/12/2022

Hq reconfortante
Se você assistiu "Viva, a vida é uma festa" da Disney vai curtir essa Hq !

Ela tem a mesma pegada que esse livro, a irmã de Cat, Maya tem fibrose cística, uma doença genética que faz com que um muco denso e grudento se acumule nós pulmões. Infelizmente não tem cura, há tratamentos para aumentar a expectativa de vida da paciente.

A família de Cat se muda pra La Luna, uma cidade tranquila e praiana e também assombrada.
Com esse nova mudança de vida, Cat a aprende como os mexicanos celebram o "día de los muertos" .
Há também retratos da vida x morte.
Super recomendo!!

Maju 24/07/2022

Maravilhoso!
A família da Maya e da Cat está se mudando para
a Bahía de la Luna, uma cidade muito nublada que
se localiza no litoral da Califórnia, a família se
mudou para lá para poder cuidar do tratamento
da Maya, que sofre de fibrose cística, uma doença
sem cura que afeta os pulmões. Maya é uma
menina muito corajosa, e seu maior sonho era
falar com fantasmas, enquanto Cat tinha muito
medo de coisas sobrenaturais e só quer proteger
sua irmã mais nova, Maya. Para piorar a situação
da Cat (Catrina) o Día de los Muertos está
chegando, que é uma data que os fantasmas vão
visitar seus familiares. Com ajuda dos vizinhos,
amigos e com a de um gato preto misterioso vão enfrentar os maiores desafios e medos.