Ossos do Ofício

Ossos do Ofício Sue Black

Resenhas - Ossos do Ofício

Serpris 25/04/2024

Acho que esse livro nasceu de uma oportunidade que a autora agarrou com unhas e dentes pra falar do seu hiperfoco e, visto que também é meu hiperfoco, gostei bastante!

LuizaSabbag 24/03/2024

MA-RA-VI-LHO-SON
Definitivamente meu livro preferido do tema! Eu trabalho com ciências forenses e já peguei livros com autores com medo de descrever algumas coisas ou descrevendo até demais com intenção de chocar o leitor. Mas a Sue Black foi cirúrgica (risos). Ela traz muita informação interessante, traz muito conhecimento e história e tem o humor na medida exata de não ser monótona e não ser desrespeitosa com ninguém. Além do livro da darkside ser maravilhoso, né? Que honra poder ter um livro escrito por uma referência na ciência e ainda ser tão acessível ?

ErikaGonAalvesFigu 26/01/2024

?????
Acho que se fosse pra enviar um áudio falando sobre esse livro, eu falaria muito melhor do que irei escrever aqui.

Resumidamente: Eu amei demaisss essa leitura!
Me senti uma amiga íntima da Sue Black, a forma como ela escreve faz você se imagina tomando um chá da tarde na casa dela e ouvindo todas as histórias que ela poderia compartilhar com um amigo querido.
Nos últimos anos tenho gostado muito de ler sobre profissionais forense e as investigações no geral, mas foi nesse livro que veio o êxtase total. Tô maravilhada com essa leitura, a cada página eu via o quanto essa mulher viveu coisas inimagináveis e como há muito mais coisas que eu não sabia sobre um corpo humano ou não.
Cada informação interessante, coisas que te fazem refletir, coisas que te deixam transtornada, coisas que te pegam de surpresa. E tudo isso vivido por alguém.

Foi simplesmente perfeito dedicar um tempo da minha vida nessa leitura. Eu espero que muitas pessoas dediquem um tempo para esse livro também, que seja uma leitura formidável assim como foi pra mim. Esse foi um dos livros que a cada página lida eu ficava meio tristinha porque sabia que uma hora iria ter fim.

Pode ser muito cedo pra isso, mas... Foi a minha leitura favorita de 2024.
Obrigada amor ?? por esse presente maravilhoso e por me conhecer tão bem.

I.volner2 31/12/2023

Para um livro de memórias e narrativa é excelente. Mas peca terrivelmente em um ponto: a falta de ilustrações para auxiliar o leitor que não é de áreas afins ao tema.

Julia.azvd 22/11/2023

Faça um favor e compre esse livro imediatamente!!!!!
Se você gosta dos temas desse livro, então ele é perfeito para você. Nunca fica entediante de ler, e possui casos reais contados com maestria pela autora Sue Black. É divertido e sério na medida certa, e está pronto para se tornar um dos seus novos queridinhos.

Helô Kleine 09/08/2023

Amei muito!
Amo anatomia, amo ciência, amo crimes verídicos.
Ter tudo junto num livro só foi maravilhoso!
Estudei anatomia na faculdade e foi ótimo relembrar várias coisas. Quem não tem conhecimento com certeza não ficara perdido na leitura, Sue Black é didática sem ser chata!

Babi 25/05/2023

Desenterrando casos reais de uma antropóloga forense
"Você não sabe se um dia vai precisar falar do esqueleto no seu armário".

A autora desmembra o corpo humano da cabeça aos pés capítulo por capítulo, com o foco é claro, nos ossos. Ela explica o processo de formação dos ossos desde quando estamos no útero até a vida adulta. Suas características, funções, marcas, posições anatômicas e por ser uma antropóloga forense, a importância que trazem consigo nas investigações criminais.

O livro é muito rico em detalhes, contém bastante informação técnica, mas não chega a ser tedioso, muito pelo contrário. Para quem tem interesse em anatomia porém pouquíssima noção técnica (assim como eu) vai conseguir aproveitar muito bem a leitura.

Fernanda G 23/05/2023

Que livro maravilhoso! Simplesmente isso. Um pouco demorado para ler por ser cheio de informações e detalhes sobre o corpo, mas com casos que ilustram como utilizar cada informação nas investigações.

lidosdarafa 15/01/2023

Ossos do Ofício
Sou suspeita a falar sobre porque eu realmente amo as ciências forenses e Ossos do Ofício me aproximou de uma área que não se ouve falar muito que é a antropologia forense. Sue Black desmembrou o corpo humano capítulo por capítulo e ao mesmo tempo nos mostrando casos reais de investigação. Foi uma experiência incrível ?? ps: fez eu me apaixonar ainda mais pela ciência forense

Jis Rocha 11/01/2023

Minha segunda leitura do ano e a Sue Black me fez ficar apaixonada por esse ramo forense: a antropologia.
A autora disseca o corpo humano, nos dando um geral sobre o esqueleto, e depois da cabeça aos pés, parando em pontos importantes e colocando algum caso em que ela trabalhou onde a parte em questão foi examinada ou foi o fator importante para uma identificação.
Simplesmente adorei a leitura, anotei muitas partes, e recomendo

julia 11/01/2023

Leitura muito interessante, mas acontece que as partes sobre o processo de formação óssea me deram TODA A ANSIEDADE.

CisoS 06/01/2023

Pouca carne?
O livro comenta sobre os principais ossos do corpo, como eles são usados pelos cientistas forenses e ilustra com casos reais nos quais a autora participou ou conhece.
A parte científica é exposta de maneira clara, com muitas curiosidades. Os crimes reais também são descritos em linguagem clara e com muita sensibilidade, com a personalidade da autora aparecendo discretamente.
É um bom livro, Sue escreve muito bem, mas ele não é muito apaixonante. Muitos ossos, pouca carne.

Karol 31/12/2022

Sue Black nos conduz em um universo de esqueletos, mesas geladas de necrotérios, crimes misteriosos, pesquisas e viagens ao redor do mundo em busca de informações para a solução dos mais diversos e misteriosos casos.

Ossos do Ofício proporciona um bom conhecimento sobre como é o trabalho de um antropólogo forense, assim como os ossos podem ajudar na resolução de um crime, por menor que for. É uma obra essencial para os que desejam se aventurar pelo mundo das ciências forenses.

Natalia.psico.literatura 28/12/2022

Uma leitura peculiar e fascinante
Para quem não sabe, Sue Black é uma das principais antropólogas forenses do MUNDO.

Nessa obra, ela descreve casos de sua carreira como antropóloga forense, ajudando a identificar restos humanos de escavações históricas e investigações de assassinatos mais recentes.

Aqui, a autora usa as diferentes partes do esqueleto humano para enquadrar a história. Começando com o crânio, ela desce pelo esqueleto e descreve o que pode ser aprendido de cada conjunto de ossos e como os antropólogos forenses relacionam essas informações.

Black é uma contadora de histórias maravilhosa. Apesar da natureza às vezes horrível de seu trabalho, ela realmente captura o interesse do leitor. Eu me vi virando página após página, esperando para descobrir o resultado de uma investigação ou a identidade de um corpo, mesmo que alguns dos personagens tenham vivido centenas de anos atrás.

No entanto, nem tudo são histórias horríveis. A honestidade de Black em contar sua própria história por meio de seu trabalho é às vezes divertida e outras incrivelmente chocante e comovente. Além disso, sua dedicação em sempre descobrir a verdade ? não importa como isso afete uma investigação ? é inspiradora.

Embora este livro possa ser lido por qualquer pessoa ? sem necessidade de formação científica ? não é para àqueles que se incomodam facilmente com histórias de ab4so e assass1nato.

Eu certamente não sugeriria isso como uma leitura reconfortante na hora de dormir. Mas para qualquer pessoa interessada em anatomia, casos históricos, e nas histórias que nossos ossos podem contar sobre como vivemos nossas vidas, Ossos do Ofício é fascinante e altamente recomendado.

E eu amei! ??

Ley 18/12/2022

técnico e direto
Ossos do Ofício chegou de surpresa e acabou passando na frente de outras leituras pela proposta me interessar bastante. O livro é uma não-ficção, escrito por Sue Black, uma antropóloga forense. Pouco sabia sobre o trabalho da autora, o que tornou a vontade de ler ainda maior.

O gênero true crime carrega uma imensidão de conhecimento sobre a ciência forense de modo geral, mas em Ossos do Ofício, pude conhecer um ramo ainda mais específico do estudo, pelos olhos de quem conhece e trabalha intimamente nisso. Nossos ossos são importantes, como bem sabemos, e eles também podem contar histórias mesmo após a morte.

Em uma visão geral do assunto, surge uma certa curiosidade sobre como um antropólogo forense pode chegar a conclusões específicas sobre a causa da morte com às vezes tão pouco material, e foi isso que tornou genial a leitura deste livro. Ele é guiado por partes dos nossos ossos, começando pelo crânio.

A forma que iremos conhecer cada parte do esqueleto é totalmente técnica nas primeiras páginas. A autora apresenta um esquema bem detalhado, mapeando o crânio, nomeando-o, e somos capazes de compreender, embora eu tenha pesquisado nomes e imagens com frequência para não me sentir tão perdida ou ter certeza se estava supondo o correto.

Após a apresentação de nomes, localização etc, alguns exemplos na prática, em que a autora trabalhou, são apresentados. É bem interessante como primeiro conhecemos a formação detalhada dos ossos, e depois podemos ampliar esse conjunto com uma boa base descrita. Os métodos utilizados nos resultados dos casos são brilhantes, o que me empolga para o quanto a ciência progrediu ao longo dos anos.

Claro que com tanta descrição, a leitura apresenta casos delicados e fortes. Também por serem reais, são ainda mais dolorosos. Em algumas ocasiões, a autora torna a leitura mais pessoal, e admirei-a por isso, nem sempre é fácil falar sobre acontecimentos tensos. A leitura é forte, tem partes técnicas, mas mostra partes bem cruas do ser humano.

O livro é curtinho, divide-se em três partes, e nelas, desenvolve cada parte do esqueleto humano. Dá para ler rapidamente, e a escrita da autora é rápida, embora tenha pouquíssimos diálogos. Em trechos mais técnicos, onde eu realmente não conseguia entender bem o que estava lendo, senti a leitura mais devagar, mas pode ter sido algo apenas meu e a experiência pode ser diferente para cada um.

Há também na leitura, algumas referências de um outro livro da autora, do mesmo gênero, chamado All That Remains: A Life in Death. Fiquei imensamente curiosa e torço para que seja lançado no Brasil. Ossos do Ofício proporciona um bom conhecimento sobre como é o trabalho de um antropólogo forense, assim como os ossos podem ajudar na resolução de um crime, por menor que for.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2022/10/resenha-ossos-do-oficio.html