Damas Noir

Damas Noir Joyce Carol Oates...

Resenhas - Damas Noir

ThayAvalon 04/05/2024

Não sabia que era um livro de contos ...
Sempre quis ler algo da autora, mas ela não chegou a me conquistar como a Tori Telfer ( lady killers) , eu amo essas histórias de mulheres serial killers, mulheres assassinas mas no entanto ....
Os contos em si, não são de um todo ruim, porém não sou o público alvo deles, acredito que a maioria termina como começa em pé nem cabeça kkk
No mais é sempre uma mulher ou homem apagando a vida de alguém neste mundo incerto.

Coisas de Mineira 09/12/2023

DAMAS NOIR, ORGANIZAÇÃO DE JOYCE CAROL OATES – CONTOS PARA QUEM AMA LER SOBRE CRIMES PERFEITOS | RESENHA
“Joyce Carol Oates é a organizadora dessa coletânea de histórias curtas, onde as mulheres deixam de ser espancadas, mortas ou violentadas. Aqui, elas serão as causadoras de violência. O propósito dessa violência você só conhecerá em cada conto específico… E se ao fim daquilo que leu, você acha que os atos são de alguma forma justificáveis, é uma decisão toda sua!”

Oates começa esta obra com uma breve introdução, na qual discorre a respeito das origens do gênero noir. Bem como, a autora aborda qual seria o típico papel feminino nesse tipo de narrativa. Quase sempre, sabemos, esse papel é de uma Femme Fatale. Interessantemente, ela até mesmo se questiona logo no início se há um noir que seja caracteristicamente feminino. Pelo menos até algum tempo atrás, acredito que essa resposta seja negativa.

RESENHA DE DAMAS NOIR – JOYCE CAROL OATES | DARKSIDE BOOKS

Nem tudo que leremos aqui acabará em morte. Contudo, você sempre poderá perceber alguma ligação com um passado amargo, alguma vingança por algo que se passou e não esqueceu, por marcas profundas, angústias e injustiças. E quase sempre, essa avalanche de sentimentos e sensações ruins, foi causada por homens. O noir costumeiro, clássico, deixa que os homens causem seus danos e saiam sem qualquer punição. Só que aqui não…

Se isso é algo positivo? Correto? Possivelmente não! De certa forma, não estamos, de maneira alguma, reforçando esse tipo de comportamento. Entretanto, é um tanto quanto satisfatório, de forma totalmente literária, ver as situações sendo invertidas às vezes. Só para variar! Além disso, podemos fingir que o desequilíbrio que existe no meio noir há tantos e tantos anos foi, mesmo que minimamente, equilibrado!

A BELÍSSIMA EDIÇÃO

Essa edição apresentada pela editora DarkSide Books foi dividida da seguinte forma: inicialmente, temos a Introdução da organizadora da obra. Em seguida, você irá encontrar cinco contos separados para a Parte 1, intitulada Seus Corpos, Nossos Eus. Na Parte 2: Infortúnio Todo Seu, há mais cinco contos para seu deleite. Para encerrar a obra, na Parte 3: Homicídio, você terá o prazer de ler mais seis contos, incluindo um da própria Joyce Carol Oates e um de Margaret Atwood.

Fato é que, concordando ou não com o ponto de vista dessas autoras, você se vê muitas vezes se colocando no lugar dessas mulheres protagonistas dos contos de Damas Noir. Existe um pouco de vários gêneros inserido nesse livro, e talvez as tramas consigam te ganhar em algum momento se esse não for um livro que te conquiste por inteiro.

AGRADA A GREGOS E TROIANOS?

Quanto a mim, não tenho do que reclamar… É meu tipo de literatura. Todo esse clima noir me fisga. Além disso, colocando o universo feminino como protagonista, tivemos a chance de experimentar outro lado da história desta vez. Uma perspectiva que, conforme ressalta Oates, não é comum neste meio. Dessa maneira, entre contos inéditos e até um republicado, poderemos nos surpreender com histórias sobre mulheres que sabem se valer de sua força e coragem.

Em Damas Noir, o papel costumeiro de Femme Fatale é focado em outro nicho. Além disso, a representação da mulher é mais forte, mais complexa e bem mais ativa. É evidente que cada autora que se reúne nessa antologia tem sua forma de expressar o noir, e o que podemos fazer a respeito? A solução é aproveitar ao máximo cada conto, seja com seu final feliz ou não!

Por: Carol Nery
Site: www.coisasdemineira.com/2023/12/resenha-damas-noir/

mai 02/11/2023

Senti bastante desconforto em alguns momentos, e imagino que isso seja parte intencional da experiência. mas no geral foi decepcionante, não cheguei a gostar mesmo de nenhum conto, a maioria parecia não levar a lugar algum. terminei o livro só na força de vontade mesmo

Bia 02/09/2023

Damas noir
Eu ia dizer que toda mulher deveria ler esse livro, mas aí lembrei que tem mulher que acha que o FILME DA BARBIE é anti homem então se essas mulheres pensarem em ler a primeira página desse livro, é capaz delas tentarem destruir a Darkside por ter tido a audácia de publicar esse afronte a masculinidade ?

Eliete 31/03/2023

É um livro curto e a escrita não é complexa, ainda sim senti que foi uma leitura um pouco arrastada, cada conto tinha menos de 12 páginas mas ainda sim alguns foram bem maçantes, enquanto outros com poucas páginas já completavam a história de um jeito satisfatório. Eu vou dar um destaque aqui para "Numa noite dessas", "Miss Martin" e "A história do mundo em 5 objetos" que foram os contos que mais me impactaram, sendo o primeiro já começando bem explícito o que aconteceu ali, o segundo pela forma como tudo muda de visão abruptamente e o terceiro pela tranquilidade da narradora sobre tudo que acontece. Dei 3,5 por esse 3 contos mas tem outros contos que acho bem legais de mencionar tanto pelas mensagens que transmitem, quanto pela variação de emoções que senti lendo, são eles: Bando de lunáticos, o menino sem bicicleta, uan s/a, Ladrão, Mães, nós sonhamos (que acredito daria um ótimo livro com mais desenvolvimento) e il Grifone.
Bom quase a metade dos contos foram bons e muito bons pra mim, o que é ótimo, porém alguns contos foram tão amenos ou desconexos e fica difícil dar uma nota maior. De qualquer forma é um bom livro, ótima diagramação e uma boa leitura em que pegamos para passar o tempo mas que no geral causa ótimas reflexões.

Priscila546 19/01/2023

Uma capa linda, mas os contos...
Infelizmente a maioria dos contos não são bons, alguns não fazem sentido e outros são sem graça. Poucos contos se salvam.

Karen 31/12/2022

Esperava mais
"Fêmeas que eram instruídas a perdoar as ofensas que sofriam" - Impala

A capa e o design são perfeitos e tudo mais, mas, cara, a escrita deixou a desejar.
Teve poucos contos que tiveram um enredo bacana, que tiveram uma escrita boa, alguns eu botei fé que seria um dos melhores contos, e no fim terminou de um jeito sem graça, como se apenas tivesse jogando no ar uma revelação bombástica, mas não soube prosseguir.
Foi decepcionante alguns textos, outros, eu tive leves surtos, que me fizeram parar de ler e respirar para absorver tudo que li.
Mas sabe, quando vc cria tantas expectativas com um livro, e simplesmente, não chega nem próximo delas?

Natalia.psico.literatura 28/12/2022

Uma antologia crime scene fiction
Damas Noir, reúne muito em 240 páginas e 16 contos e tenta mostrar como as vozes e os personagens femininos evoluíram. Durante anos, como observa a editora Joyce Carol Oates na introdução, as mulheres noir raramente transcendiam os estereótipos de femme fatale. Aqui, elas praticam tanta violência quanto experimentam.

Os três primeiros romances, em particular, nos mostram um forte grupo de sobreviventes de abusos e os vários efeitos colaterais que essas atrocidades geram. ?Numa noite dessas? de Livia Llewellyn mostra vítimas de pedofilia que desenvolvem seu próprio sadismo. Precisei ler uma segunda vez para entender completamente o que aconteceu e entender por que esse conto ganhou um prêmio? que com certeza foi merecido.

Os contos têm muitas formas, incluindo uma história em quadrinhos, uma coleção de mensagens de voz e ?Seis Poemas? de Margaret Atwood de ?The Handmaid's Tale?. Espere assassinato, abuso, vingança e maldade. ?Atualização Sobre os Lobisomens?, o melhor do grupo por uma milha, acrescenta alguns comentários sociais muito necessários à mistura. As outras histórias trazem o noir, mas aqui meu queixo caiu no chão pela primeira vez.

Encontra-se muita psicologia aqui, pois vemos os diferentes antecedentes que levam uma pessoa a um caminho violento. Você não precisa concordar com as ações de alguém para entendê-las. Dessa forma, temos o tecido conectivo entre as histórias que teriam existido inteiramente por conta própria, mas trabalham juntas para celebrar as realizações das escritoras de mistério.

Complete esta antologia com uma história de Joyce Carol Oates, e você terá o dom de reler e ler em voz alta. As vozes cínicas, os temas, a linguagem exemplar e até mesmo os cenários desafiam as categorias e seriam confortáveis em diversos locais.

Ser assustado, estimulado, paralisado e entretido deve ser o motivo de qualquer escrita. Damas Noir é uma leitura perfeita para quem gosta do gênero.

A introdução diz tudo enquanto observamos os personagens maravilhados. Às vezes, você os admirará por se defenderem, enquanto outros te chocarão.

Laura 23/12/2022

Damas Noir
? Histórias: 10/10

? Personagens: 8/10

? Enredos: 7/10

? Desfechos: 6/10

? Escrita: 10/10

? Observações: poucas coisas fizeram eu não dar 5* pro livro, como alguns contos sem sentido ou que não eram bem explicados que eu não consegui entender. O livro é perfeito, e tem contos e histórias ótimas que facilmente poderiam virar livros solos com mais desenvolvimento.

? Contos Favoritos: Bando de lunáticos; Mães, nós sonhamos; Il Griffoni, e Miss Martin.

Thaise @realidadeliteral 21/12/2022

A melhor coletânea que você verá por aqui
O Noir como subgênero da literatura policial tem como característica a mistura de terror, mistério, elementos policiais e investigação (Ou seja, tudo de mais legal que existe na literatura 😜). O subgênero recebeu esse nome - “noir” quer dizer preto, negro, escuro, sombrio em francês - justamente por ser comumente ambientado na noite, em bares, ruas desertas e casas mal-assombradas.

A literatura foi um reino patriarcal por séculos e isso não foi diferente na Literatura Policial, na qual as mulheres sempre foram alocadas em papéis de vítimas indefesas ou “femme fatales”. O que significa que, sempre fomos resumidas a: frágeis demais ou hipersensualizadas 😒.

Mas são novos tempos e estamos aí na luta para fazer do mundo - e da literatura - um lugar mais justo e igualitário e foi pensando nisso que a escritora Joyce Carol Oates reuniu nesse coletânea SENSACIONAL vários nomes femininos da literatura norte-americana (em sua maioria) que escreveram histórias sanguinolentas e INCRÍVEIS, não deixando nada a desejar para os autores homens desse gênero, muito pelo contrário.

A coletânea, separada em 3 partes: Seus corpos, Nossos Eus; Um infortúnio todo seu e Homicídio, traz a faceta mais inspirada dessas autoras que, cada uma a seu modo, nos mostram o lado mais cruel da natureza humana. As mulheres aqui também muitas vezes são vítimas, mas não são só isso. São fortes, destemidas, raivosas e mostram que também podem ser cruéis, frias e calculistas quando confrontadas. E, com isso, as autoras nos mostram que o mundo não gira apenas em torno dos homens.

Nem preciso dizer que amei, né? Normalmente coletâneas de contos não ganham minhas melhores notas, mas nesse caso aqui foi diferente. Eu amei praticamente todos os contos, a curadoria foi impecável. Tanto que fica impossível elencar aqui alguns favoritos para falar mais.

O que consigo dizer é que super recomendo essa leitura para todos que, assim como eu, amam uma boa história de sangue, suspense, vingança e sangue no olho!

E a edição lindíssima da Darkside vem só pra abrilhantar ainda mais essa obra espetacular.

Arda :) 16/09/2022

Não sei direito?
Alguns contos são bons e chocantes outros são ruins e sem nexo.
No entanto, é interessante saber o que cada autora pensa sobre noir, e como ele se decorre tendo protagonistas femininass