A geração do quarto Hugo Monteiro Ferreira

Resenhas -

Izabela 21/03/2024

Por uma cultura da escuta de nossa juventude
A geração do quarto é o retrato de uma juventude, que apesar de atual, traz um problema que já é antigo em nossa sociedade: a falta de escuta com os jovens.
Muito se fala na necessidade de dialogar com crianças e adolescentes, mas pouco se fala em como o diálogo proposto é quase sempre imposto por adultos e unilateral, quase como uma palestra o adulto quer falar para o jovem, mas sem escuta-lo, quer adivinhar o que ele sente e afirmar que já passou pelo mesmo, sem se questionar se os desafios e questões que a sociedade atual coloca não são novas para ele também.
A lição que fica é que quando o jovem não é escutado por aqueles que são considerados seus responsáveis, ele busca essa escuta em meios que nem sempre são seguros e algumas vezes auto destrutivos.
Em formato de entrevista, é um livro-pesquisa fácil de ler e necessário para quem já foi jovem ou convive com um.

Tamy 12/03/2024

Ausências de contato... ??
Um livro pequeno, rápido de ler, mas que aborda um assunto de grande proporção e nos desperta muitas reflexões.

Nele iremos conhecer a geração do quarto e esta não se restringe apenas a crianças e adolescentes trancados neste cômodo de suas casas, mas diz respeito a toda uma maneira de se comportar e interagir que levam familiares, professores, responsáveis, crianças e adolescentes a frequentarem os mesmos ambientes sem fazer contatos significativos e saudáveis.

Afinal, o que aconteceu ao longo do caminho? O que levou e leva esses sujeitos a caminharem para seus quartos? O que crianças e adolescentes querem nos dizer em meio ao silêncio e ao "isolamento"?

O quarto não é apenas um cômodo, mas trata-se, pois de uma "metáfora da família que não dialoga, mas grita; da escola que não acolhe, mas exige o desempenho das notas. É a metáfora da não escuta, do não diálogo, do não acolhimento e da dificuldade de dizer 'não'.

A proposta aqui não é trazer uma solução imediata para essa questão, mas sim expor e espalhar a necessidade urgente de olhar, não só para as crianças e adolescentes,  mas para toda a forma de se relacionar que vem sendo estabelecida em nossa sociedade. Isso não é mi-mi-mi, isso é saúde mental e emocional, se não for cuidada, ela definha....

b larue 13/02/2024

Quando crianças e adolescentes nos ensinam a amar?
Comprei esse livro por puro acaso e não imaginei o tanto de bagagem (necessária) emocional que ele carrega. Hugo Monteiro com sua escrita leve e clara descreve pontos e acasos desesperadores que cercam as crianças e adolescentes da nossa geração. Uma leitura importante e necessária para todos aqueles que convivem com crianças/ adolescentes.

Astrid 22/01/2024

Maravilhoso. Recomendo a leitura
O livro fala sobre o que pode estar por traz do estar ?trancado no quarto? e da importância de estarmos presentes e atentos aos adolescentes.
Fala de uma geração adoecida, solitária com uma conexão com mundo digital mas sem diálogo em casa. Traz os desafios que as famílias encontram, o papel (muitas vezes indo na contramão) da escola e como o silêncio pode ser traduzido.

Bi Bueno 22/12/2023

A Geração do Quarto
?As crianças e adolescentes estão nos dizendo sobre o que fizemos e o que não fizemos com os nossos projetos civilizatórios?.
Fundamental para país, mães e profissionais da educação.

Tice 14/12/2023

A geração do quarto
Estamos vivendo uma época de nova configuração. Temos enfrentado outras configurações de hábitos, crenças e costumes. Nossos filhos possuem um jeito diferente de analisar a vida e nós precisamos, urgentemente, dar mais atenção a isso.
Nesse livro, o autor nos convida a olhar mais para nossas crianças e adolescente, ouví-los mais, ficar atentos aos sinais e as formas diversas de fala e/ou silêncio.

Suzana.Kawai 19/11/2023

A geração do quarto
É infalível: sempre que sou descoberta como professora de 200 adolescentes, lá vem uma manifestação de solidariedade, pois o mundo está acostumado a pensar nessas criaturinhas como seres difíceis. Eu agradeço sempre a empatia, mas, de verdade, na maior parte do tempo, gosto muito de acolher e compreender tais figuras. Isso exige preparo e, por isso, foi tão certeiro ler "A geração do quarto". Em seu livro, Hugo Ferreira compartilha depoimentos de pais e adolescentes, ouvidos durante uma pesquisa acadêmica. Em pouco menos de 150 páginas, reconheci o perfil de vários dos meus alunos e de suas famílias, especialmente daquelas que chegam confessando o completo desconhecimento de seus filhos. Levei três dias para ler tudo e teria terminado antes, não estivesse organizando uma feira de ciências em fim de ano letivo. O autor não se conforma com a explicação rasa de que a adolescência é rebeldia natural e passageira. Ele observa pais perdidos, adoecidos mentalmente e que, por um motivo ou outro, não construíram laços afetivos com seus filhos. Sozinhos, esses jovens refugiam-se em seus quartos, conectados com estranhos pelo celular. Faltam-lhes competências socioemocionais e, portanto adotam mais comportamentos violentos ou de risco, ainda que tenham acesso a todo tipo de informação. Praticam e sofrem bullying, por vezes, se automutilam num sinal claro de que não sabem o que fazer com o que sentem. Quem está com eles? Quem os reconhece? Quem lhes ensina os caminhos para lidar com as frustrações? A geração do quarto é filha de pais igualmente ansiosos e perdidos, mas que podem encontrar um caminho de aproximação e autoconhecimento através de seus próprios filhos. Sim, o livro tem uma perspectiva otimista e nos encoraja a abraçar os inomináveis. Super indicado para pais. Obrigatório para pedagogos e professores.

Phjaschke 18/10/2023

A geração do quarto é um livro incrível, é um livro que te ensina a olhar para as crianças e adolescentes além de suas superfícies que te mostra como ouvir o silencio deles, eu quando eu comprei esse livro foi por um motivo que eu me vi no nome desse livro, mas ele é muito mais do que pessoas dentro do seu quarto, ele aborda sobre bullying e cyberbullying, auto agressão, negligencia dos pais, abuso de álcool, gravidez na adolescência, entre outros vários temas sensíveis, e enquanto eu lia eu via que eu não era a pessoa do quarto, enquanto eu escrevia pensava e debatia com o autor na minha cabeça ou no meu "caderno" digital eu fui me deparando me lembrando que daqui 5 anos vai ser a pessoa que vai estar ajudando as pessoas desse livro, isso querendo ou não me fez querem mais ainda o livro e me fez pensar muito mais sobre o livro, eu comecei a olhar pra ele não como um leitor, mas sim como um protagonista nessa historia, eu ia me imaginando no minha futura clinica tendo aquelas conversas, vendo como eu reagiria e essa experiência foi muito legal kkkk, o livro tem um conteúdo sensível, porém muito necessário principalmente pra quem é pai/mãe ou deseja ser um dia, como ele fala no inicio do livro ele não trás tantas coisas técnicas para o livro porque ele quer que esse livro seja de livre acesso e de uma leitura mais simples para que no final todos conseguirmos entender a mensagem do livro e pra mim pelo menos ele conseguiu, ele conseguiu me mostrar como as crianças e os adolescentes nos ensinam a amar.

Phjaschke 18/10/2023

milton_rocha 24/09/2023

Pesado mas necessário
Hugo descreve no livro o trabalho de uma pesquisa densa, pesada, de um tema bem crítico e complexo de se discutir, mas que é de extrema necessidade para a sociedade que vem se desenvolvendo ao longo dos últimos ~10 anos (principalmente).

A quebra de paradigmas tecnológicos que permitiram a conexão instantânea e contínua entre pessoas fez com que o quarto se tornasse um mecanismo, muitas vezes, de segregação entre o real Eu, dentro do quarto e vivido calado, em silêncio em relação à família, e o Eu externalizado, fora do quarto para que a sociedade veja.

Essa existência dualista pode advir de diversas causas, muito bem apresentadas no livro, mas que em geral circulam, principalmente, na criação incorreta e/ou muito industrializada que muitos pais fornecem. A necessidade contínua do ser humano de se perpetuar na história supera a noção de alguns pais para de fato colocarem alguém no mundo para serem pais e não progenitores. Nem todos nasceram para ser pais e, muitos dos que se propõem para o papel, o fazem de maneira horrenda e que causa mais sofrimento e violência individual (ou geral) dada a falta de tempo, vontade e dedicação com que levam a vida que colocaram no mundo.

Recomendo o livro para quaisquer indivíduos que tenham, de coração, a vontade de ter filhos e desejam ser pais em uma sociedade que flui de maneira diferente à que fomos criados, o livro traz questionamentos sobre as atitudes dos pais, principalmente sobre as questões emotivas, empáticas e financeiras de que muitos pais nunca pararam para se questionar. Relevantíssimo!

Lenir 03/09/2023

Esse livro é fundamental para pais, educadores, profissionais da saúde e todos que tenham algum adolescente em seu círculo social.
O autor evidencia que a nossa sociedade adultocêntrica está doente e está provocando o adoecimento das crianças e adolescentes. Os pais estão perdidos, mas precisam buscar socorro, orientação e informação para socorrer seus filhos. É possível e é urgente.

Italomesquita 14/08/2023

A geração do quarto
Acho que essas pessoas que ficam comparando a geração antiga com a atual são muito é frescos. A gente tá avançando na na ciência, na tecnologia, na educação, em busca de sempre subir pra melhor em todos os aspectos. Aliás, isso também são questões de
1. desinformação de algumas pessoas: que acham que ser inteligente é só estudar como dizem, mas é também buscar algo que você goste ou ache interessante.

2. muitos pais não ouçam seus próprios filhos, não vêem os sinais, isso dependendo do que for ela pode até ter um trauma depois.

Eu recomendo esse livro mais para adultos mesmo. Professores, pais, responsáveis e etc. Eu li o livro e vi que não é só eu, são outras também.

gilmarpsicologo 02/06/2023

A geração do quarto é um título que por si chama a atenção por se tratar de um tema super atual. O autor relaciona sua análise com a pesquisa de campo realizada em alguns estados brasileiros, com citação de fala de pais e adolescentes.
Excelente e esclarecedor. Recomendo muito!

Isabel.Costa 24/05/2023

Para compreender um pouco crianças e adolescentes!
Excelente leitura para o público geral que conecta com o universo de crianças e adolescentes. É o relato de uma pesquisa feita em 2016/17 pelo prof. Dr. Hugo Monteiro, em capitais brasileiras, e os depoimentos são chocantes, tocantes e tristes!
A realidade é escancarada de um jeito indigesto, mas necessário.
Gostei muito dessa leitura que é muito útil para dar um panorama da geração do quarto, que é uma expressão metafórica para além do espaço físico, é uma referência à geração isolada que sofre em meio ao excesso de conexões virtuais, distanciamento físico e escassez de demonstrações de afeto!
Pais, profissão da saúde e da educação, parentes, e todos aqueles que convivem e trabalham com crianças e adolescentes, se beneficiarão muito com essa leitura!

Tiago 17/05/2023

Ensaio sobre uma geração que pede ajuda
O livro de Hugo Monteiro é fruto de uma pesquisa com jovens de quatro estados brasileiros que revelaram suas angústias, medos e impressões sobre o mundo. O autor aborda temas como bullying, relações familiares e a dificuldade em lidar com emoções que atravessam a vivência desses jovens aos quais ele chamou de geração do quarto.

Apesar de ser resultado de uma pesquisa, o texto não é teoricamente denso (na verdade senti um pouco de falta disso). É uma espécie de ensaio alongado. Interessante para pais, responsáveis e educadores em geral.