A serpente de Essex

A serpente de Essex Sarah Perry

Resenhas - A serpente de Essex

1 | 2 | 3 | 4

J.Morgado 12/05/2024

A ideia geral do livro é bom, construído em camadas.No entanto, essa construção se tornou muito prolixa, a narrativa fica arrastada e chata na maioria do livro. Os personagens em si são interessantes mas nenhum me cativou, achei o desfecho fraco e decepcionante.

Thai Queiroz 10/05/2024

Leitura mais arrastada impossível! Que livro entediante. Os personagens são chatos, a história e o final são um porre.
Emilly1259 10/05/2024minha estante
Me salvou!! Ia comprar o livro só pela capa. Desisti.

Thai Queiroz 10/05/2024minha estante
Nossa, caí nessa de comprar pela capa linda e pelo resumo, mas não vale a pena. Se te interessar tem uma minissérie desse livro, talvez seja melhor

Emilly1259 10/05/2024minha estante
Nêê, se o livro não é bom imagina a série...

Thai Queiroz 10/05/2024minha estante
Hahaha verdade

Luisa1033 08/04/2024

“O que mais me interessa no passado não é a sua diferença, mas a sua semelhança”.
A Serpente de Essex" é um romance histórico escrito por Sarah Perry, que chegou ao nosso mercado influenciado pela adaptação da Appletv e acabou não recebendo tanto destaque no extenso catálogo da Intrínseca. A história se passa na Inglaterra vitoriana e segue a vida de Cora Seaborne, uma mulher fascinada pela ciência e natureza, que parte de Londres para Essex em busca de uma misteriosa serpente que atormenta os habitantes de uma vila litorânea. Cora é uma protagonista que não se enquadra nos moldes tradicionais de protagonistas românticas, mas encanta e fascina os demais personagens, despertando diferentes tipos de amor. Perry desafia o leitor ao apresentar em um romance contemporâneo de uma escrita contemplativa, com personagens subversivos e uma trama de um século XIX moderno e arcaico, precisando se adaptar ao novo. O livro explora temas como ciência, superstição, amor e liberdade sob pontos de vista pessoais, o que talvez explique a abordagem contida da autora. Com uma visão bucólica e acolhedora da natureza mesclada à atmosfera gótica da serpente, a obra oferece uma experiência diferente. A força de Sarah Perry está na ambientação, tanto na construção da trama quanto na forma como trata essa história, que parece quase deslocada no tempo.
"Em meio a tantos romances que parecem seguir caminhos comuns e enfatizar seus pontos mais óbvios, 'A Serpente de Essex' se destaca como uma surpresa positiva que merece ser lida. Sarah Perry propõe uma interação fascinante com os pensamentos, desejos e visões de personagens que vivem em um tempo distante, mas que, de certa forma, parece tão próximo em suas inadequações, dúvidas e certezas, tanto para desconhecidos quanto para conhecidos.

Edu 26/03/2024

Um livro como poucos.
Fui atraído a esse livro pelo título e pela capa. Demorei a entender que ele não deveria ser julgado por uma coisa ou pela outra e sim pelo seu conteúdo. A capacidade da autora de levar adiante a história de tantos personagens, é incrível. Sua narrativa é sedutora e interessante, mas somente na medida em que a expectativa sobre o que pode acontecer é controlada. O livro me pegou desprevenido, realmente não esperava. O desenvolvimento é lento, mas não é uma tortura, pelo contrário é uma porta para um outro mundo, numa outra época. Estar em Essex foi incrível. Terminei o livro com os olhos cheios d'água. Eis uma obra e tanto, mas entendo que não seja tão admirado assim. É uma literatura fechada e para admirar essa obra é necessário levar consigo as chaves certas para abri-la.

Algodão_Doce 03/03/2024

Excêntrico!!
Eu possuía uma visão completamente diferente do que seria essa história, e no decorrer do livro acabei comparando a escrita com o Morro dos ventos uivantes.. Sim, eu achei a escrita boa, achei ótimo o não dito, mas subentendido.

Acredito que se você se colocar na época em que se passa o livro a história se torne mais plausível, com questões sociais, morais, científicas e religiosas. Em vários momentos eu me perguntei se eu estava realmente lendo o que eu estava lendo, não entendia muitas vezes porque os personagens se comportavam de tal forma, e achava bizarro isso ser naturalizado, mas me lembrei que estava julgando uma época a qual eu não pertencia, e não gostaria de pertencer..

Nenhum dos personagens me cativou, eu achei todos meio indigestos, seus comportamento, suas falas. Mas preciso dizer que o final me surpreendeu, eu esperava algo mais trágico, e foi passifico, foi real. Isso que apreciei na história o toque de realidade, a luta por pertencimento, por se achar, por superar um trauma e ainda assim falhar, por trair seus princípios e voltar ao início.

"A substância das coisas que esperamos, a prova de coisas que não vemos."

Miireexs 28/02/2024

Serpente?
Eu achei que as histórias se misturam rapidamente, o que me deixou um pouco perdida. E o enredo demora bastante para engrenar, parece que nunca acontece nada de realmente interessante. Além disso, alguns personagens, como o filho de Cora e os fanáticos religiosos, são meio malucos. Fiquei na dúvida se o filho de Cora tem autismo, mas não foi explicado direito. Por outro lado, achei legal o fascínio da Stella pelo azul, e como isso é explicado ao longo do livro. Os temas abordados são bem interessantes, tipo lendas, fósseis, doenças e religião, o que deixa a história cheia de detalhes.

Gostei da amizade entre o Luke e o Ambrose, apesar de tudo, eles sempre estiveram lá um para o outro. E a relação da Cora com a Marta também é bonita, mostra como elas são mulheres fortes e à frente do seu tempo. Só não curti muito o lance entre a Cora e o Will.

O Luke sendo um dos primeiros médicos a fazer uma cirurgia de sucesso foi bem interessante e o que acontece depois me deixou bem triste por ele.

E eu adorei a troca de cartas, achei um toque bem legal na história.

O plot do livro é péssimo!

jmpearl 24/02/2024

A coisa da serpente ficou repetitiva depois de umas 200 páginas, nenhum personagem conquistou minha simpatia (talvez francis tenha chegado perto). acabou tudo tão sem sal que não tenho mais palavras

Sabrina758 18/02/2024

Confusa estou
Eu tava gostando, até o final meio brochante. Como não quero dar spoiler, consigo dizer que a autora foi maravilhosa em desenvolver os cenários e personagens, conheço eles e seus pensamentos como se fosse super íntima, alguns bem legais. Outra coisa legal foi que sempre alternava a narrativa entre os personagens, o que me fez conhecê-los ainda mais e o lado da história deles.
Agora sobre os contras, achei a escrita meio complicada, a cada 2 páginas eu tinha que procurar o significado no Google (talvez eu q seja burra kkkk). Em alguns momentos eu não sabia quem estava dizendo as coisas pq não especificava e eu me perdia. A leitura foi bem arrastada pra mim por causa dessas coisas ditas anteriormente e o mistério que foi prometido e que eu tava ansiosa não foi satisfatório, não posso considerar o gênero desse livro de mistério, acho q agora tô com ressaca literária, maravilha ??.
Não recomendaria o livro para meus amigos, mas se vc gosta de história de época 1800 e tantos, não liga muito pro rumo da história e quer ver desenvolvimento de cenários e personagens maravilhoso, pode ir fundo.

luiza 25/01/2024

Comecei o livro gostando muito da cora e fui desgastando ao longo do livro, falando bem a verdade só me apeguei mesmo a joanna e ao Spencer. Bem, pelo menos a cora terminou a história solteira como eu espera mas deveria ter havido um maior destaque a serpente no fim, que dá o nome do livro.

1 | 2 | 3 | 4