Mestres do mistério Sir Arthur Conan Doyle
Wilkie Collins

Resenhas - Mestres do mistério

Yasmin1609 20/05/2024

Mestres do mistério
"MESTRES DO MISTÉRIO - CRIMES QUASE PERFEITOS EM SALAS TRANCADAS" É UMA COLETANEA DE CONTOS DE MISTÉRIO ESCRITA POR DIVERSOS AUTORES. CADA CONTO APRESENTA UMA SITUAÇÃO EM QUE UM CRIME OCORRE EM UMA SALA TRANCADA, DESAFIANDO OS DETETIVES A DESVENDAREM O MISTERIO POR TRÁS DO ASSASSINATO APARENTEMENTE IMPOSSÍVEL DE TER SIDO COMETIDO. OS CONTOS EXPLORAM DIFERENTES TÉCNICAS DE ESCRITA DE MISTERIO E OFERECEM REVIRAVOLTAS SURPREENDENTES, MANTENDO O LEITOR INTRIGADO ATÉ O FIM.

(PARA QUEM GOSTA DE UM GRANDE MISTÉRIO, COMO EU, RECOMENDO BASTANTE ??)

Jaine 30/04/2024

Nem todos são crimes, mas todos são em salas trancadas
Gostei de todos os contos, principalmente os três primeiros que são do Conan Doyle (Sherlock Holmes), Edgar Allan Poe (Dupin) e Jacques Futrelle (A Máquina Pensante).
1º conto: Shelock é um clássico, impossível não gostar. Inclusive ler esse conto me fez ter vontade de ler tudo que existe do Sherlock Holmes e Dr.Watson.
2º conto: A história do Dupin é a primeira coisa que tenho contato que foi escrito pelo Edgar Allan Poe e não me decepcionei, eu adorei a forma que o conto tomou, da pra perceber que a inspiração que gerou foi maravilhosa, pois os dois são no minimo parecidos.
3º conto: O problema da cela 13 foi muito engenhoso, amei a ambientação e a personalidade da Máquina Pensante, mesmo esse conto não trazendo um crime, me surpreendeu bastante!
4º conto: O homem invisível foi o mais decepcionante, muita explicação e pouca ação, a explicação muito obvia e muito acelerada, muito xoxo e capenga.
5º conto: Depois da decepção do quarto conto, esse foi relativamente legal. Ele foi legal, não sei se o problema foi eu querer terminar logo o livro ou a expectativa que fosse igual ou pior ao anterior, mas não é ruim. É agonizante no bom sentido! Traz uma atmosfera estranha logo no meio da história e é bem finalizada.

De modo geral, bons contos, me deixou bem entretida (acho que meu preferido foi o da Cela 13) e me fez interessar por mais literaturas clássicas, principalmente por Edgar Allan Poe que desde a adolescência queria ter contato.

tatisilvabarros 24/03/2024

"Mestres do mistério" é um livro que traz 5 contos de suspense de 5 autores distintos.
Cada história nos cativa de uma forma diferente, nos levam a épocas e situações intrigantes, e nos deixam cheios de questionamentos: o que? Como? Onde? Quem?
Confesso que, embora tivesse minhas apostas, não consegui desvendar nenhum dos mistérios rsrs, e fiquei muito surpresa com alguns desfechos.
Meus contos preferidos foram: a aventura dos dançarinos e o problema da cela 13.
Super recomendo!

Cat 18/03/2024

Uma ótima introdução ao gênero
O livro é um compilado de autores do século XIX, incluindo Doyle e Poe, e reúne 5 contos com temáticas semelhantes: acontecimentos em salas fechadas. A premissa me atraiu bastante, permitindo-me conhecer novos autores e explorar uma visão fascinante da Europa do passado.

No primeiro conto, de Doyle, o mistério que Sherlock Holmes precisa solucionar envolvendo criptografia é cativante. A narrativa dos acontecimentos desperta um profundo interesse no leitor, e a resolução é magnífica e bem amarrada. "A Aventura dos Dançarinos" merece 5/5 estrelas.

No segundo conto, de Poe, o detetive Dupin é introduzido de forma envolvente. Embora as descrições do crime tenham me deixado curiosa, achei o final um pouco forçado, o que me decepcionou um pouco. "O Assassinato na Rua Morgue" merece 4/5 estrelas.

Conheci Jacques Futrelle por meio deste livro e me interessei pela premissa e pelo personagem. Apesar de Van Dusen ser um protagonista egocêntrico, para mim, o conto falha um pouco em sua premissa quando ele usa seus recursos e privilégios por não ser um prisioneiro de verdade para escapar. "O Problema da Cela 13" ganha 3/5 estrelas.

C. K. Chesterton apresenta uma história curta, mas com um protagonista extremamente cativante. Embora a história seja interessante, senti que foi muito breve e o final ficou em aberto. Esse conto pareceu o primeiro capítulo de algo incrível, mas terminei com a sensação de estar incompleto. "O Homem Invisível" merece 3/5 estrelas.

Wilkie Collins, em "A História do Viajante a Respeito de uma Cama Estranhamente Ruim", surpreendeu-me positivamente. Sua escrita envolvente transmitiu toda a ansiedade e medo do protagonista, tornando este um dos melhores contos. Fiquei com vontade de explorar mais obras do autor. Nota: 5/5.

Bianca2110 16/03/2024

Cincos contos para prender sua atenção
"Mestres do Mistério" é uma coletânea de cinco contos de mistério e investigação de autores renomados. De modo geral, é um livro com uma escrita simples dependo do conto, ele é curto e interessente, realmente bom para passar o tempo. Como são pequenos contos, tendo no máximo umas 40 páginas cada um, da para ler alternado com outros livros ou atividades. Foi uma experiência bem legal poder conhecer um pouco das obras de cada autor.

O livro começa com "A aventura dos dançarinos" de Arthur Conan Doyle, sendo um dos meus contos favoritos, tendo como protagonista o Sherlock Holmes. Como nunca tinha lido Sherlock, ajudou a despertar meu interesse para a obra. Esse conto é intrigante, o desenvolvimento te prende e a resolução condizente e satisfatório! 5/5

O conto seguinte "O assassino na Rua Morgue" de Edgar Allan Poe foi um caso que me deixou com um sentimento contraditório. Eu gostei da introdução reflexiva, depois o desenvolvimento do caso sendo intrigante. A escrita não é muito fácil e teve uma parte que demorei para entender mas não deixou de ser imersivo. (Nesse eu já tinha lido outras obras, então estava ciente de sua escrita). Para mim, foi interessante ler esse caso pois já tinha visto ser citado em outro conto. Contudo, eu achei sua resolução forçada e o método usado por Dupin (investigador) também é um pouco dúvido e complicado. 4/5

"O problema da cela 13" de Jacques Futrelle tem uma escrita simples, o "máquina pensante" é um protagonista meio chato, com o objetivo de realmente incomodar e irritar o leitor, o que cumpre bem o papel! O conto é interessante, te deixa pensativo como vai ser a resolução mas o resultado foi contraditório, o que me incomodou muito! Claramente aconteceu coisas que não deveriam acontecer, sendo usado como recurso para "resolver o problema". Deixo-me com a sensação de resultado forçado. 3/5

"O homem invisível" de C. K. Chesterton foi diferente dos contos anteriores, já que não tinha um personagem com a inteligência superior ou destacada. Eu confesso que fiquei mais supresa com quem resolveu o caso do que sua solução. Escrita simples, caso relativamente interessante, contudo o conto parece comecar abruptamente, sem temos contexto de relações de certos personagens, o que me deixou confusa no início, mas depois melhora. Nenhum personagem marcante e a resolução foi focada em uma reflexão sobre um tema. Achei mediano no geral. 3/5

"A história do viajante a respeito de uma cama estranhamente ruim" de Wilkie Collins foi um conto muito bom. Dessa vez, é narrado pela vítima e não pelo amigo do investigador, diferindo dos outros contos. Além disso, é um conto imersivo, a escrita colabora a você imaginar todo o caso, os acontecimentos e o suspense! A resolução, apesar de simples, é condizente, facilmente poderia acreditar que isso aconteceu na vida real. Muito bom, 5/5.

Mariah221 17/02/2024

Muito bom, não imaginava que aconteceria isso tudo, todos os contos são incríveis e te fazem pensar e tentar descobrir

:) 28/12/2023

Mestres do mistério
Gostei muito da leitura, por serem histórias que se passam no século XIX, a narrativa é diferente, mas gostei dela.
As primeiras três histórias foram bem desenvolvidas e gostei dos desfechos e mistérios nelas, mas, as duas últimas por serem as mais curtas, se tornaram muito corridas e o desfecho não tão interessante.
Foi uma leitura rápida, que eu recomendaria para quem quer ler ou conhecer o mistério.

Bianca.com.surtos 27/12/2023

Bom vale a leitura
Nada de muito nada de menos ele entrega oq propõe tem contos incríveis e uns bem meia boca mas vale a experiência

Marina 31/10/2023

Adorei a ideia de vários contos com diversos autores.
Foi uma leitura bem misteriosa e intrigante! Gostei muito.

Diego980 21/09/2023

Que livro gostoso
Cinco mestres do suspense estão reunidos em uma sala trancada... Imagine o seguinte cenário: um personagem resolve se isolar em uma sala. Diz que quer se concentrar, que precisa de alguns minutos para si, e dá a entender que se sente ameaçado por outra pessoa. Na despedida, faz questão de trancar a porta por dentro. E algo suspeito acontece. Horas depois, ele não responde às batidas na porta. Então ela é arrombada. Dentro da sala, descobrimos o seu cadáver, com indícios de assassinato. Mas como é possível, se a porta ficou o tempo todo trancada e a chave continua na fechadura, do lado de dentro? Essa premissa consagrada pelos escritores mais talentosos é o ponto de partida de todas as histórias reunidas neste livro. E o segredo por trás de cada trama cabe a você descobrir! Então, apure os sentidos, aguce seu senso de detetive e prepare-se para entrar em um mundo de suspense e mistério, desfrutando das histórias mais criativas publicadas em todos os tempos.

Laura1889 05/07/2023

Esse livro tem 5 contos de suspense de 5 mestres do mistério.
Eu achei interessante porque você conhece a linguagem de cada autor com contos pequenos, teve alguns tipos de linguagens que eu não gostei mas também teve os que eu gostei por isso eu achei legal a ideia do livro.
Meu ranking é esse:
1º O homem invisível
2º O problema da cela 13
3º A aventura dos dançarinos
4º Os assassinatos na Rua Morgue
5º A história do viajante a respeito de uma cama estranhamente ruim

SabrinaVitor 29/06/2023

Não foi o livro que mais me chamou a atenção.
A primeira história foi boa, a segunda péssima, a terceira me prendeu mais do que todas outras e a quarta e quinta foi sem pé nem cabeça.

Pelo valor achei ok, mas não é meu livro favorito.

TauLima 26/06/2023

Foi bom pra conhecer esses escritores
Eu curti a leitura, mas os contos maiores eu demorei mais para finalizar. Eu gostei de conhecer a escrita de cada um e esses contos que eu não conhecia nenhum. Não consigo definir o meu favorito porque cada um teve um elemento que eu gostei, seja o formato ou personagens. Vale a pena a leitura.

evmedeiros 31/05/2023

?????
Eu adoro histórias de suspense, não descobri o mistério por trás de nenhum dos contos, mas só de sentir o sentimento de suspense e tentar desvendar é muito satisfatório para mim.