Aldobrando

Luigi Critone

Resenhas - Aldobrando

Margô 05/11/2023

Amor ?? Quixotesco
"As vezes , basta o valor de um coração puro, para derrubar a tirania".

É este o resumo da linda ópera medieval . Sem muitas expectativas, como se estivesse acompanhando a trajetória de uma formiga ao doce...rsss

Aldobrando, um jovem puro que absorve os melhores sentimentos rápido e corajosamente. Um grandalhão, matador, que ferido em seu amor perde o bom senso de um pastor de ovelhas.
E vem o final feliz de um conto sem fadas.
Um órfão que se fez Rei, uma princesa prisioneira que se fez livre, e uma escrava que libera os mais justos e sentimentos de um grandalhão e um pata de passarinho.
Bem assim, simples, ilustra linda, e mensagem de amor pra se entender facilmente!

Tamy 10/09/2023

Conhecendo o mundo... ???
Ao ser convocado para ?lutar no Poço?, o pai de Aldobrando - sabendo que aquilo significaria seu fim - deixa-o ainda pequeno com um velho mago e encarrega este de cuidar e educar o menino e, assim que apresentar idade suficiente, apresentar-lhes o mundo. Aldobrando então passa aos cuidados desse mago, vivendo em um lugar afastado de todos. Quando Aldobrando está crescido, o mago resolve ensinar a ele uma poção, porém algo ?dá errado? e o  velho acaba sendo ferido no olho por um gato e ordena que o jovem rapaz saia e procure uma ?erva do lobo? para curá-lo do ferimento. Eis que chega a hora de Aldobrando conhecer o mundo?

Ao longo dessa jornada em busca da ?erva do lobo?, o jovem vai se deparar com um mundo que funciona de modo ?estranho? para ele; Aldobrando conhecerá a maldade das pessoas, a injustiça, a crueldade, a mentira, mas também conhecerá a amizade, lealdade e o amor?

Uma história que, com todo seu mistério, envolve o leitor, deixando-o curioso para saber o que acontecerá com Aldobrando, se ele achará a tal ?erva do lobo?, se o velho mago irá sobreviver, bem como torcendo para que tudo dê certo!

?Vá Aldobrando. Encontre a erva do lobo! Saia de casa. Corra o mundo. Como está escrito no Grande Manual.?

Same 27/07/2023

Era isso que eu precisava pra hoje e nem sabia!
É bem previsível mas mesmo assim vale a leitura, o desenho e a paleta de cores são bem bonitos e a história é divertida.
No começo eu me senti bem perdida com um monte de personagem sendo jogado mas depois tudo vai se encaixando.

maryelli0 10/06/2023

Erva do lobo
Aldobrando uma hq rápida e leve, e ressalta a importância de sair da zona de conforto.

No início, Aldobrando é um garoto medroso, que nunca saiu da cabana e não conhece o mundo. Mas recebe uma missão do seu mestre, trazer a erva do lobo, e pela primeira vez o protagonista descobre o mundo e passa por aventuras incríveis!

Adorei os personagens, e a ilustração é lindíssima!!

pordentrodaestoria 02/04/2023

Surpreendida positivamente com essa história, arte e cores! Mais um acerto da Nemo que na minha opinião não errou até agora.
Uma história que se passa na era medieval e que narra a vida de um jovem órfão criado por um mago.

Gabriel1994 27/02/2023

A Tal da Erva do Lobo...
Minha terceira HQ do ano e a terceira que eu leio no app BibliOn que é um aplicativo do governo de SP que visa viabilizar o acesso a literatura, mesmo que através do digital de forma gratuita e no sistema de empréstimos, "trocas".

E com toda certeza uma das melhores experiências que tive, emprestado nesse conceito digital de viabilizar o acesso a leitura, foi lendo, degustando, apreciando e curtindo cada detalhe de Aldobrando.

Aldobrando é uma HQ narrada por Gibi, com desenhos de Luigi Critone (de belos traços e paisagens), que vão contar a historia engraçada, divertida, repleta de desafios e emoções que o jovem aprendiz de feiticeiro Aldobrando, vai vivenciar em sua jornada.

Abandonado quando pequeno pelo seu pai, que o entregou aos cuidados de um velho mago, Aldobrando cresce sendo um aprendiz, mas aparentemente sem perspectivas nenhuma de futuro. Fato que muda, quando seu mestre inicia um feitiço utilizando um gato e um caldeirão fervendo e por ventura acaba se ferindo no olho e mandando Aldobrando, mundo afora, em busca de uma tal "Erva do Lobo", que segundo o mestre era o único meio de salvação para o ferimento que poderia infeccionar, se agravar e culminar o pobre mago.

Tendo como base essa incumbência, Aldobrando parte rumando em uma aventura, buscando essa tal erva e acaba descobrindo, entre aventuras e desventuras, os verdadeiros valores da vida, da justiça e do amor.

Em uma trama repleta de ensinamentos, diversão e aventura, se passando em um cenário Medieval, vamos acompanhar a jornada desse jovem personagem principal, que juntamente com outros coadjuvantes brandos e cômicos, vão proporcionar ao leitor uma história fluida e bem gostosa de se ler.

Eu esperava uma leitura leve e ganhei mais do que isso. Além de leve, servindo como um ótimo passatempo, essa leitura foi engraçada! E isso eu levo muito em conta, pois foi o que me fez ler voando e me fez querer admirar cada detalhe, me prendendo a obra. Os traços e paisagens de Luigi (vale ressaltar novamente), trouxeram um requinte de beleza e harmônia para HQ, sendo quase inevitável o leitor não ler com os olhos por duas vezes os mesmos desenhos.

Uma história que carrega um moral muito interessante. Sobre a riqueza de uma jornada...

Com esse aspecto engraçado com os personagens secundários, tanto os da corte como o vulgo apelidado "Sr Gennaro" de não sei lá o que não tem como não soltar umas risadas!

Muito boa essa leitura, excelente HQ para apreciar, curtir e que vai entregar com toda certeza ao leitor um ótimo entretenimento.

Recomendo muito e essa leitura foi digníssima de 5 estrelas favoritado!

Alexandre 11/02/2023

Delicia de leitura
Que delícia de leitura, leve, divertida, com uma boa história e uma arte que é um espetáculo nos traços e cores.
A história não tem nenhum plot Twist, até um pouco previsível, mas vale a pena. A arte sequencial muito bem executada, por vezes achei q estava assistindo um filme.
Não fala sobre um candidato a cavaleiro que vai ganhar dos bandidos e conquistar a princesa e o reino como imaginei. Então por tudo isso já valeu muito a leitura

Michelle Trevisani 28/05/2022

Gostei tanto!
Há que HQ mais adorável! Adoro histórias medievais e Aldobrando foi um prato cheio para mim, que degustei até a última página de sua história de simplicidade e descoberta do mundo.

🌾O jovem Aldobrando foi deixado aos cuidados de um mago pelo seu pai, que precisou enfrentar o drama da "descida ao poço" muito jovem. Aldobrando sabe pouco do mundo, sabe pouco de suas maldades, não sabe o quanto as pessoas podem ser cruéis e lunáticas. Quando seu tutor sofre um acidente ao realizar uma poção, Aldobrando precisa enfrentar a realidade e tentar achar uma planta que pode salvá-lo. Mas as confusões que o esperam pelo caminho são inúmeras. As dores e as alegrias de estar se descobrindo e descobrindo o mundo também. Com sua característica tranquila e pró ativa, Aldobrando vai precisar sair de uma situação complicada com a corte, ao ser acusado erroneamente pela morte do jovem príncipe.

🥀Será que nosso herói destemido vai conseguir driblar as consequências de um destino que não escolheu pra si?

🥰 Eu curti demais essa leitura. Ela é medieval, é irônica, nos faz pensar, nos faz ficar com o coração apertado, nós faz vibrar pelo nosso pequeno Aldobrando. Com seu jeito desengonçado e infantil, nos coloca em uma perspectiva de leitores havidos que esperam pelo seu grande final, e a gente torce a cada virar de página que ele saia ileso das intempéries que o destino o arranjou.

☝🏼As críticas presentes no livro são muito evidentes também, e os absurdos que só uma era medieval pode conter idem. Me senti imersa na ambientação do livro, que ora é mais sombria, ora mais lírica, um deleite para quem gosta do gênero. Com traços lindos e precisos, essa HQ vai te fazer mergulhar em um mundo de reis e rainhas, confrontos e disputas. Vai te fazer se apaixonar pelo personagem simplório que é Aldobrando. Ás vezes durante a trajetória da leitura a gente até pensa que ele vai se partir, vai se quebrar, de tão frágil que o é. Mas ele tem uma força enorme e não vai se deixar assustar por qualquer imposição.

🤌🏼Só leiam e sintam a força que é ser Aldobrando.

site: https://www.instagram.com/p/CdwWi2Prd10/

marcosm 14/05/2022

Aldobrando
Belo! Em todos os quesitos. A história, apesar de um pouco previsível é bonita e bem contada. A arte, colorida e com traços expresionistas (talvez, não manjo heheh) é linda e dá um belo tom dramático a essa história de fantasia clássica.