Medicina Macabra 3

Medicina Macabra 3 Barry E. Zimmerman ...

Resenhas - Medicina Macabra 3

Clari.Monise 25/06/2022

Parece desatualizado ?
O livro e5bem interessante e fala sobre vírus, bactérias, protozoários e fungos que causam doenças nos seres humanos desde que o mundo é mundo. Eu tive a impressão de que as coisas são antigas e desatualizadas e só por isso tirei meia estrela da avaliação. Outra coisa é, que nesse livro os EUA são o foco da história mas para conhecer os patógenos está de bom tamanho. Gostei bastante do livro.

Clarissa 16/04/2023

Tradução competente e edição lindíssima. Excelente leitura para leigos que querem conhecer um pouco mais sobre o mundo microbiológico patogênico para seres humanos, com raras abordagens mais técnicas. Amei também o material adicional e as ilustrações. Apenas me incomodaram um pouco alguns pontos em que é muito reforçada uma diferença entre os Estados Unidos e o que se chamou de 'países em desenvolvimento', na abordagem geral do combate às doenças, como se o primeiro fosse muito superior a todos os demais, o que nem sempre é verdadeiro; porém, considerando a nacionalidade dos autores, bem como que parece ser algo natural na forma de abordagem escolhida por eles, não é nada que se sobreponha ao valor da obra como um todo. Recomendo demais.

Rapha 30/10/2022

É uma falácia dizer que o homem é o mais poderoso dos seres.
Uma viagem; um convite para olharmos atentamente a nossa volta; existe um mundo que não enxergamos, um mundo perigoso: vírus, bactérias, protozoários, fungos e vermes, cada um mais mortal que o outro.
Nessas páginas tomamos ciência do quanto somos pequenos em comparação com o poder destrutivo de alguns desses seres micros, alguns capazes de levar a raça humana a extinção completa. Superbactérias criadas como armas de guerra; verdades do quanto estamos vulneráveis neste planeta; curiosidades de como se procedeu a descoberta de vacinas e os casos mais infames da letalidade de certas doenças.
A destruição do hábitat de certos animais está trazendo a tona seres que até então estavam contidos em seus ecossistemas, nessas páginas temos um breve vislumbre do caminhos que estamos percorrendo, a civid-19, não é nada comparada a letalidade da legais de microorganismos que vivem neste pequeno planeta.

Liddy 09/07/2022

Coquetel de informações
Quando li o primeiro volume de Medicina Macabra fiquei apaixonada pelos casos e pelos absurdos que eram encarados como "tratamentos viáveis"; o segundo volume, embora também tivesse seu valor informativo e curiosidades, foi um tantinho bagunçado na organização do conteúdo (com extras se intrometendo no meio de um capítulo sem o menor aviso); mas Medicina Macabra 3 apresenta as informações e histórias de maneira ordenada e agradável, sem confusão.
Se você leu os volumes anteriores e adquiriu este na esperança de ler mais sobre as loucuras médicas do passado, pode se sentir um pouco decepcionado. Esta edição tem um toque "bibliográfico", por assim dizer, falando sobre as doenças que atingiram a humanidade nos últimos séculos e os pesquisadores que (por acidente ou não) encontraram curas que soavam quase milagrosas na época.
Não é um livro científico à nível acadêmico, sem tecnicismos complicados e citações especializadas, mas para quem tem curiosidade sobre a história dos tratamentos médicos é perfeito.

Moya2 05/09/2022

Livro voltado aos inimigos invisíveis
Da trilogia, é o que achei menos interessante, talvez por ser contemporâneo, talvez pela pequena quantidade de causos, diferente dos livros anteriores.
De toda forma, é um livro bem completo, mas peca ao concentrar dados apenas dos EUA.
Gabriel1610 07/09/2022minha estante
Eu tô doido pra ver coisas sobre ele pra saber se ele tem um lado mais científico que os outros que são mais curiosidades. Esse me parece ser assim, o que pode ser mais difícil de agradar, mas eu sinto que é o que vou gostar mais, mas ninguém posta fotos das páginas nas resenhas do Amazon

Moya2 09/09/2022minha estante
Gabriel, ele é mais voltado para a origem e descobrimento dos vírus, bactérias, criação das vacinas e algumas das doenças mais conhecidas.
Achei mais profundo que os anteriores e sem as piadinhas, mas não considero que seja acadêmico.

Gabriel1610 09/09/2022minha estante
Não espero realmente acadêmico tipo livro didático, mas que tenha mais conceitos que relembre o que foi estudado, ou que instigue a pesquisar mais sobre algum microorganismo. Tipo livro de divulgação científica e não apenas curiosidade igual os outros dois

iammoremylrds 04/01/2023

uma obra interessante e bastante dinâmica com uma leitura bem fluida assim como os seus antecessores, se trazendo inúmeras informações e curiosidades sobre, além de uma linguagem técnica, atenta aos detalhes

Renata 07/08/2022

Escrita perfeita
Mesmo para quem não é da área da saúde ou ciência, esse livro traz informações maravilhosas sobre infecções, doenças e prevenções. Escrito de uma forma fácil de entender.

lu 12/12/2022

livro incrível!!! só tem que ter um pouco de atenção pra ler, algumas partes tem uma linguagem bem técnica e até dificil.

Bell 21/03/2024

Esta edição não é "engraçadinha" como aa anteriores, não tem a pegada ácida, os "causos" peculiares.
Então se vc amou o 1 e o 2, não significa que amará o 3!
Eu gostei muito pq é um assunto que me interessa, mas são mais de 400 páginas sobre vírus, parasitas, bactérias kkkkkk e tudo bem didático! Nem todos vão gostar.
Se vc se interessa pela história da medicina, vai curtir bastante! ?

A edição impecável como sempre, @darksidebooks arrasa!

Sol 15/02/2023

Gosto dessa série de livros da darkside, e especialmente esse, depois de um período de pandemia, faz a gente olhar os patógenos com outros olhos.

Biblioteca Álvaro Guerra 16/03/2023

Medicina Macabra v. 3 é uma jornada fascinante e assustadora pelo mundo dos vírus, bactérias, protozoários, fungos e vermes e explora os papéis que eles desempenharam na formação do curso da história humana.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786555981490

Jenny*-* 04/09/2023

Melhor livro da série Medicina Macabra
Dos livros que li dessa série esse é com certeza o que mais tem informações (provavelmente por causa da pandemia que é tão atual), dá pra aprender MUITA coisa com esse livro, desde biologia a história. Não é um livro maçante de se ler se você gosta de assuntos como esses.

O livro possui muitos dados e eu com certeza vou usar ele caso algum dia eu faça alguma pesquisa relacionado a epidemias, doenças ou parasitas.

Amo como ele faz referências a coisas mais atuais e populares (como filmes e livros), as recomendações de filmes e livros no final relacionados ao tema foi a cereja do bolo.

É claro que não tem nem como eu não falar de como a estética desse livro é maravilhosa (como de qualquer livro dessa editora), há desenhos que facilitam a visualização de explicações mais difíceis, o design é simplesmente aesthetic e lindo.

Amei demais e super recomendo, tanto como uma forma de estudo e pesquisa quanto como uma forma de entretenimento e curiosidade (que foi o meu caso).

Vity 07/03/2024

Medicina Macabra 3
Essa coleção é maravilhosa e esse livro é o melhor dela, na minha opinião, com casos antigos e mais atuais sobre os "micróbios" merece uma leitura detalhada e com foco, pois há muito o que sprender com ele, é perfeito!

I.volner2 31/12/2023

Os assassinos invisíveis estão em toda parte. Sem fazer distinção de classe social, religião ou gênero, estes microorganismos já fizeram grandes estragos na humanidade, mudando história de nações, dizimando ou selecionando os mais aptos. Uma obra para nos lembrar o quanto somos frágeis e vulneráveis, apesar de todo o nosso conhecimento científico e tecnológico.

KJJ 19/04/2023

Doenças
De novo essa trilogia histórica fantástica sobre nossa medicina.
O terceiro livro fala sobre o crescimento das doenças e relembrei de algumas doenças da faculdade ?.
Vale ler, nota 10.
Gabriel1610 13/05/2023minha estante
É satisfatório pra quem é da área da saúde? Esse é o que mais me interessa