1984 George Orwell

Resenhas - 1984

maltchik/ 03/05/2024

"Nos encontraremos no lugar onde não há escuridão."
Esse é um dos poucos livros que queria
ter como esquecer por completo, pra ter
a sensação novamente de quando li pela
primeira vez.

A história apresenta uma visão obscura
de um futuro totalitário, onde o governo
tem controle absoluto sobre a vida e o
comportamento de todos, manipulando a verdade e restringindo a liberdade individual de cada um.
A maneira como é retratada toda essa
sociedade e a trajetória do Winston Smith, nosso personagem principal é simplesmente GENIAL.
O autor conseguiu nos transmitir muito
bem todo esse cenário tenso, agoniante
claustrofóbico no qual os personagens
estavam inseridos.

É uma leitura que sempre vai se fazer
necessária, uma das coisas que me impressionou é que em muitas passagens da história conseguimos traçar paralelos com muita coisa que estamos vivendo nos dias de hoje.

O final pra mim é a cereja do bolo, me pegou totalmente de surpresa, o primeiro final de "explodir a cabeça" a gente nunca esquece ?
Luís7 03/05/2024minha estante
Ótima resenha!!! Li este livro há um tempo, e achei sensacional a história, e como é retratado o totalitarismo! Chocante.

Ligiamx 03/05/2024minha estante
Um dos meus livros favoritos. Coitado do Winston, sinto pena dele até hoje.

maltchik/ 03/05/2024minha estante
Luís7, é um daqueles livros que te faz ficar refletindo por dias.

maltchik/ 03/05/2024minha estante
Ligiamx, pensa num homem que sofreu

Cecilia.Alcantara 03/05/2024minha estante
Eu amei esse livro!!! Uma das melhores leituras desse ano!

Michela Wakami 03/05/2024minha estante
Aterrorizante!

Parabéns pela resenha!?????

Lica 04/05/2024minha estante
??????????

Evy 07/09/2022

"Torne 1984 ficção novamente"
Eu li 1984 há uns 10 anos atrás e fiz a releitura nessa edição lindíssima publicada pela DarkSide Books. Em ambas as leituras, os sentimentos foram os mesmos: medo, pavor, angústia, opressão e desesperança. Embora esteja classificado (e como um dos maiores e mais famosos) no gênero distopia, para mim é um exemplar do pior terror que pode existir: o humano.

Narrado em terceira pessoa, 1984 nos apresenta a vida de Winston no ano em que dá nome à obra numa Londres que agora pertence à Oceânia, uma superpotência controlada por um governo totalitário, o Partido, e comandada por um líder conhecido como o Grande Irmão. Há outras duas superpotências: a Eurásia e a Lestásia que vivem em constante guerra entre si.

O protagonista pertence a uma classe social intermediária e trabalha no Ministério da Verdade, onde sua função é editar reportagens de jornais antigos alterando os fatos para que o passado esteja de acordo com as diretrizes do governo atual. Assustador não? E isso é apenas o começo. Outras características terríveis dessa sociedade nos são apresentadas ao longo da leitura e vamos ficando cada vez mais incomodados.

O governo não busca somente poder político e a centralização num único líder absoluto, mas o controle total da sociedade através da dominação de todas as instâncias da vida. Tudo é controlado pelo governo, inclusive o pensamento, a forma de se expressar, a linguagem, a alimentação, a literatura, enfim... Tudo! Os livros, inclusive, assim como as notícias, estão sendo todos traduzidos para a nova linguagem imposta pelo Partido e todas as casas possuem teletelas que servem como televisores e câmeras pelas quais todos são observados.

Winston vive numa dualidade de sentimentos, pressionado a aceitar o sistema vigente, mas sentindo uma necessidade de se rebelar contra ele, quando começa a ter mais contato com sua colega de trabalho, Júlia, uma jovem rebelde que odeia o Partido. Winston acaba se apaixonando por ela e ambos decidem partir em uma revolta secreta contra o governo, unidos pelo amor e pelo desejo de liberdade.

Não me sinto de forma alguma capaz de colocar em palavras a grandiosidade dessa obra e todas as importantes nuances de sua abrangência política, social e cultural, mas me atrevo a trazer minha humilde opinião em relação ao ponto alto dessa obra para mim, que é sua vertente psicológica. A forma como o governo consegue influenciar a mente das pessoas e o nível aterrador e cruel a que chegam em suas ações (sala 101, nunca me esquecerei) demonstram que a crítica de Orwell não era somente a um governo totalitário, mas a corrupção e desintegração humana.

"O meu ponto de partida é sempre um sentimento de partilha, uma noção de injustiça. Quando me sento para escrever um livro, não digo para mim 'vou produzir uma obra de arte'. Escrevo porque existe alguma mentira para ser denunciada, algum fato para o qual quero chamar atenção, e acredito sempre que vou encontrar quem me ouça". afirmaria o autor em seu ensaio Por que Escrevo de 1946.

Uma obra essencial, assustadoramente atual, dolorosa, difícil demais de ser lida e absorvida, mas extremamente necessária. Recomendo demais a leitura, em especial nesta edição que traz introdução e um perfil do autor por Romeu Martins, posfácio de Carlos Orsi e ainda cartas e ensaios do próprio autor que complementam e ajudam a compreender a obra!

Se ainda não leu, o que está esperando? CORRE!!

Clara 21/04/2023

Sem palavras
As reviravoltas que a história possui são obra de um escritor extremamente inteligente.
Uma escrita e domínio de ideias atemporal.

Gabybadgirl 17/07/2023

E incrível e surreal como um livro pode ser tão atual,tão visionário....tudo que eu li nesse livro está acontecendo no mundo real,autoritarismo de governo que se diz guardião da democracia,o que é uma grande balela.Recomendo esse livro a todos que queiram entender o mundo e refletir o que queremos para o futuro, liberdade ou autoritarismo?

Eliete 21/09/2023

Uma crítica atemporal
Gostei muito da leitura desse livro, já tinha uma vaga ideia do que a história se tratava mas não estava preparada para o desenrolar dela. Li em uma leitura conjunta do CLUBE LENDO COM OS MORCEGOS e foi ótima a experiência de não só formar uma opinião sobre o livro como ver outros pontos de vista em relação a história e expandir a experiência que faz uma crítica pesada ao totalitarismo e a forma como ele domina o ser humano, entre várias outras críticas dispostas no livro que fazem paralelo com o que o autor viveu. A obra em si é impecável, impossível ler sem refletir não só no aspecto psicológico em que a história é ambientada como também acabamos fazendo comparativos com fragmentos da história em nossos dias atuais. Um livro que vale a pena a releitura sempre que possível, não só para vermos mais aspectos do texto como também para enxergarmos o quanto a humanidade flerta com a história do livro.
A edição da Darkside está primorosa, com algumas ilustrações e uma linguagem bem tranquila de acompanhar, só não dei 5 estrelas porque o apêndice ao mesmo tempo que agrega algum valor na história fazendo referência ao que motivou a obra, me deixou com a sensação de fadiga quando li sobre os ensaios.
De qualquer forma é uma leitura muito necessária e se possível ler em grupo melhor ainda pois enriquece muito a experiência

Willian 27/07/2022

Sei lá......
Fui com uma expectativa muito grande eu acho, não me conquistou. Revolução dos bichos foi uma experiência muito legal. Já neste livro, Orwell não me faz embarcar nesse mundo distópico.

Robim 29/04/2023

1984
As vezes é necessário sair da zona de conforto. Esse livro, é una obra de arte, faz jus a todos os relatos que os autores fazem. Gostei demais da escrita, sofri, sorri com pequenas coisas simples que para o protagonista era um fato de outro mundo. Com um final aterrador e necessário, para reflexões profundas da nossa atualidade.

Du Boffo 24/03/2024

1984 ou anos atuais? ??
Como é doido um livro escrito em 1948 ser tão atual e presente nos dias de hoje!? Eu tiro o chapéu para a genialidade do autor ????
E saber que ele estava em seus últimos dias de vida, me faz repensar em como algumas pessoas realmente vêm ao mundo com um propósito maior. E olha a magnitude que a sua obra alcançou, servindo até como inspiração para um dos maiores reality shows do mundo (pq choras, Vanessa Lopes?) ?

O Grande Irmão, em tradução livre, torna-se o grande pilar de uma sociedade totalitarista, vigiada em massa para acatar a ?verdade? manipulada de todas as formas possíveis.
No início, eu literalmente me peguei questionando se vivíamos em um mundo manipulável também (PRECISO RESPONDER?). Me questionei o quanto a mídia e as redes sociais ditam a verdade sobre as nossas vidas. E de fato, na globalização das fakes news, do corpo ideal, na era dos influencers, estilo de vida, elitismo, POLÍTICA, o certo e o errado, e em tantas outras questões? isso me faz pensar o quanto vivemos uma vida que nem sempre condiz com a nossa realidade.
Seriam esses veículos os Grandes Irmãos, polarizados, da nossa atualidade? ?

[SPOILER ALERT!] ??
Aqui, acompanhamos a jornada distópica de Winston Smith, que secretamente (ou não) odeia o partido regido pelo Grande Irmão.
Por exercer a sua função para o Ministério da Verdade, o nosso protagonista acaba por ter acesso a informações sigilosas e de alcunha verídicas, que precisam ser readaptadas e reformuladas antes do acesso à população geral. Devido a alta vigilância pelo regime, Smith mantém um diário secreto onde coleta informações de suas verdadeiras transcrições e por ventura, um relacionamento ainda mais secreto com sua colega, Julia.

Os primeiros capítulos tornaram-se bem cansativos, ao ponto que todo esse universo necessitava de uma explicação plausível e detalhada.
Já no fim da segunda parte, vemos Smith e Julia sendo presos, tornando a parte final ainda mais cruel. Winston é submetido ao tratamento por tortura e manipulação psicológica. Os meses frequentando a temível sala 1-0-1, simplesmente tornaram o nosso protagonista outra pessoa.
Após a sua inserção na sociedade novamente, ele consegue reencontrar Julia e ambos mutuamente confessam as suas traições para com o outro, e suas lealdades ao Partido.

Winston declarando o seu amor pelo Grande Irmão foi nojento. A tortura psicológica ainda mais. Que loucura isso ?

Agora eu tenho uma conclusão pessoal ou uma teoria válida sobre os nossos personagens: acredito fielmente que Winston e Julia já tinham tido essa relação no passado, podendo ela até ser a sua própria ex-esposa.
O fato dela se arriscar, declarando o seu amor através de um bilhete, não me foi tão convincente, visto que supostamente eles nem se conheciam ou se falaram. Acredito que ambos já haviam passado pela mesma pressão psicológica e esquecido os fatos anteriores. E esse amor veio através de um relapso da memória de ambos. Posso estar correto, certo? ?

JanaAna90 06/12/2023

Um livro que ouvia muito as pessoas falarem e já tinha a um tempo; finalmente decidi ler e confesso que amei a leitura, embora a maioria das coisas que lia me angustiava bastante porque identificava a história com o que estamos vivendo atualmente.
A obra de Orwell tem uma visão sombria de um futuro totalitário, onde o governo exerce controle absoluto sobre a vida das pessoas, manipulando a verdade e restringindo a liberdade individual; como não ver nisso a realidade. Em alguns momentos me questionei, sera que permitiremos ser manipulados a esse ponto? Será que estamos vendo tudo isso acontecer tão passivamente?
O romance conta a história de uma província comandada pelo Grande Irmão, que ninguem sabe quem e, só se vê um rosto estampado em todos os lugares. O protagonista, Winston Smith, é um desses atormentados pelas lembranças que ele nem sabe de onde vem e que o ajuda a questionar o sistema em que vive e trabalha. O Partido controla todos os aspectos da vida, desde o pensamento até a história, por meio do uso da lingua e da manipulação da informação.
Ao longo da história acompanhamos Winston lutando contra a repressão do Partido, no desejo de se libertar e encontrar a verdade, que a meu ver parece estar sempre lhe escapando das mãos.
No livro, magnificamente, o autor nos mostra o quanto a verdade é manipulada pelo governo que busca controlar as pessoas através da manipulação da linguagem e da informação. As pessoas são o tempo todo vigiadas, perdendo totalmente sua privacidade. E o interessante é que apesar de toda tentativa de controlar tudo e todos ainda assim as pessoas se rebelam contra a opressão em que vivem, mesmo sabendo que com isso elas poderão pagar com a vida.
Conclui a leitura do livro, com uma angústia e com muitas reflexões sobre o que li. Os temas abordados são tão impactantes e atemporal que cabe sempre releituras. Orwell nos traz com esse romance um forte lembrete dos perigos do abuso de poder e da importância da liberdade individual na sociedade e o papel das histórias registradas nos livros para a posteridade e os riscos quando a informação é manipulada de forma irresponsável e criminosa.

lauragonz 08/03/2024

1984
O obra 1984 tem uma proposta interessantíssima, mas a escrita não me agradou muito. Achei o livro muito demorado e em alguns momentos o autor ficava repetindo a mesma coisa. As páginas poderiam ser reduzidas pela metade ainda assim passaria a mensagem que George Orwell queria. Acredito que por ser um livro clássico, na época em que foi lançada fazia mais sentido esse estilo de escrita.
Comparei muito esse livro com "a revolução dos bichos", e talvez seja por isso que criei muita expectativa e acabei me decepcionando.
Não é um livro ruim, mas talvez não seja pra mim.

Andressa S. 08/02/2024

Este livro se estabelece como um clássico imortal, instigando-nos a aventurar-nos além dos limites do habitual. É, sem dúvida, uma joia literária, vivendo à altura de todas as aclamações que recebeu. A excelência da escrita me cativou profundamente; contudo, preciso reconhecer que encontrei algumas partes um tanto arrastadas durante a leitura. Mesmo assim, faço questão de recomendar esta leitura com entusiasmo, especialmente ao considerar sua longevidade e a relevância que continua a ter nos dias atuais.

Thadeu Costa 02/02/2023

George Orwell - 1984
Um governo totalitário, que controla a população em todos os sentidos através de câmeras e microfones. Fazer ou dizer algo, mesmo que sem querer, pode ser uma afronta ao governo e ao Grande Irmão. Winston, se sente um peixe fora d'água, solitário e sem visão de um futuro melhor. Mas ao conhecer Julia, tudo muda.

Um livro arrebatador, com uma narrativa envolvente e muito atual. Os personagens são incríveis e nos trazem muitos sentimentos durante a leitura. Consegui me importar com o que acontecia com o Winston e me trouxe até agonia em alguns momentos.

Vale muito a leitura.

Ariel121 23/04/2024

O Livro mais repetitivo que já li na vida
Não deu? esse livro não tem narrativa, só fica repetindo as mesmas coisas incansavelmente. Simplesmente não aconteceu nada o livro inteiro.

?Aaah, mas o objetivo é mostrar o quão ruim é essa distopia facista?. Então faça uma crônica, uma carta, uma antologia mostrando vários casos, não 300 páginas de repetições sem fim. Somado ao fato de eu já ter estudado bastante os temas do livro, nada me foi acrescentado. Orwell estava mais preocupado em mostrar o que sabia do que contar uma história. Muito maçante e distante. Uma decepção.