Escuridão

Escuridão Elena P. Melodia

Resenhas - Escuridão

Tes 08/04/2011

Alma é uma garota de 17 anos, que não tem nada de diferente das outras garotas da sua idade. Tem uma família normal, governada pela mãe, porque perdeu o pai muito cedo. Um irmão todo rebelde e uma irmã que perdeu a fala com a morte do pai. Os amigos parecem normais até certo ponto e ela só quer encontrar o seu lugar no mundo como qualquer outro adolescente.
As coisas começam a mudar, quando Alma passa em frente a uma livraria misteriosa e compra um certo caderno de capa roxa, apenas por impulso. O caderno que até então parecia inofensivo, cria vida própria em determinada noite, onde acontecimentos terríveis começam a aparecer em cada página do caderno, com a letra da própria Alma, mas com um detalhe, ela não se lembra de ter escrito.

Thais 10/02/2011

Fugindo um pouco dos romances que envolvem anjos e vampiros, "temas do momento" entre as garotas que ainda acreditam no amor (como eu :B), a sinopse de "Escuridão" me chamou a antenção. Afinal, o livro tinha tudo para ser surpreende, já que a história era consideravelmente nova: Acidentes que eram relatados antes de acontecerem por uma garota normal do colegial que não se lembrava de nada. Mas me decepcionei, afinal, é complicado ler um livro em que você não gosta do personagem principal, que é o narrador autodiegético da história. A Alma é uma garota mesquinha que sabe que é bonita e não tem um pingo de humildade, além de que acontece algo de mal com TODOS que estão em volta dela, desde familiares até as amigas (que, aliás, é outro ponto que eu não gostei do livro: as relações de amizade são triviais, apenas o interesse de ser parte do grupinho popular da escola). Enfim, foi preciso muita paciência para ler o livro e, assim que ele começa a melhorar, termina... E, surpreendentemente, não me deixou com vontade de ler a sequência. Não costumo abandonar as séries que eu começo; mesmo não gostando, sempre leio as sequências. Escuridão será a 1ª exceção.

Babi Dewet 28/07/2011

Destemida e, apesar de popular, sem aquelas frescuras.
Acabei demorando um pouco mais do que gostaria para ler esse primeiro livro da série de Elena P. Melodia. Talvez seja a tradução do italiano, mas a leitura às vezes, pra mim, ficava um pouco arrastada e repetitiva. A leitura, não a história. Sabe quando você quer que aconteça logo porque você quer saber o final e o jeito como é escrito acaba desanimando um pouco? O início foi um pouco assim.

Mas a apresentação do livro logo mostrou uma personagem que prometia. Destemida e, apesar de popular, sem aquelas frescuras. Você realmente se sente lendo algo sobre alguém de um bairro mais barra pesada, onde a garota precisa colocar um certo medo pra ser popular, entende? Nisso a autora não pecou em nada. A apresentação mostra muito disso, da turma de meninas que precisa vencer certos desafios para fazer parte. E todas elas, todas as quatro, cheias de problemas pessoais.
A trama acaba ficando interessante quando a protagonista vai descobrindo que suas amigas são imperfeitas e que todas, inclusive ela, guardam segredos. Alguns de arrasar!

Alma é a protagonista. Ela não é sentimental, detesta abraços e é toda popular. Mas até então, uma garota normal. Tem uma mãe normal, um padrasto esquisito, a irmãzinha que não fala por traumas, o irmão que é anti social… até um dia em que se apaixona por um livro de uma papelaria. Um caderno roxo, lindo. Mesmo sem gostar muito de escrever Alma o leva pra casa e é quando, misteriosamente, coisas começam a acontecer. Acorda, um belo dia, com um enorme texto escrito em seu “diário” que falava da morte de uma pessoa. Mas Alma não escreveu aquilo, pelo menos ela não se lembrava de ter feito isso. Quando descobre que a morte foi premonitória, que ela estava escrevendo assassinatos enquanto dormia, sua vida vira de cabeça pra baixo.
Não adianta sua amiga estar doente, uma outra delas fazer parte de um atentado demoníaco e outra viver totalmente esquisita com uma tia misteriosa em casa. Nada disso ajuda Alma a tentar descobrir o que há de errado com ela, com seu caderno, com suas premonições, com um garoto esquisito que começa a ajudá-la e a responder a pergunta do tenente policial: porque todas as coisas ruins acontecem em volta dela? Alma só sabe de uma coisa: “Escola errada, tenente Sarl. Não temos dinheiro para pagar uma escola de rico, onde o mal não possa entrar.”
Mas Alma ainda está longe de saber o que é realmente o mal.

Para ler o resto e mais resenhas: http://migre.me/5mZ2a

Monique Garcia 24/05/2011

Ok, comecei a ler Escuridão com um pé atrás pois, todas as resenhas que tinha lido, não falavam muito bem do livro. Mas é uma coisa pessoal e eu realmente AMEI a leitura.
Uma das principais críticas dos resenhistas era a personagem principal Alma, que se achava a super. Realmente no início da narrativa eu odiava ela, se achava a última bolacha do pacote. Que podia resolver tudo sozinha. Mas ainda no início, percebi que a Alma intercalava momentos de compaixão com momentos de indiferença, mas, acima de tudo percebi que ela era uma pessoa que queria se proteger do mundo e queria que as pessoas que ama também tivesse essa proteção, e ela queria garantir isso.
Agora, indo a história, Alma tem três melhores amigas (Naomi, Seline e Agatha) e se importa muito com elas. Tem pequenos conflitos com a família, principalmente com o irmão Evan. A essência do livro é o mistério por trás dos assassinatos que Alma descreve (antes de acontecerem) em seu novo caderno roxo, sendo que ela não sabe como escreve. Mas o melhor do livro é que não tem só esse mistério. Encontramos Agatha que muda com suas amigas do nada. Seline, a mais sensível do grupo, que tem que enfrentar seus traumas. E Naomi, que se envolve com as pessoas erradas e paga um preço alto por isso.
E também temos é claro o Morgan, aquele típico garoto misterioso do colégio, com olhos violeta e que, de alguma forma, é o único que chama a atenção de Alma.
E por fim Alma, uma garota com quem eu me identifiquei muito, que achava que tinha toda a sua vida sob controle, e ela vê esse controle deslizando pelos seus dedos, afetando todas a sua volta. Uma garota que acha que tem que resolver tudo sozinha, mas não porque ela se acha um máximo, mas porque ela não quer que as pessoas que ama se envolvam nessa teia de mistérios horríveis em que ela parece ser o centro de tudo.

pri 31/08/2012

Escuridão é um livro que chamaria sua atenção? Diria que não. Se você for em qualquer livraria agora acharia muitos desse gênero, e infelizmente quase nada atrai mais por causa de toda essa modinha de livros "darks" que alimenta um mercado muito grande e de muitas publicações que são verdadeiras perdas de tempo e dinheiro.

As capas estão clixes, todas com alguma referência ao sofrimento, ou a dor e ao medo, e esse também é assim.

Mas, porque eu estou falando dele então? Porque se você pegar para ler, você se surpreende. Não se deve julgar o livro pela capa, e quando a história começa a se desenrolar, passa a ser uma leitura que te prende e te trás curiosidade para ler os outros dois livros que constituem a série.

Elena P. Melodia começa a criar um perfeito clima de susto quando Alma (personagem principal) em um dia chuvoso entra em uma papelaria e compra um caderno que a encanta por ser de sua cor preferida: roxo. Chegando em casa ela deixa o caderno novo perto de sua cama e adormece. Quando acorda de um horrível pesadelo, toda desconcertada por parecer tão real, ve que tudo o que aconteceu em seu sonho está escrito no caderno, ela não acredita no primeiro momento mas estava escrito com sua própria letra. Impossível. Ela não se lembra de escrever...

E tudo fica bem pior quando o jornal publica uma notícia com todos os detalhes e com a situação que sonhara. E isso se repete, algumas vezes ao decorrer do livro.

Lógico, o livro nos apresenta um potencial candidato a namorá-la, que se mostra muito confuso, pois ele sabe tudo o que ela passa e ao mesmo tempo que quer ajudá-la ele não pode, o porquê não fica claro ainda e Alma chega a desconfiar dele. Isso da o toque especial que todas as adolescentes amam.

Alma é uma garota muito reflexiva e as vezes sarcástica, que reconhece suas limitações e vive com problemas. Ela tem amigas diferentes que reservam surpresas para todos e isso inclui a polícia.

Tudo é muito bem escrito e pensado, Elena P. soube fazer o diferencil e ser reconhecida como boa escritora. Fica a dica para quem gosta de um romance misturado com suspense!

Carol 28/12/2010

Confesso que no começo enrolei um pouco para ler, foi cansativo e não continha nada que prendesse minha atenção. A autora exagerou um pouco nos detalhes. Mas conforme foi chegando o meio do livro, foi sendo criado um suspense que eu não imaginei que pudesse ser criado, a leitura te passa as sombrias sensações de Alma, e você chega a se ver na escuridão junto com a personagem, que achei muito bem descrita e de forte personalidade. Achei a história muito criativa, o caso do dragão, da seita, das premonições e assassinatos muito surreais, e isso me interessou de tal forma que quando chegou ao fim e vi que ficou inacabado, cheguei a ficar com raiva. Elena podia ter dado mais indícios, mais detalhes sobre os fios que ficaram soltos, mas de qualquer forma, ela acabou me obrigando a ler Sombra, porque não me imagino sem as respostas, principalmente sobre Morgan. Muito bom!

Valdirene.Perez 13/01/2011

Um livro que se você começar a ler de trás para frente não vai alterar nada. História repetitiva e sem desfecho.

Umapluma 26/01/2011

Parece ruim, mas surpreende.
Ganhei Escuridão de presente e fui ler sem muitas espectativas, ainda mais que a minha versão é a da capa com o grupo de meninas(horrorosa na minha opinião). Parecia que eu tinha a acabado de pegar mais uma história marromenos, passei os primeiros capítulos meio que lamentando. Ainda bem que me enganei.

No início da história, Alma e seu grupo de amigas passam uma impressão bem desagradável. A amizade delas parece superficial e o modo delas lidarem com os outros é no mínimo idiota. Logo tudo isso começa a se desfazer como um castelo de cartas, elas se afastam por vários motivos e a narrativa se centra nos eventos estranhos que cercam Alma. Depois de comprar um caderno numa lojinha antiga, assassinatos começam a acontecer na cidade e o fato dela ter conhecimento deles com certa antecipação começa a perturba-la. Cada uma das amigas que ela achava não ser tão apegada, passa por situações que provocam mais impacto nela do que a gente pensa de início. Já nesse pedaço começa a mostrar que Alma não passa de uma adolescente equivocada.
Ela(gostei da brincadeira do nome da personagem com o título dos livros: Alma-Escuridão/Sombra/Luz), é um tipo antipático que vc não vai amar, mas compreende seu jeito de ser depois de juntar todos os aspectos de sua vida que contribuíram pra formação do caráter. Seu maior encanto está exatamente em ser uma personagem crível: Alma não é diferente de muita adolescente por aí, embora a maioria não admita nem sob tortura. Se acha madura, gosta de chamar a atenção, mas prefere não demonstrar(ahan, que alguém gosta de ser chamada de convencida); pensa que a própria vida é uma merda e usa de sarcasmo para criticar todos ao redor como se ela mesma não fosse um poço de defeitos.
No decorrer da trama, evolui numa progressão suave assim como seu relacionamento com as pessoas com que convive. O fato das coisas não serem forçadas pra fazer com que ela caia nas graças do leitor também é um ponto a se considerar. O bom sobre ela, é que não é daquelas protagonistas fáceis de levar no bico e não engole mentiras capengas inventando desculpas pros outros, é decidida e prática quando tem que resolver seus problemas e não vê na figura de um garoto a razão de sua existência.
Imaginem, uma protagonista adolescente que tem amor-próprio(vê-se logo que não é mesmo um romance *IroniaModeOn*). Uma das poucas coisas que me agradou muito nela.

A escrita não é o que eu chamaria de excelente, tem uma cacofonia meio irritante no começo, mas cumpre seu papel de fisgar o leitor(dependendo da sua paciência no momento).Mas o melhor desse livro é o clima de suspense que a autora conseguiu imprimir na história.Você termina ele com aquele gosto de "quero mais" inquieto, quase eufórico. Elena Melodia se esquivou do sobrenatural óbvio pra investir naquele que fica nas entrelinhas, brincando com os sentidos da personagem, lentamente passando as sensações para quem lê.
Escuridão é a interrogação da série, foi feito para que o leitor formulasse as perguntas, para deixar milhares de pulgas atrás da orelha. Um dos pouquíssimos mistérios que são respondidos(o de Agatha) não chega a surpreender, já que o leitor descobre antes mesmo de ter a confirmação. Alguns podem ficar irritados com esse acúmulo de interrogações, dizer que foi puro marketing(e não discordo), mas depois de tantos livros que ficavam só NA TENTATIVA de um bom suspense, finalmente pegar um que consegue trazer isso com louvor dá muitos pontos positivos ao título. Espero ansiosamente pela sequência e torço pra que desta vez o caldo não desande, se é que me fiz entender.

Laís 29/01/2011

minha resenha no meu blog:
espero que gostem ^^

Biaa 07/04/2011

Meus pensamentos...
Achei Alma no começo muito superficial e fria e por conta disso demorou um pouco para a leitrura me prender, mas depois que entendi realmente a personalidade dela a leitura e ficou mais fluente e o livro muito mais interessante. Alma não fica esperando para alguem aparecer e dar todas as respostas, se ela quer descobrir algo ela corre atras disso, custe o o que custar!

Morgan, outro personagem da série, apesar de ser tudo de bom ainda não consiguiu me conquistar por inteiro! Na história voce vai descobrindo tudo junto com a Alma e aparentemente quem tem todas as respostas é o Morgan o problema é que ele nunca conta o que esta acontecendo.

Concluindo, apesar de me irritar em certos pontos achei a história muito boa e até agora diferente de qualquer livro que já li!
O final faz com que você queria ler o próximo logo para saber qual é o mistério que cerca Alma e seus pesadelos!

É uma ótima história pra quem gosta de um bom suspense com um pouco de investigação!

RECOMENDO!