Star Wars: Na escuridão

Star Wars: Na escuridão Claudia Gray

Resenhas - Star Wars: Na escuridão (The High Republic)

FabioFilgueira 28/05/2024

Não acredito que li mais um...
Assim como o primeiro da linha do tempo, ler esse livro foi como ver uma série de TV... serve pra passar o tempo e não acrescenta nada de importante na sua vida kkkk não tem ensinamentos (nem superficiais) ou lições de moral nem nada semelhante. Só serve pra gastar seu tempo no universo de star wars (o que tem seu valor, para quem gosta). Não recomendo para quem procura algum livro de ficção científica ou fantasia de qualidade (vá ler Fundação ou Duna). Recomendo para quem quer algo de star wars (não espere nada além disso)

Luvale 15/05/2024

?Que a Força esteja com vocês!?

Esse é o primeiro livro da trilogia Jovem Adulto da Alta República, que se passa simultaneamente aos eventos de "Luz dos Jedi".

A Mestra de Reath Silas foi escolhida para ocupar o Farol da Luz Estelar na Orla Exterior e ele tem que ir junto, mesmo que prefira ficar estudando em Coruscant. Na viagem até o Farol, junto de outros Jedi em uma nave muito interessante, enfrenta problemas no hiperespaço e a Nave vai parar em um lugar isolado no espaço, próximo de uma estação suspeita, aparentemente vazia. Quando problemas começam a acontecer e o lado sombrio se mostra presente, eles se questionam se estão mesmo sozinhos e qual o problema da estação.

Enquanto o livro anterior tinha vários núcleos e trabalhava mais o entorno, Na Escuridão foca mais nos personagens, trazendo pessoas complexas, diferentes e interessantes e, com relação aos Jedi, com entendimentos bem distintos sobre a Força e a Ordem. Acompanhamos principalmente Reath Silas no presente, mas também vemos alguns capítulos de uma missão passada, onde os companheiros Jedi de Reath, Orla e Cohmac, trabalharam juntos e que traça paralelos com os problemas atuais na estação.

Reath é muito identificável, dedicado, estudioso e muito capaz; Cohmac, meu favorito, tem grandes habilidades com a Força e Orla Jareni brilha nas batalhas com o sabre de luz. O núcleo da tripulação da Nave é muito bem construído e tem cenas engraçadas, ao mesmo tempo em que levantam questionamentos sobre a situação na galáxia e na Orla Exterior. Todos recebem seu espaço e têm um bom desenvolvimento, nenhum personagem está aqui à toa.

É voltado a um público mais jovem mas tem um enredo complexo, com problemas do lado sombrio, novos inimigos perigosos para a galáxia, e novamente os Nihil. Gostei desse toque mais leve da narrativa e da escrita e só senti falta de um maior equilíbrio entre as cenas de ação e as de construção, o que acaba deixando o livro lento em alguns pontos. Mesmo assim é uma leitura maravilhosa, para todos os públicos, que abre inúmeras possibilidades e ameaças para a Alta República.

FremenJeff 03/05/2024

Uma ótima pílula para dormir.
É uma história legal, porém não é a melhor de Star Wars. Se o propósito for levantar a existência dos Jedi, ele falha.

Se a tentativa for mostrar a ignorância dos Jedi em questão de seu propósito, também falha.

Os Jedi são um puro conceito que é pessimamente trabalhado e o restante dos personagens tem um desenvolvimento vergonhoso e cansativo.

Alsiyad 23/01/2024

Gostei muito da leitura, espero poder ler as continuações deles em breve 10/10

Imaginar os eventos da Alta República e comparar a República Galáctica e as Guerras Clônicas é totalmente diferente haha

Juliana3274 31/12/2023

Gostei mas não amei
Eu gostei, é divertido, tem bastante ação, bom desenvolvimento dos personagens e da história, mas não sei, essas histórias da Alta República não me cativaram tanto quanto as que se passam em meio à saga original.

AventureiroLiterário 20/12/2023

O projeto High Republic é uma das melhores coisas que aconteceu a Star Wars
Dando continuidade ao universo da Alta República de Star Wars, temos "Na Escuridão", livro que ocorre simultaneamente com o primeiro volume "Luz dos Jedi". Apesar desta ser considerada a trilogia Jovem Adulto, não achei que ela deixou a desejar em nada para a introdução da trilogia Adulta. Pelo contrário, talvez este livro tenha sido até um pouco melhor do que o anterior.

Existe toda uma narrativa épica e cheia de risco em "Luz dos Jedi", mas aqui, neste livro, temos uma jornada focada muito mais nos personagens do que no universo em si. Reath é um personagem muito interessante, e consegui terminar o livro com uma grande expectativa do que será colocado diante dele nos próximos livros, sabendo que em paralelo existem os acontecimentos da outra trilogia afetando o mesmo universo. Os demais personagens também são excelentes, tendo espaço para cada um mostrar um pouco de quem são e como pensam. Não existem excessos aqui, nem personagens desnecessários para a história.

A trama desta obra começa com uma premissa simples e passa, na sua maioria, em apenas um ambiente fechado, mas a autora conduz de forma tão interessante os acontecimentos que não é possível se sentir entediado. Eu devorei este livro mais rápido do que o anterior.

É curioso como "Luz dos Jedi" e "Na Escuridão" fazem parte do mesmo universo compartilhado, mas são escritos por autores com estilos diferentes, porém, que ainda conseguem passar a sensação de serem equivalentes. Não fica a sensação de que é uma colcha de retalhos, mas sim, de que você está, de fato, lendo uma "sequência"/ expansão de algo único muito maior. Muito parecido com a sensação de acompanhar o início do Universo Cinematográfico da Marvel.

Quanto mais eu me aprofundo nessa era da Alta República, mais eu quero continuar lendo absolutamente tudo, incluindo, eventualmente, os quadrinhos. Leitura mais do que obrigatória para fãs de Star Wars!

Willpacheco 29/11/2023

Muito bom!!!
Essa história se passa em paralelo com Luz dos Jedi e complementa muito bem a história. Além de que o livro trás diversos debates sobre o papel do Jedi e se eles estão agindo certo ou não ao dividir a força entre luz e escuridão.

Eduarda2103 10/11/2023

A queridissima Claudia Gray pensou agora vou escrever um livro para os estudantes de bacharelado em ciências humanas e lançou essa canetada
(agora fica a dica de lançar um livro historiográfico do arquivo Jedi)
Pevoka 10/11/2023minha estante
Eu que falei pra ela ler gente ?

Pedro 23/06/2023

Sigo apaixonado por essa Era da história dos Jedi. Espero ainda consumir muitas histórias relacionadas à essa época

Tiago 18/03/2023

É isso que eu quero pra star wars
Adorei esse livro com todas as minhas forças. Tem drama, tem desenvolvimento, me conectei com o protagonista, tem dilemas do coração, tem luta, tem jedi, tem lado negro. Gostei muita desse toque bem leve de YA aplicado em uma história original de Star Wars, e honestamente acho q é um livro mt bom pra qualquer um q curta o estilo da coisa mesmo sem apreciar star wars em si

Bruno Pacobahyba 22/02/2023

Mais um acerto!
Assim como os demais livros da alta república esse é mais um acerto, tanto da história expandida quanto da escritora!

Eron 20/02/2023

Acontecendo simultaneamente com o livro a Luz dos Jedi, na escuridão acontece diretamente pelas consequências da destruição da Legacy Run. Os protagonistas padawan Reth Silas, os mestres Orla e Chromac e a piloto Affie, ficam presos em uma antiga estação que até então parece abandonada.

Novamente os vilões são os Nihil, apesar de não na força total como em a Luz dos Jedi mas representando a crescente ameaça à República e aos Jedi que vai se formando.

taíx 25/01/2023

Amei
Adorei! Achei a leitura melhor que A Luz dos Jedi, me envolvi mais com os personagens e já acabei querendo mais. Teve um humor agradável e na medida certa, além de eu tambem ter tido bastante curiosidade com o que estava por vir e pelo que aconteceu no passado.

Adoro esse período da Alta República e tô adorando o jeito que eles estão trazendo isso para os livros.

Ruan 17/01/2023

um livro bom com uma escrita muito boa, mas com uma história meio parada, em alguns momentos chega ser cansativo. Mas é um livro muito bom, com personagens super importantes pra essa nova era de SW