O incrível garoto da Parada do Apito

O incrível garoto da Parada do Apito Fannie Flagg

Resenhas - O incrível garoto da Parada do Apito

Jose 25/04/2024

Lembrança dos Tomates
Tenho muito carinho pelo universo dessa história.

O filme é magnífico, fiel ao primeiro livro, e essa segunda obra é uma continuação que traz um compromisso com toda a narrativa anterior, e mesmo assim, consegue introduzir novidades - todas, amarrando fatos anteriores, e sempre com aquele humor e alegria que já é comum desse universo.

É como saber o que aconteceu (de uma forma descontraída) com parentes distantes - porque é assim que vejo cada personagem.

Esse é mais um daqueles livros em que puxa vários elementos do nosso imaginário, faz eles conflitarem (e nos desesperar "como isso vai acontecer com eles??") e ver que no final tudo dá certo da melhor maneira possível.

Uma coisa que achei ser uma particularidade aqui (porque só nesse livro vi que deu certo) foi a repetição no nome dos personagens - no caso, nomear filhos em homenagem a parentes anteriores. Deu certo aqui porque essa narrativa é, em partes, circular, no sentido em que algumas coisas se repetem - como retorno real ou lembrança - e acho que foi super válido, devido à maneira como o texto é escrito (através de páginas de diário e narração de eventos fora da linha de tempo comum).

Essa continuidade me fez dar um sorrisinho no ônibus a cada página.

Vale a pena conhecer essa história (começando pelo filme!).

Kik.wi 14/04/2024

Apaixonado
O incrível garoto da Parada do Apito é um abraço apertado em todos os fãs de tomates verdes fritos.

Ana Lívia Mourão 25/12/2023

Que livro mais delicinha!
Daqueles que proporcionam um quentinho no coração! Melhor dia pra concluir essa leitura, em pleno Natal!
O livro da uma ideia de que vai ser ?apenas? nostálgico, com lembranças da ?parada do apito?, até que começam as aventuras do Buddy tentando voltar à cidade! Entre momentos de nostalgia e de desafios da vida, acompanhamos a Evelyn sendo a ?nova Ninny? na vida da Ruthie.
A ?Parada do Apito? deveria ser um monumento de tão linda que essa dualogia é! ??

Raquel834 29/10/2023

Temos a oportunidade de revisitar os personagens e a Parada do Apito, que são tão amados, essa continuação foi um acalento!

Sara 11/10/2023

DESAPEGO
Confesso que no início achei muito ruim ter que abandonar os personagens da história anterior e "conviver" com os novos personagens. Foi um exercício de desapego um tanto doloroso pra mim.

Mas conforme a história se desenrolou comecei a aceitar e gostar dos novos personagens. A velhice chega para todos nós e nem sempre como queremos que seja.

O enredo é muito bem desenvolvido e tudo sempre se encaixa no seu devido lugar.

Achei o final muito bom e funcionou muito bem.

"Tomates Verdes Fritos" não precisava de continuação mas "O Incrível Garoto Da Parada Do Apito" nos leva de volta a esse lugar aconchegante e sereno que a Fannie construiu. E é muito bom.

PS.: Se a Fannie Flagg quiser escrever um livro sobre como era antes de "Tomates Verdes Fritos", eu leria com muito prazer. Saber mais sobre a infância e juventude do nosso querido Bud Threadgoode "original" não seria nada mal.

Sofia124 07/09/2023

Bom demais revisitar esses personagens! sinto saudade como se eles fossem reais. esse livro, pra mim, foi um lembrete constante do quanto a vida é bonita e triste na mesma medida, de como o tempo não para, de como amar significa deixar doer e mesmo assim ainda vale a pena.

Arieska 14/07/2023

O Incrível Garoto da Parada do Apito
Fannie Flagg conseguiu a proeza de em 2020 lançar a continuação de Tomates Verdes Fritos (1987) e manter a qualidade e essência da história.
Esse é o tipo de livro que faz você se sentir amigo íntimo ou familiar dos personagens, faz você lembrar de situações e pessoas como se as tivesse vivido. Sempre fui fã do filme de 1991, li o primeiro livro no ano passado e agora terminei o segundo.
Recomendo a obra a todos, mas principalmente aos admiradores da Idgie, Buddy e Ruth. Ver um fim lindo pra essa história aquece o coração. Garanto que os capítulos finais te surpreenderão.

Lucas 12/06/2023

"tem lugares que me lembram minha vida..." ?
A continuação de Tomates Verdes Fritos no Café da Parada do Apito foi publicada em 2022. e mesmo depois de tantos anos a autora Fannie Flagg conseguiu manter a mesma estrutura do texto e a mesma essência dos personagens. a ambientação, antes exclusiva de uma casa de repouso e uma cidade, agora ganha novos ares como uma rotatória, uma cidade chamada Birmingham e ainda Parada do Apito quando há conveniência em mostrar alguns acontecimentos que ainda tem consequência mesmo anos depois. os poucos personagens que ainda restaram da trama principal aparecem esporadicamente e contam o que precisam contar. a autora é muito perspicaz em utilizar esse artifício até pra não tomar a trama saudosista e chata. no entanto, ainda é possível sentir nessas páginas aquela saudade de uma coisa que nunca se viveu, mas que parece tão real apenas porque convivi com esses personagens durante uma semana e que me marcaram tanto! eu senti tanta saudades deles que ler essa continuação foi como se eu os estivesse visitando depois de muito tempo sem vê-los.

como dito, a autora revisita lugares e personagens e conta de forma não linear a história de antigos personagens e também de seus descendentes. aqui, ela coloca novos entrechos, todos surpreendentes e interessantes. novos problemas surgem para as pessoas que viveram na Parada do Apito e a autora também dá personagens antigos uma importância que não eles não tinham antes, coisa que foi essencial para que a trama fosse completamente amarrada no final.

o que eu mais gosto nessa história ? normalmente continuações não são assim, são sempre chatas e feitas apenas para atender uma demanda de fãs e não porque a história precisa ? é que a autora manteve a mesma essência dos personagens. ainda é possível sentir-se nostálgico lendo essas páginas e a atmosfera da trama é a mesma, mesmo depois de anos do lançamento do primeiro volume.

mais do que uma leitura sobre memórias, a duologia é uma história sobre pessoas, a diferença que elas fazem na vida dos outros e do senso de amizade. essa a palavra que define esse livro. amizade. se não fosse por ela, mais da metade dos acontecimentos dessa história não seria possível. a sensação que eu tive revisitando essa história e conhecendo novos personagens foi de que eu estava visitando amigos que há muitos anos eu não vi e não tinha notícias. se houvesse um terceiro volume eu certamente leria de tanto que eu amo essa história, esse lugar, esses personagens.

Amanda 09/05/2023

Continuação desnecessária
A primeira coisa que posso dizer é: não tem comparação com o Tomates Verdes Fritos!
Nesse é tudo bem mais clichê e tudo mais simples/fácil. Aqui o livro é carregado pelo carisma dos personagens e não pela história em si, que tem até erros de continuidade com o primeiro, até nomes são diferentes. Por exemplo: no final do outro livro, a própria filha do Bud e seu marido tem outro nome. Não sei se foi erro de tradução, só sei que achei alguns erros bem absurdos, o que acabou estragando um pouco da experiência.
Outra coisa que incomodou foi o fato desse livro aparentemente ser recente e mesmo assim não legitimaram o relacionamento da Idgie com a Ruth, ainda tive que ler umas 3x que elas eram "melhores amigas". Antes tivessem deixado implícito novamente. Outra coisa que me incomodou MUITO foi o que fizeram com a relação do Bud com a Idgie, que não vou entrar em detalhes aqui.
Enfim, apesar de a leitura ser bem rápida, teve muito mais pontos negativos que positivos.
Sinceramente? Só leia se tiver muita curiosidade, senão melhor deixar Tomates Verdes Fritos na memória.

Vinnylit 21/02/2023

Para a Parada do Apito!!!
Muitos anos se passaram desde que a Parada do Apito foi abandonada. Muitos de seus moradores já partiram faz tempo e agora só restam seus sucessores.
Bud Threadgoode, agora com seus mais de 80 anos, sonha em voltar para a cidade onde nasceu e cresceu, mas isso seria impossível, se não fosse por uma pessoa muito gentil, Evelyn Couch decide retribuir o favor que Ninny Threadgoode a fez, e assim a Parada do Apito volta ao mapa, claro que agora quem mora lá são os descendentes da velha trupe.

Um livro maravilhoso que ressignifica o ser uma família, mostra o poder a perseverança, mas acima de tudo, nos mostra o quanto uma amizade pode mudar tudo.

Malu.Vilalta 08/02/2023

Quando descobri que a continuação de Tomates Verdes Fritos tinha sido lançada no Brasil, não hesitei pra comprar o livro. No entanto, ele ficou um bom tempo parado na minha estante; eu achava que não seria tão bom quanto o original.

Eu estava enganada, foi uma leitura muito prazerosa e me trouxe muitas memórias boas dessa obra tão especial pra mim. Fiquei muito feliz quando pude ler nas palavras da Idgie que o que ela e a Ruth tinham era muito mais que amizade (apesar de ter esperado um pouco mais do romance que o primeiro livro apresentou).

É isso, valeu a experiência!

Marilia 05/02/2023

O incrível garoto da parada do apito
Foi muito bom revisitar os personagens e conhecer seus desfechos ao longo de décadas. O livro não deixou nada a desejar como sequência. Manteve aquela Áurea de amor e luta e realidade que as vezes se faz necessária na leitura. Quando a gente entra em contato com a vida inteira de um personagem (nesse caso de vários) é muito especial. É um livro especial .

Mari Pettian 23/01/2023

Uma leitura que acalenta a alma
Que livro maravilhoso de ler! Foi apaixonante cada parágrafo, conhecer melhor cada personagem, cada local descrito.
E traz uma linda reflexão sobre amizade, vale muito a pena!

Camille.Pezzino 04/01/2023

RESENHA #218: DE VOLTA PARA CASA
Algumas continuações são desnecessárias; outras são uma ode aos personagens e ao passado. Sendo assim, são importantes porque aquecem nosso coração com nostalgia e, ao mesmo tempo, desanuviam as dores que sobrecarregam nosso peito. É esse o sentimento que O incrível garoto da Parada do Apito passa ao leitor.

A continuação de Tomates verdes fritos é a dose perfeita entre alegria, memória e consolo destinada àqueles que terminaram de ler o romance anterior. Através dessas páginas, é possível reencontrar boa parte dos personagens e seus descendentes, bem como saber o que aconteceu com esse lugar tão querido e que permeia a memória de todos os seus moradores positivamente. E, claro, a do leitor também.

Da mesma forma que seu anterior, Flagg não deixa de trazer momentos históricos, como a crise financeira de 2008, cuja existência é muito importante para a trama. Também trabalhará algumas doenças, como Alzheimer, e continuará focando na diversidade, reforçando laços existentes anteriormente, pontuando preconceitos e, principalmente, falando sobre problemas mentais, como a depressão.

Nenhum dos personagens são jovens, nem mesmo os descendentes. Dessa forma, Flagg vai trazer mulheres de meia idade se redescobrindo, uma proposta cíclica da própria construção do tempo e da narrativa. Passado e presente se mesclam de formas muito interessantes.

A narrativa irá acompanhar, principalmente, Bud Threadgoode, um personagem que perdeu o braço na infância, sendo assim, vamos observar – no decorrer das páginas – toda a construção de sua psiquê e a sua relação com a falta de seu braço. Algumas passagens rememoram com maestria o título anterior.

QUER SABER MAIS? ACESSE EM: https://gctinteiro.com.br/resenha-218-de-volta-para-casa/

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-218-de-volta-para-casa/

day 07/12/2022

Haaa como vou viver sem a Parada do Apito ?
Bem ? resenha difícil de fazer , pois tomates verdes fritos, foi uma obra que marcou minha vida pra sempre ?
Quando eu vi a contaminação da história do saudoso lugar , Parada do apito, eu simplesmente fiquei com curiosidade e também medo que o livro não fosse como o primeiro .
Porém me enganei , pois o livro me fez recordar cada personagem, cada detalhe maravilhoso do primeiro livro .
Eu chorei muito ao reencontrar o personagem Bud , que era um menino muito fofo no primeiro livro , e conhecer sua vida depois que tudo aquilo passou , foi algo simplesmente maravilhoso.
Parece que realmente eu tinha reencontrado a Idgie e a Ruth?
Haaa, como eu chorei em alguns capítulos !
?Já me perguntei muitas vezes aonde as memórias vão quando a gente morre. Será que elas continuam flutuando por aí,pelo nada , ou será que morrem conosco ?Se for assim,pensem nos bilhões de memórias lindas que se apagam e acabam sumindo ?
E fica a lição : a vida é curta, nós envelhecemos,morremos , porém o que fizermos nessa vida será lembrado ? tanto o bem , quando o mal , cabe a nós escolhermos como queremos ser lembrados .
Que saudades da parada do apito . Que saudades vou sentir desse livro .