O pequeno caderno das coisas não ditas

O pequeno caderno das coisas não ditas Clare Pooley

Resenhas - O pequeno caderno das coisas não ditas

Ipicaz 10/05/2024

O caderno dos desejos
Julian estava cansado de se sentir sozinho. Então pegou o seu caderno e decidiu fazer algo a respeito. O projeto autenticidade deveria rodar pela cidade coletando as verdadeiras histórias dos moradores, aquelas verdades que não temos coragem nem de falar em voz alta para nós mesmos. Mas se tornou um realizador de desejos. Todos os anseios e frustrações escritos no caderno foram desenvolvidos ao longo da história e as reflexões revelaram verdades mais simples e previsíveis do que se esperava. Eu concordo com a Mônica quando ela fala que as palavras escritas no caderno são tomadas pelo destino e resolvidas como mágica.
É um livro leve e de leitura simples, mas com reflexões profundas. Amei cada personagem e história contida ali. O desenvolvimento foi ótimo e tivemos surpresas inesperadas ao longo do caminho.

mandinha 06/05/2024

Poucos livros me emocionaram tanto como este. Chorei muito e não costumo chorar lendo (aquariana coração gelado).
Acompanhar a história de cada personagem se entrelaçar e desenvolver foi aconchegante, parecia que estava dentro do grupo.
Julian um senhor excêntrico e seu projeto autencidade nos faz refletir do que somos feitos, será que conhecemos ou outros de verdade? Será que nos conhecemos?

Ari 26/04/2024

Que final foi esse?
Uma história interessante, achei a ideia legal, mas um pouco massante. Poderia ser mais fluído, menos longo e tal!
com um final muito bom!

karlakarolineguima 25/04/2024

Um livro gostosinho
Para sair de ressaca literária, tem uma temática boa, porém não chega a ser profundo.

Indico para quem procura um livro estilo sessão da tarde.

Natysan 24/04/2024

Comecei o livro e pensei vou amar! Mas infelizmente não gostei, terminei pelo simples fato de ter começado.
Tem algumas coisas legais, mas pra 400 páginas não.

manoellen.ferreira 09/04/2024

Fui enganada por um velho
Uma professora falou que gostava muito desse livro, então li porque queria ter assunto pra falar com ela, mas ai recebi uma lapada nas costas.
eu simplesmente AMO como a vida dos personagens se cruzam, eu adoro ler esse tipo de brincadeira do universo, esse entrelaçado de vidas, uma predestinação, acho o máximo, porque ai ninguém nem sabe da existência do outro e findam melhores amigos para sempre. amo o carinho dos personagens um pelo outro, amo como eles se ajudam e se apoiam, como mesclam são desejos e ambições de vida. me identifiquei muito com a moça dona do café, o que é meio preocupante porque ela é meio doida e precisa de muita aprovação dos outros pra se achar minimamente orgulhosa de si mesma, passei o livro inteiro querendo ver o que ela tinha para dizer. é um livro que você aprende muita coisa sobre a vida, principalmente sobre confiar no que tem dentro de você, lembrando dele tenho vontade de reler e anotar o que é útil pra mim.
agora uma coisa (!!!) QUE VELHO SAFADO, juro, não dá pra dizer muita coisa porque acho que é spoiller, mas esse velho lançou esse caderno pensando "essa vai ser minha maior vigarice".

aqreoq2 23/03/2024

Interessante
É o segundo livro que leio da autora, uma leitura gostosa e instigante mas com alguns ganchos que vai te dar um ?hmmm tô de olho nisso?. Monica precisa relaxar haha
Gostei bastante e é uma leitura que trouxe muitas reflexões pra mim. Um romance gostosinho de ler ??

hiliandra.faggion 02/03/2024

Um caderno para escrever verdades? algumas mentiras envolvidas? é o bastante para reunir Julian, Mônica, Hazard, Riley e Alice? enfrentar dificuldades, ajudar o próximo, amizade, amor, filhos, casamento? várias histórias e vidas bem vividas?

Helen 01/03/2024

Incrível
É um ótimo livro, traz muitos ensinamentos nas entrelinhas. Gostei do desenvolvimento e em como todas as histórias se desenvolveram e se conectaram ao decorrer da história.
O plot foi meio surpreendente.

Alice @bookgirl_alice 25/02/2024

Segundas chances e recomeços
Eu demorei um pouco para pegar o ritmo desse livro, porém no final acabou se tornando um dos meus favoritos. Após a Harriet encontrar um caderno escrito Projeto Autenticidade em seu café, a vida dela começa a passar por várias mudanças. Esse caderno viaja o mundo e acaba voltando para o lugar de onde partiu. Com essas viagens vamos descobrindo que nem tudo o que parece é, que todos temos fantasmas e inseguranças, e que a vida é bem melhor com uma comunidade.

Ratinha da Biblioteca 24/02/2024

#52semanasliterarias e #DLL2024
"Quanto você realmente conhece as pessoas que moram perto da sua casa? [...] Todo mundo mente sobre a própria vida. O que aconteceria se, em vez disso, você compartilhasse a verdade?"

Com essa premissa, um simples caderno escrito "Projeto Autenticidade" na capa promete trazer mudanças para a vida das pessoas que são encontradas por ele. O caderno foi idealizado por Julian, um senhor de idade que se sentia solitário e sem perspectiva para a vida e a primeira pessoa a encontrá-lo foi Monica, uma ex advogada, dona de um café aconchegante e de uma personalidade forte, um pouco obsessiva por organização e regras.

Muitos outros serão afetados pela história que o Julian conta no caderno, assim como a história da Monica e cada um deixa seu pedaço, sua verdade, naquelas folhas que parecem tão simples. Mas diferente do que eu achei que aconteceria, todas as pessoas que têm contato com o caderno sentem necessidade de conhecer os antigos escritores, e por que não dar uma forcinha para melhorar a vida da pessoa? Isso traz complicações, mas também uma lição linda, o instinto inato de ajudar o próximo. Além de nos fazer ver que ser sincero, franco, abrir o coração para expor o que sente e como se sente pode ser libertador e melhorar em muito a qualidade de vida.
Confesso que quando vi no sumário aquele monte de nomes, pensei que seria uma história confusa, cheia de pontos de vista e que não daria tempo de me apegar a ninguém, ledo engano. Todos me conquistaram, mesmo com atitudes ruins e erradas, mesmo que não houvesse nada que me identificasse com o personagem, todos receberam minha compaixão e empatia, afinal, ninguém sabe a dor que o outro carrega. E a forma como ela introduz cada personagem, mostrando a ligação e como ele chegou à história, não permite que fique confuso em momento algum, pelo contrário, me fez sentir participante da narrativa.

Eu não mudaria nada da história, mesmo as cenas que eram óbvias que dariam errado, mesmo sendo previsível em vários momentos, eu amei cada segundo e cada capítulo. E o casal que eu shippei deu certo!!!!!! Fiquei feliz demais com isso, além de um certo plot no final que me deixou olhando para o livro incrédula, até reli para ter certeza haha eu amei a escrita da autora, alternar os pontos de vista foi genial para vermos as evoluções dos personagens e têm tanta lição, tanto aprendizado aqui, que com certeza, recomendo pra todo mundo.

Quotes:

"EU SOU UM DEPENDENTE QUÍMICO. Nos últimos 10 anos, praticamente todas as decisões que tomei - grandes ou pequenas - foram determinadas pelo meu vício. Isso definiu a minha escolha de amigos, a forma como passo o meu tempo livre, até a minha carreira."

"Porque não se dera conta de que Mary era sua musa até ela não estar mais lá? Ele presumira que uma musa deveria ser etérea e passageira, não alguém que estava sempre por perto, que era garantida."

"[...] mas também tinha a expressão feliz, satisfeita consigo mesma, de alguém que havia feito algo de bom, que havia mudado a vida de outra pessoa para melhor."

"Não são as pessoas felizes que são gratas, são as pessoas gratas que são felizes."

"Com certeza ser feliz e direto deveria ser uma coisa boa, não uma espécie de defeito de caráter. Descomplicado não significa simplório, não é mesmo?"

"O problema com toda aquela nova tecnologia era que as pessoas tinham tantas opções de escolha que simplesmente não conseguiam tomar uma decisão."

"É muito importante celebrar a vida das pessoas que amamos. E, de qualquer forma, não foi isso que o Julian fez toda sexta-feira às cinco da tarde durante os últimos quinze anos? Só que agora ele tem amigos para celebrar com ele."

Gabriela2205 16/02/2024

Amei!
Uma delícia de livro! Fiquei super curiosa para saber de quem seria a próxima história e não conseguia parar de ler. Não é o melhor livro do mundo, mas é uma ótima leitura para relaxar.

ryshy 15/02/2024

Q tristeza meu deus
Sendo bem sincera, não gostei muito, pode ser que seja pq simplesmente não é meu estilo de leitura, mas achei o livro muuuito fraquinho e com reviravoltas até demais, foi legalzinho até, mas não leria de novo.