Cometerra Dolores Reyes

Resenhas - Cometerra

Carla Maria 05/06/2023

Um dom ou um fardo?
Cometerra é um livro envolvente (escritora Argentina), cuja história é bastante peculiar. Sua protagonista, uma jovem nada comum, possui visões ao ingerir terra. Esse dom adquirido desde criança, desperta olhares não apenas dos curiosos e aflitos, mas também daqueles que repudiam tal sina. E nesse universo ambíguo, nossa querida cometerra vai ter que enfrentar não apenas os seus medos e inseguranças, mas terá que decidir entre ajudar os outros ou a si mesma.

Livro para ser apreciado de várias maneiras e formas.
Super Indico para quem gosta de histórias diferentes, com pitadas de drama, romance e policial.

Mari Pereira 21/06/2022

Cometerra é um livro que eu devorei com a mesma ânsia que a personagem principal come a terra ao seu redor. E assim como ela, me vi entrando num mundo de escuridão, de muito sofrimento e de uma angústia sem tamanho.
Ainda não consegui processar o que foi essa experiência.
Amei? Sim.
Consegui entender tudo que o livro trouxe a tona? Não.
Uma releitura será necessária.
Mas, mesmo confusa, achei fantástico.
Erica.Barone 21/06/2022minha estante
Na feira do livro, vi que ele foi indicado pela clube de leitura Dois Pontos, achei estranha a sinopse, mas ele está sendo muito bem falado.

Lurdes 10/05/2023

Cometerra é o título do livro e também o apelido dado à protagonista que, literalmente, come terra.

Mas ela não come por um capricho e sim para se conectar com quem pisou nesta terra e morreu ou desapareceu.

Sua primeira tentativa de conexão foi com a mãe, brutalmente assassinada pelo seu pai, que desaparece após o crime. Ela tem cerca de 11 anos e seu irmão, Walter, é um pouco mais velho.
Órfãos do feminicídio como tantas crianças.
A estória se passa na Argentina, que já tem um triste histórico de desaparecidos políticos, mas também poderia se passar no Mexico, no Chile, no Brasil...
A terra que recebe os mortos pode contar como desapareceram e morreram.
A terra carrega histórias.

Quando se espalha a notícia de que ela tem visões, muitos que a tripudiavam agora a procuram implorando que ela ajude a localizar seus desaparecidos, em sua maioria mulheres, mas também crianças e desvalidos, cuja vida e paradeiro importam apenas às suas familias, já que a polícia, a mídia e a sociedade em geral já banalizaram estas perdas e não se importam mais.

Sua estória, junto ao irmão, com quem tem uma troca linda, é permeada pelas estórias paralelas destas outras perdas, a começar pela professora Ana, com quem Cometerra vai dialogar inúmeras vezes ao passar dos anos.

A autora tem uma escrita poética e isto faz com que a narrativa, cheia de estórias tão duras, possam ser vistas com delicadeza e respeito.
O mesmo respeito e cuidado que Cometerra tem ao contar o que vê aos parentes que levam garrafinhas com terra para que ela coma.

Um livro sensível, que flerta com a fantasia e a magia e usa de muitas metáforas pois só assim é possível enfrentar certas verdades.

Me emocionei muito e recomendo.
Tente ver também o que acontece à nossa volta.
Somente abrindo os olhos para injustiças e feminicídios podemos lutar por justiça.

Às vezes dá tempo de salvar.

(Se você presenciar violência contra Mulher, disque 180)

Toni 26/05/2022

Leituras de 2022 | Cortesia da editora

Cometerra [2019]
Dolores Reyes (Argentina, 1978-)
Moinhos, 2022, 104 pág.
Trad. Elisa Menezes

“Terra” e “poesia” guardam fortes semelhanças simbólicas: nelas, em tudo se plantando, dá. Reinos podem ser erguidos sobre qualquer uma das duas, ambas testemunham sonhos e barbárie. No entanto, quando a terra é transformada em sumidouro de pessoas, como fizeram as ditaduras do Cone Sul, o que a poesia pode, como toda arte, é fazer o silêncio falar. Nesses momentos, seguem caminhos distintos os veios da terra e os versos da poesia: o que uma esconde, a outra revela.

Cometerra, primeiro romance da argentina Dolores Reyes, reaproxima terra e poesia exatamente naquilo que as separa. Aqui, uma jovem negra recebe visões de pessoas desaparecidas e mortas ao comer a terra que aquelas pessoas pisaram. Frente ao descaso, incompetência ou má vontade da polícia em resolver os inúmeros casos que despontam a cada novo dia, familiares de uma cidadezinha recorrem ao dom de Cometerra para encontrar seus mortos e desaparecidos, salvando-os do perigo iminente ou dando início a um trabalho de luto que, como sabemos, permanece em suspenso sem um corpo a ser velado. Mas comer terra para a protagonista não é um trabalho isento de riscos: a cada punhado ela também ingere o medo, a angústia, a dor e o sofrimento daqueles que suas visões revelam.

Apesar da linguagem seca (ou mesmo por conta dela) o ritmo do romance é veloz sem perder, com isso, as camadas de sujidade social que a prosa de Reyes evidencia. Chega a ser impossível não apontar aqui sua metáfora mais evidente, sobre “comer a terra” (ou seja: a terra como “lar”, como “história” e nossa “pátria”) e perceber nesse gesto as violências estruturais que nos compõem (a colonização, o racismo, o machismo, o classismo, a subserviência...).

Um romance luminoso que nos faz ver formas nascidas da escuridão — tanto aquela que carregamos dentro de nós quanto a outra que nos aguarda no fim de todas as coisas.

#doloresreyes #cometerra #romance #editoramoinhos #literaturaargentina #leiamulheres #resenhas #literatura #livros #adoroler

Debora 14/11/2023

Cometerra é a protagonista
Cometerra, a protagonista deste livro, é uma menina órfã, que vive com o irmão e pode ver co que aconteceu ou as vezes o q vai acontecer por meio da terra.
A leitura é muito envolvente e vc vai virando as páginas em busca da história. Vale muito a pena.

Janise Martins 31/08/2022

Cometerra

Com a escrita ruim a autora conta uma história interessante. Um desenvolvimento confuso, mas que nos prende na leitura (incrível!).

A protagonista depois da morte de sua mãe, quando ainda menina - as datas aqui são pessimamente marcadas – passou a ter conhecimento, por visões e sonhos, de coisas que aconteciam com pessoas que sumiam ou morriam. No entanto, para que isso ocorresse ela tinha que comer terra, literalmente. Assim, ela ajudou muita gente, porém isso acarretava um peso para ela.

Mas a protagonista é muito estranha, parece ser uma pessoa grosseira, meio ignorante. O ambiente em que ela vive com seu irmão dá a impressão de ser um lugar muito pobre e sem recursos. Nada é bem descrito.

O final é uma porcaria e dá a impressão de que tem continuação.

E foi isso.
Bjoo.

site: https://janiselendo.blogspot.com/2022/08/cometerra.html

jegrandini 20/08/2023

Cometerra
Adorei a leitura, no início senti incômodo pela descrição da sensação da terra, parecia que ela também estava em mim, porém, depois passou.

A história é bem escrita, te motiva a ler mais pra saber mais, foram muitos questionamentos ao longo dela, muitos incômodos e incógnitas.. temas dolorosos e que nos revoltam.. A literatura contemporânea tem um pouco disso.

Eu gostei bastante, e senti um gostinho de continuação.. A pouco descobri que realmente há uma continuação, porém ainda sem tradução! ?

Estarei aguardando por ela!

lipelimma 27/04/2023

⭐⭐ Elemento Surpresa ou Plot Twist ou Final
⭐⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐⭐⭐⭐⭐ Frases ou Citações

Thayssa.Tannuri 18/08/2023

Leitura rápida mas nada leve rs
Das leituras que deixam questionamentos no final, que a gente fica com vontade de que tivesse umas páginas a mais.

Luciana 11/08/2022

Ao comer terra a menina Cometerra consegue ver como as pessoas morreram, quem matou e onde estão, e consegue ver também as que ainda estão vivas e desaparecidas. Isso acaba atraindo pessoas desesperadas, gerando um certo preconceito por aqueles que não entendem ou não querem entender.
Numa narrativa crua e ao mesmo tempo sensível, acompanhamos os casos e o passar dos anos de Cometerra e seu irmão Walter. Gostei bastante.
Joelma 18/08/2022minha estante
Está na lista do Buzz Lightyear rs

Luciana 18/08/2022minha estante
Vale a pena, é interessante.

giovanna1975 06/09/2022

a história tem um potencial enorme mas foi conduzida de forma tosca. achei a personagem principal chata, a escrita bem ruim e fiquei bem perdida com a temporalidade. pra um livro cuja dedicatória é pra vítimas de feminicidio, um dos crimes mais comuns na america latina, a narrativa não consegue fazer uma reflexão sólida. não se mantém, não desenvolve o suficiente pra isso. uma pena.

Emi 19/05/2023

Não esperava absolutamente nada do que o livro propôs, o que me surpreendeu positivamente. Uma história única, pelo menos a ideia da "Cometierra", no começo causa um estranhamento é algo que você não consegue imaginar facilmente e aos poucos vai entendendo o intuito e o por que de tudo aquilo.
A autora Dolores Reys é da Argentina, e me coloquei o desafio de iniciar e conhecer novas autoras dentro da América Latina.
História essa que retrata os subúrbios da Argentina, e como os corpos relatados são corpos marginalizados e esquecidos.
Dei 4 estrelas por que não gostei de como a história foi sendo finalizada, seu desfecho e o que pretendia ser um plot acabou ficando raso, superficial e sem pé nem cabeça, tendo a história um fundo tão político, mencionando casos tão importantes como feminicidio, racismo, crianças abandonadas, acredito que algo se perdeu ou não entendi a mensagem, apesar de sabermos a realidade é meio doloroso de ver um final aberto pois conclui-se que é isso, é algo que não tem fim.

Agatha Cristine @pg.estrelas 10/07/2023

Um livro muito impressionante.
Amo a abordagem diferente dessa leitura, afinal de contas, uma menina que come terra para ter visões sobre pessoas desaparecidas é bem fora da curva. Uma linha tênue entre o mistico e o real, não é apenas puramente fantasia. A critica que esse livro trás é muito boa, crua, e sincera. As diferenças sociais, a força das mulheres, os feminicidios, as investigações sobre os desaparecimentos, os problemas sociais que são bem explorados. A dor da protagonista sempre que precisa comer terra chega a ser palpável, os sentimentos que esse livro trás são fortes, bem expressados. A autora brilha muito nesse livro. Eu fiquei super curiosa com a narrativa, com os personagens e seus desfechos.
Amei demais essa experiências. Recomendo demais.