Filosofia para becos e vielas

Filosofia para becos e vielas Marcelo Marques...

Resenhas - FILOSOFIA PARA BECOS E VIELAS

Shoegayzs 14/03/2024

Filosofia para becos e vielas
Li este livro por recomendação de minha professora e aqui vão algumas considerações.
A ideia principal do livro é passar rapidamente pela história da filosfia ocidental utilizando uma linguagem acessivel e focando nas 3 principais areas da filosofia: a ética, a epistemogia e a metafísica.
A ideia em si do livro é muito boa, pois leva a filosofia para as periferias e retira esse ar academicista que a ronda, utilizando de varias girias e analogias. Eu achei que o livro muitas vezes é meio bobo sabe, como se fosse escrito para uma criança, também não absorvi muita coisa nova, pois já tinha conhecimento de tudo que o livro abordava, porem não irei mentir, as analogias são muito boas e elas realmente me ajudaram a clarear alguns conceitos em minha mente.
No geral, penso que ele é um otimo livro para uma introdução a filosofia, pois ele é breve(traz somente os conceitos principais de cada filosofo), utiliza de uma linguagem de facil entendimento, analogias ao cotidiano e ainda coloca citações dos proprios filosofos, o que nos dá um gostinho de suas obras filosoficas.

gsamyx 12/02/2024

Eu amo filosofia
É um ÓTIMO livro introdutório pra Filosofia, terminei ele e agr tenho vontade de ler todos os livros desses filósofos kkkkkk

A melhor parte desse livro é sem dúvidas o vocabulário acessível, o uso de girias e exemplos que se conectam a realidade brasileira torna o entendimento muito mais fácil.

Eu indicaria esse livro para todo mundo ler, principalmente alunos de escola pública do ensino médio.

Irei panfletar esse livro pra onde eu for!!! Fazer o ensino acessível é extremamente necessário e esse livro é um ótimo exemplo disso

Diego1185 19/07/2023

Livro maravilhoso, é um rolê pelos maiores filósofos de cada período da filosofia, é basicamente uma volta pelas mentes mais brilhantes da história, com certeza vai te render algumas crises existenciais.

yaclara.bispo 17/06/2023

Devo dizer que gostei demais da forma que o Audino trás a filosofia e alguns dos principais filósofos nesse livro. Tudo bem explicadinho, de forma resumida e super fácil de entender, o que, com certeza, fará com que várias outras pessoas se interessem pela filosofia. É abranger um conhecimento que é tão desvalorizado pela sociedade no geral, de uma maneira simples e tranquila. Um ótimo trabalho!

Wilmar 15/05/2023

Adorei o livro, li e entendi muita coisa que eu tinha dúvida da escola. O melhor de tudo é como os filósofos querem desafiar quem veio antes, um espírito "Eu sou rebelde".

Daniela476 10/05/2023

Filosocria
Realmente é um tapa na cara da sociedade esse livro, é didático, bem escrito, fluido. Um livro incrível que com certeza recomendaria para alguém que quer começar a entender a filosofia.

PedrokaTBHC 21/04/2023

Ótimo inicio a filosofia!
Esse livro é perfeito pra quem está cursando o ensino médio/vestibular e tem certas dificuldades na matéria de filosofia. Aqui, o autor(ou autores?) sintetiza muito bem a história da filosofia ocidental trazendo tudo bem mastigado e numa linguagem acessível(até certo ponto) para os becos e vielas(a nossa quebrada tlgd). Minha crítica é que é beeeeem maçante, não só pela escrita ou pela quantidade de conteúdo como também pelo assunto em si, filosofia é algo bem complicado. No mais, muito bom. Perfeito praquelas revisadas antes da prova e pagar de conhecedor num jantar em família.

Vitor530 27/01/2023

Livro zika demais, passa bem brevemente por diversos filósofos mas com um aprofundamento gigantesco, a linguagem é perfeita, fazendo com que assuntos bem complexos fiquem simples e de fácil entendimento, recomendo pra geral
Rodrigo007 27/01/2023minha estante
Não tem aprofundamento melhor de um filósofo do que ler as obras desse filósofo.

clarinha alfa 16/11/2022

muito bom !!
comecei a ler esse livro por acaso ate porque nao faz muito o tipo de livro que eu gosto de ler, mas eu gostei bastante da leitura !! A premissa do livro é tentar aproximar mais a filosofia e seus termos e pensamentos com uma linguagem mais atual e acessivel, é muito bom especialmente pra quem ta comecando a estudar ou tem um pouco de dificuldade de aprender.

Camila.Loures 05/07/2022

Impressionante
O livro é perfeito pra quem quer ingressar na filosofia, deixa claro coisas bem básicas o que facilita muito a linguagem. As leituras filosóficas utilizam termos difíceis de compreender, a partir desse livro é possível começar a se familiarizar! Recomendo muito.