Os Óculos de Pigmaleão

Os Óculos de Pigmaleão Stanley G. Weinbaum

Resenhas - Pygmalion's Spectacles

Beatriz3261 22/12/2023

O problema não é você, sou eu
Eu esperava algo diferente quando comecei a ler e também ao terminar de ler. Eu queria, ou melhor, precisava de uma moral final. Talvez o conto tenha entregado algo próximo disso no seu desenrolar e minha mente cansada não captou. No fim, a história e os personagens não me cativaram o suficiente e isso é realmente uma pena.

Gabriel1994 29/05/2023

Galateia, Paracosma e o Óculos de Pigmaleão.
Um conto de Stanley G. Weinbaum que vale muito a pena conhecer! Gostei demais dessa leitura! Com o tempo estou me tornando um viciado amante de contos e novelas. Essas leituras curtas me fascinam!

Aqui no conto Os Óculos de Pigmaleão vamos acompanhar Dan que está saindo de uma festa e bebeu umas boas e se encontra com Ludwig. Um professor gnomo que tem um equipamento que pode oferecer a Dan a melhor das experiências já vividas, tornando o que não é real em algo real, introduzindo quem está disposto ao experimento a uma realidade virtual alternativa onde a noção do real e do irreal se misturam.

Através de um óculos e um líquido colocado na lente, Dan embarca nessa jornada. Acessando um mundo impactante e deslumbrante, desconfiando de início do virtual e do real, ele acaba se permitindo e caindo no encantado daquele universo. Um mundo verdejante, harmonioso, convidativo e fantástico. Com personagens interessantes que irão salientar ainda mais a viagem do imaginário de Dan durante essa experiência.

Um conto realmente interessante. É rápido e curto. Fica com aquele gostinho de que poderia ter mais, e sinceramente, poderia bem ter mais umas 150 páginas nessa pegada aqui que eu iria adorar!!!

Stanley me lembrou muito Philip K Dick. Durante a leitura que é bem viajada, pensei "o mesmo carinha que vendia os ácidos que PKD usava, vendeu para esse aqui também!" ?. Mas é realmente uma viagem psicodélica que temos aqui. Desde o começo, antes do personagem adentrar no universo paralelo, já é psicodélico. Afinal de conta como assim um professor gnomo??? Muito bom!

Vi algumas resenhas e comentários dizendo que está história poderia ser "maior" e "melhor explorada"... Quando percebi que o conto era bom e a leitura dessa história seria bem promissora, fui pesquisar sobre o autor que eu desconhecia completamente.

Stanley G. Weinbaum nasceu em 4 de abril de 1902 e faleceu em 14 de dezembro de 1935, ou seja, morreu jovem. Morreu jovem e no início de carreira. O primeiro conto publicado pelo autor foi 18 meses antes de seu falecimento. Talvez os contos era o máximo que Stanley poderia deixar para nós leitores em seu curto espaço tempo de vida.

Pretendo ler outros contos desse escritor e se você curte história de Sci-Fi com uma pegada psicodélica e visionária, esse conto será seu passatempo perfeito em um dia livre para uma curta leitura!

Um conto bem interessante com uma pegada que prende e impressiona o leitor durante toda a jornada de leitura.

Infelizmente Stanley não teve muito tempo. Fico imaginando aonde ele chegaria com uma história como essa, talvez teria sido reconhecido como pai do cyberpunk e livros futuristas com tecnologia muito antes de PKD e William Gibson.

Oscar.Valeriano 19/04/2023

Weinbaum nesse conto de ficção nos apresenta uma das primeiras ideias do óculos de realidade virtual.

manjksu 23/12/2022

Um conto muito legal! Claro que por se tratar de Distopia são muitas poucas páginas, então o sentido principal não é explicar e sim instigar o leitor. A leitura é divertida e fluída! Legalzinho demais, uma pena ter tão pouco...

ade' 29/11/2022

o fim é o começo, e o começo é o fim. Essa obra trás aquela sensação de que sim, poderia ter sido um grande livro, mas que em poucas páginas resume um mundo, afinal, é um conto.
De início vemos as ideias mirabolantes e visionária de um cara, onde promete trazer óculos muito além do virtual, tornado em realidade. Cheiro, gosto e sensações. e por azar, ou sorte, um cara bêbado tem a chance de testar. (ainda acho que o álcool teve influência nas atitudes dele.) e então é narrado a experiência que se é viver em um mundo perfeito, porém progamado. o lado ruim de tornar as coisas tão reais, talvez seja de que de fato, por convencer o ser humano, os sentimentos se envolvem e tornam-se parte desse mundo fictício.
A leitura é simples, e muito boa de acompanhar. além de que logo nos primeiros parágrafos, o leitor já é levado a curiosidade por ser uma obra bem detalhada, mas que logo declara o final incomum, irreal, sugestivo, e até esperançoso para o personagem principal. Perfeito para quem gosta de imaginar, e rápido para quem tem preguiça de ler.

zoni 28/03/2022

É uma história muito interessante, levemente confusa, devidamente bom e sei lá... espero ter entendido.