O Último Graduando

O Último Graduando Naomi Novik

Resenhas - The Last Graduate

sophljs 04/06/2024

Semelhante ao primeiro, com muita informação desnecessária. Na realidade, mais cheio de informações ainda do que o primeiro, fazendo com que fique mais arrastada. Sinto falta do Orion na história, queria que ele aparecesse mais. E estou CHOCADA com o final.

mai 18/04/2024

O primeiro livro foi mais ou menos pra mim, mas o final trouxe um grande cliffhanger que me fez querer ler esse próximo. mas acontece que esse não funcionou bem, e nem teve um final chocante pra salvar.

não sei se é uma questão da escrita ou da tradução, o fato é que não gostei da construção do texto. achei os personagens chatos e a história repetitiva, lá pelos 20% nada acontecia e ficou nisso meio que o livro todo. pensei em abandonar a leitura varias vezes mas continuei apostando em um final que, de novo, tivesse aquela ultima linha instigante - o que não rolou.

1010giulia 30/03/2024

"mas querer não é nada sem ação."

Eu esperei ansiosamente pra poder ler essa obra de arte e continuo esperando pra ler o próximo. Tem muitos pontos positivos nesse livro, a escrita cheia de sarcasmos, humor e nuances que te aproxima até dos personagens mais remotos do livro, deixando a história, mesmo sem diversos plot twists, mais emocionante. Entendo completamente o fascínio do Orion pela El, ela é incrível e diga-se de passagem eu achei muito parecida comigo.

nandaluise 24/02/2024

TRADUZAM THE GOLDEN ENCLAVES IMEDIATAMENTE!!!
Eu achei esse livro infinitamente melhor do que o primeiro, achei que El teve uma construção incrível de personagem, eu achava ela extremamente insuportável no começo do primeiro livro e eu acabei me apegando muito a ela e ao jeito dela, o jeito dela tratar as pessoas com quem ela se importa. Esse livro me surpreendeu muito, eu não esperava esse plot, não esperava essa construção ou esse rumo que acabou tomando.

Quando o primeiro livro acabou com a frase ?fique longe de Orion Lake? eu comecei imediatamente a ler o segundo pra tentar entender o que aquela frase significava, mas o que eu encontrei nesse livro foi algo muito maior e acabou se tornando um dos meus livros favoritos desse ano.

Uma pena o terceiro livro ainda não ter sido traduzido porque eu já não entendi algumas coisas no português, então eu acredito que no inglês vai ser mais difícil, e eu queria muito saber como essa saga termina.

Eu me apaixonei pelo universo, pela magia, eu me encantei pelos personagens e quero muito saber o que acontece depois desse final impactante e imprevisível. Eu espero muito que a editora lance em breve a continuação em português porque se não eu vou me obrigar a ler em inglês e tentar entender alguma coisa do que acontece só pra saber termina.

Eu não li muitas fantasias de bruxo na minha vida mas essa me conquistou muito, principalmente do meio pro final do primeiro livro, e com esse segundo livro. Eu me tornei realmente muito fã e quero muito muito saber o final disso tudo.

GarotaX 20/11/2023

Estou imovel e em silêncio ha 3 dias
Faz 3 dias que terminei esse livro e não sei no outra forma de descrever como me senti com o final além de um alto e sonoro grito de desespero. Não vejo a hora de traduzirem o terceiro livro

Nikki 24/09/2023

Ai Scholomance... eu esperei TANTO por esse livro e a praga da Alta Novel não lançava, juro, toda vez que falavam de livro de magia e escola eu pensava nisso aqui, o jeito que terminou o último... confesso que fazia tanto tempo que eu simplesmente não lembrava mais de muita coisa, mas segui a leitura mesmo assim... e precisamos falar sobre o peso da cabeça da El. Meu Deus, como essa mulher pensa, ela é viciada em pensar, ela começa um raciocínio e vai, vai, vai e chega uma hora que eu nem sei mais o que ta acontecendo. Parar no meio do capítulo (que, por sinal, é gigante)? Jamais, vai ter que voltar uma página pra entender que role é esse que essa mulher ta fazendo. Nem sei se isso é uma reclamação, achei o ritmo de leitura um pouco mais fraco que de costume, mas to vivendo um caos completo e ainda ta esse calor insuportável que me tira a concentração, então eu li isso aqui igual minha cara

Agora, o final... tive que começar a ler o próximo em inglês porque sei que a peste da Alta Novel vai lançar esse 🤬 #$%!& daqui 12 anos e eu só wirro saber o que aconteceu!!!!!! Isso aqui mal é uma resenha, ta mais pra um desabafo da alma, mas sai desse livro assim, maluca, surtada, sofrida, coitada

AMay1 17/09/2023

Típico amor e ódio. Mas mais amor que ódio...
Como no primeiro, Naomi tem muita dificuldade em organização de texto (incrível como não teve nenhum revisor para dar um toque). Passagens de cenas/tempos de uma parágrafo a outro sem nenhum aviso, de forma confusa.
Quase tudo aqui é confuso, na verdade.

Mais um ponto negativo vai para como a autora certamente repudia diálogos. Há bem poucos. Poucos mesmo! Ela foca tanto na narração que fica maçante. Passa tanto tempo em parágrafos enormes que parece que não acaba nunca e você não sai do lugar.

Segue sendo muito difícil dar forma para o universo que ela criou. Scholomance e os seus monstros não passam de breves vislumbres embaçados e com pouco sentido na minha cabeça.

Mas, mesmo diante a todos os defeitos, continuo apegada a essa história e os seus personagens. A El é hilária! Eu amo como ela odeia todo o mundo, escorraça o pobre do Orion, mas isso não faz dela um personagem insuportável. É apenas o seu verdadeiro eu, e é simplesmente certo que ela seja assim. E o Orion... Ah, Orion... Sem palavras para o quão perfeitinho ele é.

É por eles (os protagonistas e os seus amigos) que sou incapaz de desistir de ler essa trilogia, apesar de tudo.
E esses últimos capítulos valeram todo o esforço que fiz; eu chorei, entrei em surto e saí arrasada. E eu amei!

Como o final do primeiro, termino em desespero com a última frase do livro. E ansiosa para o próximo.

marcela115 07/09/2023

QUE LIVRO GOSTOSO DE LER
Ri, chorei (de felicidade e de desespero), surtei, gritei, senti tudo! É muito envolvente.

Tem vários problemas, mas eu gostei mesmo assim, adoro os personagens (sou apaixonada no Orion e na El) e o enredo me prende muito.

Estou ansiosa para o próximo, e último, livro dessa história!

Littiumpills 24/08/2023

Ok, agora eu preciso do terceiro
Educação Mortal segue não sendo uma saga para todos, o livro tem explicações demais, uma lore não tão simples, e uma protagonista que não é fácil de se gostar, ou seja, não é uma literatura tão fácil pra quem só quer aproveitar o tempo lendo sem ter que pensar muito.

Tirando isso do caminho, porque acho importante ler o livro com as intenções corretas, todas as coisas que podem deixar algumas pessoas entendiadas com o livro são coisas que amo, o sistema de magia continua sendo um dos mais interessantes que ja vi e nessa continuação Naomi consegue levar a história para um lugar que eu inicialmente não esperava.

E com certeza continuo amando os personages, eu não gosto da maioria deles, mas eu amo, gosto como quase todos sempre fazem algo inesperado, e como o desenvolvimento deles é real.

E o final... enfim preciso do terceiro logo