Fugindo para a liberdade

Fugindo para a liberdade Doru Tarita...

Resenhas - Fugindo para a liberdade

Muryllo N. 16/06/2022

Fugindo para Liberdade - Doru Tarita e Kara Karbs
Uma história impactante, de cunho Adventista. Onde um Adventista está vivendo em país ditatorial, e precisa sair de lá, pois cada vez mais os cristãos são caçados. Além disso, ele era obrigado a trabalhar aos sábados. E então, ele cria uma plano para fugir de todo um exército muito bem arquitetado na fronteira, que tem como único objetivo: pegar fugitivos.

O livro guia muito bem a história, além é claro de passar uma linda mensagem de fé em Cristo. Com diversos momentos de gelar a espinha, pela situação onde Doru se encontra. O livro é baseado em fatos reais.

Existem alguns pontos negativos no livro, e acredito que o principal seja a escrita e fluidez da obra. Diversas vezes, me encontrei entendiado na leitura, torcendo para que um novo capítulo chegasse.

É um livro bom, com seus altos e baixos, mas é claro, ao termina-lo, o leitor que crê em Cristo, sente-se ainda mais certo sua Fé.

Muryllo Neto T. Cavalcanti

Vivi_0027 23/03/2022

Td isso foi real?
É uma história emicionante, onde é visto a luta do personagem principal Doru, para fugir de seu país de origem, que é comunista e conservador. Tbm vemos a atuação de Deus durante essa jornada, que os protegeu em tds os momentos, e o leitor se pergunta se isso td foi real, pois é impressionante e milagroso oq Deus fez. É um livro maravilhoso!
Freezerburn 23/03/2022minha estante
Obrigada pela recomendação

Menina Ciria 15/11/2021

"Nada temos que recear quanto ao futuro, a menos que esqueçamos a maneira em que o Senhor nos tem guiado, e os ensinos nos ministrou no passado". Doru vivia na Romênia Comunista e sofria duramente por ser cristão. Ao fugir do seu país pode ver Deus cegando os guardas da fronteira e recebeu a ajuda de anjos. Uma linda história de arrepiar.
Eu aprendi que quando decidimos viver no centro da vontade de Deus sentiremos fortemente Seu cuidado nos momentos difíceis e teremos certeza que Ele se alegra conosco nos momentos de vitória. Tenho aprendido também sobre o lado opressor do comunismo, nem sei se existe o outro lado, mas digo isso porque o capitalismo também tem seu lado opressor.

Evelin Bianca | @paginasete7 17/08/2019

#4 Fugindo para a Liberdade

LIBERDADE - direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa. Um dos direitos mais primários do ser humano, do qual dependem muitos outros, e o primeiro a ser negado por governos extremistas.

Li a autobiografia de Doru Tarita há dez anos atrás, e quando peguei ele para reler há algumas semanas não imaginava que a história se tornaria tão atual. Numa época em que por ignorância muitos relacionam comunismo com a defesa dos direitos humanos e a preocupação com o meio ambiente, a realidade mostra o quanto essa banalização é equivocada. Longe de pender para um lado da balança (os dois extremos são ruins), fico com as palavras do Michelson Borges, "a esquerda é nociva, a direita, perigosa, nossa única esperança está no alto". Voltando ao livro, o relato é de mais uma história incrível dos desafios de um adventista na Romênia comunista. Embora as religiões fossem permitidas, o governo pregava o ateísmo, e por meio de dificuldades nos estudos, serviço militar e trabalho, procurava fazer as pessoas negarem suas crenças. E é a falta de emprego e a escassez de alimentos que faz Doru e seu pai decidirem fugir do país. Depois de se desencontrarem próximo à fronteira, o autor narra a sequência de milagres na perigosa travessia para a Iugoslávia.
Com uma narrativa envolvente, o livro te prende do início ao fim. No final, fica a certeza de que seja o que for que tivermos que enfrentar, Deus dirige Seus filhos. Nossa pátria não é aqui, nosso governo não é desse mundo, nossa liberdade só será completa quando chegarmos ao lar.

144 páginas
Lido: 2008/2009
Relido: de 05 a 11/02/19

Mais resenhas no Instagram @evelinbiancagrellert

José 22/09/2014

Uma história de Coragem
O livro é baseado em fatos reais e conta a história de um homem que residia em um país comunista, onde o cristianismo não era bem-vindo. Com muita fé e coragem, e para conseguir permanecer fiel a seu Deus, decide fugir desse país. O livro contém ação, suspense e a surpreendente proteção divina, concedida a todos aqueles que desejam, com fé, permanecer nos caminhos de Jesus.

Carol- Books and Tea 06/06/2013

Uma hostória inesquecível de medo, coragem e proteção Divina
Fugindo para a liberdade
Doru Tarita, Kara Kerbs - 144 páginas

Mais um livro proposto pelo colégio, diferente de muitos colégios onde você ganha o livro, e o deixa de lado, o que na minha humilde opinião, é um descaso absurdo. Pois independente do teor, tema ou autor, livro é livro, e merece ser cuidado sim! Onde estudo, você faz uma prova sobre todos eles,além dos paradidáticos de vestibular obrigatórios.

Fugindo para a liberdade, me surpreendeu bastante. Sim, eu sei, é um tremendo erro julgar um livro antes de lê-lo, vocês devem estar se perguntando, mas capa a capa é linda, não é? Pois bem, não julguei pela capa, mas sim pelo enredo. Ao ver que era um relato de vida pessoal, já me tranquei um pouco, e adiei a leitura. O que foi um grande erro, pois após lançada a data da prova, o finalmente li, e tive uma feliz surpresa.

De maneira extremamente clara, Doru narra sua vida numa Romênia comunista, onde você não tem liberdade para sair, fazer, viver. Onde um governo socialista, que se diz liberal, esconde do restante do mundo de época, todo genocídio que é cometido, e barreiras construídas dentro de seu próprio país. Onde, religiosos e não comunistas, tinham a vida extremamente dificultada, quando, ao menos a ela tinha direito. Já que muitas das vezes, ao se negar ao comunismo, a perdia.
Desde o início do livro, o objetivo de Doru era dar uma melhor condição de vida a sua família, o que sendo eles religiosos e não comunistas, era impossível na Romênia. Sendo assim, junto a seu pai e mais alguns amigos, decide fugir para os Estados Unidos, mas para chegar até lá, tem de passar pela fronteira da Iugoslávia, o que é extremamente difícil, iniciando a partir dai, a tal busca pela liberdade. Chegando na Iugoslávia, Doru e seu companheiro o qual possui um amigo na capital da Áustria, indo então de Iugoslávia para lá. Mas antes disso, Doru se sente perdido ao saber que seu pai, não conseguiu ultrapassar a fronteira, o que seguidamente muda, fazendo com que ele e seu pai novamente se reencontrassem.

Chegando na Áustria, por direito, podiam com apoio do governo Austríaco, trazer o restante de sua família, colocando por fim, toda essa trajetória de coragem, e proteção divina, que me fez constestar algumas coisas, que não vem a caso.

Lembro-me da aula de geografia, quando muitos pontos sobre esse período foram relatados e estudados pela turma, mas de forma nula, apenas histórica. Lendo um relato de vida real, onde junto com o próprio protagonista, foge da Romênia para a Iugoslávia, da Iugoslávia para Áustria, e de lá, aos Estados Unidos. Vive os dramas, conflitos e sente na pele, sim, todo o preconceito pelo qual Doru passou.

Num país com um ditador e sua esposa,como verdadeiros governadores, ou militantes que viam do sofrimento da população, como meio de vitórias. Onde um governo de fachada, escondia e jogava para "debaixo do tapete" todos podres,onde os moradores eram prisioneiros de seu próprio país,sua pátria, onde ser patriota era um fator relevante até, pois o que amar quando Ceauçescu, governa de forma tão drástica e fria. Onde sua esposa, age de mesma forma?

Um livro contado em primeira pessoa, um autobiografia, se assim podemos dizer. Onde relata desde jovem, quando é discriminado por seu não apoio ao comunismo, até a conversão de diversos colegas.

Emocionante, e libertador Fugindo para liberdade envolve valores,medo e ao mesmo tempo coragem, de ultrapassar tais barreiras da época, em busca de suas felicidade e de todas sua família, o que além da liberdade, rendeu em um feliz casamento com uma colega de faculdade.

Boa leitura :)