Sobre feminismos

Sobre feminismos Andréa Pachá...

Resenhas -

judeaquino - @juentreestantes 10/04/2023

Leitura rápida e enriquecedora = dá para ler em um dia

O livro é uma conversa informal entre as duas autoras, que falam e refletem sobre a luta antirracista; desigualdade entre mulheres; envelhecimento; maternidade; solidão etc

Sobre elas (informações de abril/23): Andréa Pachá é juíza, formada em Direito pela UERJ. Foi membro do Conselho Nacional de Justiça e vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros.
Vilma Piedade é graduada em Letras e Pós-graduada em Ciência da Literatura (UFRJ). É professora, escritora e autora do livro-conceito “Dororidade”, de 2017. É Colunista do Canal Pensar Africanamente e do Coletivo Pretaria.

Algumas impressões:

Sempre quis ler um livro da Andréa Pachá (ela já publicou alguns) e já tinha visto o nome da Vilma Piedade em textos e no Mestrado. Então me interessei desde o início.

O que mais gostei foi o formato do livro e da escrita: é um diálogo como se fosse uma conversa-debate (mas sem argumentos competindo ou se sobrepondo. Eles sempre se complementam). Desde o início e durante toda a leitura, elas mostram a história dos movimentos feministas e transformações no sec. XXI, e é um tema que eu particularmente gosto muito.

O debate entre elas tem como base a realidade de cada uma e as experiências, tanto no ambiente jurídico como no acadêmico, sempre citando a questão dos privilégios e situações vividas por elas ou conhecidos.

Meu capítulo favorito foi o "Envelhecer em uma sociedade machista", pois trouxe muitas reflexões - e verdades - sobre a terceira idade/velhice e sobre etarismo, temas que ainda são tabus na sociedade

Outra coisa que curti foram as várias referências de obras e autor@s antirracistas, como Conceição Evaristo, Angela Davis, Lélia Gonzalez... E acho que a leitura fica ainda mais rica se você já tiver tido contato com outros autores e autoras que abordam femiismo, racismo etc.
__________________
Poderia citar diversos trechos aqui, mas separei apenas 3:

• "Temos celebrado migalhas, que deveriam ser entendidas não como prêmios, mas como direitos"

• "Vivemos numa sociedade que nega o envelhecimento, a deterioração e a morte. O velho só interessa à sociedade se produzir, consumir"

• "A solidão da Mulher Preta começa antes do envelhecimento. Começa na infância, na Escola"

Falo de livros no Instagram >>> @juentreestantes

site: Insta >>> @juentreestantes

Elen Ximenes @quemleganhamais 05/04/2023

Sobre Feminismos
Meu primeiro contato com um livro sobre Feminismos. O conteúdo é formado por um bate-papo entre Andréa Pachá (desembargadora, Mestre em Direitos Humanos e Saúde Pública) e Vilma Piedade (professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira).

No meu contexto religioso, a maior parte das pessoas demonizam o feminismo, concentram-se em obras de pessoas intelectualmente duvidosas para confirmar sua premissa. Eu escolho o caminho do conhecimento, da ponderação.

Já parou para pensar se alguém se empenhasse em conhecer o Cristianismo usando como base livros que reprovam este segmento religioso? Ou autores que escrevem condenações às atitudes cristãs que eles mesmos praticam? Com certeza esta pessoa nunca acharia essa religião saudável ou plausível.

Feminismo é sobre igualdade de direitos. E eu sinto muito se o que chegou até você foi queima de sutiã, subversão, protestos com mulheres nuas, etc...Cristianismo é sobre Amor. E eu também sinto muito se o que chegou até você foram pastores ladrões, abusos, música de má qualidade, presunção, pedofilia, machismo, extorsão, curas mentirosas, conspiração, etc...

Agradeço a @editoraagir pelo presente. Em breve, resenha no @quemleganhamais

#feminismo #leitura #livros
Sãhmara M. 05/04/2023minha estante
Poxa, tmb tenho vontade de ler livros sobre feminismo, justamente pq o que chega até nós "pela religião" é somente a parte de demonização do tema.

Elen Ximenes @quemleganhamais 05/04/2023minha estante
Sãhmara, eu estava comentando com Wesley que é difícil encontrar uma alma livre, mas quando vemos, logo se percebe?. Estava me referindo a você?. É bom entendermos, né? E tirarmos nossas próprias conclusões. Uma amiga me indicou a obra do sociólogo Bourdie: Dominação Masculina. Este que eu li, é bem levinho. Dá só um vislumbre do feminismo.

Sãhmara M. 06/04/2023minha estante
Seriooo??? Aaai, me sinto lisonjeada ?! Kkkkkk
Vou procurar por esse título tmb!!! Obrigadaaaa ???

Elen Ximenes @quemleganhamais 06/04/2023minha estante
E a minha intenção ao ler sobre Feminismo não é para me declarar feminista, mas para ver o que faz sentido para mim. Quando conheço qualquer ideologia "mundana" tento encontrar as pontes com o Cristianismo. A Apologética me ensinou isso, fazer pontes e não me tornar a senhora combativa de todas as ideias que não são necessariamente sacras. Isso contribui muito para alcançar pessoas.

QUEIJO460 06/04/2023minha estante
Parabéns. Você é rara nos extremos de hoje em dia

Heloisa Motoki 21/09/2022

Sobre Feminismos
Um livro traz temas que conectam com o femininos como racismo, desigualdade mulheres, maternidade, gênero.

A primeira parte como um bate pare entre Andrea Pacha e Vilma Piedade.

A segunda parte traz trechos e contos

Assuntos que precisam sempre ser discutidos e refletidos